17 de março de 2014

O Sal da Vida por Françoise Héritier

Autora: Françoise Héritier
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859158
Ano: 2013
Páginas: 108

Classificação: 
Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso que este livro fala. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: “O Sal da Vida”. Nesta meditação, nesta espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga Françoise Héritier vai atrás das pequenas coisas agradáveis (às vezes nem tanto) às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!

Françoise começa sua narrativa, contando-nos que recebeu uma carta de um amigo médico que é extremamente dedicado ao trabalho e aos seus doentes. Muitas vezes ela o encontrou a beira do cansaço físico e mental, mas isso não o impedia de continuar trabalhando com afinco. 
Na carta, o médico dizia: "Uma semana de férias roubadas na Escócia". 

Esse foi o ponto de partida para Françoise começar a discorrer se ele estaria mesmo "roubando" um tempo para si, ou se não seria o contrário; o mundo estaria "roubando" momentos preciosos da vida do médico e ele nem se dava conta. 
Ela começa então a listar tudo que é o sal da vida (no caso, com experiências da vida dela e experiências de consenso geral) para o médico. 
Vamos lá...

Primeiro ponto: Quando ela começa a listar as coisas que fazem com que a nossa vida tenha tempero, você começa a perceber que são as coisas pequenas, como as lembranças de você brincando no rio com seus irmãos quando eram crianças; aquele cheiro delicioso do bolo da sua vó que fazia você sair correndo de onde estivesse para pegar um pedaço quentinho; aquela viagem onde você conheceu o amor da sua vida; etc...

Segundo ponto: Como ela vai descrevendo essas imagens, não é difícil você se transportar para a cena, e com isso, você acaba se lembrando da sua própria experiência e descobrindo "O Sal" da sua vida. Você também percebe que, muito provavelmente, não fez nem metade das coisas que ela cita, ou seja, você esta na mesma situação do doutor. 

Terceiro ponto: O livro tem 108 páginas. Dessas, umas 80 são apenas com a lista de coisas que ela cita. Ou seja, chega uma hora que você não aguenta mais. Quando ela vai finalmente ter uma conversa com o médico e debater o fato de que ele não vem aproveitando a vida como deveria? Eu li as 108 páginas, mas confesso que se tirassem uns 3 ou 4 capítulos (ou melhor cartas, porque cada capítulo é uma carta dela para o médico com uma nova sequência de lista), eu não sentiria a menor falta. 
Como o livro é fininho, você provavelmente não irá abandonar o livro, mas se ela conversasse mais, ao invés de apenas ficar relembrando as experiências que são e foram o tempero da vida dela, talvez o livro fosse mais atrativo. 
No terceiro capítulo você já entendeu que o simples fato de acordar de manhã, abrir a janela e sentir a brisa refrescante já é maravilhoso e você deveria aproveitar esse momento. Ela não precisa ficar falando mais...

A capa é muito bonita, com um alto relevo que lembra sal (aquele de cozinha mesmo) no título, pois ele é áspero e o texto esta muito bem diagramado com letras maiores para facilitar a leitura. Outro ponto positivo é que no final do livro, vem um espaço para você começar a listar o que é o "Sal da sua vida", e uma listagem com todos os filmes, séries e livros que são citados pela autora ao longo do livro. 
Conforme fui lendo o livro, confesso que pensei que teria que relê-lo só para anotar essas citações, para mais tarde, poder assistir ao filme, ou ver se encontrava o livro que ela falava... quando cheguei no final do livro, foi um alívio ver que tudo que eu precisava já estava ali! 

Eu esperava mais deste livro, mas ele não é ruim. Apenas acho que ela poderia ter elaborado de outra forma a questão, ao invés de ficar listando tudo isso... o que acabou tornando a leitura sem muitos atrativos. Cada vez que começava um novo capítulo eu pensava: "Lá vem mais uma lista..."

Acho, sinceramente, que cada um deve ler e tirar suas próprias conclusões sobre este livro, pois o que não funcionou pra mim, pode ser o que faltava para você...


13 comentários

  1. Gostei bastante da capa, mas não me interessei pelo livro , pra mim livros curtinhos tem que ser bem leves sabe .

    ResponderExcluir
  2. De vez em quando gosto de ler um livro assim. E preciso dizer uma coisa: Adoro listas! Esse livro é candidato a entrar na minha estante. Embora a imagem da capa tenha feito com que eu imaginasse que a história era um romance e a resenha me mostrar que não é como eu pensei, gostei bastante dela. =)

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro. Não sei se iria gostar de um livro cheio de listas rs. Pelo menos a principio não me atrai, mas acho que só lendo mesmo pra saber. A capa achei linda, gosto quando tem relevo nas letras!

    ResponderExcluir
  4. Acho que esse livro é meio que de auto-ajuda não é? Porque no fundo nos inspiramos e percebemos que na maioria das vezes já dispomos de tudo o que precisamos para sermos felizes, apenas não enxergamos, não vemos os temperos que dão sabor aos momentos de felicidade. E o sal da vida é um exemplo desse tempero

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Confesso que estava curiosa para ler esse livro, mas depois de sua resenha essa curiosidade diminuiu. Livros assim acabam por se tornar realmente monótonos.
    Quando estou lendo um livro que cita demais obras também penso em anotá-las para pesquisar sobre depois, e ter essa lista no fim do livro é realmente um bônus!
    Beijos ;*

    eterna-leitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não gostei muito da sinopse, e nem da proposta do livro. Eu fiquei curiosa, e por ser um livro curtinho, caso eu leia, também não vou abandonar a leitura.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oi Natália, eu já não estava interessada mesmo nele.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Eu me encantei por essa capa e tinha me interessado pela premissa. Adorei a resenha, que foi direta ao ponto e sem enrolação. Como a sua foi a primeira que eu li, pretendo pesquisar outras, mas vou ler de qualquer maneira, pra ter uma opinião concreta *---*

    Beijoos,
    Lauro.

    ResponderExcluir
  9. Já li resenhas positivas e outras negativas deste livro, mas desde o início ele não me interessou.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser muito bom, mas achei essa capa meio "poluída", sei lá, excesso de informação, sabe?

    ResponderExcluir
  11. Oi Natália, este não me chamou muito atenção.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. Só li até agora duas resenhas sobre o livro, uma bastante positiva e a sua. Acho que só lendo pra tirar uma conclusão. Mas convenhamos que esse formato de lista acaba tornando a leitura bem chatinha mesmo. A capa é linda e a história que tinha tudo pra dar certo, parece que foi mal desenvolvida.

    ResponderExcluir
  13. Apesar de achar todas as obras da editora fofas e desejar todas... após ler essa resenha fiquei na dúvida se eu deveria desejar essa, rs. A capa é linda e pela sinopse eu achei que seria ótima... mas... vou deixar para lá e só ler se surgir uma oportunidade.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥