22 de janeiro de 2014

O Mundo pelos Olhos de Bob: As Novas Aventuras de James e seu Gato por James Bowen

Livro II

Autor: James Bowen
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633640
Ano: 2014
Páginas: 222
Classificação: 
Depois de um passado difícil, James foi adotado pelo gato Bob. Agora os dois têm um emprego de verdade (são vendedores ambulantes de revistas) e se tornaram personalidades conhecidas em toda Londres. Bob tem muitos admiradores, que passam todos os dias para vê-lo – alguns deles trazem cachecóis de lã para ajudá-lo a enfrentar os dias mais gelados. Entre truques adoráveis e manhãs de puro mau humor, Bob e James se tornam cada vez mais inseparáveis. Por trás da divertida história de um homem às voltas com seu animal de estimação, o segundo livro de James Bowen fala sobre amizade, ¬ delidade e esperança. Bob se torna a chave que traz James de volta ao mundo, a motivação que faltava para sua decisiva volta por cima. Impossível terminar de ler O mundo pelos olhos de Bob sem querer abraçar seu pet – ou adotar um! Apaixone-se...

Você pode ler a resenha de Um Gato de Rua Chamado Bob aqui.

Esta é a continuação da história de Bob, uma gato de rua fofo e muito inteligente, e James, um ex-viciado em heroína e metadona, que passou grande parte da vida nas ruas sozinho devido ao vício.
No primeiro livro - Um gato de rua chamado Bob - temos a descrição de como o caminho desses dois se cruzaram e como um foi importante para o outro.

Enquanto Bob ajudava James a se manter longe de encrencas, James ajudava Bob a se recuperar de ferimentos que ele tinha adquirido na rua e dava um teto para o gatinho dormir tranquilo. É claro, que dessa convivência nasceu uma grande amizade.

Neste livro, teremos a continuação dessa história, mas com um diferencial: se no primeiro livro o foco era a amizade que os dois estavam formando, neste, é como nós tratamos as pessoas que moram nas ruas e como é possível se reerguer quando temos um verdadeiro amigo do lado.

Bob e James continuam passando por muitas aventuras. Algumas são boas histórias, com James sempre tentando entender o que poderia estar passando pela cabecinha de seu gato, já que Bob é muito expressivo para um gato. Quem tem um animal como companheiro irá entender isso perfeitamente. Quantas vezes você não ficou imaginando que seu bichinho estava lhe falando alguma coisa, apenas pela expressão no olhar dele? É exatamente isso que acontece com James e Bob. Só que, ao que parece, Bob é extremamente engraçado, fazendo "caras e bocas" para James, e isso leva a "diálogos" entre os dois muito divertidos.

Porém, James e Bob continuam tendo que ganhar a vida nas ruas, portanto, nem todas as histórias são felizes... e é nessa parte que o livro surpreende.
O próprio autor, em determinada parte do livro, diz que quando começou a escrever, não queria apenas contar a história dele e de Bob. Ele queria abrir os olhos das pessoas para a forma como elas tratam as pessoas que são obrigadas a trabalharem na rua; os ex-viciados; como é difícil viver em recuperação.
Por isso, ele decidiu não encobrir nada.

As partes em que ele contava no primeiro livro sobre como foi difícil se livrar das drogas já haviam me impressionado, pois eram muito realistas. Você sabe que aquilo que esta sendo descrito ali é verdade! O livro é uma biografia! Logo, tudo que ele descreve no segundo livro, tem a mesma intensidade...

Neste livro, ele conta como é difícil ser um ex-viciado (ninguém confia 100% em você; você esta sempre na corda bamba para não se entregar ao vício novamente) e como ele se sentia muitas vezes invisível nas ruas. Além, é claro, do perigo que é trabalhar exposto desta forma.
Tudo que ele queria era poder ter um trabalho decente, como todo mundo. Que ele pudesse dar um lar confortável para Bob, sem ter que ficar contando cada centavo que conseguia vendendo a revista nas ruas, para comprar um lata de comida para Bob e uma de feijão para ele.

Mais uma vez, James Bowen deu uma bela lição à todos que estão dispostos a aprender: as pessoas que moram e trabalham na rua, também são gente. Então, por favor, respeitem essas pessoas e sejam agradáveis com elas. Elas já passam por muitas dificuldades. 

Neste livro temos a trajetória de Bob e James que culminaram no primeiro livro e o desfecho de uma bela história de como a amizade de um gato e um ex-viciado conquistaram milhares de pessoas ao redor do mundo.
Como diz na sinopse deste livro: É realmente impossível não querer abraçar o seu pet, ou adotar um, ao final desta história.

20 comentários

  1. Estou louca por esse livro, mas antes tenho que ler o primeiro e preparar os lencinhos, né? Me envolvo bastante com histórias de animais, não resisto e sempre acabo chorando. Adorei a resenha, Natália. Você é bastante sensível e consegue sentir e transmitir exatamente o que o autor tinha a intenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mallu! Mas o mérito não é meu. Quando o autor consegue transmitir tudo que ele passou na época como o James faz neste e no primeiro livro é impossível ficar insensível. Esse livro não é um romance; é uma biografia! Portanto, quando você lê, você acaba lembrando que você já passou por milhares de pessoas na rua e nunca se importou ou parou pra falar com elas, exatamente como as pessoas que são descritas na história de Bowen. Essa história faz com que você se auto analise.

      Excluir
  2. Ainda não li o primeiro livro, mas fiquei com muita vontade. Não tenho bichinhos de estimação em casa, mas considero o pet do meu namorado meu tbm. Depois de ler essa resenha, fiquei com muita vontade de abraçá-lo.
    Eu acho que todo bichinho tem as suas expressões características que parece que estão nos entendendo e que estão conversando conosco ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu cachorro faz isso comigo o tempo inteiro. Ás vezes tenho certeza de que ele consegue ler a minha mente...

      Excluir
  3. Já vi vária resenhas positivas ,gostei do enredo estar na minha lista de favorito!
    beijinsss!
    http://lendoaprendendoevivendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o primeiro, fiquei com aquela síndrome de que filmes e livros com animais são chatos e cansativos, mas em toda resenha que leio desse livro me dá um arrependimento de ainda não ter adquirido o meu!!!
    aiaiai, agora quero ler para me redimir
    PAZ E LUZ SEMPRE

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler o primeiro voluma dessa série , tá na minha lista de compras ;3
    Ótima resenha!
    e-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Não me interessei muito pelo livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ainda não li o primeiro livro, mas gostei da resenha deste, ambos parecem ser muito emocionantes e nos trazem lições de vida e reflexões, adoro livros que causam este efeito! Fiquei com vontade de ler e conhecer a história dos dois :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Awn, fiquei tão feliz que a editora investiu no Bob e publicou a sequencia do livro. Eu já lia algumas resenhas sobre o primeiro e a sua é a primeira que leio do segundo volume. Como eu amo animais, esta é uma estória que desejo muito, e pretendo lê-los em breve *--*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gosto de estórias com animais, mas gatos não são o meu forte. Achei bem interessante o enredo do livro, pelo que o gatinho Bob e seu dono passaram e é mais por isso que desejo ler o livro. Agora com o lançamento do segundo, fico ansiosa pra ler.
    E enquanto estava lendo a sua resenha meu bebê (meu cachorrinho Nick) deitou nos meus pés e me fez aquele sono "awnnnn". Me pergunto quando eu ler o livro como será, haha.

    ResponderExcluir
  10. Os dois livros já estão na minha lista, mas ainda não consegui lê-los. A história de James e Bob parece ser uma história de uma grande amizade entre um homem e um gato. Acredito que vou me emocionar bastante.
    Só uma coisa... Não entendi porque só três estrelas. Sua resenha falou tão bem do livro. Ele tem algum ponto negativo?

    Beijooos

    ResponderExcluir
  11. Tenho o primeiro livro aqui em casa, mas ainda não o li. Não sei o porquê, mas fiquei com a sensação de que esse segundo livro não seria necessário. Mas, se ele foi lançado, e conseguiu te conquistar, acho que deve ser bom também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não consegui ler o primeiro livro mas quero muito.
    Adoro histórias que tenha animais, me emociono muito e esse parece ser bem assim.

    ResponderExcluir
  13. Não sou muito fã de história de animais,mas quando li 'Marley e Eu', fiquei apaixonada!
    Esse ainda não conseguiu me dobrar para querer ler! rsrs

    ResponderExcluir
  14. Confesso que meio que desanimei com esse livro... Parece ser forte e no momento não é o que procuro!!
    Mesmo assim achei a premissa interessante, pois além de contar no primeiro livro como é difícil superar um vicio nesse é contado como é difícil ser um ex- viciado o que não deixa de ser um obstaculo até mesmo para se manter limpo e sem recaídas!! Sou a favor de se dar uma chance para ex- viciados que precisam se reintegrar na sociedade!!
    O Bob é fofo demais!! Bjus

    ResponderExcluir
  15. Olá Natalia, tudo bem??
    Ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro,mas não vejo a hora, e depois que fiquei sabendo da continuação estou ainda mais curiosa. Espero poder conferir em breve!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Natália,
    Uma coisa que você relatou no livro, é a mais pura verdade, muita gente não acredita em ex viciado, acha que sempre vai cair nessa vida, que não vai se recuperar nunca e nem pensam em empregar uma pessoa com esse histórico o que na minha opinião é triste.
    Estou super curiosa com o segundo livro, você deixou aquele gostinho de querer saber todos os detalhes!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  17. Tenho os dois volumes mas ainda não os li.
    Falam que são tão fofinhos estes livros, uma pena eu não ter lido até agora. Mas assim que tiver a oportunidade, lerei sim... acho que é uma leitura bem interessante.

    ResponderExcluir
  18. Adorooo livros assim em qua usam os animais como protagonistas..tô com o primeiro livro aqui..já comecei a ler ^^ e o Bob é um fofo..vontade de apertar e não largar mais!!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥