12 de maio de 2014

E Tem Outra Coisa... por Eoin Colfer

Livro VI 

Autor: Eoin Colfer
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410228
Ano: 2009
Páginas: 368

Classificação: 
Fãs de todo o mundo estavam órfãos de novas aventuras dos personagens mais loucos da ficção cientifica desde que o último livro da série O Mochileiro das Galáxias foi escrito em 1992. Com a morte de seu autor, Douglas Adams, parecia absolutamente improvável que Arthur Dent, Ford Prefect, Tricia McMillan e Zaphod Beeblebrox voltassem a aprontar, depois de tantos anos perdidos no espaço, sem que ninguém tivesse notícia deles. Mas, como a improbabilidade é o que move o universo de Adams, eis que surge Eoin Colfer para resgatar nossos heróis e metê-los em confusões ainda mais alucinantes ao lado de vogons, peixes-babel, deuses desempregados, computadores irascíveis e alienígenas que dedicam sua imortalidade a ofender todos os seres do Universo. Seguindo de forma magistral o estilo característico de Douglas Adams e fazendo diversas referências aos cinco volumes da trilogia original, Colfer resgata o humor dessa fantástica série e apresenta um novo destino para os personagens mais amados da Galáxia. Pegue sua toalha e aproveite esta brilhante aventura espacial. Mas, aconteça o que acontecer, não se esqueça: NÃO ENTRE EM PÂNICO!

No último livro de Douglas Adams - Praticamente Inofensiva - temos o desfecho final da Terra e das vidas de Arthur Dent, Ford Perfect, Trillian e Random (a filha de Arthur com Trillian) e a revelação do que significa o número 42.
Neste livro, nossos aventureiros irão se deparar com uma dura realidade: a Terra esta preste a ser destruída (de novo) pelos Vogons, e eles precisam fugir (de novo).

Se no primeiro livro da série, Ford Perfect resgata o amigo Arthur Dent partindo para uma aventura intergalática, neste temos como salvado o presidente da galáxia (e primo de Ford) Zaphod Beeblebrox.
Zaphod chega em sua nave, a Coração de Ouro, para resgata-los, mas logo percebe que precisará ser resgatado também e eis que surge Wowbagger, aquele cara que se tornou imortal e decidiu sair xingando todo mundo em ordem alfabética só pra ver se alguém ficaria bastante irritado e conseguiria mata-lo.
Sim. Ele é imortal e quer morrer...

Zaphod faz um acordo com Wowbagger: Ele salva todos do terrível destino que aguarda a Terra, e em troca, Zaphod irá convencer Thor a matar Wowbagger, já que um Deus deve ser a única pessoa no universo capaz de matar um imortal.
Tem início uma nova aventura, tão maluca quanto as anteriores. Afinal, nada relacionado a esse grupo poderia ser normal, né?

Depois de finalizar a aclamada série de Douglas Adams - O Guia do Mochileiro das Galáxias - eu cheguei a conclusão que o autor era simplesmente um gênio.
Para mim, o final do quinto (e teoricamente) último livro era perfeito.
Porém, alguns leitores se sentiram órfãos, e a partir desse sentimento surgiu este sexto livro: "E tem outra coisa..." escrito pelo Eoin Colfer.

Eu não sou contra continuar uma história, mas pra mim tem que acrescentar algo.
Por exemplo: No último livro de Douglas Adams, nós temos o desaparecimento de Fenchurch (se você não sabe quem é ela, clique aqui) e não é explicado o que aconteceu com ela. Logo, você imagina que terá uma explicação para isso neste livro, certo? Errado.

Este livro é uma história à parte. Ela começa exatamente de onde Douglas Adams parou, mas trata-se de uma nova aventura. É simplesmente para matar a saudade dos personagens mais loucos do universo. E, é claro, que Eoin Colfer cria um novo final para os personagens...

Se você gostou do estilo de Douglas Adams e dos personagens, irá se divertir, pois Eoin manteve o humor "peculiar" presente nos cinco livros anteriores; mas não espere ver as respostas para as suas dúvidas aqui.
 Por isso, a nota foi 2. Ele diverte, mas não acrescenta.

13 comentários

  1. Natália!
    Interessante ver uma possível continuação de uma série, escrita por outro autor. Percebi que o enredo é o mesmo, entretanto a escrita diferenciada.
    FELIZ DIA DAS MÃES!!!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    " Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar a luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados ou criados. “(desconhecido)

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, seus comentários estão excelentes Natália. Ainda num i nenhum livro da série, mas pretendo lê-los em breve.

    ResponderExcluir
  3. Não li ainda nenhum livro da série. Foi a primeira leitura de resenha que li agora. O que posso te dizer é que até gostei da estória deste livro. Mas primeiro vou ter que ler os outros pra ficar a par de tudo. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro da série,mas tenho quase certeza que não faz o meu gênero.
    Mas para quem gosta, é bom conferir. :-)

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li os livros, mas acho que se já teve um final, pra que fazer mais um livro, ok pra quem é fã deve ter sido bom, mas mesmo assim se o livro não acrescenta nada a série, sei lá acho que já teve o final e não precisava de mais .

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Ainda não li essa série, mas a cada resenha, fico mais curiosa.

    ResponderExcluir
  7. O guia da mochileiro é uma serie genial..... tava meio receioso de ler esse por se tratar de outro autor.... porem já que pelo menos distrai, vou me arriscar.

    ResponderExcluir
  8. Eu também tenho a opinião de que se for pra continuar uma história tem que acrescentar. Mas achei interessante e se é divertido, vale a pena uma leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oi Natália, não me interessei por este.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Diverte, mas não acrescenta? Não sei muito o que pensar sobre isso, até porque leituras desse tipo eu só faço quando estou numa ressaca literária, então não é uma prioridade minha investir nessa série por agora.

    ResponderExcluir
  11. Nao é meu estilo de livro, ainda mais que não acrescenta algo, mas foi para matar a saudade dos fãs que ficaram órfãos.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho esses livros bem divertidos de se ler sabes?
    Sei lá... para descontrair e depois de leituras mais complexas e intensas.
    Sou fã do gênero e lerei todos =)

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada da série, por isso confesso que li a resenha meio por alto :/
    Um dia eu talvez leia, acho esses títulos super criativos :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥