16 de junho de 2013

O Espadachim de Carvão por Affonso Solano

Autor(a): Affonso Solano
ISBN: 9788577343348
Editora: Fantasy - Casa da Palavra
Ano: 2013
Páginas: 256
Classificação  
Filho de um dos quatro deuses de Kurgala, Adapak vive com o pai em sua ilha sagrada, afastada e adorada pelas diferentes espécies do mundo. Lá, o jovem de pele absolutamente negra e olhos brancos cresceu com todo o conhecimento divino a seu dispor, mas consciente de que nunca poderia deixar sua morada. Ao completar dezenove anos, no entanto, isso muda. Testemunhando a ilha ser invadida por um misterioso grupo de assassinos, Adapak se vê forçado a fugir pela vida e se expor aos olhos do mundo pela primeira vez, aplicando seus conhecimentos e uma exótica técnica de combate na busca pela identidade daqueles que desejam a morte dos Deuses de Kurgala.

Adapak é um jovem diferente. Com a pele da cor do carvão, olhos totalmente brancos e apenas orifícios no lugar do nariz e orelhas, ele é filho de um dos quatro Deuses de Kurgala. Adapak vivia em paz em uma ilha com seu pai, aprendendo sobre o mundo e as criaturas que foram criadas por Ele, até que se vê obrigado a sair às pressas da casa em que vive e fugir, sem ao menos entender o que está acontecendo. Além de fugir, Adapak se vê perseguido por criaturas que tentam matá-lo e que sempre ao tentar fazê-lo, citam uma palavra cuja qual ele não sabe o significado, assim como não tem ideia do por quê quererem matá-lo.

Sendo um amante de livros de fantasia desde pequeno e muito inocente, pois cresceu tendo contato apenas com o Pai, Adapak acaba encontrando semelhanças nas situações no qual está passando com as situações dos livros de fantasia que lia, mas também não deixa de perceber que o mundo é muito cruel e que ele é ingênuo demais. E é tentando entender o por quê de estar sendo caçado, que Adapak descobre verdades duras e difíceis demais de compreender.

Não posso deixar de citar que O Espachim de Carvão é sem sombra de dúvidas um livro para os amantes de fantasia, uma vez que é rico em detalhes e criaturas das mais diferentes especieis, aguçando ao máximo a nossa imaginação a cada vez que uma criatura diferente era citada. O próprio Adapak em si é um estímulo à imaginação, uma vez que também é um personagem diferente da maioria dos livros de Fantasia.

O livro já começa com muita ação, mas achei um pouco confuso de entender o que estava acontecendo. Como Adapak é filho de um Deus, possui habilidades diferentes, e até conseguir entender as habilidades dele, demorou um pouco.

O livro é contado em terceira pessoa e é alternado entre capítulos da vida presente de Adapak e da perseguição que está sofrendo, e de capítulos do seu passado em que ainda era uma criança, e é nesses capítulos que conseguimos entender aos poucos o que está realmente acontecendo e o que o levou àquela situação.

Infelizmente a nota dois foi pelo fato de eu achar os primeiros capítulos do livro muito confusos, por eu ter demorado a ser introduzida na história de maneira que eu conseguisse entender mais rapidamente o que estava acontecendo, pelo fato de achar que os nomes dos seres citados no livro serem de uma dificuldade de memorização muito grande e por último, pelo fato do mundo criado pelo autor não ter me convencido, assim como Adapak. Uma pena.

Mas não se esqueçam que o fato de eu não ter gostado muito do livro, não significa que vocês não irão gostar. Afinal, citei os pontos que achei negativos para mim, mas o livro não deixa de ter sua riqueza de informações, personagens e um mundo que a maioria dos amantes de fantasia vibram ao ler.

Um beijo!

10 comentários

  1. Achei o livro até que legal por outras resenhas que vi, mas não me convenceu a ler não. Gostei, só que fico com resenhas, ler mesmo não interessou muito. Algumas resenhas destacaram isso de ser confuso, o começo do livro. Pelo visto não é só com um ou outro...

    ResponderExcluir
  2. Ah, que pena que você não gostou, mas para mim talvez seja bom para eu abaixar um pouco minhas expectativas que são altas principalmente por conta do autor (já que o adoro participando dos nerdcasts no site do Jovem Nerd). Ainda assim, eu quero muito ler a história de Adapak. Achei que faltou um pouco sobre o ritmo da aventura e objetivos do personagem na resenha, e talvez um pouco sobre a diagramação, mas obrigado por ser sincera na avaliação. Ajuda muito para não criar expectativas absurdamente altas e acabar meio "ah, não era tudo isso".

    ResponderExcluir
  3. A história em si parece interessante. Adoro essas fantasias.
    Talvez, eles pudessem ter explicado melhor algumas coisas antes de começar a história em si.
    Enfim, realmente cada um deve ler e ter a propria opinião.

    Bjok

    ResponderExcluir
  4. ÉHHH eu desânimo um pouco com livros que demoram para prender minha atenção!! =S
    Uma pena mesmo mas não me interessei muito, me passou ser um livro muito confuso com informações demais e isso me incomoda!! =/
    A capa é bem bonita!Não é prioridade pra mim mas se surgir a oportunidade até leio sim!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A história parece ser interessante e eu gostei da capa também. Pena que o começo seja confuso, já desanimo um pouco pra leitura.

    ResponderExcluir
  6. A descrição dele, Adapak, é tão estranha que até me interessei pelo livro, a capa é muito bonita. Acho que vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  7. Essa não é a primeira resenha que leio que a pessoa diz que é difícil de entender o que está acontecendo, então estou desanimando com a historia, apesar que um dos meus gêneros preferidos seja fantasia.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ter autores brasileiros de sucesso com ótimas histórias como essa, enriquecendo nossa literatura. Adorei conhecer o Affonso e sempre acompanho os autores da Fantasy/Leya.

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser muito interessante e eu quero muito ler ele, pois estou amando livros nacionais, eles são realmente muito bons e to super curiosa pra conhecer essa historia.

    ResponderExcluir
  10. Poxa minha expectativa é enorme com esse livro e essas duas estrelas desanimou. Mas, ainda sim eu quero esse livro

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥