7 de março de 2014

Passarinha por Kathryn Erskine

Autora: Kathryn Erskine
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859134
Ano: 2013
Páginas: 224

Classificação: 
No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.

Eu estou ao mesmo tempo apaixonada e embasbacada com esse livro.
Esse é aquele típico livro que todo mundo deveria ler. E não é porque tem uma história que te prende do início ao fim, que você não consegue parar de ler enquanto não souber o final. Não. É porque é genial. Simples assim...
A autora conseguiu juntar dois temas muito sérios e tratá-los com muita sutileza e de uma forma linda e tocante.
A cada página que eu virava, eu ficava mais impressionada com a delicadeza da história e com a maestria que a autora conseguiu abordar dois temas muito complicados: o autismo e os ataques em escolas que acabam vitimando inocentes, e normalmente, crianças.

O irmão de Caitlin foi uma dessas crianças inocentes...

Caitlin tem um modo muito peculiar de ver o mundo, afinal ela tem Sindrome de Asperger, uma forma mais branda de autismo, onde a pessoa tem dificuldade de interação social, mas não possui um atraso mental. Na verdade, muitas vezes, crianças que tem essa síndrome são tidas como gênios, pois eles se focam tanto em uma coisa que acabam desenvolvendo talentos especiais muito cedo. No caso de Caitlin, seu foco são os desenhos. Mas só em preto e branco! As cores são muito confusas para ela...

Caitlin é extremamente racional, por isso, ela não entende "O Sentido das Coisas", como metáforas... sarcasmos... etc.
Ela também tem dificuldade em captar as emoções das pessoas, e como todo mundo que possui alguma forma de autismo, tem dificuldade de manter o foco nas pessoas. Mas ela vem "Trabalhando Nisso" com a psicóloga do colégio em que estuda.

Vocês devem estar se perguntando por quê eu estou escrevendo algumas coisas em letras maiúsculas e entre aspas, certo?
Bem... essas são coisas que Caitlin repete pra si mesma o tempo todo para tentar "Captar o Sentido" das coisas e se integrar a sociedade.

O livro é a visão dela do mundo em que vive. Ela é inocente, fofa e prestativa. Porém, ela precisa lidar com pessoas (crianças) que não entendem o problema dela, e com a perda de seu irmão, uma das poucas pessoas com quem ela se sentia segura e que era seu companheiro. O pai, coitado, acaba de perder um filho! Tem coisa pior do que perder um filho por um ataque na escola? Eu acho que não... então, por mais que o pai dela cuide dela, neste momento ele também precisa de cuidados especiais...

Alguém já havia se perguntado como essas pessoas, que são de alguma forma autistas, enxergam o mundo? Eu achei sensacional a premissa desse livro por isso. Ele consegue fazer com que você entre na cabeça de Caitlin.

Alguém já leu algum livro que trate sobre os ataques que aconteceram nas escolas americanas na década de 90, como o massacre de Columbine? Eu nunca vi nenhum livro que se proponha a contar a história... ou o que aconteceu depois... nada!
Esse foi o primeiro livro que li, que teve a coragem de chamar a atenção do leitor para uma reflexão sobre esse assunto. Por esse motivo eu bato palmas para a autora e agradeço imensamente a editora Valentina por proporcionar essa preciosidade ao público brasileiro.

Eu preciso dizer mais alguma coisa? Acho que não.

Quem quiser se aprofundar no tema e saber mais sobre Columbine, eu sugiro o documentário "Tiros em Columbine" de Michael Moore.


14 comentários

  1. A capa é um misto de sutileza e dor que nos remetem ao útero... Não sei explicar mas desde que vi esse título fiquei com vontade de ler, e agora, lendo essa resenha tenho absoluta certeza de que o PASSARINHA vai mudar extremamente meu modo de ver as coisas também. Preciso, até porque estamos aqui em minha casa com um pequeno que tem sinais de Asperger e estamos tentando entender o mundo dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então esperamos que além de gostar do livro, que o mesmo possa te ajudar!

      Super beijo!!!

      Excluir
  2. Ótima resenha ...
    O livro parece que vai de algum modo nos fazer ver o mundo de maneira diferente, e por mais que eu não goste desse gênero, fiquei curiosa para ler

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louco pra ler Passarinha, desde o lançamento pela Valentina.
    Eu simplesmente ameii a premissa do livro, e a maneira como você descreveu a obra foi incrível, de deixar qualquer leitor querendo te-lo em mãos imediatamente.
    Ele já é super desejado por mim e esta dentre as prioridades da minha lista de desejos *---*

    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Me apaixonei pela capa desse livro desde a primeira vez que a vi, ela me desperta tanto encantamento. Gosto de admirá-la. Porém, confesso que nunca havia parado para saber do que se tratava o livro, hoje sabendo que trata de temas tão delicados e importantes vou colocá-lo na lista de desejados. E quero conhecer a vida de Caitlin. =)

    Beijooos

    ResponderExcluir
  5. Eu me interessei por esse livro desde o primeiro momento que vi, a capa, a sinopse e agora com a resenha tive a certeza que é a leitura que não posso deixar de ter.
    Perfeito!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Conheci seu blog faz pouco tempo, e me encantei.
    ''Passarinha'' é o tipo de livro que me cativou pela capa. Gosto de livros que saem da mesmice e nos mostram realidades diferentes e tentam nos passar uma mensagem. Após essa resenha o livro já entrou pra minha lista de leituras.
    Beijos !

    eterna-leitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda ao Perdidas na Biblioteca Rafaela! <3

      Esperamos que se sinta a vontade no nosso cantinho! =)

      Super beijo!!

      Excluir
  7. Esse livro parece ser bem emocionante , parece ser um daqueles livros que te fazem refletir..
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser incrível mesmo, trata de dois assuntos que são pouco falado e pela sua resenha de uma forma bem suave e sem muito holofotes.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nada a respeito destes ataques, aliás, nunca li nada verídico do assunto. Li apenas um livro que contava sobre um ataque a inocentes, mas totalmente ficção. Não sei se vou ler este.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Gente, que história linda e que capa perfeita!! Sério, achei essa capa genial.
    Só de ler a resenha já me apaixonei pela Caitlin. Parece ser um livro, como você disse, genial. Fiquei morrendo de vontade de ler.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro já está na minha lista de desejados a um tempinho e a minha vontade de ler é enorme. Gosto de livros que retratem coisas reais, sabe... Autismo mesmo é algo real e tão pouco trabalhado pelos autores. Assim como os ataques a escola. Só pela temática o livro já me ganhou, imagina que delícia não deve ser a história? <3

    ResponderExcluir
  12. Ganhei o livro e estou esperando chegar =)
    Todos me recomendam e ver o quanto é bom, nossa... preciso ler assim que chegar. Deve ser fantástico mesmo, um tema bem delicado e bacana de debater.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥