25 de maio de 2014

Jogador N°1 por Ernest Cline

Autor: Ernest Cline 
Editora: Leya
ISBN: 9788580442687
Ano: 2012
Páginas: 464

Classificação:   
Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.

O futuro não é nada animador...
Os recursos naturais tornaram-se escassos; nós gastamos os combustíveis fósseis até não restar quase nada; com isso, a população passou a viver cada vez mais próxima das grandes metrópoles, a fim de conseguir ficar o mais próximo possível desses recursos, o que gerou um sério problema habitacional e populacional. Com isso, as "favelas" passaram a ser um conjunto de trailers empilhados, literalmente, formando prédios onde vivem 3 a 4 famílias em cada trailer. A desigualdade social também se agravou e a miséria esta espalhada pelo mundo. As pessoas são capazes de matar por um tíquete alimentação. Literalmente!

Para suportar esse futuro terrível (e se pensarmos bem, estamos nos encaminhando para ele...), as pessoas passaram a permanecer o maior tempo possível conectadas a um jogo de MMORPG, ou seja, um jogo com múltiplos jogadores on line.

Sabe The Sim's? Ou Second Life? É isso! Só que absurdamente mais complexo e maior. Nos jogos que citei, você cria um avatar (personagem) e vive uma nova vida com ele em uma cidade, por exemplo. No OASIS, jogo apresentado no livro, você cria seu personagem, mas a sua vida real passou a ser atrelada a sua vida virtual.
Por exemplo: As escolas são virtuais. Era muito perigoso ir para a escola no mundo real, pois você poderia ser atacado no caminho, ou sofrer bullying no colégio. Na escola virtual, isso não acontece. E você tem que assistir todas as aulas como um aluno normal. Os professores podem criar aulas inteiramente interativas, algo muito legal!
Só que ao contrário dos jogos que citei anteriormente, onde você permanece em uma cidade, no OASIS, você tem milhares de mundos, como por exemplo os jogos MMORPG que conhecemos hoje, e nesses mundos, as guerras entre os jogadores é livre. O seu objetivo é matar geral e conseguir os melhores itens para o seu avatar.

Outra diferença, é que é possível ter um trabalho dentro do mundo virtual. Por exemplo: Você pode trabalhar em um bordel on line. Ou como assistente técnico de suporte do sistema OASIS. Ou como professor em uma das escolas!
Ou seja, tudo no mundo gira em torno do OASIS e as pessoas sempre que podem tentam fugir para este mundo virtual a fim de esquecer a desgraça que existe ao redor delas. E o melhor... o OASIS é de graça! Ou seja, qualquer pessoa pode entrar, desde que possua um óculos que insere as imagens do jogo diretamente na sua retina e umas luvas que controlam seus movimentos.

Não preciso dizer que o cara que inventou esse sistema ficou bilionário, né?
Pois bem... ele morre. E ele não tem herdeiros. E por isso, ele prepara uma surpresa para o mundo.

Ele escondeu um Easter Egg no jogo, e quem o encontrar primeiro será o grande vencedor e terá direito a toda fortuna dele, inclusive a administração do sistema OASIS.
É claro, que depois disso, todos os jogadores passaram a procurar o Egg, mas Jim Halliday, o criador do jogo, era louco pelos anos 70/80; por isso, ele criou um desafio onde para o jogador ganhar, ele precisa saber tudo sobre essas décadas e sobre o gosto de Halliday. Ou seja, são poucas as pessoas que tem o conhecimento necessário para conseguir passar pelos desafios. Um deles é Wade, um garoto pobre, orfão que descobre o primeiro desafio de Halliday e passa a ser o jogador mais famoso do mundo. Mas a vida dele jamais será a mesma depois disso...

Você é nerd? Geek? Adora jogos? E filmes antigos? Seriados? Então eis o livro perfeito para você!
Durante a história, os personagens vão falando sobre vários filmes, livros, séries e jogos da década de 70/80 e você acaba querendo devorar tudo o que eles citam. Eu fiz uma lista de filmes que eu PRECISO assistir. Em outros momentos, você sofre de nostalgia, pois eu nasci nessa época, logo, quando eles falavam de jogos da década de 80 - tais como Pac-man - era impossível não lembrar as horas que passei em frente ao videogame tentando comer os fantasminhas (e falhando miseravelmente).

Então, caro leitor, se você é da minha geração, irá se deliciar com as citações. Se você é mais novo, nasceu na década de 90, com certeza você conhece algumas coisas e vai terminar o livro com uma lista enorme de filmes e jogos legais que você irá querer conhecer. E se você acha que não sabe nada sobre os anos 70/80, pense de novo, pois pelo menos "Curtindo a vida adoidado" você viu! Rsrsrsrs

Mas se você pensa que por ser um livro mais nerd ele é parado, esta enganado. Ele é um livro inteligente, e você acaba tentando decifrar os enigmas que Halliday espalhou pelo jogo como desafios para alcançar o Egg, junto com os personagens. E isso é muito divertido.
Além disso, existem pessoas que estão dispostas a matar para conseguir vencer esse jogo, e quando eu digo matar, não estou me referindo apenas ao seu personagem. Se elas descobrem quem você é no mundo real, você pode literalmente se dar muito mal.

Ernest Cline conseguiu criar personagens muito interessantes e que ao mesmo tempo nos fazem pensar sobre assuntos muito preocupantes, tipo:
- O que nós estamos fazendo com o nosso planeta, para que o cenário descrito no livro não se torne real? Porque o que ele descreve é perfeitamente plausível de acontecer daqui há alguns anos... e dá medo só de pensar nisso...
- As pessoas passam a viver mais no mundo virtual, do que no real. Já não estamos nos encaminhando para isso, visto que passamos grandes horas na internet e conectados aos smartphones? Quando foi a última vez que você passou 5 dias sem estar conectado a este "espaço/mundo" virtual? Já existem graduações on line; cursos on line; atendimento on line; você conversa com seus amigos on line... ou seja, você tem toda uma vida on line. Você conhece pessoalmente todas as pessoas que tem no facebook? Estamos ou não nos encaminhando para a realidade de Wade de certa forma?

Esqueça toda a aventura, amizade e coisas nerds que existem na história. Esse livro tem uma crítica social sensacional!!! O autor foi simplesmente genial!! Trata-se de uma história extremamente inteligente e que faz você se identificar com a sua infância, e com o seu (possível) futuro!!
Preciso falar mais alguma coisa?

Preciso... preciso sim... LEIAM!


13 comentários

  1. Adorei a resenha Natalia. Com certeza lerei esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Estes temas distópicos são incríveis pra mim. Os autores usam de uma criatividade que até me espanta as vezes. Este por exemplo, tem uma história bastante interessante. Até posso imaginá-lo acontecendo daqui a alguns anos. rsrsrsrs Isso me deixou curiosa e vou tentar ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Natália
    Não conhecia esse livro, mas lendo a sua resenha, fiquei morrendo de vontade de ler. Adoro a década de 80, então sei que vou adorar. Com certeza, quero ler.

    ResponderExcluir
  4. Amei, simplesmente amei o enredo desse livro, amo distopia e essa é muito interessante , necessito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Uau,Natália:
    você realmente gostou da leitura. Afinal 5 estrelinhas e um coração
    comprova isso.
    Não sei se à história faz muito o meu gênero, mas se eu tiver oportunidade
    vou ler.
    Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  6. Empolgante a resenha e consequentemente deve ser o livro. Com certeza vou ler!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Só leio resenhas positivas sobre esse livro e minha vontade de lê-lo já vem de muito tempo. Sua resenha está maravilhosa e me animou ainda mais. A história é diferente e ao mesmo tempo muito real, parece um livro realmente fantástico!

    ResponderExcluir
  8. Apesar desse ter me dado medo so com a resenha, eu fiquei super empolgado pela leitura dele

    ResponderExcluir
  9. Não apostava tanto nesse livro, adorei a resenha!
    E como vi "Curtindo a Vida Adoidado" kkkk Parece ser bem legal, fiquei empolgada.

    ResponderExcluir
  10. Uau, só de ler sua resenha fiquei sem folego. E o menino pobre acha o Easter Egg (meu filho de dez anos me explicou o que é isso, rss)? E aparecem outros jogadores na disputa, tipo, novela das sete Geração BRasil ? Brincadeiras a parte, nao tem nada haver com novela. Livro bem Nerd, sou dos anos 70 e assisti mil vezes o Curtindo a Vida Adoidado, kkkk

    ResponderExcluir
  11. Eu baixei a amostra para o Kindle e gostei. Esta na lista para o mês de junho.

    ResponderExcluir
  12. Um dos meus desejados faz tempinho <3
    Só leio coisas boas e sempre que leio uma nova resenha dele, fico com mais vontade de lê-lo, mais e mais. E foi assim agora, ler todas essas coisas positivas... me faz pensar que o livro vale MUITO a pena.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a história desse livro, ainda não tinha ouvido falar dessa distopia e gostei muito!
    Me lembrou um pouquinho a nova novela da globo, Geração Brasil hahaha
    Mas parece uma ótima distopia, fiquei interessada em ler.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥