22 de agosto de 2013

A Visita da Verdade por Amadeu Ribeiro

Autor: Amadeu Ribeiro
Editora: Vida e Consciência
ISBN: 9788577222360
Ano: 2013
Páginas: 304
Classificação: 
Valéria nasceu em uma família humilde no interior de Minas Gerias. Foi cercada por amor, compreensão e carinho de pais e irmãos, simples e generosos, mas isso nunca foi o suficiente. Sempre deixou muito claro que a pobreza e a humildade da família a enojavam e que o seu futuro seria diferente. Queria ser rica e deixar aquela cidadezinha para conquistar todos os bens materiais que tanto desejava. Em uma quermesse, conhece e seduz Felipe, um rapaz de família rica de Belo Horizonte. Em pouco tempo se casam e vão morar na capital. Ela deixa tudo para trás, jurando esquecer e enterrar todo o seu passado. Valéria e Felipe têm quatro filhos - Ícaro, Michel, Kennedy e Sidnei -, criados em meio ao luxo, mas que nunca se interessam pelos objetivos vazios da mãe, que sente prazer em humilhar os mais pobres, principalmente os empregados da mansão. Controladora, Valéria quer decidir cada detalhe da vida de seus filhos, incluindo seus relacionamentos amorosos, julgando as pessoas por seu nível social. Abordando temas como preconceito, intolerância, egoísmo, homossexualidade, alcoolismo, desigualdade social e ganância, o livro nos transmite a mensagem de que, apesar das dificuldades que enfrentamos todos os dias, das desilusões e decepções que sofremos com outras pessoas, dos obstáculos que ultrapassamos para progredir, a Vida, com sua inteligência e sabedoria infinitas, jamais desiste de nós. 

Este é o segundo livro que leio de Amadeu Ribeiro, e confesso que me surpreendi. 
Eu já li muitos livros de romances espíritas, mas até o momento, nunca tinha lido um livro que abordasse temas tão polêmicos. Este livro é pra quebrar todos os tabus que possamos ter. 
Valéria, nossa protagonista, tem o sonho de ver seus quatro filhos felizes, mas, devido a sua crença de que o mais importante é o dinheiro, ela acada se tornando uma mulher fútil e arrogante. 
Além disso, ela é controladora, e não permite que seus filhos vivam as próprias vidas. Mas eles crescem e uma rebelião contra Valéria começa. 
Cada filho irá ensinar uma lição a ela ao longo da história, tentando fazer com que a mãe se transforme em uma pessoa melhor. 
Mas, por quê você disse que esse livro quebra tabus? 

Primeiro porque eu nunca tinha lido um livro espírita que trata sobre o assunto da homossexualidade. Vou deixar um coisa bem clara: não sou espírita. Sou considerada... curiosa... simpatizante. Meu marido é espírita, e encontrei nesse tipo de leitura uma forma de entender mais sobre as crenças dele. 
Então, eu sempre me perguntei: "Como a homossexualidade é vista pelo espiritismo?"
Tive minha pergunta respondida neste livro. 

Segundo, porque ele trata de outro tema bem polêmico: a união de pessoas com uma diferença muito grande de idade. (Tipo, um garotão de 20 anos e uma mulher de 53!). 
Só pelo fato de sair do "lugar comum" trazendo essas duas discussões, o autor e o livro já ganharam a minha simpatia, mas ele ainda conseguiu colocar esses temas em uma história envolvente. 

É impressionante a quantidade de reviravoltas que tem nessa história. A menina que você até pouco tempo achava chata e malvada, você descobre que na verdade, é uma pobre coitada explorada pelos outros. Aquele casal que você acha fofo e torce por um final feliz... pode não ser tão feliz assim... é quase impossível prever o que vem nos próximos capítulos. Reparem que eu disse quase, pois o final da história eu consegui descobrir como seria.

A leitura flui com facilidade, a diagramação do livro é muito boa (com letras um pouco maiores do padrão) e a capa é muito bem feita, com letras douradas e um pequeno auto-relevo.  

Essa leitura é super recomendável para que esta a procura de histórias emocionantes e que lhe tragam um aprofundamento no espiritismo. Fica a dica!

15 comentários

  1. Também sou uma simpatizante no espiritismo e gosto muito de livros que abordam o assunto!!
    Fiquei muito interessada primeiro pois também nunca vi o homossexualismo tratado em livros com esse tema e segundo pela historia de diferença de idade já que eu sou 7 anos mais velha que o meu marido!!rsrsrs
    >.<
    Pretendo ler sim!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã de livros espíritas, mas esse parece ser bem diferente ao quebrar alguns tabus, como abordar a homossexualidade. Não sei como é a narrativa, mas gostei da ideia de os 4 filhos ensinar algo diferente a mãe.
    Fiquei curiosa sobre a história. Vou tentar ler o livro.

    ResponderExcluir
  3. Olha, nunca li nenhum livro espírita, mas tenho a curiosidade não sei porque.

    Mas achei interessante a temática do livro, pois falar sobre temas tão polêmicos e que nos fazem pensar, eu adoro!

    Gostei muito da sua resenha e vou procurar ler esse livro, adorei a indicação!

    Beijinhos
    www.estilogeek.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá querida! Nunca li nenhum livro espírita, mas sempre tive curiosidade!
    Eu amo livros que nos fazem pensar e esse parece ser um deles, ainda mais com tema tão polêmico!

    Homossexualidade é um tema tabu em vários locais, mas acho importante essa discussão!

    Adorei sua resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu também sou uma curiosa pelo tema, confesso que li poucos livros espiritas, este realmente trata de temas bem inusitados, mas é bom para fugir um pouco do lugar comum.

    ResponderExcluir
  6. Olá Natália!
    Realmente esse livro parece ser bem interessante, tem vários temas para reflexão!
    Estou conhecendo seu blog agora e adorei! Estou te seguindo para acompanhar suas postagens :D
    Tenho um blog sobre educação e lá faço resenhas de livros infantis, se você se interessar em ver, fique a vontade para me fazer uma visita!
    Até breve :D
    Diário de Jardineira

    ResponderExcluir
  7. Esses dias o blog está tendo um monte de resenhas nacionais, não que isso seja ruim, muito pelo contrário, é maravilhoso! Eu nunca cheguei a ler um livro espírita, mas minha mãe sempre lê, inclusive é tbm. Eu só não entendi muito essa capa, achei ela meio estranha tbm. Mas enfim, deve ser bem interessante mesmo um livro que trata de dois temas tão polêmicos de forma excepcional.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho muita curiosidade sobre espiritismo, ou seja é um tema sobre o qual eu nunca me canso de ler. Pela sua resenha o livro parece ser ótimo, amei a capa dele, e com essa premissa com certeza eu quero ler. Sucesso pro autor!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  9. Não gosto muito de livros espíritas mas fiquei intrigada com esse, por tratar de assuntos polêmicos, e quero ler em breve.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li um livro espírita, mas me interessei muito por esse!!
    Parece ser muito envolvente e achei interessante...

    ResponderExcluir
  11. Também sou simpatizante pelo espiritismo. Gostei muito desse livro, adoro quando temas polêmicos são abordados. Tenho curiosidade também pelo homossexualismo na visão espírita e outro ponto foi o relacionamento entre pessoas com diferenças de idade, já que sou mais velha que meu marido 6 anos. Fiquei interessada nesse livro.

    ResponderExcluir
  12. Não curto livros espiritas, mas sempre estou aberta a novas historias quando são interessantes. Gostei do enrendo deste livro principalmente porque disse que saiu do "lugar comum" e os temas abordados é bem diferente dos livros que li atualmente, então este seria um livro que leria.

    ResponderExcluir
  13. Não sou lá de ler livros assim, mas acho a ideia bacana. A história parece ser muito boa e com reviravoltas toda hora fica gostoso de ler,achei legal. Se tivesse como ler acho que gostaria também.

    ResponderExcluir
  14. Olha só, não sabia que era um livro espírita. Não curto livros deste tema =/ Parece ter um enredo bem interessante para quem curte. Mas para mim, não me agradou =/

    ResponderExcluir
  15. Eu não sou espirita e nem simpatizante mas a ideia do livro é interessante, nunca vi a opinião deles sobre os homossexuais, fiquei curiosa

    bjos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥