26 de junho de 2013

Um Gato de Rua Chamado Bob por James Bowen

A história de amizade entre um homem e seu gato 

Autor: James Bowen
Editora: Novo Conceito
ISBN:  9788581631523
Ano: 2013
Páginas: 240 
Classificação: 
Quando James Bowen encontrou um gato ferido, enrolado no corredor de seu alojamento, ele não tinha ideia do quanto sua vida estava prestes a mudar. Bowen vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína, e a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação. No entanto, ele ajudou aquele inteligente gato de rua, a quem batizou de Bob (porque tinha acabado de assistir a Twin Peaks). Depois de cuidar do gatinho e trazer-lhe a saúde de volta, James Bowen mandou-o embora imaginando que nunca mais o veria. Mas Bob tinha outras ideias. Logo os dois tornaram-se inseparáveis, e suas aventuras divertidas — e, algumas vezes, perigosas — iriam transformar suas vidas e curar, lentamente, as cicatrizes que cada um dos dois trazia de seus passados conturbados.
Um Gato de Rua Chamado Bob é uma história comovente e edificante que toca o coração de quem a lê.

James Bowen  é um ex-viciado em heroína que toca nas ruas de Londres para garantir seu sustento. Ele mal consegue dinheiro para pagar suas contas e comprar comida, já que como ex-viciado, as pessoas não lhe dão uma oportunidade em um trabalho "comum".
Certo dia, ele esta entrando no prédio em que vive e encontra um gato de pelo alaranjado sentado no tapete da porta de um vizinho no térreo do prédio. Ele logo imagina que o gato estaria ali esperando que o dono abrisse a porta para ele entrar, porém, os dias vão passando e o gato continua no mesmo lugar.
Ele então decide bater na porta do vizinho, e o mesmo lhe informa que nunca vira aquele gato na vida.
Sendo assim, ele pega o gato e leva-o para seu apartamento, onde ele descobre que o animal esta ferido.
James decide que cuidará do gato até que ele esteja recuperado, porém, como fazer isso se ele mal consegue se sustentar com o que ganha nas ruas? Além disso, ele não deveria assumir uma responsabilidade dessa, já que esta em tratamento para se livrar da dependência química... já basta tomar conta dele mesmo.

Mesmo passando por dificuldades, James consegue ganhar nas ruas o dinheiro necessário para levar o gato até um veterinário para iniciar o tratamento, e começa a imaginar qual seria a história por trás daquele gato. Ele definitivamente é um gato de rua, devido aos seus machucados (que parecem ter sido causados por uma briga com algum cachorro) e seus modos, porém, ele é muito dócil, o que indica que ele esta acostumado a presença de humanos (como uma gato doméstico).

Para parar de chama-lo de gato, ele decide dar-lhe um nome: Bob.
Um dia, quando ele se encaminha para mais um dia de apresentações nas ruas, Bob o segue até o seu trabalho e torna-se a sensação do local.
Se antes James era invisível, visto como um vagabundo, agora, todos param ele e Bob na rua. James também percebe que Bob lhe traz sorte, pois quando Bob esta com ele, as pessoas lhe dão mais dinheiro pela música e tornam-se mais receptivas.

Logo, uma grande amizade começa a nascer entre os dois. Bob, de certa forma, ajuda James a passar pelo tratamento contra as drogas e a reorganizar sua vida. Mas nem tudo são rosas. Afinal, a vida nas ruas não é nada fácil...

Como trata-se de uma história real, a identificação é imediata. Apesar de tratar-se de uma história de amizade, o ponto alto deste livro é a mudança que ocorre na vida de James com a chegada de Bob e a sua luta para se manter "nos trilhos". Bob não o ajuda apenas a ganhar mais dinheiro nas ruas; ele o ajuda a tornar-se uma pessoa mais responsável (afinal, Bob passa a ser como um filho para James); ele o ajuda a passar pelo processo de abstinência quando ele precisa trocar o medicamento que o mantém longe da heroína para uma dosagem mais baixa, a fim de parar gradualmente com o uso dos medicamentos e tornar-se definitivamente "limpo".

Acredito que podemos tirar algumas lições deste livro.
A primeira é que devemos parar de ignorar as pessoas que vivem na rua e/ou trabalham nela. A verdade, é que nos sentimos incomodados por estarmos em uma posição social melhor do que eles, e acabamos sentindo culpa de reclamar de não termos o tênis da moda quando olhamos para o lado e vemos uma pessoa que não tem nem onde dormir. É muito mais fácil ignorar do que tomar uma atitude.
No livro, James fala exatamente isso. Até encontrar Bob, as pessoas o ignoravam. Ninguém falava com ele.

A segunda lição que aprendemos neste livro é que é muito difícil se livrar das drogas, mas é muito mais complicado se livrar das cicatrizes que ela deixa na sua história. James não só perdeu o contato com os familiares, como teve sua credibilidade afetada. Ninguém quer dar emprego para um ex-viciado, mesmo que ele esteja em tratamento para se livrar do vício. É muito difícil se levantar quando você não tem ajuda para isso, e a sociedade costuma virar as costas para as pessoas que cometem esse tipo de erro...

O subtítulo diz que é um livro de amizade, mas na minha opinião é mais um livro de superação. Se pensarmos bem, Bob ajudou James? Sim! Mas Bob é apenas um gatinho fofo e muito expressivo (em alguns momentos, Bowen conta que parecia que Bob falava com ele), que fez com que as pessoas passassem a ver James com outros olhos e despertou o instinto paternal e protetor dele. A verdade, é que todo o trabalho duro foi feito por James! Tudo bem... com uma pequena ajuda de seu novo melhor amigo.

Boa leitura!



11 comentários

  1. Adorei a resenha! A capa dele é perfeita, e eu estou muito ansioso para lê-lo...
    Grande abraço,
    Gabriel (http://perdidonaslinhas.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Natália! Estou ansiosa para ler Um Gato de Rua Chamado Bob! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Fofa essa história deles, achei tão legal! Histórias assim valem a pena virar livro, nem que seja pra fazer com que a gente pense um pouco nessa vida doida..
    Bem bacana de conferir.

    ResponderExcluir
  4. Oown, eu amo gatos *-*
    Gostei, acho que vou ler.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha e a capa é perfeita, linda!
    Quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  6. parece ser algo bem fofo esse livro.
    eu nem cheguei a pedir pra editora sabe xp

    ResponderExcluir
  7. A história do livro a primeira vista não me interessou por ser uma história real que é contada pelo próprio protagonista, e nesse tipo de livro sempre fica 'filosofando sobre sua vida', o que normalmente me tira do serio. Mas do jeito que você colocou na resenha parece sim que tem esses questionamentos, mas de forma que aprendemos alguma coisa.

    E realmente nós ficamos incomodados com os moradores de rua, normalmente não sei o que fazer, pois não sei se dou dinheiro ou não. Realmente é muito complicado.

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha e me apaixonei pelo livro e pela história!
    Quero muito ler! *--*

    ResponderExcluir
  9. Ah esse livro parece ser muito fofo, e eu adoraria ler essa historia, pois eu adoro animais e creio que vou gostar muito dele.

    ResponderExcluir
  10. Vou ler esse livro sem dúvidas. Além da história ser linda eu amo gatos

    ResponderExcluir
  11. Ai meu deus! Eu fiquei totalmente interessada nesse livro. Amo esse tipo de história, com animais,e superação. Acredito que a amizade do homem com um animalzinho possa ser tão verdadeira quanto a de homem pra homem. E até mais, em alguns casos.
    E é bem realista mesmo... É super comum vermos essas pessoas na rua por falta de oportunidades. A sociedade não gosta de dar segundas chances :(
    Enfim, o blog tá lindo, e a resenha também :)
    Muito sucesso pra você o/

    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥