28 de novembro de 2013

Wayne de Gotham por Tracy Hickman

Autor: Tracy Hickman
Editora: Fantasy Casa da Palavra
ISBN: 9788577344161
Ano: 2013
Páginas: 270

Classificação: 
Por trás de toda máscara existe um homem de verdade. Ainda criança, Bruce Wayne testemunha o assassinato dos pais – e o mistério sobre o motivo o impulsiona a fazer uma busca pelo seu passado. É quando descobre um diário secreto de seu pai Thomas, um médico rebelde que parece finalmente revelar o seu lado obscuro. Sua identidade é seriamente abalada quando um convidado levanta, inesperadamente, questões sobre o evento que acabou com a vida de sua amada mãe e seu admirável pai – caso que provocou para sempre sua vontade insaciável de proteção e vingança. Para descobrir a história real da família, Batman precisa confrontar o antigo inimigo, como o perverso Coringa, seu próprio mordomo Alfred, além do passado que assombra o asilo Arkham, para assumir o novo fardo de um legado sombrio. Muito mais próximo dos filmes de Burton e Christopher Nolan e das HQs de Frank Miller do que dos seriados de TV dos anos 1960 e dos outros quadrinhos. Um olhar imaginativo sobre o lado humano de um super-herói icônico. 

Bruce Wayne sempre teve uma imagem imaculada de seus pais. Para ele, seu pai Thomas Wayne, fora um exemplo de cidadão de Gothan City. O que ele não poderia imaginar, é que o pai dele possuía segredos tão obscuros quanto os do homem morcego. E que estes segredos podem ser a chave para desvendar o mistério que ronda a onda de psicopatas e sociopatas que se alastra pela cidade há anos. 

Bruce já não é mais o mesmo. Consequentemente, o Batman também não. Por isso, ele precisa recorrer cada vez mais a aparatos tecnológicos para dar conta dos bandidos que assolam Gothan City. 
Poderíamos dizer que ele esta chegando a crise da meia idade... e com isso, vem certos questionamentos...
Se ele não esta mais conseguindo a mesma agilidade de antes, como poderá continuar a salvar a cidade? Como ele pode ter dedicado a vida inteira a um propósito, e chegar a essa idade, e sentir que ainda não alcançou o objetivo? Como se já não bastasse a "crise" pela qual ele esta passando, ele descobre que pessoas que ele, até então, confiava de olhos fechados, podem estar escondendo segredos do passado da família Wayne. 

O Batman já é um dos personagens mais desconfiados que existe no universo DC Comics. Quando o inimigo pode estar debaixo do mesmo teto então...
Ele começa a vasculhar o passado da família Wayne e percebe que algo que seu pai fez pode estar relacionado com a onda de memórias implantadas em alguns cidadãos (e bandidos!) de Gothan. Essas "falsas memórias" visam fazer com que os bandidos, por exemplo, enlouqueçam (mais do que normalmente são!) ou virem justiceiros!
Muitos vilões que apareceram ao longo da história do Batman fazem uma aparição neste livro, mas o ponto alto é quando o Coringa aparece... É LÓGICO! TINHA QUE SER O CORINGA!
Eu sou louca pelo Coringa. Pra mim ele é o melhor vilão de todas as histórias da DC Comics. Por que o cara não é só louco... ele é sádico... e cômico! 

Agora imaginem a cena: Coringa, que sempre quis destruir o Batman, sendo compelido a salva-lo. É claro, que ele gostaria de fazer exatamente o contrário, mas devido ao controle que estão exercendo sobre a sua mente, ele resolve contrariar tudo e todos e "ajudar" o Batman a não descobrir a verdade, pois desta forma, ele irá frustar os planos da voz em sua cabeça, que diz que ele deve ajudar Batman a ir a determinado lugar para descobrir a verdade. Logo, na cabecinha louca dele, se o Batman não for ao tal lugar que a voz na cabeça dele diz que o morcegão deve ir, tudo estará resolvido, pois a voz não terá alcançado o objetivo dela. 
Como ele odeia que lhe deem ordens e ama o caos, ele resolve que vai impedir o Batman de ir atrás do verdadeiro vilão. Dessa forma, na cabeça dele, ele esta salvando e ajudando o Batman!!! É sensacional!!!!
Ele rouba o Batmóvel gente... um cara que consegue roubar o carro do Batman já merece o meu respeito. 

Tirando o fato de que o autor tentou dar um "final definitivo" para a história do nosso herói, o que na minha opinião só cabe ao autor da obra original fazer, o livro mantém o clima de mistério que sempre rondou o homem morcego. A alternância entre a narrativa de Bruce e de Thomas (pai dele) também é um ponto alto do livro, que não é cansativo. A diagramação esta perfeita e a forma como foram introduzidas algumas páginas totalmente pretas no livro, e as páginas serem amareladas, faz com que o livro ganhe aquele ar de formalidade aristocrática, típica de um Wayne. 

Trata-se de uma trama inédita e muito bem amarrada do homem morcego, que irá agradar em cheio os fãs do herói. Quem não tem muita afinidade com a história original, pode não reconhecer os vilões que aparecem ao longo da história, mas isso não interfere no enredo principal. É claro que se você conhece os vilões citados, a história torna-se muito mais interessante...


15 comentários

  1. Fiquei bastante curiosa em conhecer essa historia inédita do grande Batman *-*
    Curto bastante o herói e acho que vou gostar apesar de concordar com vc em relação em se dar um final definitivo para historia!
    Não curti a capa =S
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Não li nada sobre esse super heroi ainda para ser bem sincera , mas nunca é tarde para começar não é? :)

    ResponderExcluir
  3. Não sei se eu leria por não ter muita afinidade com histórias de super herói, mesmo com o Batman sendo o meu preferido por seu temperamento e personalidade sempre em evidência. Não sabia que havia um livro falando sobre sua vida, pensei que sua história se resumisse aos quadrinhos e achei bem interessante!

    ResponderExcluir
  4. Olá Natália!
    Adorei sua resenha :)
    Mas acho que para gostar do livro, tem que ser muito fã dos heróis mesmo... Eu não sou tão ligada neles, assisto os filmes mais famosos apenas.
    Mas parece ser um livro muito bom :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu conheço pouco do Batman, só vi acho que um filme e faz tempo. Apesar de ter gostado do filme, mas enfim. O enredo não me cativou, não fiquei com vontade nenhuma de lê-lo. Mas uma ótima pedida para os fãs do personagem!!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei super curiosa com o livro. Batman é um dos meus favoritos e o Coringa nem tem o que falar, adoro!!!

    ResponderExcluir
  7. Apesar de ser fã de muitos super-heróis, confesso que não sou tão fã do Batman. Talvez porquê ele tenha esse ar misterioso, ou ser um pouco caladão demais, o fato é que prefiro outros. Mesmo assim, já assisti os desenhos e filmes dele, e conheço alguns dos vilões. Acho que darei uma chance a esse livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Oi Natalia, creio que ja tinha comentado nesta postagem , mas creio que não apareceu...Não teria interesse neste livro pois não acompnanho muito o personagem, mas é uma ótima aquisição para os fãs!!

    ResponderExcluir
  9. Não sou fã de livros desse tipo, nem do Batman...
    Mesmo gostando da sua resenha, acho que não vou ler esse livro :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Lembro da minha amiga quando vejo esse livro. Elá é tão alucinada pelo batman que assim que viu a capa na livraria quase teve um ataque cardiaco e está ate hoje me implorando pra dar ele de presente de natal pra ela. Por minha parte eu achei a premissa do livro bem interessante e apesar de não estar como minha amiga, pretenho ler a obra *---*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Apesar de gostar do Batman, nao acho que leria o livro, quando assisti o filme ja fico cansada quem dirá o livro.


    xx

    ResponderExcluir
  12. Este é meu heroi favorito talvez por ser de carne e osso sem super poderes para protegê-lo, e ainda assim ele sempre se arrisca.
    Bjs Rose.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Mesmo sendo fão do batman, não sei se leria esse livro, pois infelizmente não me atraiu.
    Beijinhos
    Olá!
    Gostei muito dos lançamentos, mas o que me chamou a atenção foi escolhida ao anoitecer!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  14. Aiiii meu livro, aiaiaiaiaiaiai
    KK Preciso muito dele =/ Sério... sou fã demais de quadrinhos, heróis e tudo mais e quando soube desse livro, já sabe né?

    ResponderExcluir
  15. Ai não gosto de super-heróis, nem de batman, mas a capa está linda!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥