7 de abril de 2014

O Lobo de Wall Street por Jordan Belford

Autor: Jordan Belford
Editora: Planeta do Brasil
ISBN: 9788542202281
Ano: 2014
Páginas: 504
Classificação: 
Durante o dia ele ganhava milhares de dólares por minuto. Durante as noites gastava o mais rápido que podia, com drogas, sexo e viagens internacionais. Esta é a história de Jordan Belfort, mais conhecido como O Lobo de Wall Street, cujas artimanhas acabaram levando-o para a prisão. Nesta autobiografia, ele narra como realizava as suas operações e como foi viver no topo do mundo. Aos 24 anos, Jordan Belfort conheceu, deslumbrado, a corretora Rotschild, em Wall Street, onde fora admitido para o programa Masters of Universe – sugestivo nome dado aos profissionais que alcançavam a meta de, em dois anos, conseguir rendimento anual de US$ 250 mil. O jovem Belfort, com seu 1,60 metro de altura (ele se identificava com Napoleão Bonaparte e dizia que sua altura era desproporcional à sua audácia), não só cravou essa marca como, em dois anos, estava ganhando a mesma quantia – só que por mês e em sua própria corretora, a Stratton Oakmont. Continuação da sinopse no skoob.

Jordan Belford nem sempre foi o Lobo de Wall Street. Como a maioria das pessoas, ele começou por baixo, sendo um conector (uma secretária de luxo dos Mestres do Universo, como ele chamava os corretores da bolsa de valores, da corretora que ele começou a trabalhar em 1987) e nunca poderia imaginar que 6 anos depois ele não só seria o chefe de todos esses corretores, como ainda receberia o título que dá nome a este livro.

A história de Jordan, desde o momento que ele foi apresentado a Wall Street e seu ritmo frenético, até o momento em que ele é pego pelos federais é descrito nesta biografia.
Porém, ela não descreve apenas a história dele...
Se você quiser um manual de como utilizar laranjas para fechar negócios; como fazer suas ações aumentarem na bosa de valores sem mexer um dedo para isso; como lavar dinheiro em um banco da Suíça, entre outras operações à margem da lei ou totalmente ilegais, e conseguir fazer isso sem ser pego (o que é o mais importante!), eis um manual para você alcançar o seu objetivo.

Ele descreve em detalhes como ele conseguia fazer todas essas coisas e ainda utilizar a "negabilidade plausível", que consiste em prover documentações que provem que você não tem absolutamente nada de ilegal, quando na verdade é exatamente o contrário. Preciso dizer, que quando eu entendi o conceito da negabilidade plausível, eu achei genial.

Pessoas que vivem à marge da lei, não podem prover nenhum tipo de documento impresso, pois isso pode, e será, usado contra você em algum tribunal quando você por ventura for pego pelos federais. Porém, se os papéis que você acaba deixando pelo caminho provam exatamente o contrário, então tudo bem! O que Jordan fazia era justamente isso. Ele utilizava as brechas e recursos da lei para produzir provas que o protegeriam em caso de uma investigação, e isso encobria suas operações ilegais.

Normalmente, quando lemos uma biografia, estamos à procura de uma história que sirva como um exemplo de vida, certo?
A maior prova disso é que lemos a biografia de atletas, de músicos famosos e personalidades que superaram todas as adversidades e conseguiram conquistar seus objetivos.
Mas essa não é uma biografia comum...

Em primeiro lugar, Jordan não é exemplo para ninguém. Ele é um viciado em Quaalude (você já ouviu falar dessa droga? Eu nunca tinha sequer imaginado que ela existia! Cheguei a procurar no Google mais informações sobre ela), que gasta todo o dinheiro dele com essas drogas, prostitutas e em gastos excessivos. Ele passa a maior parte do dia dele chapado e/ou pensando em como burlar as leis internacionais e de mercado de forma a fazer mais dinheiro.
Resumindo, a vida dele gira em torno de dinheiro, sexo e drogas.
E como ele vive chapado (e os amigos dele também, é claro!) eles passam por algumas situações muito bizarras, como por exemplo, Jordan pilotando um helicóptero sobre o efeito de 5 tipos de drogas diferentes. Como ele não teve uma overdose, só Deus sabe...

As brigas que ele tem com a segunda esposa - Nadine, mas pode chama-la de Duquesa - são as partes mais engraçadas do livro, pois apesar de ele ser o todo poderoso e temido Lobo de Wall Street nas ruas, quem manda em casa é Nadine!!

Não vou enganar vocês: o livro é muito grande! A diagramação é boa, e a narração de Jordan segue o ritmo frenético com o qual ele lidava em Wall Street, logo, prepare-se para ler um palavrão a cada 4 ou 5 linhas. Pois é... em Wall Street é assim gente... não tem esse negócio de "por favor", "obrigado" e "com licença"...
E no início do livro Jordan explica exatamente isso! Mas mesmo com esse ritmo louco, você tem a impressão que o livro não vai acabar nunca. Eu lia... lia... lia... e as páginas não passavam!
Acho que depois de Guerra dos Tronos, esse foi o livro que levei mais tempo para ler, mas conforme ele vai contado a história dele, e ficando mais louco por causa das drogas, a coisa melhora.
No início, quando ele começa a explicar como funciona o mercado de ações... eu viajei na maionese (confesso). Pelo menos eu percebi que seria um fracasso em Wall Street...

Chega a ser até bizarro, mas a franqueza com a qual ele lida com a vida que leva e a forma como ele conta essa história cativa você. Em certas partes você torce para que ele consiga se dar bem, o que é bizarro, já que ele é o BANDIDO!!!! Você deveria torcer pro FBI chegar e acabar com a festa dele, mas nãoooooo! Você acaba torcendo por ele...

Eu acho que o final deixou um pouco a desejar, pois não explicou quem delatou ele; e no final, ele diz que os 5 anos posteriores ao indiciamento dele por lavagem de dinheiro foram muito loucos também, mas não explica por quê.
=(

Vale à pena a leitura, pois trata-se de uma história real, de uma das grandes figuras do século XXI e além disso, Jordan é bem engraçado. Mas prepare-se para histórias bem loucas.





19 comentários

  1. Oi, Natália
    Adorei a sua resenha. Esse livro mais parece um manual de como cometer um crime financeiro. Estava com muita vontade de ler, mas agora confesso que perdi a vontade.

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de ler o livro faz um tempo e o filme não assisti justamente por não ter tido à oportunidade de ler.
    Mas pela resenha, achei que o livro é um pouco cansativo e ultimamente estou dando preferência a estórias mais leves.
    Obrigada pela resenha bem detalhada e vou pensar se ainda vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. No começo achei que meu irmão poderia gostar, porque é do ramo de negócios, ações e etc, mas essa parte de sexo, drogas e não sei mais o quê não é com ele não, hahaha. Eu sempre procuro livros para nós dois, mas com certeza, por este nem um de nós iria gostar, fala sério, burlar leis, se drogar e sair enlouquecido por aí, e ainda se achar o máximo? Sai fora! Não queremos ler este livro não! haha Mas claro, não julgo quem lê, julgo a pessoa que faz isso, no caso o Jordan. ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu acho essa história muito interessante, mas eu tenho mais vontade de assistir o filme do que ler o livro. E um dos motivos de não querer ler o livro é porque ele é grande mesmo, acho que tinha mais de 500 páginas...
    Mas que ruim que o final deixou ainda deixou coisas sem explicar :/
    Você sabe se o final do filme é diferente?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha, mas não tenho interesse de ler esse livro, sei lá parece legal, mas não me interessei.

    ResponderExcluir
  6. Oi Natália, este livro e o filme, não me interessaram.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Meu irmão está querendo muito ler este livro, pois ele gosta de histórias reais que possam ajudá-lo em seu crescimento, mesmo que essa história seja sobre um cara como o Jordan. Já eu não curto nada livros assim, gosto daquele bom e vejo "felizes para sempre" de preferência com casamento e filhos no final do livro aushuah sou apenas uma boba romântica ;)

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  8. Não fiquei interessada pelo livro e nem pelo filme.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oi Natália...Realmente demais poder ler tua resenha, não sabia nada sobre a historia e me " deliciei" conferindo tua resenha. Quando li sobre o que se tratava o livro realmente não me animei muito pelo assunto ( negócio),mas no decorrer da resenha fiquei imaginando que o livro tem uma realidade bem explorada ( roubo, drogas e sexo)se tiver oportunidade lerei, para saber como tudo isto irá acabar!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Não gostei muito da premissa desse livro, fiquei um pouco curiosa quanto a ele, mas tenho medo de começar a ler e ter vontade de abandonar a leitura.

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  11. Bom, nem sei como começar.
    Li trezentas resenhas desse livro, comentários do filme e tudo o possível, mas sempre tenho a mesma impressão dele: "Bléh" Achei muito chatinho tudo. Sei lá, cansei até lendo seu resuminho da resenha (sem ofensas, claro), tipo, não consegui engolir a história. Tenho inveja de quem louva o filme e a história. Sério mesmo. Não consigo nem entender.
    Enfim, sua resenha, em si, tá muito boa. Pena que não conseguiu mudar minha opinião sobre o livro. :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não sei se eu compraria este livro para ler, talvez só se eu ganhasse e olhe lá! Lendo sua resenha posso dizer sinceramente que Jordan é o tipo de pessoa com quem eu não gostaria de conviver. Por isso não imagino que essa seria uma boa leitura para mim. Com uma maneira de viver tão questionável fiquei até imaginando se ele era feliz.

    ResponderExcluir
  13. eu tenho que ler esse livro gente 'o'
    Eu ia ver o filme, porém, queria ler o livro primeiro. Acabei não fazendo nem um nem outro kk mas daqui pro final do mês eu leio . Mt prft *o*
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  14. Parece ser uma biografia muito diferente de todas que já conheci, pois neste caso, a pessoa era um "bandido" como você comentou. Deve ser muito interessante acompanhar e saber como era a vida e como ele começou a se dar bem, depois de saber de baixo. Achei uma pena o livro ter deixado a desejar no final, como você comentou, mas acho que eu leria esse livro também. :)

    ResponderExcluir
  15. A resenha ficou ótima, mas não senti vontade de ler esse livro, acho que seria um pouco cansativo.

    ResponderExcluir
  16. Já li várias resenhas desse livro e até tenho vontade de ler, mas não é uma das minhas prioridades no momento...
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nenhum livro biográfico e fiquei bem curiosa quanto a este.
    Comecei a assistir ao filme, mas não terminei, não por achar chato, mas porque tive que interromper mesmo pra fazer outras coisas mais urgentes.
    Acho bacana a forma como o autor utiliza essa linguagem real, o que era vivido por ele pra narrar o livro e o fato dele não tentar quebrar isso. Achei bem legal.

    ResponderExcluir
  18. Eu não cheguei a ler a história e nem ver o filme sobre...mas pela resenha não é uma história que eu diga "preciso ler esse livro"...é só uma história, que pelo que você falou nem tem um final legal...

    ResponderExcluir
  19. Foi o melhor livro e Filme que eu já pude ver ! Totalmente inspirador ! Quem não gostar do filme, que fica mais fácil de entender, é porque não tem visão nenhuma em relação a empreendedorismo. Independente de qualquer coisa, o filme mostra a historia de um empreendedor, que começou do ZERO e se transformou em um gigante no mercado financeiro. Tudo nesse mundo pode se tirar coisas positivas e negativas, fica a critério de cada um.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥