3 de dezembro de 2013

Fragmentada por Teri Terry

Livro II 

Autora: Teri Terry 
Editora: Farol Literario
ISBN: 9788582770351
Ano: 2013
Páginas: 424

Classificação: 
Kyla não deveria se lembrar de nada quando foi reiniciada. Mas segredos do seu passado atormentam sua mente. Presa em uma luta contra a opressão dos lordeiros, e ansiando por liberdade, Kyla vê seu passado e presente colidir de uma forma que ameaça sua vida. Enquanto sua busca desesperada por Ben continua, em quem ela poderá confiar em um mundo repleto de segredos e mentiras? 


Você pode conferir a resenha de Reiniciados aqui. 

Kyla é uma Reiniciada, ou seja, ela teve suas memórias apagadas e foi entregue a uma nova família que deveria cuidar dela até os 21 anos, quando teria a sua liberdade de volta com a retirada de seu Nivo, uma pulseira metálica ligada a um chip em seu cérebro que controla suas emoções, não deixando que ela seja violenta com ela mesma ou com outras pessoas, além de garantir que ela se mantenha sempre com os níveis de felicidade estáveis.
Mas ela é diferente, e começa a lembrar de coisas de quando era uma terrorista que lutava contra os Lordeiros pela libertação do Reino Unido. Por que isso acontece? Bem... digamos que ela tem uma espécie de "dupla personalidade".

O treinamento dela para se tornar uma guerrilheira não teve apenas manejo de armas e táticas de camuflagem; ela foi submetida a tortura intensa, de forma a criar um trauma tão grande que a única maneira da sua mente lidar com o que aconteceu foi se separando. Dessa forma, ora ela era Lucy, uma menina doce, que ela descobre mais tarde, já como Kyla, que tem sua foto exibida em um site que procura pessoas desaparecidas; ora era Chuva, uma menina pronta para qualquer desafio em nome da luta contra os Lordeiros.
Mas hoje, ela é Kyla... a menina com vários fragmentos de várias memórias.

No primeiro livro, temos uma Kyla aprendendo a viver novamente, a conviver com as pessoas e tentando entender o estranho mundo que a cerca. No primeiro livro ela tem a ajuda de Ben, seu pseudo namorado (pseudo porque namoros não são muito bons para deixar seus níveis de felicidade constantes, logo, como uma Reiniciada, ela deveria se manter longe desse tipo de coisa) para ajuda-la, porém, quando Ben decide se livrar do Nivo dele e é levado pelos Loirdeiros, o mundo dela volta a desmoronar.
Afinal, onde esta Ben agora? Será que os Lordeiros o mataram? E o por que ela tem tantas memórias fragmentadas? Como os Lordeiros a capturaram e a reiniciaram? Será que ela deveria estar ao lado dos terroristas agora lutando contra os Lordeiros? Ou será que ela deveria tentar descobrir mais sobre quem era Lucy e quem deu queixa de desaparecimento no site? Podem ser os pais biológicos dela!
Pois é... muitas perguntas, né? Mas não se preocupem, pois neste livro nós teremos muitas respostas.

Vemos o amadurecimento de Kyla, passando de uma Reiniciada surpresa e assustada com tudo para uma verdadeira guerreira. Ela esta muito mais determinada a descobrir o que aconteceu com ela e o passado negro dos Lordeiros.
O livro é um suspense psicológico, logo, você fica todo o tempo se fazendo as mesmas perguntas que a personagem (que são as peguntas que lhe fiz acima), mas se você imagina que terá muita ação neste volume... esqueça. O negócio é um quebra cabeça que você precisa montar, mas como todos são seus inimigos, ela não pode agir precipitadamente.
A narrativa te prende, pois você quer descobrir o que aconteceu com Kyla, mas eu acho que tem uma falha séria na escrita desta autora: o final.

Não. O final não é ruim; ele só termina sem deixar um "desejo" enlouquecido pelo próximo livro. Você sabe que ainda tem mais história, mas o final não termina com um climax, alguma revelação bombástica que lhe instigue a ficar desesperado pelo próximo livro. Na minha opinião, isso é uma coisa que a autora deve aperfeiçoar nos próximos livros, mas... essa é apenas a minha opinião.

Como já havia dito na resenha de Reiniciados, esta é uma distopia muito complexa e assustadora, pois trata-se de um cenário que pode vir a se tornar real algum dia. Afinal, o que impede que com o avanço da medicina, eles peguem, por exemplo, todos os menores infratores da antiga FEBEM (hoje Fundação Casa), apague as memórias deles e tentem fazer com que eles se reajustem a sociedade como uma segunda chance?
A autora criou uma distopia completamente possível, e isso é assustador...

Se você gosta de distopias e de suspense psicológico, esse livro é perfeito para você!






14 comentários

  1. Olá Natália!
    Meu deus, não sabia que era uma situação tão possível assim, rs.
    Mas é realmente assustador, e envolvente. Estou louca para ler a série, de tantas resenhas maravilhosas que já li dos dois livros!
    Ótima resenha :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou louco pra ler Reiniciados e Fragmentada, acho que a editora caprichou em ambas as capas e as premissas das obras são maravilhosas. Como eu curto bastante o gênero dos livros não penso nem duas vezes em ansiar ainda mais à ler *--*

    Beijooos.
    Lauro,
    entreversosepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler essa série, por isso não li sua resenha
    Amei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Os primeiros parágrafos da resenha fez com que eu lembrasse um pouquinho do livro "A hospedeira".
    Embora, o enredo dessa série não tenha me atraído tanto, a história parece ser interessante. Um dia eu arrisco a leitura. :)

    Beijoos

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Parabéns pela resenha,despertou minha curiosidade e interesse,
    Já entrou para minha lista de desejo!
    beijinss!

    ResponderExcluir
  6. gente o cenário dessa história é bem sinistro e interessante
    curti olha
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você, uma distopia possível de acontecer é assustadora =S
    Tenho muita vontade de começar a ler essa série, uma pena esse livro ter terminado sem um gancho mais emocionante é tão bom esperar o próximo livro desesperadamente!!
    Adoro as capas são lindas!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li Reiniciados, mas a resenha do segundo livro, me animou por ressaltar o amadurecimento da protagonista.
    A série me chamou atenção não só pela história em sim, mas pelo aparente dom da escritora conseguir manter uma linha até o final, o que é uma tarefa bem difícil para qualquer escritor. Tô com bastante expectativas e espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro tem dois ingredientes que eu adoro, distopia e suspense psicológico. O ruim é que são tantas séries que acaba não dando pra acompanhar todas, mas essa está nas minhas prioridades.

    ResponderExcluir
  10. Oi Natália, se por um lado seria ótimo termos a chance de vivermos livres de tantos bandidos, por outro assusa mesmo, afinal depois poderíamos ser os próximos...
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Olá Natália!
    Uauuuuuuuuuuuuuuuuuu!É o que posso dizer depois da resenha dese livro.Se já queria reiniciados, imagina fragmentada?

    Adorei sua resenha e estou doida para conhecer a história toda!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  12. Desde o lançamento de ""Reiniciados" que quero ler essa trilogia. Acho essa premissa uma das mais criativas dos livros do gênero. Também acho bem assustadora essa possibilidade de reiniciar jovens infratores, e sabemos que pode ser possível, sim! Como gosto de distopia e suspense psicológico, acho que é uma bela opção de leitura.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Reiniciados será uma das minhas primeiras leituras de 2014, mas já tenho certeza que será uma ótima leitura e ficarei torcendo para ler Fragmentada o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  14. Inicialmente a leitura de Reiniciados ficou um pouco empacada para mim, pois a situação nos primeiros capítulos me pareceu confusa, depois o livro simplesmente deu uma guinada e ficou eletrizante. Li "Fragmentada" na sequência e levei um dia e meio para concluí-lo. O livro é interessante e embora seja uma distopia, parece incrivelmente possível. Mas concordo com a Natália sobre a autora não ter deixado um gostinho de "quero mais" para o livro final. Outra coisa que na minha opinião ficou a desejar é a profundidade do envolvimento dela com o personagem Ben. Tudo entre eles me parece muito raso. Pelo menos pra mim, fez falta um pouco mais de envolvimento emocional entre eles. Talvez ela tenha guardado para o final, quem sabe? Do mais, SUPER recomendo. É intenso, enervante e muito, muito bom.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥