25 de abril de 2014

Colin Fischer por Ashley Edward Miller e Zack Stentz

Autores: Ashley Edward Miller e Zack Stentz
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634166
Ano: 2014
Páginas: 176
Classificação: 
Resolvendo o crime. Uma expressão facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a MUITO INTERESSANTE população local. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversário de uma das garotas, Colin é o único que pode investigar o caso. Está em suas mãos provar que não foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê…

Colin Fisher esta prestes a passar por um momento muito tenso na vida de qualquer adolescente: o colegial, ou ensino médio.
Porém, no caso dele essa tensão é agravada, pois ele tem Síndrome de Asperger e pela primeira vez estará completamente sozinho na escola.

Até então, Colin era acompanhado por Marie, uma espécie de orientadora, que cuidava e treinava Colin para melhor interagir socialmente com as pessoas. Todo mundo já passou por essa situação: você precisa se acostumar com a nova escola; com as pessoas passando por você de um lado pro outro, enquanto você esta perdido tentando achar a sala correta; vários rostos novos te encarando com curiosidade... agora imaginem isso para uma pessoa com um caso brando de autismo?! Isso, é claro, acaba chamando a atenção dos outros alunos, e é claro que Colin sofre bullying no primeiro dia de aula do bad boy da escola.
Afinal, você achou que o bad boy iria deixar o "esquisitão" da escola em paz?! Lógico que não!
Então, a cabeça de Colin vai fazer uma visita a privada do banheiro masculino logo no primeiro dia de aula...
Mas Colin não se abala, e conta com uma amiga muito especial: Melissa.

Quando eles estavam no ensino fundamental, Melissa vivia sozinha no recreio chorando porque tinha o rosto cheio de espinhas. Colin se sentava ao lado da menina sem falar nada, apenas porque gostava da companhia silenciosa dela, e disso acabou brotando uma espécie de amizade.
Mas, o tempo passou, e Melissa agora esta ganhando corpo... ficando muito bonita... e popular.
Durante uma festa de aniversário para Melissa, promovida por duas amigas dela que trouxeram um bolo para a cantina, o bad boy Wayne (o mesmo que enfiou a cabeça de Colin na privada no primeiro dia) tenta pegar o bolo de Melissa e estragar a festa. Mas outros meninos tentam impedir e começam uma discussão. O que ninguém poderia imaginar, é que um tiro seria disparado nessa briga.
Quem trouxe a arma para o colégio e fez o disparo?

Colin é um grande fã de Sherlock Holmes, e com sua incrível capacidade analítica, devido a síndrome que ele tem, ele decide desvendar a verdade, e provar que Wayne não é o culpado. Afinal, a arma estava suja de glacê, e Wayne come muito organizadamente, logo, ele não poderia estar com as mãos sujas de glacê...

Um ponto alto do livro são as notas de rodapé. Sim! As notas de rodapé contém várias explicações que o próprio Colin dá sobre diversos assuntos, e são interessantíssimas!!! Então, por favor... não pulem as notas de rodapé!
Aprendi muitas curiosidades com este livro.
Outra coisa muito legal são os textos que vem no início de cada capítulo, onde Colin disserta sobre algum assunto relacionado ao livro ou suas próprias anotações.

Achei a ideia do livro muito interessante, pois tendemos a ver pessoas portadoras desse tipo de doença como incapazes de se integrar a sociedade. Quem tem um filho autista, deve se perguntar todos os dias como será a vida dele quando ele for um adulto. Pois bem... esse livro mostra que pessoas com Síndrome de Asperger podem sim viver em sociedade e se virarem muito bem sozinhas, a ponto de conseguirem desvendar um crime.

A leitura é bem rápida, pois o livro é relativamente fino. A capa tem um alto relevo na área dos óculos e do título, mas eu confesso que não gostei muito dessa capa. A diagramação esta muito boa, com letras do tamanho certo para não cansar a leitura e o livro foi divido em três partes, como uma peça de teatro.



14 comentários

  1. Oi, Natália
    Gostei da sua resenha. Quero muito ler esse livro. Pois trata de um assunto interessante, a síndrome de Aspenger. A capa é muito bonita. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  2. A sinopse não chamou minha atenção, mas gostei bastante da sua resenha, o livro parece ser bem legal.

    ResponderExcluir
  3. Gostei tanto da resenha que vou ler o livro!
    Um livro só ,que discuti vários temas parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Natália eu li o livro Passarinha e fiquei encantada. Agora que vi esse livro também tratando com pessoas com a síndrome de Aspenger fiquei curiosa. Bacana as notas de rodapé com explicações feitas pelo próprio Colin. Gostei.

    ResponderExcluir
  5. A premissa desse livro é bem interessante, e concordo com você, não gostei muito dessa capa também, rs
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto esse livro dentre os lançamentos da NC, e a capa realmente chama a atenção, mas a história não me deixou curiosa. Não gosto muito de livros de investigações e mistério, mas acho que daria uma chance à esse livro se tivesse a oportunidade de lê-lo ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Quando vi o lançamento do livro, não me interessou muito, talvez pela capa que não gostei. Mas quando li a sinopse, deu vontade de conhecer o livro, e agora com as resenhas começando a sair. esta vontade se confirmou.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi Natália!
    Embora eu tenha adorado o Colin, não gostei muito do livro. Achei a escolha do tema principal boa, mas o desenvolvido ficou, sei lá, sem uma boa ligação. Não consegui gostar do caso policial, tema que eu naturalmente adoro e, diferente de você, achei as notas de rodapé muitos extensas. Ainda sim, pelo personagem, acho a leitura mais do que válida. Você não ficou grilada com o final? Os autores fazem um comentário sobre o futuro e fiquei pensando se eles deixaram uma porta aberta para, quem sabe, outro livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Natália, se eu olhasse o livro só pela capa, com certeza este não me interessaria. Ainda be que temos sinopse e resenhas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto dessa capa, achei bem legal e fiel a proposta do livro.
    Achei a sinopse bem interessante e o enredo me chamou a atenção. Achei legal os autores utilizarem um personagem com uma deficiência como o Autismo para protagonizar a obra e a forma como sobrepõem a inteligência dele a essa síndrome.
    Apesar de ter um enredo interessante e ter me chamado a atenção, não seria um livro que eu leria.

    ResponderExcluir
  11. Já conhecia o livro mas nunca tinha lido alguma resenha e achei o enredo bem interessante. Nunca li nada onde o personagem principal tem esta síndrome e fiquei muito interessada, pois temos um mistério no meio do enredo também. Parece ser uma leitura bem rápida e diferente. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da resenha e de que ele é fã de Sherlock. Parece que a leitura flui bem também...bem legal e interessante mesmo. Algo que eu leria (talvez até leia) facilmente.

    ResponderExcluir
  13. gosto de enredo policial , mistério e clima high school e todos esse generos estão reunidos em um livro só. Nem preciso dizer que quero ler , né ? haha
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  14. Hey Natália, tudo bem?
    Confesso que sempre refutei ler algo sobre esse livro porque odiei a capa. HAHA :x
    Mas achei interessante o tema como você explicou na resenha, e agora tô com vontade de ler. >.< Enfim, a história parece ser aquelas clássicas de filmes americanos, mas o lance de saber encarar uma sociedade com uma doença é muito legal, porque você pode ver que eles não são "especiais" e devem ter um tratamento diferente e sim que eles são pessoas como qualquer outra. Muito bom ter isso em um livro.
    E sua resenha está muito boa.
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥