29 de abril de 2014

Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes! por Douglas Adams

Livro IV 

Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
ISBN: 8575421999
Ano: 2005
Páginas: 208
Classificação: 
Depois de oito anos vagando pelos mais insondáveis cantos da Galáxia, Arthur Dent está de volta à Terra, e tudo parece estranhamente normal. Todas as coisas estão em seus devidos lugares – sua casa, seu emprego, seu planeta –, e é justamente por isso que ele começa a desconfiar de que, ou ficou completamente maluco e tudo não passou de uma grande alucinação, ou algo de muito mais estranho do que viagens espaciais a bordo de naves alienígenas poderia estar acontecendo. Em busca de respostas que possam explicar não só como a Terra poderia continuar a existir – já que ela havia sido destruída para dar passagem a uma estrada interplanetária anos antes –, mas também por que tudo estava absolutamente igual ao que era, exceto pelo misterioso desaparecimento dos golfinhos, Arthur começa uma nova jornada. Uma das poucas pessoas que poderiam ajudá-lo a compreender toda a história é Fenchurch, uma linda garota que tem surtos psicóticos desde que teve uma revelação transcendental sobre o porquê de as coisas darem sempre tão errado para os humanos. Decididos a encontrar a verdade, Arthur e sua nova companheira tentam descobrir se a CIA é mesmo a responsável por tudo, produzindo alucinações coletivas ao testar uma nova arma química, embora não acreditem nem um pouco nessa versão. Juntos, Arthur e Fenchurch vivem um grande, profundo e divertido amor, cheio de beleza e poesia, mas repleto das mais inusitadas situações, enquanto procuram o motivo de tanta confusão. Teriam os dois imaginado tudo aquilo? Mas, então, onde estariam os golfinhos? E o que queriam dizer com a mensagem "Até mais, e obrigado pelos peixes!"? Isso é o que você e Arthur Dent estão prestes a descobrir!

Neste livro, vamos deixar de lado a ficção científica e embarcar em uma comédia romântica.
Arthur Dent esta apaixonado. Mas se você pensou que ele e Trillian se acertaram.... pense de novo.
Arthur (sabe-se lá como) voltou a Terra. Sim, a Terra havia sido destruída pelos Vogons no primeiro livro, mas ao que parece, existem várias dimensões que podem em algum momento se interligar (teoria das cordas?!), mas isso não é muito bem explicado no livro (ou será que é o meu cérebro que já não consegue acompanhar o raciocínio muito louco de Douglas Adams?). Enfim... o importante é que Arthur esta em casa; ou quase isso... por algum motivo, as pessoas acreditam que o ataque dos Vogons foi algum tipo de projeto secreto da CIA e para eles, a Terra nunca foi destruída. Apenas Arthur sabe da verdade.

Quando ele retorna, ele pega carona na estrada com um cara que carrega sua irmã desacordada no banco de trás do carro. O nome da garota é Freny, e ela é uma peça fundamental em toda a história. Apesar do irmão dela dizer que ela é louca...
Lá no primeiro livro, temos a descrição de Fenny, sentada em um bar, minutos antes da Terra explodir, onde ela finalmente descobre o segredo que envolve a vida, o universo e tudo mais. Porém, como a Terra foi destruída logo em seguida, ela não teve tempo de contar a sua descoberta pra ninguém...

Arthur logo sente que existe alguma coisa de estranho com aquela garota e não consegue tira-la da cabeça. Algum tempo depois, eles se reencontram quando Fenny volta para o bar que ela estava no momento do fim do mundo. Ela fica voltando pra esse lugar, para se lembrar de algo que ela esqueceu, mas todas as vezes que ela chega perto de se lembrar... ela desmaia.
Arthur dá uma carona a Fenny e decide declarar todo o seu interesse e supostamente o seu amor pela garota, mas como é o Arthur (mais enrolado que um carretel), Fenny vai embora para Londres, deixando o número dela para que ele ligue mais tarde e eles possam terminar (ou começar) a conversa.
Porém, Arthur perde o telefone dela. Entediado e frustado por ter deixado Freny escapar, ele decide descobrir onde era a caverna que ele viveu na era pré-histórica, e que surpresa... quando ele chega ao local da sua antiga morada... encontra Fenny morando em um celeiro neste lugar.
Seria o destino?

Eles começam uma espécie de namoro, onde Arthur ensina Fenny a voar (ou melhor, a como não cair no chão. Para entender isso, você precisa ter lido o terceiro livro) e descobre que os golfinhos desapareceram.
Não! Eles não foram extintos. Eles desapareceram!
Pra quem não lembra, os golfinhos eram a segunda raça mais inteligente do planeta, ficando atrás apenas do ratos que foram quem encomendaram a Terra. Logo, se os golfinhos sumiram, tem um por quê.
Outra coisa começa a deixar Arthur intrigado... ao chegar em casa, ele encontrou um aquário, onde estava gravada a mensagem: até mais, e obrigado pelos peixes!
Quem estaria querendo agradecer Arthur? E por quê?
Arthur e Freny partem para procurar respostas sobre o desaparecimento dos golfinhos, pois de alguma forma, a aminésia de Freny parece estar relacionada com isso; e tem início mais uma viagem espacial, para descobrir a última mensagem de Deus.
Mas eles não são os únicos que precisam descobrir a última mensagem... Marvin também estará lá!

Como eu disse, no início desta resenha, este livro é bem diferente dos outros volumes da coleção. Ele é bem mais voltado para a história de Arthur, tanto que os outros personagens ou não aparecem, ou fazem apenas uma participação especial. Todo o enredo é sobre Arthur e Fenny.
Como Arthur não é uma pessoa normal, o relacionamento dele não poderia ser diferente!
A história se passa basicamente na Terra, mas no final, voltamos ao espaço para encontrarmos as palavras de Deus (e graças a ele, o Marvin!).
Se no terceiro livro, o autor parecia ter se perdido na história, neste, ele resgata o enredo principal, mas não deixa a menor dica de como será o quinto (e último) livro da série.
É isso gente... estamos chegando ao final da nossa aventura... o que será que vem por aí?! Onde foram parar os golfinhos?
Essas e outras respostas sobre o universo, a vida e tudo mais, nós só teremos no próximo livro.
Boa leitura!



14 comentários

  1. Oi, Natália
    Gostei muito da sua resenha. Ainda não li essa série, mas lendo suas resenhas, fiquei super curiosa. Vou comprar e começar a ler.

    ResponderExcluir
  2. Faltou entender toda a filosofia do livro. Essa coleção traz muito consigo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da capa desse livro, adoro golfinhos!
    Diferente mesmo e eu gostei.
    Curiosa pra saber do quinto e último livro da série.

    ResponderExcluir
  4. Peguei o livro aqui e...Freny??? Não é Fenchurch (como descrito na sinopse?)...eu peguei o meu livro aqui e não achei o nome Freny, até baixei um pdf e nada dele. Certeza que tá escrito certo esse nome?!?
    Mas voltando a falar do livro...a história é muito legal e bem bolada, no último acaba de um jeito surpreendente (no último escrito por Douglas, é claro) e acho que tudo se esclarece...apesar de eu ter lido o 6º e gostado também. Como o anônimo falou ali faltou entender a filosofia do livro (tá, eu não entendi 100% também mas enfim)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No livro, quando Arthur conhece Fenchurch ela esta desacordada no banco de trás do carro do irmão, e ele a chama de Feny (diminutivo de Fenchurch).

      Excluir
    2. Puts, acho que passei batido nessa parte então e como eu li faz tempo já não lembro. rsrs

      Excluir
  5. Achei um pouco confuso, talvez por este ser o quarto livro de uma série que eu não conhecia tantos detalhes.
    Sou louca pra ler essa série. Todo mundo sempre fala tão bem e ela parece ser tão divertida que é meio impossível não me sentir minimamente interessada.

    ResponderExcluir
  6. Eu não li os primeiros livros dessa coleção. Mas não me interessei muito por esse livro, talvez seja por não ter lido os outros e não conhecer a história... Mas não acho que vou gostar do livro :/

    ResponderExcluir
  7. Eu também nunca li os outros livros.
    Mas também pudera... É a primeira vez que leio algo sobre ele.
    Comédia romântica eu gosto, mas ficção não!!!

    ResponderExcluir
  8. Cada resenha que vejo dos livros da serie me dão mais vontade de o ler .

    Gostei bastante do enredo desse livro, um romance, totalmente diferente .

    ResponderExcluir
  9. a capa é bem legal, a história.. nem tanto. Não gostei muito. Não é o tipo de livro que eu compraria. Mas aceitaria de presente ! haha
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia os primeiros livros, por isso fiquei um pouco perdida no enredo, mas parece ser bem legal, vou procurar saber mais. :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tá. Nem sei por onde começar. Tipo, no meio da resenha, eu parei, pisquei lento e pensei: "Sério mesmo?". Mas como eu começo uma coisa e tenho que ir até o fim, prossegui. Mas iria parar ali mesmo. HAHA
    Desculpa, mas não curto muito esse estilo de livro. Parece ter uma narrativa boa, Porém pra mim num rola.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu já comentei neste post, mas não sei se consegui enviar. Mas se eu lesse o livro , seria pelo lado romântico!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥