17 de abril de 2014

A Vida, o Universo e Tudo Mais por Douglas Adams

Livro III 

Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
ISBN: 8575421727
Ano: 2005
Páginas: 224
Classificação: 
Após as loucas aventuras vividas com seus estranhos amigos em "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e "O Restaurante no Fim do Universo", Arthur Dent ficou cinco anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acordava todas as manhãs com um grito de horror por estar preso àquela monótona e assustadora rotina. Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit. Este é o terceiro volume da "trilogia de cinco" de Douglas Adams, um dos mais cultuados escritores de ficção científica de todos os tempos. Seu humor corrosivo e sua habilidade em criar situações improváveis tornam seus livros indispensáveis para qualquer um que tenha capacidade de debochar de si mesmo. Usando o planeta Krikkit como paródia da nossa sociedade e das guerras raciais, Adams cria uma história divertida, inteligente e repleta dos mais inusitados significados sobre a vida, o universo e tudo mais.

Depois de ficarem presos na Terra Pré- Histórica, Arthur Dent e Ford Perfect estão a ponto de enlouquecerem. 
Na verdade, numa bela manhã de sol, Arthur Dent decide que vai enlouquecer, já que ele esta muito... entediado. 
Sabe como é, né? Viver durante anos em uma caverna, fria e úmida, tendo apenas as árvores para conversar, é de enlouquecer qualquer um. 

Ford passou anos isolado, explorando o planeta. Porém, após anos sem se encontrarem, neste exato dia, Ford Perfect ressurge das cinzas e avisa Dent que em poucos minutos eles irão conseguir sair daquele lugar. Uma espécie de fenda no tempo irá se abrir e eles serão jogados para algum outro canto do universo no espaço tempo. Convenhamos... qualquer lugar é melhor do que continuar vivendo na pré-história...


Um sofá se materializa na frente deles e quando eles alcançam o objeto são jogados para o planeta Terra, dois dias antes dele ser destruído pelos Vogons (lembra? Lá do primeiro livro?!), bem no meio de uma partida de Críquete


Contrariando todas as probabilidades, durante a partida de Criquete, eles encontram Slartibartfast, o engenheiro do planeta Terra, que vivia naquele planeta do primeiro livro, que explica que esta ali para pegar a trave do jogo e tentar salvar o mundo. 

O motivo? Existe um povo, chamado de Krikkits, que vivem no planeta Krikkit, cujo o nome é semelhante ao jogo tradicional inglês pois o mesmo se baseia na grande guerra que esse povo travou a milênios atrás, que simplesmente não consegue suportar o fato de existirem outras raças no universo. Quando eles descobriram que não estavam sozinhos, decidiram acabar com todo mundo e por isso, foram aprisionados (numa espécie de redoma ao redor do planeta deles) que os mantém isolados até o fim do mundo e cuja a porta só pode ser aberta por fora. 

Mas toda porta tem uma chave, certo? 

E a chave consiste em várias partes espalhadas pelo Universo, e uma dessas partes é a trave do jogo de Críquete! 
Dessa forma, tem início mais uma jornada, que levará Ford, Dent e Slartibartfast a uma festa de arromba, de volta a nave Coração de Ouro e consequentemente a Trillian e Zaplod.
Será que essa turma consegue impedir que os Krikkits sejam libertados e destruam todo o Universo? 

Eu acho que esse livro fugiu da história principal, pois apesar de se passar no espaço, dos diálogos estarem cada vez mais loucos, os personagens passam a maior parte do livro separados em grupos e a história do planeta Krikkit não acrescenta em nada a história principal - a procura pela pergunta cuja a resposta é 42. 
Trata-se de mais uma aventura, com início, meio e fim neste livro. 

Marvin, por exemplo, faz apenas uma participação especial no livro. O melhor personagem (na minha modesta opinião) é deixado de lado na maior parte do livro!
E tecnicamente, Marvin é quem pode decifrar a pergunta fundamental, pois além de ter uma cabeça enorme, ele consegue ler o DNA de Dent, e como ele faz parte do grande computador que os ratos construíram, e estava no fim da Terra, a resposta (ou melhor, a pergunta) deve estar perdida no cérebro dele e ele nem sabe!!!

A história continua legal, mas por não acrescentar em nada no enredo principal, pelo menos aparentemente até aqui, eu considero esse livro apenas regular. 

Vamos ver se no quarto livro melhora...


14 comentários

  1. Olá, Natália
    Ainda não li essa série, não me interessei muito, mas vejo que ela é bem conhecida. Aventuras no espaço não fazem parte do meu tipo de leitura favorito.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas achei interessante, quando tiver uma oportunidade lerei haha
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  3. Sempre tem um livro no meio da série que não agrada muito :(
    Acho ruim também quando um personagem que se destaca acaba ficando de lado. Tomara que no próximo melhore!

    ResponderExcluir
  4. Eu quase comprei os livros . Sim quase pois o cartão tava estourado T.T
    Mas da próxima vez eu compro.

    ResponderExcluir
  5. Olá Natalia...Ainda não tive a oportunidade de iniciar esta série, mas tenho os livros na lista de desejados, espero poder adquirir ela em alguma promoção!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Natália, não tive interesse na leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Eu odiei O Guia do Mochileiro das Galáxias, sério, que troço bem ruim, deu vontade de abandonar, mas li até o fim e pra quê, perda de tempo total. Enfim, eu respeito quem gosta, tenho amigos que adoram, mas pra mim não funcionou nem um pouco, então tudo que é relacionado a este livro eu passo. D:

    ResponderExcluir
  8. Olá Natália, tudo bem?
    Bom, o livro da resenha não é muito meu estilo e como nunca ouvi falar dele e da série, confesso que fiquei bem perdida. >.<
    Mas a resenha está muito bem escrita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Essa é uma série que eu não tenho nem um pouco de vontade de ler, mesmo vendo um monte de gente falando bem eu não tenho vontade de ler :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Essa série é novidade prá mim.
    Mas não é o tipo de leitura que me agrada muito.

    ResponderExcluir
  11. Achei o enredo meio confuso, ou a resenha, ou ambos. Ou talvez seja pelo fato de eu não conhecer a série e pegá-la dessa forma. Tipo, entrar no bonde andando e coisa do tipo.
    Enfim, pelo que eu li, não curti tanto assim o enredo não. Não seria um livro que eu leria, e se estivesse na minha estante seria minha última escolha de leitura.

    ResponderExcluir
  12. Essa série parece ser um pouco maluca, hein? Tem sempre aquele livro numa série que parece ter sido feito só pra "enrolar", entendo.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia a série, mas parece ser cheia de aventuras. Que pena que este livro não acrescentou em nada, espero que isso mude no próximos volume! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Esse é realmente o livro mais chato da série...os outros são bem mais divertidos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥