23 de maio de 2014

Drácula Apaixonado por Karen Essex

Autora: Karen Essex
Editora: Record
ISBN: 9788501092045
Ano: 2013
Páginas: 392
Classificação: 
O ano é 1980, e a jovem professora Mina Murray está comprometida com o homem dos seus sonhos. Mas seus frequentes pesadelos estão prestes a revelar algo que há séculos atormenta sua alma: ela é objeto de desejo do intrigante conde Drácula. Quando o noivo parte em uma viagem a trabalho, ela decide passar um tempo em Witby com sua querida amiga Lucy e a mãe dela. Mas então coisas terríveis acontecem, e Mina é levada em uma viagem mítica muito além da compreensão humana, na qual se vê obrigada a tomar uma decisão adiada por quase um milênio.

Mina nunca foi uma criança normal. Quando pequena ela jurava que brincava com amiguinhas, que só ela conseguia ver; afirmava para seus pais que os animais, como coelhos e raposas que passavam por ela no quintal, falavam com ela.
Não é preciso dizer que os pais achavam que ela era louca, né? Ou melhor, como estamos no ano de 1980, achavam que ela era possuída pelo demônio! Nessa época era comum que qualquer desvio de conduta fosse coisa do demônio...

Quando o pai de Mina faleceu, sua mãe a levou para um internato onde ela aprenderia tudo que uma moça de boa índole deveria saber, ou seja, regras de etiqueta e dicas de como arrumar um bom marido.
E quando a mãe de Mina veio a falecer também, a diretora da escola "adotou" Mina. Os sonhos que pareciam reais na sua infância, e as vozes que ela ouvia, deram uma trégua nesse período e tudo parecia bem, até o dia em que Mina acorda no meio do nada, só de camisola sendo praticamente estuprada por um homem desconhecido, sujo e provavelmente bêbado.

O que ela fazia naquele lugar? Tudo que ela se lembra era que estava sonhando com um homem, cujo o rosto ela não conseguia ver, que lhe dizia para se lembrar de quem ela era e que ela estava gostando muito da companhia dele, achando inclusive que era ele quem a estava tocando (e não o bêbado tarado).

Mas eis que um cavalheiro misterioso socorre Mina de seu "quase" estuprador. Porém, Mina tem a impressão que ela conhece aquele cavalheiro, mesmo não tendo conseguido ver o rosto dele. Será que era o homem com quem ela sonhava?

Mina consegue voltar para a segurança da escola, mas não consegue parar de pensar no cavalheiro que a salvou. Isso é um problema, visto que MIna esta noiva de um homem de caráter, que muito em breve irá lhe trazer tudo que Mina sempre quis: uma casa e uma família só dela.

Porém, seu noivo precisa viajar a negócio para a Holanda, afim de cuidar de um cliente da firma de advocacia que ele administra juntamente com o pai. O cliente é nada mais, nada menos que um conde!

Mina decide então, visitar uma amiga enquanto espera o regresso do noivo, porém, os sonhos com o misterioso cavalheiro se tornam mais frequentes, mais perigosos e mais intensos...bem mais intensos do que jamais forma com o noivo dela. E ele sempre repete a mesma coisa nos "sonhos": Você se lembra?

Esta claro que o misterioso cavalheiro deseja que Mina se lembre de algo, mas o que seria? E porque ela vem tendo esses sonhos, onde do nada ela começa a caminhar como uma sonâmbula? Tudo é muito intenso para ser apenas sonhos? Estaria Mina enlouquecendo? Quem é esse homem???

Pois é...
Como vocês podem perceber, existem muitas perguntas sem respostas. Mas tudo será explicado ao longo do livro, por isso não se preocupem.
A narrativa começa muito boa, com todo esse clima de mistério que envolve os sonhos de Mina e o misterioso cavalheiro, mas na minha opinião, a história começa a se perder do meio para o final.
Quando você lê um título como "Drácula Apaixonado", você logo imagina duas coisas:
1. Vampiros são seres que despertam a curiosidade de muitas mulheres, pois são em sua grande maioria seres sensuais. Então, no mínimo, você espera que o Drácula seja "O Vampiro", com letras maiúsculas! Ou seja, você espera que ele apareça e imponha respeito e você caia de quatro pelo sanguessuga.
Ele até aparece, mas passa a maior parte do livro como um "sonho" para Mina. Sua forma corpórea só vai dar as caras mais pro final...
2. Se um cara que vive, teoricamente, eternamente esta apaixonado, você imagina que será uma paixão louca e possessiva. Afinal, ele tem a vida inteira para amar aquela pessoa! Tudo nele deve ser mais intenso, certo?
De certa forma sim. Ele passou uns bons 700 anos esperando por Mina, mas ele é bem controlado e deixa que Mina decida o rumo da história deles. Não existe aquela possessividade que você imagina em um ser todo poderoso e imortal.

Mina é uma pessoa muito certinha, pois teve uma educação muito rígida no internato, logo, você não tem uma protagonista muito decidida. Ela é esperta, mas como a maioria das mulheres da época em que se passa a história, esta muito engessada pelas amarras da sociedade.
Quando você finalmente acha que Mina esta se tornando uma mulher forte, decidida, que vai tomar as rédeas da situação e mudar o destino dela....ela volta para o mesmo ponto de onde começou. Aff!

Quando eu cheguei ao final deste livro, eu pensei:" Eu não acredito que vai terminar assim!"
Eu até entendi. Trata-se de uma espécie de recontagem da história originalmente narrada por Bram Stoker, tanto que logo no início do livro Mina avisa:

"Diferente da maioria das pessoas, cujas histórias são mantidas reservadas, a minha foi escrita por outro, vendida em troca de dinheiro e oferecida ao público para entretenimento."

Ou seja, segundo a personagem, você finalmente irá conhecer a verdadeira história que deu origem ao Drácula. Trata-se de uma boa história, mas achei um pouco parada demais pro meu gosto. Você fica o tempo todo querendo que o Drácula apareça para que você obtenha respostas, para que a história chegue no que seria o ápice dela, mas quando este momento chega...não é tudo aquilo que você estava imaginando...

Não é que o livro não deva ser lido. Acho válido tentar contar a história que antecedeu todo o mito do maior e mais famoso vampiro da história, mas eu esperava bem mais.

A diagramação esta ótima, sem erros e dividida em oito partes que ajudam o leitor a se situar que haverá uma mudança na narrativa e nos rumos da personagem. Mas eu preciso falar mesmo é da capa...
Que capa é essa gente?!
Eu me peguei várias vezes, admirando essa belezinha! A capa é lindíssima! Ela tem um auto relevo no título e a imagem escolhida é hipnotizante e com uma textura que parece um vinil. Eu posso afirmar sem sombra de dúvidas, que essa é uma das capas mais bonitas da minha estante!

Se você ficou curioso pra descobrir quem era realmente Von Helsing, Bram Stoker (em momento algum ela afirma que o homem é Bram Stoker, mas para um bom leitor...) e Drácula, você precisa ler este livro.
Mas eu sugiro que ou leia o livro de Stoker, ou vejam o filme. Fica bem mais interessante a leitura quando você faz a associação das duas obras com este livro.

Não precisa ler primeiro Stoker pra depois ler esta obra. Eu por exemplo tinha uma vaga lembrança de como Stoker retratou a história de Drácula e fui ver o filme, de Francis Ford Copolla, depois de ler este livro... e foi bem interessante, pois como já conhecia a história pelos olhos de Mina, eu revivi todo o livro enquanto assistia o filme. Recomendo a experiência!

PS: Você consegue encontrar o livro original de Stoker com facilidade na internet, pois ele já caiu em domínio público e o filme completo aqui. Boa pedida para o seu fim de semana...








15 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha. Adoro livros sobrenaturais, principalmente com vampiros. Achei super interessante o enredo desse livro. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa pedida para uns dias de chuva!!!!! Ótima resenha Natalia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Oi Natália.
    Poxa que resenha é essa?
    Ou o livro é de tirar o folego, ou você sabe resenhar magnificamente bem, ou as duas coisas. E eu opino que seja as duas coisas.
    Adorei o resumo que você fez do livro antes de iniciar a resenha, e antes de dizer que o livro é um tanto quanto parado, porque primeiro você convence as pessoas que o livro deve ser lido e depois dá a sua opinião.
    Já havia visto esse livro em outros cantos por aí, mas não havia parado pra ler nenhuma resenha e amei. Vou tentar ler.

    Beijos da Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sempre fui apaixonada por histórias sobre o Drácula e este parece ser tudo de bom. Com qual personagem a Mina ficará? Eu escolheria o Drácula, claro. rsrsrs Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Drácula é o cara. Me interessei bastante pelo livro... acho que vou colocar ele na minha lista. Uma nova experiência com o vampiro rei pode ser boa.

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive muita vontade de ler esse livro.Achei que se tratava de um romance de tirar o fôlego.
    Agora fiquei na dúvida se devo comprá-lo ou não.

    ResponderExcluir
  7. Não sei... Achei meio fraquinha a história. E como não gosto de sobrenatural, acabou que nem chamou muito a minha atenção. E sem querer ser do contra, mas já sendo, não consegui achar nem a capa bonitinha :(

    ResponderExcluir
  8. Natália!
    Não tem jeito... todos os livros relacionados a vampiros me atraem...
    Achei que o livro me lembra um enredo de algum filme que já assisti, onde a protagonista tem uma vida 'normal' e vive sonhando com um homem que não conheço, embora sejam sonhos eróticos e no final se descobre que ela é a prometida do vampiro mor...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Já vi o filme a respeito deste livro e gostei muito. Realmente é diferente dos Dráculas que conheci em outras leituras. Achei este mais apaixonante e até romântico. Ele pode ser até aterrador , mas lá no fundo ele é um eterno apaixonado, que fez o que fez por se sentir abandonado por Deus e por seu eterno amor. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante do enredo do livro, mas se o livro é muito parado não faria muita diferença eu ler.

    ResponderExcluir
  11. Oi Natália, interessante esta sua experiência, e obrigada por avisar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. E bota linda nessa capa! Quando vi pessoalmente fiquei mais apaixonada por ela.
    Ainda não li o livro, mas será uma das minhas próximas leituras, fiquei um pouco com o receio de ser meio parado, mas vou seguir seu conselho, vou assistir ao filme antes de ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Esse sim é meu tipo de livro. Sempre fui seduzida por contos com vampiros, pois com ovc disse, sao pintados como seres sedutores. Conde Dracula é muito dferente do Vampiro do Crepusculo ou outros Vampiros joviais, ele é o todo Poderoso. Tambem achei que ele teria que se impor ao invés de deixa-la decidir, mas, homem apaixonado não da pra entender, vampiro entao, rsss.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro vai chegar em breve aqui e pretendo ler, mas agora fiquei com esse pensando de será que vou me decepcionar? Espero que não! Realmente quando esperamos muito de um livro e ele não é tudo aquilo... é horrível. Mas tentarei ler sem expectativas.

    ResponderExcluir
  15. Que resenha! Não tinha dado nada pela capa mas depois da resenha me interessei pra valer! Referências a Bram Stoker?? Demais! Gostei desse romance com bons vampiros e pretendo ler ^^

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥