8 de janeiro de 2014

Sucesso para um Preguiçoso: Manifesto de um Preguiçoso para Alcançar a Realização e a Riqueza por Marc Allen

Autor: Marc Allen
Editora: Vida & Consciência Editora
ISBN: 9788577220632
Ano: 2009
Páginas: 143

Classificação: 
É possível ser preguiçoso e alcançar o sucesso? Marc Allen visa responder a essa pergunta com um sim. Neste livro, o leitor aprenderá um programa de quatro passos simples, e descobrirá como realizar os seus sonhos na vida - mesmo que seja preguiçoso, inexperiente, sinta-se oprimido e tenha dificuldade em lidar com as finanças. E se o leitor for um workaholic, ou Tipo A, ele aprenderá a encontrar mais tempo para o descanso e a diversão - e mesmo assim continuará tendo sucesso.


Fala a verdade: só de olhar pra essa capa você já ficou com preguiça, né? Eu fiquei. 
Apesar de não me considerar uma pessoa preguiçosa, esse livro me chamou a atenção devido a proposta dele; afinal, quem não gostaria de atingir o sucesso com o mínimo esforço? 

Com uma escrita leve e conversando com o leitor, Marc Allen consegue expor seus argumentos e suas dicas de forma simples e trazer uma reflexão: será que é necessário mesmo nos matarmos de tanto trabalhar para conseguirmos atingir o sucesso? Será que seremos felizes dessa forma? 

Segundo o autor, o problema não esta na preguiça, mas sim, na falta de foco. 
Para ajudar a resolver este problema, ele propõe que você primeiramente sonhe. Pense onde você gostaria de estar daqui há 5 anos. Como seria? 

 "Primeiro você constrói o seu castelo no ar. Depois, constrói os alicerces dele." Henri David Thoreau. 

Em seguida, você deve traçar metas e fazer o planejamento para alcançar essas metas. Até aqui, esse livro se comportou como qualquer outro livro de autoajuda, certo? 
Certo; mas agora é que vem o diferencial. O autor incentiva o leitor a ter uma atitude positiva e tranquila neste processo, ou seja, se você tem uma meta (Começar um curso de inglês) e marcou que iria começar na segunda, mas por algum motivo não conseguiu, a tendência seria se sentir arrasado, com a sensação de que não esta progredindo. Mas na visão dele, esta tudo bem, pois você precisa entender que esta progredindo no seu tempo. Não conseguiu ir na segunda? Ok. Marque na sua agenda que irá na próxima segunda e faça isso! 

Você é muito desorganizado? Não! Você é organizado nas áreas em que precisa ser. Sua mesa do escritório pode estar uma bagunça, mas você não atrasa as contas da casa, né? Então... isso prova que você não é tãoooo desorganizado como imagina, não é? 

Além disso, ele afirma que as pessoas que trabalham relaxadas são muito mais produtivas e conseguem resolver problemas com muito mais facilidade de forma mais inteligente. Vá ler um livro, fazer meditação... inclusive, você deve manter um pensamento positivo sobre as coisas, pois seguindo a filosofia da Lei da Atração, o pensamento tem poder. Manter uma atitude positiva em relação ao mundo fará com que coisas positivas aconteçam com você! 

Durante a leitura, o autor lhe dará várias dicas de leitura para você se aprofundar sobre os assuntos que vão sendo abordados por ele, e eu achei isso muito legal. Ele não ficou apenas na experiência dele e em suas teorias; ele se apoiou em outros livros e outras histórias para fazer com que você tivesse a oportunidade de aprender com o erro dos outros e juntou tudo isso em um único livro.

Outra coisa interessante, é o incentivo que ele faz para que você ajude uma ONG. Faça algo de bom pelo mundo, e ele lhe retribuirá em dobro. 
Ah! Mas eu sou preguiçoso... não tenho tempo, paciência ou disposição para ajudar uma ONG... Tem sim! Basta doar 10% do seu salário! Coloque a doação em débito automático e programada na sua conta corrente! Você nem vai perceber que esse dinheiro saiu da sua conta. Mas no final do ano, terá a incrível sensação de que fez algo de útil pela sociedade de alguma maneira. 

Essas pequenas coisinhas: incentivar a doação; incentivar os pensamentos positivos; fazer com que o leitor aceite que não é perfeito, e que isso esta tudo bem; são o verdadeiro diferencial deste livro. Ele faz com que um workaholic pare e analise se vale à pena se matar de trabalhar sem desfrutar os pequenos prazeres da vida; e faz com que os preguiçosos percebam que mesmo não sendo tão ativos, eles podem contribuir e fazer muitas coisas seguindo o ritmo deles.

Boa leitura! 

19 comentários

  1. Não gosttei não, ficou muito tipo de auto-ajuda e nem gosto desse tipo de leitura ou estou enganada e tem algo a mais???
    rsrsrsrsrsr
    O que me agradou foi a fofura na capa do livro!!!
    PAZ E LUZ SEMPRE

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa capa da uma vontade de abraçar esse cachorro e dormir com ele ♥
    Não é meu tipo de leitura mas achei super interessante a proposta!!
    Dicas para uma vida melhor nunca é demais néah!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que diferente a proposta deste livro, mas gostei muito! Nunca tinha lido nada como este mas gostei muito, parece bem legal!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho que dar esse livro de presente pra minha gerente, haha.
    Nunca vi ser humano mais desorganizado (e quando digo desorganizado é não entregar nada no prazo mesmo, não na forma positiva como o autor coloca). Não sei se por tanto trabalho e pressão nas suas costas ela é tão estressada, mas qualquer coisa que ajudasse a aliviar isso seria bom, né?
    Enfim, parece bastante interessante a proposta do livro, e eu confesso que eu tenho muita dificuldade em fazer isso. Um planejamento. Sei onde quero estar daqui 5 anos, mas os planos que faço ou acabo não cumprindo ou eles não são exatamente o que eu queria. Seria bom aprender a me organizar melhor no quesito: planejamento.

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser um auto-ajuda um pouco diferente, dá chances ao leitor de não desistir depois do primeiro tropeço rs
    Não é o tipo de leitura para mim, mas deve ser útil para aqueles que apreciam esse tipo de livro. Adorei a capa! Que cachorro mais fofo!

    ResponderExcluir
  6. A proposta para "preguiçosos" parece inusitada. Esse livro poderia ser dado para algumas pessoas que conheço rs. Mas, não sei, não li o livro e lendo a resenha tenho a impressão de que de alguma forma o autor parece reforçar o preguiçoso a ser preguiçoso. Talvez eu esteja errada, precisarei ler o livro todo para confirmar. Mas, por exemplo,na proposta de fazer a doação: se você não tem paciência ou disposição faça em débito automático o.O

    ResponderExcluir
  7. Achei a capa muito fofa,não gostei muito do enredo,não leria!
    beijinss!

    ResponderExcluir
  8. Adoroo esses livros que tem uma proposta meio de auto-ajuda, que ás vezes é bem necessário para o nosso crescimento.
    Gostei da premissa e pretendo ler *---*

    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não curto muito o tipo de leitura mas confesso que esse livro acabou chamando minha atenção. Ainda mais nessa época de muito calor, a preguiça domina rs.
    Agora a capa, sem comentário, muito fofa!!!!

    ResponderExcluir
  10. Não gosto de livros auto-ajuda e mesmo com sua resenha foi essa a impressão que o livro me passou. Não me interessei. :D

    ResponderExcluir
  11. Esse ai deve ser bom pra mim..
    rsrsrsrrsrs

    a capa tá a cara da preguiça mesmo...

    ResponderExcluir
  12. Não me interessei muito pelo livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ter um quê de auto ajuda, né? Mas a ideia é sim interessante e faz sentido. Mas infelizmente, eu não me imagino lendo algo do tipo.

    ResponderExcluir
  14. Oi Natalia, tudo bem??
    Não conhecia o livro, e confesso amo livros com esta temática, pois sempre refletimos nas nossas atitudes, pensamentos e ideais. E este tema é super atual pois acabamos fazendo mil coisas e não finalizando nada...Adorei conhecer o livro e com certeza esta na minha lista de desejados!!

    ResponderExcluir
  15. U.U É uma boa resenha , mas só de pensar em ler um livro de autoajuda já me dá uma preguiça...

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente, não é o tipo de livro que gosto. Tudo bem que ele tem um diferencial que você comentou, mas, mesmo assim, ainda não prendeu minha atenção. Ou seja, esse, eu passo!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Olá Natália!
    Infelizmente esse tipo de leitura não chama minha atenção, então com certeza não irei ler ele, mas para quem gosta é uma boa pedida.
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  18. Amei essa capa, amo cachorros e tenho uma labradora, aí já viu né?
    Todo livro que vejo com capas de cachorros quero comprar KK Este parece ser legalzinho, eu até curto livros nesse estilo, mas não sei se compraria agora.

    ResponderExcluir
  19. Não sou muito fã de livros de auto ajuda mas esse me ganhou só pela capa ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥