25 de julho de 2013

O Ladrão de Cadáveres por James Bradley

Autor: James Bradley
Editora: Record
ISBN: 9788501087225
Ano: 2013
Páginas: 304
Classificação
Na Londres da década de 1820, o órfão Gabriel Swift chega à cidade para ter aulas com o grande anatomista Edwin Poll. O aprendizado acaba por lhe revelar um lado sombrio e pouco nobre da medicina: as leis possuem sérias restrições quanto à dissecação de corpos, tornando sua aquisição para estudo um negócio terrível e cruel. O vício em ópio e o amor por uma prostituta transformam Swift em presa fácil para as ambições de Lucan, o maior ladrão de cadáveres da cidade. Gabriel começa a vender corpos e extorquir dinheiro, e a ambição o conduz ao assassinato. Uma história de terror clássica, O ladrão de cadáveres recria com maestria o universo sinistro do submundo londrino, em que tudo e todos estão à venda, e roubar uma vida é mais fácil do que se imagina.

Gabriel é um órfão que parte para Londres para ser aprendiz de um cirurgião que ministra aulas na cidade. Para ministrar as aulas de anatomia, o cirurgião precisa de cadáveres que são entregues em sua residência por homens que invadem os cemitérios da região e roubam os corpos para vendê-los a esses anatomistas. 
Gabriel logo começa a manusear os corpos e a observar o mestre nas autópsias, porém, ao invés dele se dedicar ao estudo, ele acaba se deixando levar pelos prazeres que a cidade oferece. 
O resultado? 
Ele acaba viciado em ópio, alcoólatra e apaixonado por uma prostituta. Como se isso já não fosse o bastante, ele acaba se envolvendo em uma briga e jogando fora o futuro como cirurgião e vai parar, literalmente, na rua. 
O pouco dinheiro que lhe restava, é consumido em bebedeiras e em drogas, e sem ter um ofício e onde viver, ele acaba procurando um inimigo de seu antigo mentor, que trabalha roubando os cadáveres. 
Com isso, Gabriel passa a ser um ladrão de cadáveres. Mas se você acha que a desgraça dele acabou, esta muito enganado (a). 
O negócio de venda de corpos é muito lucrativo, pois existem diversos anatomistas que dependem dos corpos para ministrar aulas, estudar o funcionamento do corpo humano, etc... mas não existem tantos corpos disponíveis por ai. 

Um dia, Gabriel esta com outros ladrões, e acaba presenciando um assassinato, que é cometido por um de seus companheiros. Vocês pensam que eles fugiram, ou chamaram a polícia? Negativo! Eles venderam o corpo "fresquinho" para uma cirurgião! 
Resumindo: Pra que roubar corpos em cemitérios, correndo o risco de ser pego, se eu posso matar pessoas que ninguém sentirá falta e vender os corpos deles?! 
Com isso, Gabriel passa a ser cúmplice de vários assassinatos: mendigos, prostitutas, homens e mulheres sem família...
Mas Gabriel não pode confiar em seus companheiros e seu vício em ópio começa a ser um problema, já que não podemos confiar um segredo (como uma série de assassinatos) a uma pessoa que vive drogada. 
Seu companheiro de assassinatos percebe que precisa se livrar de Gabriel e qual o melhor jeito de se livrar de uma pessoa senão a matando?
É exatamente isso que ele planeja. Será que irá conseguir?

Bem, sem contar o final do livro é basicamente isso que posso lhes falar. Porém, quando você chega nessa parte (a tentativa de assassinato de Gabriel), você já passou da metade do livro. 
Eis o primeiro problema: Até este momento, nada de relevante aconteceu no livro. O personagem passa o livro inteiro narrando o que acontece com ele; seu vício em ópio; o quanto ele deseja a prostituta; como ele não gosta dos homens com quem convive; como ele se deixa levar pela bebedeira e pelas farras nas noites londrinas e pronto. Nada de útil acontece. 
Você só vê a decadência dele sendo narrada por ele próprio. 

O cenário descrito no livro me pareceu muito parecido com o do filme Barbeiro Demoníaco de Tim Burton. Bem sujo, deprimente e cinzento. Ou seja, um cenário digno de uma bela história de terror, porém, o autor se perde completamente no enredo. Ao invés de explorar o fato do contrabando de corpos e movimentar a história, ele foca na miséria e desgraça do personagem, deixando o roubo de corpos como apenas um pano de fundo. 
Gabriel é um personagem fraco, que parece que veio nesse mundo a passeio. Ele vive a vida e quando o dinheiro acaba, a única coisa que ele pensa é em como conseguir alguns trocados para conseguir comprar mais ópio.

Quando os assassinatos começam, você acredita que finalmente terá alguma movimentação na história. Sei lá... a polícia perseguindo eles por exemplo, mas, não é isso que acontece. Na verdade, as pessoas nem tomam conhecimento desses assassinatos. Eles servem apenas para mostrar como os companheiros de Gabriel são pessoas perigosas e como Gabriel não possui mais limites, pois ele até ajuda segurando as vítimas para que elas não fujam. 

Mas então, Gabriel é ameaçado de morte, e você continua lendo pra ver se ele acorda pra vida e percebe que esta fazendo tudo errado; se arrepende; dá uma lição nos caras... sei lá. Você sente que haverá uma reviravolta na história, mas quando ela chega... é decepcionante. 
Você para e pensa: "Espera aí... é isso?"
A história não tem nada que prenda o leitor. Um grande mistério; um casal loucamente apaixonado... nada!
A única coisa que achei realmente interessante foi o cenário, que já descrevi acima. 
Lastimável...

11 comentários

  1. Q decepção, rsrsrs. Com um título desses eu esperava ação, muita ação, mas se deparando com esse conteúdo é frustrante! Rsrsr', até porque uma pessoa q vê em uma livraria e compra achando q vai encontrar ação e tudo o q s sinopse promete. Enfim, uma pena ter uma decepção dessas.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito deste tipo de livro. Mas mesmo assim posso dizer que acho tão chato quando um livro decepciona a gente. :/

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sinto um pouco de receio em ler livros desse gênero: terror. Pelo que li na sua resenha a narrativa é um pouco fraca, então prefiro nem me arriscar.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da capa do livro dá um ar de mistério e o título tb, mas pela resenha achei meio cansativo.
    E na sua conclusão vi que o livro realmente não dá muita expectativa, pena :(

    ResponderExcluir
  5. Ihhh
    ja nem quero ler esse livro..
    Nao tava muito a fim msm.. pq nao curti muito o nome e capa, e agora com sua resenha entao, nada desse livro me atrai.. entao, pra que perder tempo??

    bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  6. Poxaaa que pena!
    Gostei da capa e do título, achei que seria um livro bom!
    Uma pena que não tenha nada que prenda o leitor :/

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia e nem sei se leria...meio tenso.
    Mas gosto de livros assim, então a coisa é ler pra saber se vale a pena ou não. Até que de sinopse ele convence, mas pela resenha...sei lá =/

    ResponderExcluir
  8. Que pena o autor não ter desenvolvido bem o enredo. Quando comecei a ler a resenha achei que o livro seria interessante por se tratar de roubo de cadáveres para autopsia, coisa que acho que foi real em certa época. Apesar dos aspectos negativos que você apontou é um livro que gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  9. Uma pena!!
    O enredo prometia muita ação e mistério =/
    Não conhecia o livro mas seguirei sua resenha e não me interessei!
    Não leria, até por que ninguém merece se decepcionar com um livro que prometia tanto =S
    A capa é bem bonita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ah que pena que não gostou do livro eu nem vou tentar ler por que acho que não irei gostar hehe, ele morre no final?

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro.
    Uma pena ter se decepcionado assim =( Sei como é chato quando um livro não atende nossas expectativas.
    Mas a capa é boa. Aliás, todas dessa editora são.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥