16 de abril de 2014

Deslembrança por Cat Patrick

Autora: Cat Patrick
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580571622
Ano: 2012
Páginas: 256

Classificação: 
Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

London Lane seria uma garota como outra qualquer se não fosse por sua condição especial: ela não se lembra de nada do seu passado, somente do seu futuro. Complicado? Eu explico: todos os dias às 4h33 da madrugada a mente de London apaga por completo, fazendo com que ela não se lembre de nada do dia anterior no dia seguinte. Mas London precisa parecer uma garota normal. Ou seja, ela precisa chegar em sua escola todos os dias e mostrar que se lembra do que aconteceu no dia anterior como todas as outras pessoas. Para que isso seja possível, todas as noites antes de dormir, London escreve bilhetes para si mesma relatando o que aconteceu naquele dia e destacando pontos importantes como: que dever de casa ela deve levar, que roupa ela usou no dia anterior, entre várias outras coisas. Foi desta maneira que London sempre levou sua vida. Graças aos seus bilhetes para si mesma e sua melhor amiga, Jamie, que sabe do seu problema, London sempre se passou por uma garota normal para todos. Porém, existe o detalhe dela se lembrar do futuro. Como isso acontece? Ela se lembra de coisas que ainda vão acontecer. Não é bem uma premunição ou que ela seja uma vidente. Ela simplesmente se lembra de coisas que irão acontecer como se já as tivesse vivido, mas ainda não viveu... Em forma de lembranças mesmo. Um exemplo? London sabe que ela e Jamie ainda serão melhores amigas por muitos anos, pois se lembra delas já bem mais velhas fazendo uma viagem juntas. É claro que devido a este dom, London acaba sabendo do futuro mais do que gostaria, mas não há nada que ela possa fazer ou que ela já não tivesse tentado.

Certo dia, após a aula de educação física, Luke, um garoto novo na escola se apresenta à London, que não consegue se lembrar dele. Mas não me refiro ao passado... London não se lembra dele no futuro e isso a deixa um pouco confusa, pois ela se lembra de praticamente todas as pessoas no futuro. De qualquer forma, London se sente atraída por Luke quase que de imediato, visto que o garoto possui uma beleza singular. Luke também parece demonstrar algum interesse por London, mas um imprevisto acontece e ela decide que não escreverá um bilhete sobre ele para que não se lembre dele no dia seguinte e com sorte, não se lembre dele nunca mais, mas Luke não desistirá de London assim tão fácil e é aí que uma linda história de amor surgirá entre os dois. Porém, mesmo com o envolvimento entre ambos, London não consegue se lembrar de Luke em seu futuro. O que isso significaria? London também sabe através de seus bilhetes que logo após conhecer Luke, teve um sonho assustador onde alguém estava sendo velado, mas ela não consegue ver quem morreu e isso a atormenta desde então. Por que ela está tendo esses pesadelos? Por que ela não consegue ver quem está sendo velado? Por que ela não consegue ver Luke em seu futuro? Teria isso tudo a ver com o passado que ela não consegue lembrar?

Deslembrança possui uma premissa muito interessante. Uma garota que não se lembra de nada do seu passado, mas se lembra do futuro é no mínimo uma história que chama a atenção apenas pela sinopse, e posso dizer que ao longo da leitura não deixa a desejar. London faz de tudo para ter uma vida normal mesmo com a sua condição e não é uma personagem que fica se lamentando. Posso afirmar que esse é um ponto alto no livro. Sua amiga Jamie também é uma personagem que marca bastante presença na leitura, assim como a mãe de London e Luke deixando tudo muito equilibrado. É claro que no momento em que o romance entre ambos inicia, a história as vezes fica totalmente focada nos dois e mais nada, mas não é nada que torne a leitura chata ou açucarada demais. A história é leve e flui muito bem, mesmo com tantas perguntas a serem respondidas, inclusive algumas delas sendo um pouco tensas, mas com o decorrer da leitura temos todas as respostas e o que me agradou ainda mais é que além das respostas também temos surpresas.

O que fez com que o livro não recebesse nota máxima foi pelo seu final. Não que tenha sido ruim... Pelo contrário. O final foi muito bom, mas como gostei muito, esperava ler um pouco mais, e acabei sentindo uma pontinha de frustração por isso.

O livro é contado em primeira pessoa por London, a diagramação e a revisão estão impecáveis, o tamanho da letra é pequena, mas agradável para a leitura e as folhas são amareladas. Além é claro, da capa ser belíssima. Deslembrança é uma leitura leve e fácil. Ótimo para quem está querendo ler algo assim no momento e o melhor... é livro único.

21 comentários

  1. Oi, Laisy
    Gostei muito da sua resenha. Achei super interessante a premissa desse livro, nunca li nada igual. A capa também é muito bonito.

    ResponderExcluir
  2. Olá Laisy!! Tudo bem??
    Estou super curiosa para ler esse livro. Depois de tantos comentários positivos, não poderia ser diferente. Sua resenha ficou ótima, parabéns! E está capa é super linda e delicada!!Creio como você comentou que deve ser uma leitura leve.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli! Tudo bem! =)

      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha!

      Super beijo!

      Excluir
  3. cara sou doida pra ler esse livro ;w;
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não tinha muito interesse pelo livro, mas estou começando a mudar de ideia.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Me lembrei do filme "Como se fosse a primeira vez". É bem diferente e estranho pensar em como seria esquecer-se de tudo todas as noites, mas lembrar do futuro como se fosse algo já vivido. Fiquei instigada quanto ao tipo de leitura. Será que a autora conseguiu escrever o livro adequadamente para que possamos ter empatia com London e não passar o livro todo se confundindo com a história ? É um trabalho bem complicado !
    Eu leria .
    bj, dréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea!

      Posso afirmar que a autora conseguiu juntar cada ponto da história. Em nenhum momento nos sentimos perdidos.

      Super beijo!

      Excluir
  6. Que livro interessante, estranho, louco tmb,mas ainda assim interessante, sério como assim ela só se lembra do futuro que louco, mas sua resenha ficou maravilhosa, me deu uma vontade de ler o livro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Jéssica! Fico feliz que tenha gostado da resenha. =)

      Beijos!

      Excluir
  7. Já tinha reparado nesse livro pela sinopse, achei bem curiosa a história, mas nunca tinha lido resenha dele. Achei interessante parece mesmo ser uma leitura leve e agradável, gostei também do ponto que não é açucarada. Boa dica!

    ResponderExcluir
  8. Quando eu li a resenha bateu uma vontade de ler este livro, e eu fui procurá-lo na minha estante, comprei ele na Saraiva Online por 9,90 e até hoje não li, falta de tempo e um pouco de vontade. Mas fiquei empolgada novamente e vou puxá-lo para o topo da minha listinha de próximas leituras. =D

    ResponderExcluir
  9. Ei Laisy, tudo bem?
    Uau! Esse livro é A+! Eu já tinha colocado na minha lista de desejados porque simplesmente me apaixonei pela capa. HAHA Mas nunca tinha lido algo sobre o livro. E lendo sua resenha agora foi incrível. Eu só tive mais certeza que o livro é maravilhoso. Estou ansiosa para ler.
    Parabéns pela resenha, está ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isla! Fico feliz que tenha gostado da resenha. =)

      Beijo!

      Excluir
  10. Eu já coloquei esse livro na minha cestinha de compras tantas vezes que já perdi a conta, e nunca comprei, tenho que admitir que fiquei tentada a comprar pela capa mesmo, que eu acho linda!
    Parece ser um livro complexo, meio confuso, mas pela resenha parece ser bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Tenho bastante vontade de ler o livro.
    Parece ser interessante!
    Mas deixa eu ler os que já tenho aqui e depois talvez eu vá lê-lo.

    ResponderExcluir
  12. Eu ia comprar esse livro na Saraiva numa seleção que fiz de alguns nacionais e livros "a preço imperdível", mas acabei retirando do carrinho e agora me arrependo!
    O enredo do livro é tão bacana e original. Algo que eu jamais sonharia encontrar em um livro e isso é muito bacana.
    Achei o enredo interessante e fiquei bastante curiosa. Fiquei me perguntando de que forma viriam essas lembranças do futuro a protagonista e como seria o romance dela e do Luke. Não posso deixar de comparar com o filme Como se fosse a primeira vez, pois o enredo lembra bastante o desse filme.

    ResponderExcluir
  13. Esse é um livro um pouquinho diferente, pelo que me parece..como assim a protagonista não se lembra do passado e sim do futuro? Fiquei curiosíssima pra conferir a história, quando li a sinopse já pensei que fosse se tratar de uma série, fiquei meio surpresa ao saber que é um livro único, oque é bom, já que ando um pouco cansada de tantas séries rs
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto esta capa várias vezes no blog, mas nunca tinha lido alguma resenha e não sabia do que se tratava o livro. Gostei muito de saber mais aqui no blog, o enredo é muito diferente e interessante, nunca li nada parecido, com uma garota que se esquece de seu passado e se lembra de seu futuro e fiquei muito curiosa! Que pena que o final foi frustrante para você. Eu me interessei muito pelo livro e acho que vou colocá-lo na minha lista...
    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro já tá a um tempo na minha lista de desejados...achei bem interessante isso dela só lembrar do futuro. A capa também me chamou a atenção na época em que ele saiu. Espero poder ler ele em breve.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥