3 de março de 2014

Névoa por Kathryn James

Livro I

Autora: Kathryn James
Editora: Farol Literário
ISBN: 9788562525759
Ano: 2013
Páginas: 336
Classificação: 
Gwen, uma garota de 15 anos, marca sua festa de aniversário no meio da mata. Sua irmã Nell sabe dos perigos de fazer uma festa na floresta, mas Nell não consegue impedir a irmã. Gwen é levada pela névoa da floresta. Somente Nell sabe quem está por trás do sequestro de sua irmã – o garoto que ela imaginava ser seu amigo, o belo e misterioso Evan River. Evan não é um garoto comum – ele tem um segredo que fará com que Nell questione tudo o que ela sempre ouviu de sua avó: que as histórias sobre as meninas perdidas fossem apenas contos de fadas. Evan vive à margem do mundo de Nell, raramente vislumbrado, incompreendido e temido. Um confronto entre os dois mundos está prestes a começar.

Nell é a irmã mais nova de Gwen. A garota mais popular da escola. Nell nunca foi como sua irmã. Sempre foi mais tímida e nunca ligou em ter tantos seguidores como ela, mas mesmo sendo mais nova, sempre foi mais centrada e mais madura. Elas vivem numa casa que fica localizada perto de uma floresta, onde Nell sempre observava a névoa que a mesma continha. Certo dia, Nell percebe que o garoto que estuda com ela, Evan, sai da floresta para ir à escola e ao final da aula, também volta para a floresta, mas não somente isto... Ele sai e volta para a névoa. Lugar no qual cresceram ouvindo que não deveriam se aproximar, visto que quem entrava na névoa nunca mais era visto. Nell fica intrigada e começa a observar que Evan sempre faz o mesmo trajeto até a névoa e decide segui-lo. Até então, eles nunca haviam se falado, porém, no dia em que Nell decide segui-lo para descobrir onde ele está indo, Evan percebe que está sendo seguido e é aí que finalmente se falam. Após o ocorrido, Nell acredita que uma amizade está prestes a começar, mas será mesmo?

Sua irmã decide fazer sua festa de quinze anos na floresta, mesmo sem a permissão da mãe delas e Nell pressente que algo não acabará bem caso esta festa realmente aconteça como sua irmã planeja. Nell comenta com Evan sobre a festa, que lhe informa que ela não deverá ser feita lá naquela noite, só aumentando o mau pressentimento de Nell. Mas como Gwen é extremamente teimosa e mimada, faz a festa do mesmo jeito e como Nell pressentia o pior acontece: Gwen é levada por um homem misterioso para dentro da névoa e desaparece. Mas como isso seria possível? Nell sentia que algo não estava certo, mas sumir na névoa? Ela e Gwen nunca acreditaram nas histórias de sua avó sobre meninas que eram levadas para a névoa e nunca mais voltavam. Porém, da pior maneira possível, Nell descobre que estas histórias de contos de fadas são reais e terá que encontrar uma maneira de trazer sua irmã de volta... Seja lá para onde ela tenha sido levada.

Como Nell já havia visto Evan sair e voltar para a Névoa, além do aviso que ele deu à ela sobre não fazerem a festa na floresta, Nell deduz que ele tenha alguma coisa a ver com o desaparecimento de sua irmã e questiona-o. Nell acaba descobrindo que Evan esconde um segredo... Ele é um Elfo e é possível ser transportado para o mundo deles através da névoa. Acreditando que ele seja seu amigo, Nell pressiona-o a ajuda-la a resgatar sua irmã, mas Evan diz que isto será impossível, visto que o mundo deles sempre captura uma garota para que seja levada até o mundo deles e nunca mais volte. Nell é claro, não se conforma com isso e vai contra tudo e todos para salvar sua irmã. Porém, há algo muito maior por trás do sequestro de Gwen... A vingança dos Elfos em quererem tomar a Terra novamente para eles, e Gwen será usada como uma moeda de troca. Será que Nell conseguirá trazer sua irmã de volta antes que seja tarde demais?

Névoa possui uma premissa muito interessante para quem gosta, assim como eu, de histórias que possuam Elfos em seu contexto. Gosto da maldade deles e dessa vontade em querer retomar o Mundo que um dia foi deles e Névoa mantem muito bem esta premissa. Nell, mesmo tendo treze anos, é uma personagem extremamente madura e centrada, assim como Evan. O livro é contado em terceira pessoa, tornando possível termos uma visão geral do que acontece. Este é o primeiro livro que leio em que os personagens principais têm menos de quinze anos e posso dizer que não me decepcionei, pois eles são muito maduros para sua idade.

A história contém detalhes do mundo Élfico, porém senti necessidade de mais. Também não gostei muito da maneira como os Elfos foram retratados já que tenho uma visão diferente desses seres, mas isto vai muito do gosto pessoal de cada um para cada ser místico explorado em um livro de fantasia. Contudo, achei a história boa e acredito que o segundo livro será melhor do que o primeiro devido a maneira como terminou. Pelo que parece, a continuação terá muita ação e estou verdadeiramente ansiosa para saber o que acontecerá a partir de agora.

A Farol Literário também fez um trabalho belíssimo com o livro, pois a capa é lindíssima com um brilho todo especial, a diagramação e a revisão estão impecáveis, o tamanho da letra é um pouco maior, tornando a leitura extremamente agradável e as folhas são amareladas. Agora é aguardar por toda a ação que promete no segundo livro.


15 comentários

  1. Vi esse livro há alguns dias e achei a capa linda, depois procurei um pouco sobre a história e percebi que é o estilo de livro que gosto... Sua resenha me deixou curiosa e Névoa vai para a lista, mas acho que não vou ler tão cedo, porque tem muitos livros na frente.
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Como vc disse a capa é linda , e o livro parece aqueles que vc começa a ler e Não consegue parar mais .
    Sério eu adoro esse gênero !!
    E amei a resenha...

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro livros de fantasia, e essa é a primeira resenha que leio de Névoa, apesar de já ter visto o livro o livro por algumas vezes na blogosfera.
    Eu gostei bastante da premissa e pretendo pesquisar um pouco mais sobre a obra e também pretendo-a ler em breve pra ter assim uma opinião concreta sobre o livro *-*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vocês estar numa livraria e ver essa capa já vai dar vontade de levar o livro para casa. =)
    Admito que tive que reler a resenha porque me perdi no meio de tantos Nell, Gwen, Evan e névoa. A história contém uma fantasia misteriosa e isso me agrada. Mas acho que vou esperar a resenha do próximo livro para decidir se coloco-os na minha lista.

    Beijooos

    ResponderExcluir
  5. Capa bonita e uma certa temática interessante, lembra os antigos filmes de terror noir onde as crianças sumiam e algo rondaVA ALGUMA PESSOA QUE ERA TIDA COMO DIFERENTE OU SUSPEITA E NO FIM NUNCA ERA A PESSOA QUE DESCONFIÁVAMOS. Será que esse livro é assim também??? Fiquei muito interessada, muito curiosa. e o título é muito legal.

    ResponderExcluir
  6. O livro já me ganhou só pela capa! E depois de ler a resenha fiquei muito curiosa. Sempre vi os elfos como seres belos e bondosos, mas parece que o livro traz outra visão deles.

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    A capa é linda, mas achei a sinopse bem fraquinha. Bom, não é um livro que eu leria, pelo menos não pela história, me pareceu mesquinha *-*
    MilkMilks
    DM
    Milkshake de palavras

    ResponderExcluir
  8. Eu ganhei este livro, mas não tive tempo de ler ainda. A capa eu acho linda. EM relação ao que você falou dos Elfos, espero não ter este problema.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhum livro da Kathryn James , esse é o primeiro livro que vejo dela. A sinopse me chamou muito a atenção , sou apaixonada por livros de fantasia e esse livro tem uma premissa muito interessante! Com certeza vou lê-lo.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  10. Sempre fui apaixonada por essa capa, mas jamais imaginei que fosse uma história sobre o mundo Élfico! Não sei o que pensar agora, porque não é um gênero que eu goste muito. Na verdade, tive poucas experiências com essa temática. Talvez seja a hora de arriscar.

    ResponderExcluir
  11. A capa desse livro é linda!!!!! Fiquei apaixonada quando vi.
    Também adoro histórias com Elfos e a resenha me deixou mais curiosa. Já estava na minha lista de futuras leituras!

    ResponderExcluir
  12. A capa é realmente muito bonita e a resenha ficou muito boa, mas esse tipo de livro não chama muito minha atenção :/

    ResponderExcluir
  13. Eu estava com bastante vontade de ler esse livro, mas agora acho que vou adiar a leitura, amei a resenha!
    Beijos.

    http://theuniverseofutopia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. A capa é linda e a estoria parece ser boa, quem sabe eu não de uma chance para ele e eo leia no futuro =)

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  15. Desde o lançamento fiquei querendo o livro, a capa é simplesmente perfeita.
    O enredo me chamou bastante a atenção também e por mais que tenha pontos negativos, ainda estou querendo ler =)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥