1 de setembro de 2013

O Novo Mundo de Muriel por Liliane Prata


Autora: Liliane Prata
Editora: Planeta
ISBN: 9788542201116
Ano: 2013
Páginas: 328
Classificação: 
Muriel é uma garota de 16 anos que, um dia, quando vai ao banheiro, acaba num outro mundo: as aldeias de Landim. Landim é um mundo bem diferente, regido por leis distintas e inexplicáveis. A reação de Muriel vai mudando ao longo dos anos, refletindo sobre a convivência com diferentes culturas e sobre o mundo. Paralelamente a isso, há a busca pelas respostas do porquê de ela estar lá e a tentativa de ela voltar para casa. Qual seria de fato o novo mundo de Muriel? E quais seriam os reais limites entre realidade e fantasia? 

Muriel é uma garota comum de 16 anos. É estudiosa, adora praticar esportes, sonha em passar para o vestibular na idade em que se encontra e acha que arranjar um namorado é uma enorme perda de tempo, além de ser extremamente elétrica, pois só a ideia de ficar parada sem fazer nada já a deixa angustiada. Muriel tem a vida que deseja, mas não imagina que ela pode tomar um rumo completamente inesperado.

Certa noite, ela levanta para ir ao banheiro, mas ao sair dele e voltar para o seu quarto se vê num lugar completamente diferente da sua casa. Muriel se encontra no meio de uma floresta muito escura e arborizada e não no corredor da sua casa como deveria. A princípio, ela pensa que está alucinando e que deve ter caído e batido com a cabeça na pia, mas após um interminável tempo em que as coisas não voltam ao normal e ela percebe que não sofreu nenhum acidente em seu banheiro, ela descobre que sem nenhuma explicação foi parar em um outro lugar que ela não faz ideia de onde seja.

Após algum tempo, Muriel descobre que foi parar em Landim. Um lugar aparentemente primitivo com pessoas que parecem viver na idade da pedra e que possuem leis próprias. Sem saber como foi parar ali e sem ter ideia de como voltar, Muriel acaba vivendo anos neste lugar e aprende muito mais do que imaginava, além de evoluir muito como pessoa. Porém, mesmo tendo se adaptado ao novo mundo em que foi parar, ainda existe um porquê dela ter ido parar ali, e é da forma mais inesperada que ela irá descobrir.

O Novo Mundo de Muriel é um livro completamente diferente de tudo o que já li até hoje. É um livro de fantasia que não envolve nenhum ser necessariamente conhecido, mas que possui uma riqueza única.

Quando Muriel é simplesmente transportada para este novo mundo sem maiores explicações, você fica numa loucura para tentar descobrir como e o porquê disto estar acontecendo com ela, e isso só faz com que você queira ler mais e mais para descobrir logo. Após descobrir o porquê, que achei muito criativo e totalmente inesperado, continuei esperando por mais explicações, mas estas infelizmente não vieram. O final também não foi ruim, mas fiquei com uma sensação de vazio enorme. Tanto pela carência de mais explicações quanto por ter achado o final vamos dizer... "injusto".

Entendam: Não achei ruim. Não esperem ler algo óbvio porque definitivamente não é, e isso é louvável, pois não há nada melhor do que uma história que te surpreende, mas tudo poderia ter sido mais explicado e o final poderia ter sido muito melhor. Tudo o que Muriel vive e narra, já que o livro é contado em primeira pessoa é simplesmente encantador, e o fato de eu ter achado que faltava algo não tirou o brilho de tudo o que foi lido ao longo do livro, mas não gosto de ficar com uma sensação de vazio e de que falta alguma coisa, e foi assim que me senti ao terminar a leitura. Mas claro! Essa foi uma sensação que eu tive. Pode ser que você ao lê-lo ache que teve a explicação necessária. Isto vai de cada um.

Uma coisa é fato: Se você quer ler algo completamente diferente de tudo o que você já leu, este é o livro recomendado.

19 comentários

  1. Eu super me interessei!!
    Só a sinopse já me intrigou. Acho q vou me identificar com a Muriel!! Quero muito!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa gostei da resenha eu amo ler algo totalmente diferente e que não consigo determinar o fim hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Quando o livro é magico demais, surpreendente demais sentimos mais falta ainda de explicações...Gostei da resenha e me chamou a tenção esse enredo bem distinto..Achei a capa muito bonita e fiquei curiosa em relação a magia apresentada na historia!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Não tinha ouvido falar sobre esse livro e o achei bastante intrigante! Adoro o gênero fantasia, mas ele parece ser um fantasia diferente do que estamos acostumados.
    Fiquei bastante curiosa para descobrir o porque da Muriel ter parado em Landim e saber o desfecho dessa história =)
    Já coloquei na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas a temática me pareceu interessante, pois adoroooooooooooo fantasia!
    Agora quero descobrir tudo de Muriel!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  6. Esse eu não conhecia e gostei da capa também.
    Gosto de ler livros de fantasias e se traz algo diferente do já visto melhor ainda :)
    Fiquei curiosa por Muriel!

    ResponderExcluir
  7. Até hoje não vi nenhum resenha realmente encorajadora desse livro, sério. Não acho que essa seja uma opinião que só você compartilha. Por tudo que tenho ouvido falar desse livro por hora prefiro não ler, não gosto de vazio e mistérios mal resolvidos realmente me dão nos nervos.

    ResponderExcluir
  8. Parece ser...legal mas não me deu muita vontade de ler,a sua resenha é fantástica mas a estória não me cativou.

    ResponderExcluir
  9. Um prato em cheio para os amantes de Alice no País das Maravilhas e Coraline, eu particularmente não gosto muito desse tipo de estória.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro e a premissa é bem legal! A capa também é bem bonita.

    São tantos livros bons e criativos, né?? Fiquei até com medo de entrar no banheiro. rsrs

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Partilho de tudo o que você falou nessa resenha. Gosto bastante de histórias que nos surpreendam positivamente, e não gosto de terminar uma leitura com esse sentimento de vazio ou sensação de mau aproveitamento da ideia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Gosto quando um livro trás acontecimentos inesperados e imprevisíveis, a surpresa quase sempre é muito boa.
    Não gosto tambem deste sentimento de vazio depois da leitura, parece que a historia esta incompleta, mas pela resenha parece que vale a pena ler apesar disto.

    ResponderExcluir
  13. Sei como é a sensação de algo ficou faltando, de que poderia ser BEM melhor.
    Mas esta é uma obra que quero conferir e ver se terei a mesma opinião.
    Mas é encantador saber que apesar de pontos negativos o livro continua surpreendente e interessante.

    ResponderExcluir
  14. Parece ser uma ótima história! É muito chato quando a gente fica achando que faltou algo, pelo menos eu sou uma pessoa sedenta por explicações... Mas fiquei com vontade de ler, acho que nunca li nada com uma premissa assim.

    ResponderExcluir
  15. Não é bem o estilo que estou querendo ler no momento. Também não gosto de ficar com a sensação de vazio no fim de um livro.

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas parece bem legal, até.

    mesmo sua nota sendo relativamente baixa eu pretendo le-lo e tirar minhas proprias conclusoes!

    ResponderExcluir
  17. eu sempre me considerei fã numero um da Liliane, mas esse livro pisou na bola FEIO, fala que é legal quem só leu a SINOPSE, por que se pegar o livro para ler realmente verá que o final não tem pé nem cabeça, ela nao vai atrás da menina que estava em outro mundo também, não dá para entender se era um sonho ou não, se ela amava tanto o outro menino por que não foi atras dele? Por que não procurou a outra menina que também estava lá? Tudo se decorre lentamente, depois acontece tudo tão rápido, tão intrigante para terminar com ela deitada na cama dela, sem querer nem saber de tudo que viveu... A melhor amiga que deixou para trás. E porque não ir atrás de outro mago? Era tudo tão bom, mas não ela termina na cama dela decidindo ''não vou ser mais a melhor aluna'' deitada na cama e indo na casa da vó dela. FRUSTRANTE. Agora estou lendo 3 viúvas, vamos ver como será o fim

    ResponderExcluir
  18. Bom, concordo com todas as "bolas foras" citadas por você. Na resenha, também cito que falta algo... Que fiquei com uma sensação de vazio. Tudo o que Muriel vive é bem legal, e na minha opinião, a parte que deixa bastante a desejar é o final e a explicação do porquê ela ter ido parar lá. Tive inclusive a oportunidade de conversar com a autora a respeito e falei que ela poderia ter dado uma explicação melhor... Que ficaram pontos soltos, mas me desculpe... Mas não é pq as pessoas não acham toda a história uma grande bosta, que significa que só tenham lido a sinopse. Pessoas têm opiniões diferentes e pontos de vista diferentes... Viva a liberdade de expressão!

    Obrigada pelo comentário e por dividir conosco seu ponto de vista sobre o livro.

    Bjos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥