9 de dezembro de 2013

Boneco de Neve por Jo Nesbo

Livro VII

Autor: Jo Nesbo
Editora: Record
ISBN: 9788501094803
Ano: 2013
Páginas: 420
Classificação: 
Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é o seu livro mais arrepiante. No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente. 

Esqueça aquelas histórias onde o detetive é um exemplo a ser seguido; Harry Hole esta bem longe disso...
O detetive Harry Hole é um ex-alcoolatra, que ainda tem certa dificuldade em sem manter longe de um copinho de cerveja ou whisky, mas vem conseguindo se manter na linha nos últimos meses. Ele é um dos detetives da delegacia de Oslo, capital da Noruega, que terá uma tarefa muito difícil pela frente: capturar o primeiro serial killer da história do país.

Os assassinatos são sempre cometidos quando cai a primeira neve, e os alvos são sempre mulheres casadas e mães. Seus corpos não são encontrados (uma cabeça não conta como corpo!) e nas cenas de crime sempre podemos encontrar um boneco de neve. Isso mesmo... o assassino deixa bonecos de neve nos locais!

Harry logo assume a liderança da equipe de investigações, pois ele é o único que esteve no FBI para fazer um curso onde ele aprendeu a lidar com esse tipo de assassino, porém, ele não tem muita credibilidade com os superiores dele pelos motivos descritos acima.
O que as vítimas tem em comum? Por que os bonecos de neve? Onde estão os corpos? E como o assassino faz para matar as vítimas? Essas são só algumas das perguntas que você fará ao longo da leitura.

Esse livro é simplesmente sensacional.
Primeiro porque ele sai do lugar comum. Eu adoro livros que se passam em lugares completamente diferentes e pouco explorados. A maioria dos livros de detetives se passam ou nos EUA ou na Inglaterra, como se só houvessem seriais killers nesses países. Isso já me conquistou, pois você sempre acaba aprendendo alguma coisa nova. Por exemplo, agora eu sei que Oslo é a capital da Noruega! Rsrsrs...

No início eu tive que ler bem devagar, pois como a história se passa na Noruega, os nomes dos personagens são bem estranhos, então você leva um tempo para se situar sobre quem é quem e de que lugar eles estão falando, mas depois disso você segue o ritmo frenético da perseguição ao assassino e a leitura flui naturalmente.

A história é bem amarrada e a todo momento você é levado a crer que descobriu o assassino, mas não se engane! Preste muita atenção no início do livro, pois ele irá ajudar você a desvendar o por quê dos assassinatos!

Outro ponto positivo do livro é que os personagens são muito humanos. Eles são imperfeitos, e por isso, a história torna-se muito real! Você consegue imaginar como deve ser difícil para o detetive Harry Hole que esta passando por momentos de extrema tensão, querer aliviar o stress com um copinho de cerveja com os outros integrantes da equipe e não poder. Você consegue imaginar perfeitamente como a equipe se sente pressionada pela mídia e pelos superiores para terem respostas rapidamente antes que outro assassinato seja cometido. E você literalmente se joga na rotina de processamento de pistas, como uma equipe de investigação trabalha em casos como esses, o que faz com que você se sinta parte da equipe.

Esse é o primeiro livro deste autor publicado no Brasil, porém, é o sétimo livro da série Harry Hole! Isso não afeta a sua leitura, pois a história é completamente independente, e as informações que você precisa, como o fato do Harry Hole ter feito o curso no FBI, são reveladas (ou seriam relembradas já que esse é o sétimo livro?!) neste livro.

Eu me surpreendi muito com este livro, e principalmente com a escrita deste autor. Ela é envolvente e detalhista no nível certo. Se você gosta de livros de detetive, com seriais killers e um toque de sadismo as mortes... leia esse livro que você não vai se arrepender!





13 comentários

  1. Todos falando sobre esse livro, já estou enlouquecida! Preciso dele!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Natália!

    Vi bem umas 10 resenhas ótimas sobre esse livro. Parece que todo mundo que leu até agora amou! Eu sou apaixonada por histórias de detetives e tô maluca de vontade de ler esse. Sem tirar que a capa é a coisa mais linda do mundo!

    Beijos!

    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Para ler livros com esse tipo de enredo, antes preciso me preparar. É que se o autor for bom, eu acabo me envolvendo na história e sentindo as dores, aflições, sustos e tudo mais. Às vezes quando termino uma leitura assim fico dias me sentindo um tanto "esgotada" e demoro um pouco para ler outro livro. Enfim, nada disso me impede de fazer a leitura e qualquer dia desses estarei lendo "Boneco de Neve".

    Beijooos

    ResponderExcluir
  4. Natália me surpreendi com a resenha desse livro, não estava dando nada por ele rs.
    E agora vi que tem tudo que eu gosto, claro que já vai pra minha lista de desejados, quero ler :)

    ResponderExcluir
  5. Um livro que tenho visto com bastante frequência, atualmente na blogosfera. Eu tinha achado a premissa do livro bem interessante, mas com a sua resenha, que é a primeira que vejo sobre ele, e não tenho dúvidas que necessito lê-lo mais que urgentemente. Com tantos elogios basta apenas desejar e torcer pra ganhar um Boneco de Neve de presente natal *-*

    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, amei! Adoro contos policiais, investigações, serial killers, o livro parece muito interessante! e ser comparada ao Silencio dos Inocentes ainda me conquistou ainda mais. Gosto de personagens imperfeitos, reais. ótima dica!
    já anotei aqui ♥ ótima resenha Natalia!
    Bjus bjus!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com/2013/11/sorteio-de-natal-amazonia-arquivo-das.html

    ResponderExcluir
  7. Amei!!!
    Livros que retratam a trajetória de um detetive brilhante em busca de desvendar um crime quase impossível de se desvendar!!
    Fiquei super curiosa em ler esse livro adorei a capa e acho que vou mergulhar de cabeça na historia e me envolver completamente!!
    Ansiosa!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da estória!! Estou gostando mais de livros de serial killer!! Acho que não vou me arrepender mesmo!! ^^

    Beijinhos
    blog-belavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia esse livro e só de ler a sinopse, ele já entrou automaticamente na minha lista de desejados. A resenha apenas serviu para reforçar as conclusões que eu já havia tirado. Adoro livros de suspense, mistério, serial killer, investigação policial. Achei a premissa original e sem dúvidas, já me cativou!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu adoro histórias assim,que te prendem fazendo você ficar igual a um doido querendo descobrir tudo!
    Não conhecia o livro, mas amei de paixão!
    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha parado pra pensar nessa questão de livros desse gênero ter os EUA e a Inglaterra como cenários. Gostei dessa sua observação. Creio que nunca li nenhum livro que tivesse a Noruega como cenário (e olha que simpatizo com o país, hein?!?!). Além de gostar de livros do gênero, essa parada de personagens mais reais e palpáveis, me cativam também. Espero ler algo do Jo Nesbo em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Estou louca para ler! Sou fã de histórias de detetives e amo seguir as pistas e tentar desvendar o caso. Está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  13. O silêncio dos inocentes é bem assustador, pela sua resenha, esse livro parece que vai assustar tanto quanto o canibal... Mas não me surpreende o detetive não ser um santo!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥