9 de maio de 2014

Hoje é dia de falar sobre: Abuso

No mês passado, a Editora Valentina sugeriu uma Campanha de Conscientização sobre o Autismo. Nós do blog Perdidas abraçamos a causa. Este mês, o tema proposto é bem mais complicado e sombrio... porém, mais uma vez iremos ajudar a debater sobre esse assunto tão polêmico: o abuso sexual. 

Segundo pesquisa divulgada pela revista The Lancet, uma em cada 14 mulheres já sofreram algum tipo de abuso.
Nesta mesma pesquisa, os autores afirmam que a situação varia muito de país para país. Enquanto na Região Central da África Subsaariana a taxa de mulheres vítimas de abusos chega a 21%, na Ásia a média é de 3,3%. A média mundial de mulheres com 15 anos ou mais que dizem ter sido atacadas sexualmente por alguém que não é seu parceiro é de 7,2%. Esses números são, no mínimo, alarmantes. 


Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam para uma situação ainda mais sombria se for levado em consideração o número de mulheres vítimas de violência em geral. Cerca de 70% das mulheres do mundo sofrem algum tipo de violência no decorrer de sua vida, segundo a organização. Em todo o mundo, uma em cada cinco mulheres será vítima de estupro ou tentativa de estupro, conforme calcula a ONU.

No Brasil, a situação não é muito diferente. O Ministério da Saúde revelou em 2013 que o SUS (Sistema Único de Saúde) recebeu em seus hospitais e clínicas em média duas mulheres por hora com sinais de violência sexual em 2012. Isso sem contar o sistema privado de saúde. Entre 60 e 65% dos casos o agressor é um conhecido da vítima.
“A violência contra as mulheres não está confinada a uma cultura, uma região ou um país específicos, nem a grupos de mulheres em particular dentro de uma sociedade. As raízes da violência contra as mulheres decorrem da discriminação persistente contra as mulheres”, afirma a ONU.
E as mulheres casadas não estão fora dessas estatísticas. Cerca de um terço das mulheres já foram coagidas ao sexo por seus parceiros. Pode não parecer, mas isso também é abuso sexual. O fato do agressor ser o marido, não muda em nada a situação... Pesquisas sobre essa área ainda são muito superficiais, pois a maioria das agredidas não denuncia os abusos, seja por vergonha, ou por achar que a culpa é dela. 

Porém, as mulheres não são o único foco nesse tipo de agressão. Todos os anos, milhares de crianças são violentadas. Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em 2012, o abuso sexual é o segundo tipo mais comum de abuso contra crianças brasileiras, atrás apenas da negligência. Na grande maioria das vezes, o agressor esta dentro da própria casa da criança. 



Mas se você pensa que esse problema é uma exclusividade de mulheres e crianças, pesquisas revelam que aumentou o número de casos de violência sexual contra homossexuais também. Porém, não encontrei uma pesquisa que abordasse apenas a violência sexual; Na maioria dos casos, trata-se de um crime motivado por preconceito. 

Se você sabe de alguma criança que esteja passando por isso, ou conhece alguma mulher que tenha sofrido abuso, denuncie. 
Procure as autoridades e órgãos públicos para que eles investiguem o caso. No caso de abusos infantis, o melhor é procurar a Delegacia da Criança e Adolescente ou o Conselho Tutelar de sua cidade. Para as mulheres, foi criada em 1985, a Delegacia da Mulher, ou disque 100. Infelizmente, ainda são poucas as delegacias que estão preparadas para lidar com crimes homofóbicos, deixando os homossexuais à margem da sociedade quando são abusados. Se a pessoa abusada é um parente, ou amigo próximo, tente conversar com ela para que ela faça a denúncia. Quando a denúncia é feita pela própria vítima, o caso ganha maior legitimidade. Sem contar que as autoridades tem meios de proteger a integridade física e mental dessa vítima. 

Para construirmos um mundo melhor, precisamos seriamente repensar a maneira como nossas crianças e mulheres são tratadas. E só através da denúncia nós conseguiremos retirar os abusadores do convívio da sociedade. Não se calem, e por favor, não permitam que outras pessoas se mantenham caladas...

Alguns livros que abordam o assunto: 
(Clique nas imagens para conferir a sinopse) 

  
  
Fontes: 


29 comentários

  1. Minha nossa , a matéria que eu precisava , para estudar para o Enem .. Posso repassar no meu blog ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro. Só lembrando que os dados foram retirados dos links que estão no final do post, ok? Se você for utilizar, dê o crédito à eles.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá, Natália
    Gostei muito dessa campanha. A violência contra a mulher é um assunto muito sério e grave.
    Adorei a capa do livro segredo segredíssimo.

    ResponderExcluir
  3. cara é um tema muito tenso,sem contar que certa vez contei no blog que quando eu era adolescente um tio meu tentou me agarrar, cara foi péssimo. realmente é algo que tem q ser contato, na época eu não contei a ninguém pq eu n queria estragar o casamento dele com a minha tia. só com quase 20 anos de idade que eu falei pra minha mãe que ele tinha tentado algo comigo mas eu fugi.
    é algo q nem deveria existir, a gente ensina as meninas a serem cuidadosas mas nao ensina os meninos a não baterem e nao estuprarem.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade...e quando ensina, os meninos são vistos como "muito sensíveis" pelos coleguinhas na escola, que depois ficam "zoando" ele. Infelizmente, temos uma sociedade ainda machista, onde o homem pra ser homem precisa pegar geral...tá com uma mina a cada semana pra mostrar a sua masculinidade. Um cara que valoriza a mulher que esta ao lado dele, que não a trai e que é romântico, por exemplo, é visto como uma "bichinha", usando o linguajar que eu já escutei diversas vezes os amigos do meu irmão usarem ao se referirem a esses caras.

      Excluir
  4. Eu acho que nossa lei ainda é muito fala em caso de estupros, se fosse mais severa acho que o numero diminuiria. E nao venham dizer que, como ja vi entrevistas desses homens falando, que isso é uma doença. Para mim, abusar de uam criança é o fim de tudo, uma criatura dessa nao precisa mais viver. MAs interessante sua materia, tem muita mulher que nao sabe que existe sim o estupro por parte do marido. Nao é porque esta casada que é obrigada a ceder quando nao quer.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Muitas mulheres realmente acham normal serem forçadas ao relacionamento íntimo pelo marido. "Faz parte das obrigações de esposa", é o que elas dizem.
      E sim. Concordo com você que as leis ainda são muito brandas para os abusadores, mas isso é um problema geral. As leis são muito brandas para tudo nesse país...

      Excluir
  5. Realmente é um fato alarmante e triste. Estamos tão evoluídos, mas ao mesmo tempo, continuamos arcaicos. Eu fico abismada muitas vezes com esses acontecimentos e o pouco que fazem para se resolver. E outra coisa : Além do abuso físico, ainda existem aqueles que abusam verbalmente. Já passei por isso por muito tempo. E posso te dizer que é pavoroso também. É bom contarmos com livros e instruções que nos ensine como proceder. Também como superar esses fatos. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ás vezes, esses abusos verbais são ainda piores do que os abusos físicos, pois um hematoma desaparece; os traumas causados pelo abuso não.

      Excluir
  6. Oi Natália, li Vítimas do Silêncio e recomendo, uma verdadeira lição de superação e força. É preciso estar atento ao que acontece ao nosso redor e não ter medo de denunciar caso desconfie de alguma coisa. Uma ótima campanha que dou os parabéns a editora pela iniciativa.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. É tão triste saber que mulheres são agredidas e que sofrem violência sexual!
    Pior ainda é saber que crianças também passam por isso.
    Achei muito importante Natália, vc estar abraçando essa causa.

    ResponderExcluir
  8. Sério, a editora Valentina está de parabéns, adorei a iniciativa! !
    E esses livros nunca tinha ouvido falar, mas parecem bem interessantes, e fiquei curiosa quanto ao último.

    ResponderExcluir
  9. Acho interessante a abordagem de um assunto tão polêmico e atual!

    ResponderExcluir
  10. Já li Vítimas do Silêncio e realmente é uma leitura forte.
    Assuntos como o abuso de violência são necesários para a busca de soluções.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Olá Natália!
    Achei muito interessante o assunto do seu post. Importante para a sociedade se conscientizar de tudo isso.
    Não sabia que esses livros eram sobre abuso. Nunca li algo sobre e, agora, quero ler o "Não conte para a mamãe." Parece ser bom!
    Ótimo post! :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Cansamos de ver casos como esses de abusos, o que é realmente preocupante!
    Acho importante esse assunto ser debatido cada vez mais para que casos como esses não voltem a se repetir.

    ResponderExcluir
  13. Triste que muitas mulheres e crianças passem por isso
    Ainda não li nenhum livro sobre o tema
    Mais deve ser triste e angustiante

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente o tema é realidade no mundo todo, mas não apenas o abuso físico deve ser levado em conta, o abuso psicológico pode ser tão traumatizante quanto o físico, se não mais. Por mais inocente que possa parecer, uma cantada pode mexer muito com uma pessoa que já esteja fragilizada. Eu mesma evito de usar determinadas roupas em alguns ambientes para tentar evitar esse tipo de constrangimento. Enquanto não existir a conscientização da população quanto aos traumas que qualquer abuso pode causar às pessoas, estaremos sujeitos aos divãs dos terapeutas.

    ResponderExcluir
  15. A sociedade ainda é extremamente machista... por mais que digamos estar evoluindo num aspecto comportamental, a verdade é que ainda estamos bem enraizados em costumes arcaicos e que teremos muito trabalho para erradicar da sociedade. O complicado é que a mesma sociedade que condena o estrupo e o abuso é a sociedade que abre a porta para que eles aconteçam.

    ResponderExcluir
  16. É um assunto delicado, mas que não pode ser esquecido pois infelizmente muitas mulheres passam por essa situação!!!
    Triste fato!!

    ResponderExcluir
  17. É triste ver como, por mais que o mundo evolua em tantos aspectos, a violência e o abuso continuam sendo praticados de maneira bárbara. Acho fundamental a ampla comunicação sobre o tema, os meios de denúncia, etc; da mesma forma, é importante tratar sobre isso nos livros, no cinema e na tv, como uma forma de chamar mais a atenção de todo mundo, de conscientizar, informar, além de abrir os olhos de todos - às vezes o abuso acontece tão perto de nós e simplesmente não enxergamos e/ou não fazemos nada para impedi-lo.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  18. Adorei a abordagem do blog com um assunto tão polêmico e tão comum hoje em dia, é preciso debater, orientar, mostrar, achei bela a iniciativa,,,,,

    ResponderExcluir
  19. muito boa essa campanha, infelizmente muita gente ainda convive com isso sem expor os acontecimentos. temos que espalhar cada vez mais essa msg, parabens!

    ResponderExcluir
  20. Bem tenso e muito triste. Fico abismada com as coisas que acontecem e penso como pode alguém fazer isso, muito triste pensar. Infelizmente nossas leis são muito brandas mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela campanha, infelizmente é uma realidade que pertence a várias pessoas. devemos sempre lembrar e conscientizar as pessoas sobre essa triste realidade...

    ResponderExcluir
  22. Queria ter a sorte de dizer que nunca conheci ninguém que já passou por isso, mas infelizmente conheço e sei os danos que um abuso pode causar tanto psicologicamente quanto fisicamente. A Editora está de parabéns pela iniciativa da campanha!

    ResponderExcluir
  23. Muito legal esse post, essa tema é tremendo importância pra nossa sociedade, só posso dar parabéns ao blog! Comecei a leitura do livro Não Conte para Mamãe e fiquei impressionada pela narrativa e os fatos relatados pela autora, o livro é bem forte mas vale a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  24. Este é um assunto bem sério!
    A maioria sempre pensa por fora, e não como se fosse a vítima.
    Grande parte das mulheres tem medo de denunciar e acabar sendo pior, pois infelizmente a justiça é bem falha. Então acabam aguentando toda essa situação =(
    Espero que essa situação mude. Espero mesmo.

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito da iniciativa da campanha. Abuso é um assunto sério e merece a devida atenção, parabéns ao blog por abordar esse assunto tão importante.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥