8 de agosto de 2013

Vento Distante por Roseana Murray

Autora: Roseana Murray
Editora: Escrita Fina
ISBN: 9788563877062
Ano: 2010
Páginas: 83
Classificação: 
Ventos - ora gélidos, ora cálidos: por vezes em forma de brisa, outra tantas como ventania - sopram e espalham palavras intensas e delicadas, que voam até encontrar seu porto nas páginas deste livro. E, desse encontro, surgem histórias que entrelaçam o bizarro e o belo. São doze contos envolventes, cercados de uma atmosfera de terror sutil, que trazem memórias, reencontros, mistérios..



Vento Distante é uma coletânea de contos que ora abordam lembranças do passado; ora sensações leves de terror. 
Vamos começar pela capa. Ela é muito bonita! Tem algumas partes em alto relevo e achei a escolha da imagem muito plausível para o conteúdo do livro, pois trata-se da mistura do cenário de dois contos. 

A leitura flui sem problemas. Os contos são bem curtinhos e agradáveis. Alguns contos abordados tem um leve toque de terror, como o Um Quadro na Parede, onde uma mulher aluga uma casa bem antiga (daquelas que ainda não chegou a eletricidade) no meio do nada para passar umas férias diferentes com a família. Ela decide ir alguns dias antes para deixar a casa toda arrumada para os familiares e durante à noite, ela começa a escutar vozes na sala. Mas como isso é possível? Ela veio sozinha! De repente, ela houve um barulho de vidro se quebrando e as vozes cessam. 

No dia seguinte (já que ela é bem inteligente e sabe que a pior coisa que você pode fazer quando esta em um conto de terror é levantar da cama no meio da madrugada para investigar sozinha o que esta acontecendo... o personagem sempre acaba morto quando faz isso!), ela descobre um quadro quebrado na sala. Enquanto ela recolhe os cacos, os familiares chegam e ela fica feliz por não ter que passar mais uma noite sozinha. 
É isso. Não é exatamente um conto de terror, não é? Mas distrai...

Outros contos já estão mais voltados para nossas lembranças do passado, como por exemplo, Caderno de Sentimentos, onde duas amigas de infância acabam se separando quando uma delas se muda com a família. Anos mais tarde, durante a festa de confraternização da turma, elas acabam se reencontrando e prometendo nunca mais se separar. Um conto leve e que aborda a saudade e as boas lembranças. 

O problema deste livro é que não me senti atraída por nenhum conto. Não vi nada de especial. Por isso a nota foi 2 (regular).

A diagramação é muito bem feita e não encontrei erros de português. Li o livro todo em 1 hora, pois ele é bem fininho.

Enfim... distrai, mas não tem nada demais.  

18 comentários

  1. Esse seria o tipo de livro que iria me atrair pela capa e me afastar pela sinopse. Não é que a sinopse seja ruim, mas ao ler a palavra "terror" eu não compraria. Por mais que seja "sutil". Não gosto muito desse tipo de livro, mesmo que pela sua resenha eu saiba que não há nada assustador.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante de contos, então acho que leria... Pra passar o tempo é ótimo, mas também tenho certeza que não seria um livro que eu iria amar.
    beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Natália.
    Que pena que não teve nenhum conto memorável nessa coleção =( Pelo dois contos que você descreveu, os contos parecem ser uma leitura apenas para se distrair, sem acrescentar nada a mais para o leitor.
    Achei a capa super bonita, mas acho que não leria o livro.

    ResponderExcluir
  4. Já eu não gostei da capa, achei muito sem sal, mas eu não li o livro e se vc que leu diz que tem relação com a história... Esse conto Um Quadro na Parede é o típico clichê, rsrsrs, o TÍPICO clichê, realmente quem iria alugar uma casa no meio do nada e ainda SEM eletricidade pra passar as férias? Só mesmo essas protagonistas burras. E acordar no meio da noite tbm é típico, very clichê, rsrsrs. De fato eu não consigo ver muitos atrativos no livro.

    ResponderExcluir
  5. A capa é muito bonita mesmo, mas não me interessei nem um pouco pela ideia dos contos, ainda mais depois da sua nota.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gosto de contos,são ótimos pra matar o tempo só que quase nunca me identifico

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Eu já li esse livro e achei os contos bem legais :)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  8. Que pena que nenhum conto te encantou. Não gosto desse tipo de livro e com certeza não vou ler.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nenhum conto, sei lá acho que tenho um pé atrás...

    Como você não gostou de nenhum, fiquei com mais receio ainda de ler. Quem sabe um dia isso muda e finalmente leia um.

    Beijinhos
    www.estilogeek.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oieee!!
    A capa é realmente bem bonita ♥
    Mas infelizmente não curto muito conto não =S
    Mas como vc mesma disse ele distrai, talvez eu até leria se ele fosse o único livro a mão!!
    rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito de ler esses livros com contos assim, de pegar e ler por vontade própria, mas as vezes leio. Mas por ter esse tema não achei muita graça. Talvez seja bom, porém não deu apelo pra mim =/

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante da capa e gosto de contos também, ainda mais de terror. Pena que esse não atraiu muito :(

    ResponderExcluir
  13. Adorei a capa do livro tambem. Não gosto de livros de contos, pois sempre ou o conto é muito ruim ou muito bom e ai quero mais da historia. Claro que um livro curtinho assim com poucas paginas deve ser bom para ler entre um livro e outro ou quando o tempo esta corrido demais. Como você disse serve para distrair.

    ResponderExcluir
  14. Não curti muito, já q não sou fã de contos...

    ResponderExcluir
  15. Ah, que pena que os contos não são marcantes ou daqueles que te levam para a realidade do personagem por alguns momentos. :O Escrever um conto e não conseguir transmitir esse sentimento é um pouco triste... Digo isso porque sou contista. E realmente sei o que desejo transmitir ao meu leitor. Espero conseguir. (rs)
    Contos de terror não me atraem, mas adorei suas informações sobre a qualidade da obra. E se tratando de contos não muitooooo horríveis, acho que me arriscaria a lê-los (rs).
    Eu ri sozinha com sua frase: "No dia seguinte (já que ela é bem inteligente e sabe que a pior coisa que você pode fazer quando esta em um conto de terror é levantar da cama no meio da madrugada para investigar sozinha o que esta acontecendo... o personagem sempre acaba morto quando faz isso!)" kkkkk. Verdade. Seria um tolo clichê se a personagem fosse verificar mesmo. :/ Ponto para o autor.
    Ótima dica.

    ResponderExcluir
  16. Eu também gostei da capa ela tem um ar de mistério, quanto aos contos, eu não gosto muito, porque prefiro histórias mais longas, se bem que depois da sua descrição deu vontade de ler um terror.

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Bom, o livro não me atraiu em nada, para falar a verdade =] Uma pena.
    Mas realmente a capa parece ser bem bonita. Não leio muitos contos, acho que por isso acaba não sendo um gênero favorito. Mas quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  18. Curti a capa e gosto de contos, não curto terror mas de leve eu gosto hehe, pena que não se encantou pelas estorias

    bjos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥