11 de setembro de 2013

Alma? por Gail Carriger


Livro I

Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859042
Ano: 2013
Páginas: 308
Classificação:  
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.

Alexia Tarabotti é uma dama um tanto peculiar. Além de ser considerada uma solteirona declarada, pois já passou da idade de se casar para os padrões de uma Londres do século XIX, é uma preternatural, o que significa que não tem alma. Isso mesmo. Ela não possui uma alma como todas as outras pessoas, inclusive os seres sobrenaturais. Porém, este dom que possui lhe dá certos “poderes”, o que a torna uma pessoa ainda mais peculiar.

Tanto Alexia, quanto todos os londrinos, já acham perfeitamente comum a convivência de vampiros e lobisomens entre a sociedade, inclusive reconhecendo os seres sobrenaturais como sendo capazes de frequentarem a mais alta sociedade em cargos importantes da política, além de cuidarem da própria segurança de Londres.

Tudo corria na mais perfeita paz, até a Srta. Tarabotti, como é mais conhecida, ser atacada por um vampiro em uma festa da alta sociedade, algo totalmente inadmissível perante a lei. E muito mais perturbador do que o ataque, foi o fato do vampiro não saber da condição de Alexia. Afinal, todos os seres sobrenaturais sabem que ela é uma Preternatural antes mesmo de tocá-la. Então, como seria possível este vampiro em particular não saber de sua condição e ainda parecer não ter ideia de que existiam pessoas como ela?

Com isso, Lorde Maccon, alfa da Alcateia dos Lobisomens, é encarregado pela Rainha de cuidar deste caso, pois todos sabem que esta é um situação totalmente incabível e que algo de muito errado está acontecendo em Londres. Alexia, mesmo sabendo que não deve, acaba se envolvendo demais em todo este mistério que se mostrou muito mais perturbador do que um simples ataque, pois novos vampiros estão sendo criados sem permissão e lobisomens estão sumindo sem maiores explicações, e acaba se vendo em uma situação de grande perigo. Mas ela terá a ajuda de Lorde Maccon, que além carrancudo, se mostra muito mais atraente do Alexia poderia sequer um dia imaginar.

Absolutamente encantador, fantástico, incrível e sexy. São as palavras apropriadas que encontrei para definir este livro esplendoroso que é, Alma?.

Ainda não havia lido nada do gênero *steampunk, e tenho a felicidade de dizer que tive o imenso prazer ao ser apresentada a este gênero esplendido através de Alma?. A autora Gail Carriger conseguiu com louvor, incluir em seu livro tudo o que um steampunk engloba, e tudo na mais perfeita harmonia e dose certa.

O livro é contado em terceira pessoa, e sua escrita é leve e divertidíssima, porém um pouco complexa, já que a história se passa na era Vitoriana – item fundamental num steampunk – e as falas são um pouco carregadas, mas absolutamente nada que prejudique a leitura de alguma forma. É possível saber tudo o que Alexia pensa e vive de maneira envolvente, mesmo com o livro sendo contado em terceira pessoa. Ou seja, nada deixou a desejar neste livro esplendido.

A Editora Valentina também está de parabéns pelo capricho com a capa e sua diagramação. Posso dizer sem medo, que Gail Carriger se tornou a minha mais nova autora queridinha. O que também achei espetacular foi o fato do livro não nos dar nenhum gancho do que acontecerá no segundo livro. Normalmente, já sabemos mais ou menos como o próximo livro será iniciado por conta do gancho deixado no livro anterior, mas não em Alma?, o que faz com que você se pergunte o que será abordado no segundo livro. Ah! Também havia dito que o livro é sexy, e sim... Ele é extremamente sexy, pois Gail Carriger conseguiu incluir cenas extremamente picantes entre Alexia e Maccon na medida certa, afinal, a história se passa em pleno século XIX.

Se você gosta de steampunk e deseja ler um livro completo em todos os sentidos, este é o livro mais do que recomendado. Já você que ainda não teve a oportunidade de ser apresentado(a) a este gênero incrível e quer começar com o pé direito, este também é o livro certíssimo.

*O Steampunk é um subgênero da ficção científica passado em uma realidade alternativa, cuja proposta estética remete a era Vitoriana, século XIX. É como se as conquistas tecnológicas alcançadas hoje em dia fossem alcançadas a partir da tecnologia daquela época, graças a constantes físicas que favorecem a eficiência da mecânica e o poder da eletricidade em dar origem a máquinas modernas.
O Steampunk é explorado em filmes, livros e jogos de videogame, e também pode ser trazido para a classificação de tribo a partir do fato de que sua popularidade reuniu fãs de todo o mundo, trazendo essa caricatura do mundo ireal para o mundo real.
Os Steamers são caracterizados pela moda retro vitoriana que faz uso de cobre, couro, engrenagens, penas, chapéus, corsets, relógios de bolso etc., nas vestimentas e nos objetos, muitas vezes contemporâneos, transformados esteticamente em máquinas do século XIX.

Fonte: http://steampunk1c.blogspot.com.br/

20 comentários

  1. apesar de odiar essa capa xp
    quero ler esse livro um dia
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, e se eu te disser que a capa tem tudo a ver com o livro? Rs... Eu não gostei muito como colocaram a Alexia, já que não a imagino feia assim como na capa, mas...

      Bjinho!

      Excluir
  2. Mentira que esse livro é assim??
    Eu pensei que fosse algo TOTALMENTE difere,juro;Se eu soubesse que era sobrenatural eu já tinha comprado ele faz tempo viu.
    Amei a resenha.
    E já foi pra lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro Alessandra! Também não fazia idéia que leria tal coisa e achei simplesmente fantástico. Vale muuuito a pena!

      Bjinho!!

      Excluir
  3. Essa mulher na capa é estranha, porém o livro parece ser muito bom, ótima resenha!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, também acho essa mulher da capa estranhíssima, até pq teoricamente ela seria a Alexia e a Alexia não é horrorosa como colocaram na capa. Pelo menos a descrição dela não é assim, mas... O livro é ótimo!

      Bjinho!!!

      Excluir
  4. Eu ganhei Alma? em uma promoção, mas ainda não o li. Nunca li nada do gênero Steampunk e adorei a premissa da Alexia ser uma preternatural e dos seres sobrenaturais conviverem pacificamente com os humanos. =)
    Parabéns pela resenha! Só me deixou com mais vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  5. Gênero Steampunk só agora descobri o que você é kkkkkk,,,, pois bem não curti a capa do livro, sua resenha é ótima Laisy, porém a história não me despertou o desejo para ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Estou curiosa sobre esse livro desde o lançamento!!
    Muita magia tratado de forma bem distinta de tudo já visto!!
    Já li muitas resenhas sobre ele e as criticas são muito boas!!
    Não conhecia o Gênero O Steampunk e adorei que vc tenha me apresentado rsrs
    Eu gosto da capa acho misteriosa!!
    Parabéns pela resenha!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Acho que esse é um dos livros que eu mais quero ler <3
    Só de ler as resenhas eu tenho certeza que vou adorar a Alma! E aind por cima acontece em Londres, não tem como não amar <3 Acho que ainda não li nenhum steampunk , esse vai ser o primerio.
    Bjos :)

    ResponderExcluir
  8. Eu amo essa capa e ameeei o enredo desde a primeira resenha lida. A história é muito criativa e eu nunca li nada steampunk.

    Quero muito ler o livro, mas por ser uma série, me dá medo. Tenho tantas pela metade que não sei se devo...

    A ideia dos seres sobrenaturais conviverem com os humanos é bem interessante...

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não tenho vontade de ler livros steampunk, nenhum, nem esse. Rsrsrs', mas falando sério, não tenho a mínima vontade. Acho que não fazem muito meu gênero de leitura, e apesar de eu sempre gostar de variar não tenho certeza se me identificaria, enfim, não rolou sentimento. Nem por esse e nem pelo do Scott Westerfeld, mas enfim, boa sorte pra quem vai ler!

    ResponderExcluir
  10. A mulher da capa é bem esquisita kkkkk
    Ainda não li nada desse gênero, nem conhecia, mas fiquei curiosa. A resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha assistido filmes do gênero, mas não conhecia essa nomenclatura. Ainda não li nada Steampunk, mas vontade não me falta. Só tenho visto elogios em relação a "Alma?", e não tem como ser diferente, pois por essa resenha, já dá pra imaginar o quão bom ele é. Gosto de histórias com bastante humor e pimenta, e isso ele tem de sobra. Quero muito ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Eu ganhei esse livro em um sorteio do blog, comecei a ler e estou amando!

    Não li sua resenha, pois fiquei com receio de largar o livro, mas assim que acabar de ler eu volto aqui e leio tudo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Ahhhhhhhhhhhhhhhh quero tanto ler este livro, sério.
    Comentam tão bem dele, falam de toda essa qualidade e originalidade que ele possui. Ah céus, tenho certeza que vou gostar dele.
    Nunca li nada do gênero também e estou ansiosa em saber como vai ser a leitura, rs.
    CAPA LINDA POR DEMAIS S2

    ResponderExcluir
  14. Também nunca li nada do gênero steampunk (eu acho). Não gostei da capa do livro, tenho a impressão que a mulher esta andando como a pantera cor de rosa. Vampiros e lobisomens? Claro que quero ler o livro :)

    ResponderExcluir
  15. Amo histórias que passam na Era Vitoriana e estou curiosíssima com esse livro.

    ResponderExcluir
  16. Tem alguma coisa nesse livro (nao sei explicar o que) que nao me cativa. Gosto desse tipo de historia, passada nessa época...Mas sei lá :/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥