5 de novembro de 2013

Cidade de Vidro por Cassandra Clare

Os Instrumentos Mortais - Livro III

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501087164
Ano: 2013
Páginas: 476

Classificação:  
Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.

Atenção: Se você ainda não leu os livros anteriores, esta resenha pode conter spoilers.

Você pode ler a resenha de:
Cidade dos Ossos 
Cidade das Cinzas 

Clary descobre que a mãe tomou uma poção que a fez cair em sono profundo, para que assim, Valentim não pudesse encontrar o Cálice Mortal. Existe um antídoto, mas a única pessoa que conhece a fórmula é o feiticeiro que fez a poção para mãe dela, e esse feiticeiro encontra-se em Idris: a cidade dos caçadores de sombras. 
Por isso, Clary pretende atravessar um portal à procura deste feiticeiro. Porém, Jace não quer que ela chegue nem perto de Idris, pois tem medo que a Clave descubra os poderes de Clary de criar novos símbolos e queira usá-la na guerra que se aproxima contra Valentim.

Os Lightwoods estão se preparando para irem para Idris, sem Clary, pois Jace informou o horário de partida deles errado para que ela perdesse a carona e assim desistisse de ir com eles, quando eles são atacados por vários demônios. Nesta briga, Simon acaba se ferindo gravemente, e Jace se vê obrigado a atravessa-lo pelo portal. Do contrário, ele iria morrer... de novo, já que Simon é um vampiro e já esta morto tecnicamente falando.

Quando Clary descobre que foi deixada para trás, fica com tanta raiva de Jace, que cria um símbolo e abre um portal para Idris. Ela e Luke são tragados pelo portal e acabam caindo no lago Lyn, o local que segundo as lendas dos Caçadores de Sombras, foi o local onde o anjo Raziel saiu das águas e entregou os Instrumentos Mortais para o primeiro caçador das sombras. Após isso, as águas do lago tornaram-se venenosas para os caçadores, e é claro, Clary quase se afogou no lago, logo, ela esta envenenada agora. 
Em pouco tempo, ela começa a ter alucinações, por isso, Luke se vê obrigado a pedir ajuda a única pessoa em Idris que ele poderia confiar: na irmã dele. 

Clary e Luke conseguem entrar na Cidade de Vidro, mesmo sendo proibida a entrada de membros do submundo, como Luke, e descobrem que a Clave esta reunida para decidir o que fazer em relação a ameaça de Valentim. Ele já tem dois instrumentos mortais, e com certeza esta atrás do terceiro: um espelho. 
Esse espelho, segundo a lenda, esta em Idris, mas ninguém sabe onde. 

Enquanto a Clave se ocupa dessas questões, Clary só pensa em encontrar o tal feiticeiro que poderá acordar a sua mãe, e para isso, pede a ajuda de Jace. Porém, ele não fica nem um pouco feliz de ver Clary em Idris, ainda mais quando ele descobre que a Clave prometeu enviar o amigo dela, Simon, de volta a Nova York através de um portal, mas na verdade o fizeram prisioneiro e estão torturando-o para que ele confesse que os Lightwoods têm ligações com Valentim. O que não é verdade... mas alguém tem que levar a culpa, né? Quem melhor do que os antigos integrantes do Ciclo? 

Clary conhece Sebastian, primo dos Penhallow, que estavam abrigando os Lightwoods em sua estadia em Idris, e ele começa a ajuda-la na busca do feiticeiro. O que ela não pode imaginar, é que por trás da aparência calma desse rapaz, existe um segredo mortal, que mudará a vida dela e de todos a sua volta...

Enquanto isso, Valentim se prepara para o ataque final. Ele envia uma horda de demônios à cidade enquanto a Clave estava deliberando sobre como deter ele. A cidade estava desprotegida, já que só estavam as crianças, idosos e doentes. Quando a Clave percebeu que a cidade estava sendo atacada pelos demônios de Valentim, já era tarde demais...
Valentim aproveita a surpresa dos caçadores e dá seu ultimato: ou eles se rendem e se submetem ao novo governo, com Valentim no poder, ou à meia noite, ele irá libertar todos os demônios e eles irão destruir a cidade e matar todos os caçadores, sem poupar nenhum. 

A Clave irá aceitar os termos de Valentim? Clary conseguirá encontrar o feiticeiro e acordar a mãe? E o que acontecerá com Jace e Clary? Será que eles conseguirão deter Valentim? 
Essa e muitas outras respostas, você encontrará neste volume. Na minha opinião, o melhor da série! Se você, como eu, achava que a série estava morna... prepare-se! Cassandra Clare vai provar para você, por quê arrebatou milhares de fãs pelo mundo!  

Esse é um daqueles livros que quando você termina a leitura, percebe que estava segurando a respiração e pode finalmente respirar; É um daqueles livros que só um "palavrão" consegue definir o quanto é bom. 

A autora se superou em todos os sentidos neste volume. Tudo o que você achava que estava faltando nos dois primeiros títulos da série, prepare-se para encontrar neste volume. 
Ela conseguiu misturar com maestria romance, aventura e muita... mas muita ação em um único livro! É impossível parar de ler, e a história já começa a pegar fogo no primeiro capítulo com o ataque de demônios quando Jace e os Lightwoods estão prestes a atravessar o portal para Idris. 

Teve momentos, que se alguém me visse lendo, diria que eu tinha enlouquecido, pois eu falava com o livro e com a autora! Sabe o que é você ler alguma coisa e pensar em voz alta: "Eu sabia!" ou "Nãooooo!". 
Pois é... me envolvi tanto na leitura que era mais ou menos isso que acontecia.
E o melhor: nesse livro temos a conclusão da história. 

Mas você vai dizer: "Natália! Ainda tem mais dois livros dessa série lançados e a previsão do último título da série para Maio de 2014! Como a história pode acabar nesse volume?" 
Sinceramente... não sei. Não faço a mínima ideia do que vem nos próximos volumes lançados - Cidade dos Anjos Caídos e Cidade das Almas Perdidas - mas uma coisa eu sei: a história dos Instrumentos Mortais e Valentim termina neste livro! 
O que Cassandra Clare preparou para os próximos títulos, vocês terão que esperar um pouco pra descobrir...




19 comentários

  1. Opa! Não posso ler >.<
    mas só de saber que você marcou ele como favorito já me inspira a continuar a leitura da saga o quanto antes!!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  2. Spoiler, não posso ler kkkkkkk Não li nenhum dessa série, não sei se tenho vontade de ler, bom, a capa é linda, mas as opiniões sobre ele são bem paralelas. Vamos ver.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Um blog que eu visto já fez uma semana especial só com os livros da série, e as resenhas foram bem diversas, alguns livros ficaram com quatro, outros livros com cinco, e eu fiquei um pouco receoso em ler uma série em que amo alguns livros e outros nem tanto, mas agora vendo a sua resenha, não tenho mais dúvidas e quero muito ler todos os livros da tão comentada cidade dos ossos, até aquela preguiça de ler séries desapareceu rsrs por enquanto, né kk - *--*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Natália!
    Na minha opinião, esse é o melhor livro da série toda até agora (lançada pelo menos, rs).
    É o mais envolvente, romântico e enlouquecedor de todos! Com certeza o que mais me prendeu :)
    E uma coisa te garanto: A Cassandra conseguiu arranjar novas encrencas, rs. Espere pela volta de Sebastian!
    Enfim, sou apaixonada pelos livros da Cassandra, tanto essa saga quanto a outra, do Anjo Mecânico. Vale a pena conferir!
    Adorei a sua resenha! Me identifiquei muito :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler essa série. Sua resenha me animou pra priorizar "Cidades dos Ossos". Minha sorte é que ainda não vi o filme, então sei muito pouco e até agora nenhum spoiler. Por isso fiz uma leitura por cima da sua resenha para não pegar informações que pudessem estragar minha leitura.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esta série ,mais fiquei curiosa a saga parece ser muito interessante!
    Beijinss!

    ResponderExcluir
  7. Oieee!!!!
    Tai uma série que tenho muita vontade de acompanhar!!
    Já todas as resenhas aqui no blog e a cada uma a minha vontade só aumenta, é uma raro uma série ficar melhor a cada titulo lançado, e como vc disse que nesse livro termina tudo sendo que ainda tem mais dois para serem lançados fiquei ainda mais curiosa!!
    O que será que vem por ai?
    Amo as capas dessa série são simplesmente LINDAS!!!
    Espero poder acompanhar em breve!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Só eu que ainda nao li nada dessa mulher?! Cara nao vejo a hora de ler um livro dela, todos falam muito bem de seu livro. Adoro as capas.


    xx

    ResponderExcluir
  9. Passa o tempo e eu ainda não comecei a ler esta série tão bem falada!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Olá Natália!! Está série é uma das minhas metas para o ano que vem, e não tenho nenhum dos livros ainda =(
    Mas tenho a maior curiosidade ler sobre ela!!
    Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  11. Eu li o 1 livro da serie e achei surpreendente, ansiosa para ler os outros.

    ResponderExcluir
  12. Oii, eu li o 1° da serie, e me surpreendi, ansiosa para ler a continuação.

    ResponderExcluir
  13. Esse é, sem sombra de dúvidas, o melhor livro da série. Por mim, poderia ter terminado com essa trilogia que não acharia ruim.
    Mas ver Jace sendo Jace em mais 3 livros é tudo de bom, haha.
    Eu não gostei muito de CoFA e CoLS não. São ótimos livros e a leitura é surpreendente como nos 3 primeiros, mas depois desse livro eu acho que a série perdeu um pouco da essência.
    E não posso deixar de lamentar: Max :'( I'll never forgive you, Sebastian.

    ResponderExcluir
  14. Tive que optar por não ler.
    Quero muito ler esse série, as críticas são ótimas!!!

    ResponderExcluir
  15. Ah, quanto mais eu vejo os livros dessa série, mais vontade eu tenho de comprá-los mesmo sem dinheiro! rsrs. Já vi bastante recomendações. E parece que eu não vou ver o filme nem tão cedo, porque coloquei tal ideia na cabeça de só assistir o filme depois de ler! Então, basta paciência e esperar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Como até agora só li o "Cidade dos Ossos", preferi pular para os últimos parágrafos dessa resenha. Pelo jeito, a Cassandra Mandou super bem nesse volume. Agora fiquei surpreso com essa "finalização" da série. Então, nem preciso falar o quão curioso estou para saber o que ela inventou para os outros volumes depois desse.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler essa série... parece ser bem legal...

    ResponderExcluir
  18. Olá querida!
    Como não li nenhum livro ainda e em breve vou fazer isso, não li sua resenha por causa do seu aviso que pode conter spoiler!
    Assim que acabar de ler volto aqui e leio com o maior carinho!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  19. Sabia até que seria um dos seus favoritos.
    Série está nos favoritos de quase todo mundo KKKKKKKKKKKKKKK
    Preciso mesmo me atualizar e comprar os volumes né, porque parece se sou a única que não li.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥