25 de agosto de 2013

Entrevista com Amadeu Ribeiro

Em seus romances, é informado já na capa, que você teve a ajuda de um espírito para a produção de suas obras. Essa é uma curiosidade minha e de nossos leitores: como funciona a produção de um livro cuja a temática é o espiritismo? Você psicografa os livros como Chico Xavier, ou essa visão que nós temos esta completamente errada? 
Todos os meus livros foram escritos através de inspiração espiritual, porém, o espírito que me auxiliou na produção das obras preferiu não revelar seu nome, o que não interfere no desenvolvimento da história. Existem várias maneiras de se escrever um livro, que pode ou não ser psicografado, como aconteceu com as obras do Chico e de vários outros autores. No meu caso, a história chega para mim em trechos, e eu vou delineando a trama pouco a pouco, sem me preocupar com nomes de personagens. O importante é transmitir, através da história, valores positivos sobre a vida e sobre a espiritualidade. 

Em seu primeiro romance - O Amor Nunca Diz Adeus - você aborda as questões da espiritualidade, tratando mais da questão de diferenças sociais. Já em A visita da Verdade, temos temas muito mais polêmicos, como a homossexualidade e o relacionamento entre casais com idades muito diferentes. Eu nunca tinha lido nenhum livro espírita que falasse sobre essas questões. Foi por isso que você decidiu aborda-las? 
Na realidade, não sou eu quem escolhe os temas para cada história. Eles vão surgindo para mim conforme o andamento do livro. Acredito serem assuntos que precisam vir a público, para que as pessoas aprendam a lidar com diferentes situações, quebrando tabus e preconceitos, modificando a forma de pensar e agir, promovendo uma verdadeira renovação interior. Creio que este seja um dos principais objetivos dos romances espiritualistas. 

Algumas pessoas, como eu por exemplo, leem seus livros, mas não seguem as práticas do espiritismo. Somos curiosas...Você acredita, que mesmo essas pessoas podem absorver os ensinamentos e coloca-los em prática de alguma forma?  
Com certeza. Um livro espiritualista não tem como público-alvo somente aqueles que creem em reencarnação e vida após a morte, ou que se consideram espíritas, mas sim quaisquer pessoas que desejam aprender mais sobre os verdadeiros valores da vida, uma vez que foca temas essenciais para qualquer pessoa, como a importância do amor, do perdão e da alegria, pontos fundamentais para eliminar mágoas e ódios, o que independe de crença ou religião. Eu já recebi e-mails de leitores católicos, evangélicos e até mesmo ateus, e que leram e gostaram dos meus livros, independentemente daquilo em que eles acreditam. O importante é que o leitor sinta-se bem ao término de um romance com esta temática. 

Você já pensou em produzir um romance sem estar ligado ao espiritismo?
Até hoje, todos os romances que escrevi são espiritualistas, independente dos temas abordados em cada história.

Quando você percebeu que tinha o dom para escrever sobre esses assuntos? 
Eu sempre gostei de ler e de escrever, mas acreditava que produzir um romance era uma habilidade que eu não tinha.  Mais tarde, inspirado pelo astral, fui digitando no computador nomes, cenas e situações, conforme vinham à minha mente, percebendo depois que um livro espiritualista estava sendo construído. 

Você sofreu algum tipo de retaliação por tornar-se um escritor espírita ao invés de escrever obras mais "convencionais"?
Não, ao contrário, fui muito bem aceito e incentivado por amigos e por leitores. Acredito que muitos, hoje em dia, busquem algo mais do que o “convencional”. É por isso que a literatura espiritualista vem conquistando um espaço tão grande entre os leitores brasileiros. 

Você já esta trabalhando em um novo projeto? Conte pra gente!
O meu próximo livro vai abordar a história de uma mãe solteira, além de temas como esterilidade e apego. 

Se você tivesse que recomendar um livro (os seus não valem!) que todo mundo deveria ler antes de morrer, qual seria e por quê? 
Eu recomendaria todos os livros do Sidney Sheldon, da Mônica de Castro e do Marcelo Cezar. Os do Sidney, porque sempre o admirei como autor. Já li e reli vários dos seus livros. Os da Mônica e os do Marcelo, pelo fato de eles serem uns dos maiores autores espiritualistas da contemporaneidade, com histórias belíssimas, repletas de ensinamentos para colocarmos em prática. 

O blog abre espaço para que você mande um recado para seus leitores. Fique à vontade!
Nunca deixe de confiar na vida e na forma como ela trabalha para nos favorecer. Aceite-se como o ser iluminado que é, detentor de um grande poder de transformação. Ame, perdoe, sorria mais e encare seus desafios de cabeça erguida. Agradeço pelo carinho e atenção de todos e, aproveitando a oportunidade, convido-os a me acompanharem através de minha página no Facebook (www.facebook.com/EscritorAmadeuRibeiro), onde publico mensagens voltadas para a reflexão interior, além de promover sorteios de livros autografados e outras promoções.

Entrevistado por: Natália Eiras 

13 comentários

  1. Nossa, adorei conhecer o autor e principalmente suas respostas! Eu não sou espírita, mas meu avô materno era e toda a sua família é, mas apesar de ser evangélica, respeito muito a religião deles!
    Também sou curiosa como você, ante não tive a oportunidade de ler algum livro espírita por causa dos meus pais, mas hoje estou mais curiosa ainda e vou procurar pelos livros do autor!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu também não sou espirita, mas amo ler sobre esse tema. Ainda não li nenhum livro dela, mas vou procurar algum...
    Ótima entrevista!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista o autor parece ser muito sábio e sabe bem o que fala! O bacana é que nas obras do autor ele sempre aborda temas que são 'tabu' e acredito que durante a leitura ele desenvolva muito bem tais temas!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o autor e foi bom conhecer um pouco sobre ele. Achei BEM interessante o processo de criação com a ajuda de um espírito e a presença de alguns assuntos polêmicos nas histórias.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa com os livros dele!! Muitas dúvidas foram esclarecidas para mim, amei!!
    Parabéns pela entrevista e sucesso ao autor!!

    ResponderExcluir
  6. Também sou curiosa pelo tema. Eu também gosto muito do Sidney Sheldon, achei bem interessante o próxima tema abordando uma mãe solteira.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu aprecio bastante a leitura espírita e gostei de conhecer um pouco desse autor. Parabéns pela entrevista e sucesso ao autor.

    ResponderExcluir
  8. Nossa que legal *-* Uma entrevista com um autor espirita nunca tinha visto nenhuma!!Como já disse sou uma simpatizante espirita e acho importante abrir espaço para o tema que é muito interessante *-*
    Amei mesmo de coração ... Bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorei conhecer um pouco mais do autor. Como disse na resenha do livro não curto "livros espiritas", mas achei muito interessante os assuntos abordados e fiquei curiosa para ler. Agora conhecendo um pouco mais do autor fiquei com ainda mais vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  10. Amei a entrevista, muito interessante. Tinha muita curiosidade sobre o assunto. bjs

    ResponderExcluir
  11. Que doido, nem sabia desse autor. E é um jeito de escrita e tanto. Não sei se acredito, só vendo mesmo a coisa toda e convivendo com alguém que diz isso, essa coisa de espíritos e tal é meio mais que tensa :S
    Mas de toda forma achei interessante, boa entrevista.

    ResponderExcluir
  12. O autor parece ser legal, gostei de conhecer mais dele.
    Como já citei, não gosto dessa temática, não me agrada mesmo. Mas para quem gosta do gênero, pode fazer a festa.

    ResponderExcluir
  13. Bem eu acho estranho escrever recebendo a estoria de um espirito mas cada um com sua crença né, ainda vou ler algum livro do Sheldon e quando vi Monica me lembrei do Mauricio de Souza rsrs

    bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥