2 de abril de 2014

Hoje é Dia de Desbravar um Universo Particular.

Todo dia 2 de abril, milhares de ONG's ao redor do mundo convidam as pessoas a vestirem azul e pensarem sobre uma doença muito séria: o autismo.


O Perdidas na Biblioteca decidiu incentivar a conscientização desta doença de uma forma diferente. Ao invés de pedir que vocês vistam azul hoje, nós vamos dar dicas de livros que abordam o assunto, ou tem algum personagem que sofre deste distúrbio.

Vamos começar pelos clássicos, que ganharam notoriedade através de suas adaptações cinematográficas, e que dispensam apresentações...

(Clique nas imagens para ser redirecionado a sinopse do livro)

  

Pesquisando sobre o assunto, fiquei impressionada com a quantidade de livros que percebi que aborda o tema de alguma forma, seja diretamente, ou através de algum personagem secundário da trama, como por exemplo:

Jacob Hunt é um adolescente com síndrome de Asperger, uma forma leve de autismo. Ele é péssimo para interpretar pistas sociais e se expressar diante dos outros e, como muitas pessoas com essa condição, tem fixação por um único tema - no caso dele, análise forense. Jacob vive aparecendo em cenas de crimes, graças ao rádio de polícia que tem em seu quarto, e dando conselhos aos policiais sobre o que fazer... e geralmente ele está certo. Mas de repente sua pequena cidade é abalada por um assassinato terrível, e dessa vez é a polícia que vem atrás dele para fazer perguntas. De uma hora para outra, Jacob e sua família, que só querem levar uma vida normal, estão diretamente sob os holofotes. Para sua mãe, Emma, esse é um lembrete brutal da intolerância que sempre ameaçou sua família. Para seu irmão, Theo, é mais uma indicação de que nada pode ser normal por causa de Jacob. E, sobre essas pessoas tão ligadas entre si, paira a dúvida que consome a todos - Será que Jacob cometeu homicídio?

“Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre. Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.
 
Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.



Christopher John Francis Boone sabe de cor todos os países do mundo e suas capitais, assim como os números primos até 7.507. Gosta de animais mas não entende nada de relações humanas. Adora listas, padrões e verdades absolutas. Odeia amarelo e marrom e, acima de tudo, odeia ser tocado por alguém. Christopher Boone tem 15 anos e sofre de síndrome de Asperger, uma forma de autismo. Um dia, christopher encontra Wellington, o cachorro da vizinha morto no jardim. É acusado de assassinato e preso. Depois de uma noite na cadeia, decide descobrir quem matou o animal, e, inspirado no seu personagem fictício favorito, o impecavelmente lógico Sherlock Holmes, escreve um livro, relatando suas investigações. O resultado é "O Estranho Caso do Cachorro Morto" é o livro de estréia do inglês Mark Haddon. A história do garoto autista que sabe tudo sobre matemática e quase nada sobre seres humanos já conquistou um dos mais importantes prêmios estrangeiros: o Whitbread 2003, na categoria livro do ano. Para o Times: "Este livro é original e envolvente. Na história de mistério e descobertas, Haddon convida o leitor a embarcar ao lado de Christopher em uma emocionante viagem que vai virar o mundo do jovem de cabeça pra baixo."

No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.
Você pode conferir a resenha deste livro, clicando aqui






E descobri um livro, ainda inédito no Brasil, mas que esta conseguindo chamar a atenção dos leitores americanos e dos veículos de comunicação. O por quê? Carly's Voice revela como é estar dentro do corpo de uma autista. E não estou falando da Síndrome de Asperger, a forma mais branda da doença, onde a pessoa consegue se comunicar com os outros. Carly, por exemplo, não fala! 

Ela foi diagnosticada aos 2 anos e os médicos explicavam que o autismo a impossibilitaria de se comunicar e de ter uma vida normal, além de dizer para os pais da menina que ela tinha um atraso mental que a permitiria chegar somente ao desenvolvimento de uma criança de 6 anos. Como então ela conseguiu escrever um livro?

"Carly, como todos os autistas, sempre viveu em seu universo particular. Porém, um dia, ela sentou na frente do computador do pai e digitou a palavra HURT (dor em inglês) e em seguida HELP (socorro, em inglês). 
Detalhe: ela nunca tinha escrito nada na vida dela. 

Os pais então decidiram incentivar e disseram que se ela quisesse se comunicar, teria que digitar. 
Alguns meses se passaram até que ela compreendesse que se quisesse ser atendida, teria que digitar seu pedido.

Quando ela chegou aos terapeutas, ansiosos por avaliar aquele comportamento raro, as primeiras coisas que digitou foi: “Eu tenho autismo, mas isso não é quem sou. Gaste um tempo para me conhecer antes de me julgar.”
A partir daí, Carly começou a fazer algo inédito: revelar as explicações por trás de seu universo único."


Sensacional não?! Se você se interessou pelo livro de Carly, sugiro que confira esse link aqui.

Não existe nenhuma informação sobre alguma editora que tenha comprado os direitos de publicação deste livro para o Brasil, mas já esta rolando uma petição na internet para que as editoras publiquem em português este livro. Você pode assinar a petição, clicando aqui.  

Uma sensação de estar dentro de um corpo que você não pode controlar. Segundo, Carly é assim que o autismo a faz sentir. Essa foi apenas uma das revelações sobre o que passa por detrás da mente autista que Carly conseguiu revelar.

Existem muitos livros técnicos que explicam o que é o autismo, como lidar com ele, mas eu acho que esses são os mais interessantes. 
Se vocês tiverem mais alguma dica, algum livro que eu tenha esquecido de colocar neste post, deixem a sugestão nos comentários! E se você gostou do post, deixe seu recadinho pra gente também!

Ah! Já ia esquecendo! 
Se você quiser saber mais sobre o assunto, recomendo a série sobre Autismo do Dr. Dráuzio Varella produziu para o Fantástico. Para assistir a série, clique aqui

Viram? Todo mundo pode conhecer um pouquinho mais sobre essa doença. O que não faltam são livros legais para isso. Por isso, escolha o seu livro e vá ler!
Está esperando o quê para se aventurar nesse mundo particular?!

54 comentários

  1. Nossa o livro da Carly deve ser muito perfeito, pois mostra o ponto de vista de um artista, eu ja havia ouvido falar sobre ela, mas não havia prestado atenção, mas sério estou louca para que lancem no Brasil .

    E um livro que vou começar a ler é Querido John .

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Gostei muito dessa campanha, precisamos aprender e compreender o autismo.
    Os filmes citados são excelentes. Rain Man é muito legal.
    Dos livros citados, eu li Querido John, que por sinal, é um livro muito lindo e emocionante.

    ResponderExcluir
  3. Que iniciativa bacana, não só vestir azul, mas incentivar os leitores a conhecerem obras sobre o autismo, o blog está de parabéns.
    Eu conheço algumas destas obras, e já convivi com autistas e é sempre bom descobrir mais para tentar entendê-los melhor. É uma luta silenciosa, e que precisa realmente da conscientização da população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Laura. Esperamos realmente que possamos ajudar as pessoas a se conscientizarem sobre o assunto através deste post.

      Excluir
  4. Muito legal a iniciativa de vocês. Conhecer um pouco do autismo através de algumas leituras leves é algo interessante de se fazer. Tem um livro que já faz um tempinho que está na minha lista e que também trata deste tema: "Nascido em um dia azul". Parece ser muito bom. "Passarinha" também está na minha lista. =D

    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pesquisei vários livros, mas esse eu não sabia. Muito obrigada pela dica!
      =)

      Excluir
  5. Eu já li "Querido John", e gostei muito. Quero muito ler "Passarinha", deve ser um livro emocionante. É mesmo muito importante a conscientização dessa doença, gostei muito da iniciativa do blog!

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  6. Fiquei bastante emocionada com esse post.
    Meu filho além de ter epilepsia, também é autista.
    Ele não fala e se expressa por gestos.Quando algo sai da rotina ele fica um pouco nervoso,com muito barulho então,nem me fale!
    Agradeço sinceramente por dar dicas de livros que falem sobre o assunto.
    Afinal, quanto mais informação melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Janaina! Eu encontrei muitos livros sobre o assunto, mas decidi colocra neste post apenas os mais conhecidos e que não fossem técnicos, pois existem vários livros que "ensinam" como conviver com um autista. Esses eu deixei de lado.
      Como você disse que tem um filho autista, eu recomendo sinceramente que você leia o livro Carly's Voice, pois ele pode lhe ajudar a entender exatamente o que se passa na cabeça do seu filho. Deve ter o link com o livro em PDF em algum lugar na internet. Eu vou até pesquisar...

      Excluir
  7. Oi Natalia, tudo bem??
    Linda postagem amiga...Acho super bacana cada ano o movimento feito em torno deste dia, pois informação nunca é demais vi várias reportagens super bacanas e informativas ontem. Adorei saber mais sobre os livros e já tenho Querido John na estante e fiquei bastante animada para realizar a leitura!! parabéns pela postagem. Beijos ♥

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei a iniciativa, eu não imaginava que tinham tantos livros que falavam sobre o assunto, devem ser super emocionantes, gostei e vou ler com certeza..

    ResponderExcluir
  9. Nossa, adorei a iniciativa, eu não imaginava que tinham tantos livros que falavam sobre o assunto, devem ser super emocionantes, gostei e vou ler com certeza..

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post. Meu blog também está apoiando a semana! :)
    São tantos livros, né? E a gente acaba nem percebendo rs Eu acrescentaria aí O projeto Rosie, porque eu ACHO que o protagonista é portador da síndrome!
    Bjs.
    doceilusao.com/

    ResponderExcluir
  11. Gostei dos livros, não conheço a maioria. Confesso que não gosto muito desses gêneros, mas Passarinha me chamou atenção. Tanto a capa quanto a sinopse. Quero ler.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Fiquei surpresa porque nunca li livro algum que tenha o autismo como temática, e nem me havia dado conta disso. Mas tenho o maior interesse e gostaria muito de ler Passarinha (parece ser um livro tão bonito, pelas resenhas que li). Já O Sonho de Eva, tenho-o na minha fila de leitura há séculos, pretendo lê-lo logo que possível.
    Achei admirável esse post sobre a conscientização do autismo.

    Beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do post e da campanha. Bela iniciativa!
    Muito bom a indicação desses livros, Passarinha está na minha lista e espero ler em breve.
    Super beijo.

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar sobre a comemoração dessa data, mas achei uma iniciativa muito bacana e digna.
    Sobre os livros, já li alguns e achei todos maravilhosos.

    ResponderExcluir
  15. Mesmo com essa doença, os autistas conseguem se mais inteligentes do que uma pessoa normal, e isso é incrível.

    Estação Problema [www]

    ResponderExcluir
  16. Sou fã dos livros da Jodi Picoult e não sabia que ela havia escrito um livro cujo protagonista tinha autismo.
    Da lista já li o do Tio Nick e sou louca para ler Passarinha.

    ResponderExcluir
  17. Natalia!
    Quantos livros e filmes sobre o tema.
    A campanha é maravilhosa para uma discussão social e para conhecimento do público.
    Desejo uma semana plena de paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “A gente não faz amigos, reconhece-os.”(desconhecido)

    ResponderExcluir
  18. Tenho 'Passarinha' na estante, espero ler em breve!
    'Carly's Voice' parece muito bom, espero que seja lançado no Brasil.
    Tem um livro que li sobre o assunto ano passado... chama 'Tudo Menos Normal', é bem interessante! ;)

    ResponderExcluir
  19. Embora eu seja psicóloga o mundo do autismo ainda é um lugar desconhecido, algumas teorias se arriscam, mas a verdade é que ainda se sabe pouco sobre o que é e como ajudar. O fato é que eles merecem espaço e investimento psíquico! Nunca li nenhum livro com o tema...

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  20. Oi Natalia, tudo bem? Amei seu post, estou compartilhando alguns posts sobre autismo no meu facebook e twitter e alterei minha foto de capa pela foto que a editora Valentina sugeriu. Tem muitas pessoas que não sabem nada a respeito do assunto e acho muito importânte essa consientização. Eu assisti a um filme onde uma mãe lutava pelos direitos dos dois filhos gêmeos com autismo, pena que não lembro o nome você iria gostar, foi a primeira vez que soube mais sobre o assunto. Conheci a Sindrome de Asperger através do livro Querido John e quero muito ler mais livros com esse tema, obrigada pelas dicas! Não entendi como faço para assinar a petição para o livro Carly's Voice ser públicado no Brasil. Quero assinar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda não li nenhum desses livros, mas estou querendo ler Passarinha justamente por essa iniciativa que eu vi vários blogs fazendo.
    Esse Carly's Voice parece ser realmente muito bom, eu nunca tinha ouvido falar mas já me interessei por ele!

    ResponderExcluir
  22. Oi Natália!
    Linda a sua iniciativa de falar sobre livros que tratam do autismo, dos que citou eu sóli Querido John, mas quero ler Passarinha. Carly's voice parece ser muito tocante também, espero que ele venha para o Brasil...
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Muito legal o post, não li os livros referentes ao tema mas os filmes já vi e são maravilhosos, realmente é um dever social tratar desse tema tão importante para todos. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  24. Fiquei curiosa para ler "O estranha caso do cachorro morto" e "um mundo a parte". Entenderia um pouco mais desse assunto.

    ResponderExcluir
  25. Rain man eu vi mas não lembro direito. Forrest eu também assisti, aliás, a trilha sonora é maravilhosa. Este dias assisti novamente. Querido John eu li e gostei, já O Sonho de Eva, não gostei muito não.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  26. Legal a sua iniciativa, já tinha lido sobre esse, Um mundo à parte, no skoob e quero muito ler ele pois adoro livro sobre investigações de crimes. Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Eu adoro esse filme do Forrest Gump, nunca li o livro, mas o filme me deixa bem emocionada. Talvez um dia eu acabe lendo o livro =D

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  28. Forrest Gump é um dos meus favoritos, adoro o filme. Gosto muito de Jodi Picoult e o livro parece ótimo. Li O sonho de Eva e com certeza é uma boa indicação. Gostei muito da sinopse de Carly's Voice.
    Adorei a ideia de indicação de livros.

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito dessa campanha, é muito bom conscientizar as pessoas sobre isso, eu simplesmente amei, e de todos os livros, o Passarinha é o que eu mais me interessei, estou doida por esse livro, dizem ser simplesmente perfeito *-*
    Enfim, adorei o post, beijos :*

    ResponderExcluir
  30. Me surpreendi com o Querido John e O Sonho de Eva, ainda não os li, mas não sabia que se tratava do tema autismo. Isso é muito bom, pois desmistifica o autismo. Eu trabalhei numa escola de educação especial, que trabalhava com vários casos de autista, e cada criança tinha sua forma própria de se comunicar. Eu achei maravilhoso os blogs se unirem em torno deste assunto. Estão de parabéns!

    http://www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. A campanha foi uma das melhores ideias que já tinha visto! Simplesmente sensacional, porque muitas pessoas não conhecem direito sobre o autismo e acabam, sem querer muitas das vezes, tendo preconceito com o assunto. E sem contar que livros são uma maneira incrível para aproximar as pessoas das informações. Alguns dos livros citados acima eu já li, outros tenho conhecimento, mas é bom saber da quantidade grande de obras com o assunto.
    Bom, o post, a campanha e a indicações dos livros foram ideias incríveis. Parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Linda essa campanha! Não sabia que existiam tantos livros que falam sobre o tema. O único desses que li foi O Sonho de Eva e gostei bastante.

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho muito interesse em autismo (ainda mais por ser uma futuro profissional na área da saúde). Além do autismo o que tem me deixado com muito interesse é a Síndrome de Asperger e síndrome de Tourette!
    Dos livros ditos no post já li Querido John e definitivamente detestei já Forrest Gramp (eu vi o filme) e é um dos meus favoritos. To com muito interesse de ler 'O Estranho Caso do Cachorro Morto' vamos ver quando terei um tempinho!

    ResponderExcluir
  34. Já conhecia a campanha e acho ela super linda. Amei muito o blog participar desse incentivo. É um assunto que deve ser abordado como qualquer outro.
    Amo a cor da campanha tbm <3 uahsuash
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  35. Uma campanha maravilhosa são poucas as pessoas que tem conhecimento sobre o Autismo, todos estão de parabéns pela iniciativa!!!!

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito dessa iniciativa! Ando acompanhando muitos blogs durante a semana de conscientização do autismo e estou conhecendo muito sobre. É muito bom estarmos sempre informados e os livros parecem ser muito interessantes, principalmente para entender melhor! :)

    ResponderExcluir
  37. Nossa, muito livro que eu nem imagina serem sobre autismo, como querido John. Na verdade, vi o filme e não me lembro do tema ser retratado.
    Mas quero muito ler Passarinha (título fofo) e Um mundo a parte.

    ResponderExcluir
  38. Nossa, muito livro que eu nem imagina serem sobre autismo, como querido John. Na verdade, vi o filme e não me lembro do tema ser retratado.
    Mas quero muito ler Passarinha (título fofo) e Um mundo a parte.

    ResponderExcluir
  39. É sempre bom tocar nesses assuntos que a maioria das pessoas esquecem ou deixam de lado essa doença. Parabéns aos autores que falam sobre isso, que retratam uma realidade.

    ResponderExcluir
  40. Como mãe de autista, esse posto me chamou a atenção. Anotei todos os livros citados aqui. Uma riqueza essa lista. Parabéns. Abraços \0/

    ResponderExcluir
  41. Gosto muito do tema, sempre procuro me aprofundar nesse assunto. Já assisti aos dois filmes mencionados e amei. Também já li "O sonho de Eva" livro nacional que é muito bom. Minha próxima leitura é "Passarinha", que recebi essa semana e já separei para ler no feriado de Páscoa. Acho importante ocorrer estas atividades de conscientização.

    ResponderExcluir
  42. Adorei a iniciativa
    Muitos sabem muito pouco sobre o tema
    Inclusive eu
    parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  43. A campanha de conscientização é super importante pois muitas pessoas desconhecem o tema e acaba gerando um preconceito com quem tem a doença. É muito legal que vários livros abordem esse tema, eu particulamente desconhecia que haviam tantos!

    ResponderExcluir
  44. Gostei da campanha, pena que fiquei sabendo depois enfim, a iniciativa é otima sem duvida nenhuma!

    ResponderExcluir
  45. Forrest Gump tem uma história muito boa...mas, infelizmente, eu vi só o filme. Quero muito ler esse A Passarinha, a história deve abordar o tema de uma forma muito direta.

    ResponderExcluir
  46. Fiquei arrepiado ao ler sobre esse livro Carly's Voice! Não o conhecia e achei sensacional, já até assinei a petição.
    Nunca li nenhum livro com personagem autista, mas já vi muitos filmes, inclusive os 2 clássicos citados acima.

    ResponderExcluir
  47. mto interessante a escolha dos livros!!!!

    ResponderExcluir
  48. Sempre me interessei por saber mais sobre o autismo! Existem muitos mitos e parece que as pessoas escondem isso da sociedade! A série do fantástico sobre essa doença foi ótima! Parece que muita gente criou coragem pra falar! Nunca li um livro sobre isso e adorei suas recomendações! :)

    ResponderExcluir
  49. uma das melhores coisas que aconteceu foi a semana do autismo. tenho um filho autista de dez anos. Só eu sei nossa luta, nossas conquistas, nossos investimentos. QUeria poder ler todos os livros, mas, o que se gasta com um autista nao me permite. Parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  50. Muito linda essa campanha. As pessoas autistas são muito inteligentes *-*

    ResponderExcluir
  51. gostei muito da sua lista...
    eu li querido john e atentei bastante para o tema dentro da historia
    beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥