21 de março de 2014

O Restaurante no Fim do Universo por Douglas Adams

Livro II 

Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
ISBN: 857542128X
Ano: 2004
Páginas: 229
Classificação: 
O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante do Fim do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote ao momento em que tudo se acaba numa explosão fatal? A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível. O segundo livro da série de Douglas Adams, que começou com o surpreendente "O Guia do Mochileiro das Galáxias", mostra os cinco amigos vivendo as mais inesperadas confusões numa história cheia de sátira, ironia e bom humor. Com seu estilo inteligente e sagaz, Douglas Adams prende o leitor a cada página numa maravilhosa aventura de ficção científica combinada ao mais fino humor britânico, que conquistou fãs no mundo inteiro. Uma verdadeira viagem, em qualquer um dos mais improváveis sentidos.

No primeiro livro desta série, fomos apresentados ao quinteto mais louco de todo o universo. Arthur Dent, Ford Perfect, Zaphod, Trillian e, claro, nosso robô incrivelmente feliz, Marvin!

Depois de descobrirem o planeta Megaratheon, que foi o responsável pela fabricação da Terra (e você achando que o trabalho ficou todo com Deus, né? Esta redondamente enganado!), nosso pequeno grupinho decide que é hora de uma pausa para o lanche. Já era hora! Depois de ter a Terra destruída, descobrir que ela foi encomendada e de várias aventuras pelo espaço com um bando de loucos, era de se esperar que essa turma estivesse com fome! 
Eles decidem ir ao um restaurante, mas não qualquer restaurante... nãooooooo! Tem que ser o Restaurante do Fim do Mundo! E o nome do livro ajusta-se perfeitamente, pois o restaurante encontra-se no espaço tempo preciso do fim do mundo. 

Imagine que agradável...
Enquanto você saboreia o seu prato, você pode, por exemplo, apreciar o derretimento da Via Láctea e a explosão de Marte!
Mas o restaurante não é no fim do mundo? Então, como eles chegaram lá? 
Simples. Viagem no tempo. Eles avançaram 675 milhões de anos. Afinal, do que adianta roubar uma nave com um gerador de improbabilidade infinita se você não for usá-la, né?
Uma das cenas mais impagáveis deste livro acontece neste restaurante. Imaginem que você esta fazendo o seu pedido ao garçom e ele pergunta se você gostaria de ver o prato do dia. 
Você, educadamente, aceita a sugestão do garçom, e eis que entra no recinto uma vaca que vai apresentando os melhores pedaços do próprio corpo e se oferecendo (literalmente) para que você a coma. 
Não, você não entendeu errado. A vaca é o prato do dia! Por isso, ela vem se apresentar pra você. 
Fantástico e bizarro. 

Neste livro, teremos a mistura de viagens espaciais com viagens no tempo e, é claro, a procura pela grande pergunta cuja a resposta é 42 (veja a resenha de O Guia do Mochileiro das Galáxias) e o homem que rege o universo. 
Douglas Adams consegue misturar tudo e mais um pouco no livro, mas a leitura não é chata. Na verdade, nós mudamos de cenário constantemente, e quando eles se livram de uma encrenca (como um ataque a sua nave), eles se metem imadiatamente em outra confusão maior ainda. 
Acompanhar os diálogos dos personagens pode ser um desafio, já que como eles são loucos (só podem ser loucos. As coisas que acontecem com eles não acontecem com pessoas normais) eles muitas vezes falam coisas sem nexo. Repetem as frase uns dos outros... mas esse é o estilo de escrita de Douglas Adams

Marvin, mais uma vez, rouba todas as cenas em que aparece, porém, ele participa bem menos deste livro. E pra provar que Marvin é mesmo especial, eu vou revelar um segredo: Marvin sabe qual é a pergunta cuja a resposta é 42, ou seja, a resposta para o universo, a vida e tudo mais!!!!
Eu não disse que ele era o melhor?!

Junte-se a tripulação intergaláctica e aventure-se a conhecer partes do universo que você nunca imaginou. Boa sorte. Você e eles vão precisar...

12 comentários

  1. Cada resenha que eu vejo de O guia dos mochileiros da galáxia, má da mais vontade de ler, assim que conseguir dinheiro vou comprar ú.ú

    ResponderExcluir
  2. Não li o primeiro, mas parece ser uma série bem legal, sabe quantos livros tem?

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  3. Ainda tenho vontade de ler essa série aí, parece ser completamente bizarra e louca '-'
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Ri com a parte da vaca. rs Não vejo a hora de ler os livros de Douglas Adams. Estou precisando de uma leitura assim. Me embaralhei um pouquinho na viagem até o restaurante, mas tenho certeza que quando pegar o livro vou entender direitinho. =D

    Beijooos

    ResponderExcluir
  5. A serie parece bem interessante. Eu já disse que estou pretendendo lê-la há séculos rsrs, mais ainda não desisti e quem sabe ainda neste semestre eu comece a ler *----*

    Beijoos,
    Lauro.

    ResponderExcluir
  6. A serie parece bem interessante. Eu já disse que estou pretendendo lê-la há séculos rsrs, mais ainda não desisti e quem sabe ainda neste semestre eu comece a ler *----*

    Beijoos,
    Lauro.

    ResponderExcluir
  7. Muitas pessoas não gostam desses livros acham chato ou sem noção, eu tinha a série inteira (os 5) e amo de paixão, pena que emprestei e eles nunca mais voltaram... Por isso acho um perigo deixar os livros emprestados... A cada livro vamos nos deparando com situações inimagináveis e muito engraçadas.

    ResponderExcluir
  8. Nenhum livro dessa série me chamou atenção apesar de todo mundo falar muito bem deles.
    Acho que essa atmosfera de universo da um ar meio infantil que não me atrai muito.

    ResponderExcluir
  9. Mais uma resenha e minha curiosidade só aumentou!
    Esperando uma promoção pra adquirir essa série.

    ResponderExcluir
  10. Tenho alguns livros da série aqui em casa =)
    Fiquei surpresa por não receber estrelas máximas, rs. Mas enfim... é uma série realmente boa e que vale a pena.

    ResponderExcluir
  11. Ficção científica não é comigo, não. Dessa vez, vou deixar passar. :/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥