5 de maio de 2014

O Lado Mais Sombrio por A. G. Howard

Livro I

Autora: A. G. Howard
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633381
Ano: 2014
Páginas: 368

Classificação: 
Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...

Alyssa nunca foi uma garota normal. Desde muito nova, descobriu que conseguia ouvir o que os insetos e as plantas falavam e isso sempre a deixou muito incomodada. Tentando encontrar uma forma de silenciar esses sussurros que nunca a deixavam em paz, Alyssa matava os insetos e os usava em seus projetos de arte. Mas isso nunca fez com que conseguisse o silencio que sempre desejou.

Sua família por sinal também nunca foi uma das mais comuns, isso por que Alyssa é tataraneta de Alice; a mesma que inspirou Lewis Carroll a escrever Alice no País das Maravilhas e desde Alice, todas as mulheres de sua família, incluindo ela, apresentaram algum tipo de anormalidade e acabaram sendo internadas em hospícios. Seja por sua tataravó Alice, que depois de velha começou a apresentar perda de memória e não mais reconhecer sua família e começou a dizer que passou toda uma vida presa em uma gaiola no País das Maravilhas. Seja por sua mãe que depois de um incidente com Alyssa ainda criança passou a apresentar sintomas de loucura como não querer comer e beber nada a menos que fosse em uma xícara de chá, além de dizer que podia ouvir as plantas e os insetos. Por conta disto, assim que descobriu que também podia ouvir plantas e insetos como sua mãe não contou a ninguém, pois sabia que teria o mesmo destino que todas elas e Alyssa sabia que seria demais para seu pai suportar a perda de sua esposa e também de sua filha. Desta forma, ela sempre procurou viver uma vida normal na medida do possível. Adora skates, é apaixonada por seu amigo de infância, Jeb, que namora sua pior inimiga e visita sua mãe regularmente, pois sente uma enorme saudade dela e da época em que tudo ocorria na mais perfeita ordem.

Porém, num dia de visitas a sua mãe, Alyssa percebe que existe algo a mais. Ambas ouvem ao mesmo tempo o que as rosas estão dizendo... E elas dizem que um cavalheiro se aproxima. Depois deste recado, Alison, mãe de Alyssa, se desespera e algo totalmente inusitado acontece em seguida, fazendo com que Alison seja levada à ala dos pacientes mais críticos e colada em uma camisa de força. Desesperada ao ver sua mãe no estado atual e já praticamente condenada ao tratamento de eletrochoque, Alyssa decide que irá ajudá-la a sair daquela situação e sabe que a maneira mais adequada para fazer isso é voltando ao País das Maravilhas, por mais que sua mãe tivesse lutado a vida inteira para mantê-la afastada de lá.

De um tempo para cá, Alyssa passou a ter pressentimentos estranhos como o de estar sendo observada todo o tempo, além de ter a impressão de estar sempre ouvindo alguém falar em sua cabeça. Determinada a voltar ao País das Maravilhas, Alyssa encontra um jeito e finalmente entra na toca do coelho, mas algo que ela definitivamente não esperava que acontecesse acontece... De alguma forma, Jeb também vai parar com ela no País das Maravilhas. Alyssa é claro, se desespera ao ver que seu melhor amigo acabou indo parar ali e tenta de tudo para fazer com que ele volte, mas como ele sempre teve um espírito protetor com relação a ela se recusa a deixa-la sozinha e decide que irá acompanhá-la nessa jornada. Alyssa e Jeb passam grandes apuros e descobrem que o País das Maravilhas não é lá tão maravilhoso assim e que as coisas são bem diferentes das descritas na história de Lewis Carroll. No momento certo, Alyssa reencontra Morfeu, um ser dos País das Maravilhas que sempre esteve com ela desde pequena, mesmo que ela não se lembrasse disso e que também acaba descobrindo que é o ser que a estava observando e falando com ela nas vezes em que ainda estava em seu mundo. Morfeu é um ser único. De cabelo azul, asas e um charme irresistível, faz renascer tudo o que estava "dormindo" no interior de Alyssa... Inclusive um lado seu que ela não conhecia. Morfeu diz ser seu guia no País das Maravilhas, revelando inclusive que se Alyssa quiser desfazer a maldição sobre sua família, terá que arrumar toda a bagunça que Alice deixou para trás, mas essa não será uma tarefa nada fácil, principalmente quando ela descobre que nem todos são tão confiáveis assim... Inclusive ela.

O Lado Mais Sombrio é sem sombra de dúvidas o livro certo para os amantes do conto Alice no País das Maravilhas assim como eu e claro... Para os amantes de fantasia. Não diria que ele é totalmente uma releitura do clássico, já que a história não se passa com Alice e sim com sua tataraneta. Eu diria que é uma continuação do conto com uma releitura, já que o País das Maravilhas descrito em O Lado Mais Sombrio não é nem um pouco parecido com o clássico original. Eu sempre fui fã do conto original por achá-lo sombrio. Na verdade, o mais sombrio de todos mesmo sendo um conto para crianças, e A. G. conseguiu com maestria explorar todo o lado negro e obscuro de Alice no País das Maravilhas.

O livro é riquíssimo em detalhes e contado em primeira pessoa por Alyssa, fazendo com que nos transportemos por inteiro aos lugares narrados, mas também tornando a leitura muito lenta e confusa em sua maioria, afinal a narrativa se alterna entre a lucidez e a loucura e as vezes ficava muito confuso entender o que exatamente estava acontecendo. A narrativa deste livro é tão confusa que a minha leitura demorou o triplo do que eu esperava, pois na maioria das vezes tinha que voltar para ver se eu realmente tinha entendido direito ou até mesmo tinha que ler mais devagar para realmente entender o que eu estava lendo. Alyssa é uma personagem forte e que sabe o que quer... Menos se tratando de seu triângulo amoroso entre Jeb e Morfeu. A diferença entre ambos é tão marcante que com o tempo você não sabe qual deles você ama ou odeia e essa é uma parte bem instigaste da história. Algo que também não me agradou foi o fato de Jeb ter ido parar no País das Maravilhas com Alyssa. Definitivamente ele não acrescentou nada à história no todo e na minha opinião acabou tornando entediante alguns momentos que poderiam ter sido muito melhores se Alyssa estivesse sozinha. Porém, mesmo com esses detalhes que realmente não me agradaram, achei que no geral o livro é verdadeiramente bom, com uma ousadia muito interessante da parte da autora de levar o rumo da historia para algo totalmente inesperado e por ter feito um final eletrizante. Não chegou a ser ótimo na minha opinião por conta dos detalhes que citei acima, mas estou ansiosa pelo segundo livro, por mais que achasse que não havia a mínima necessidade de estender a história para mais de um livro. Agora é aguardar para ver o que acontece.

Também não posso deixar de citar o belíssimo trabalho da Novo Conceito com o livro, pois achei a capa belíssima, por mais que tenha achado o título superior totalmente apagado, uma vez que esta escrito de verde numa capa que é toda verde. Já revisão está impecável e a diagramação está um verdadeiro luxo, pois todas as folhas vem com desenhos de flores.

17 comentários

  1. Oi, Laisy
    Gostei muito da sua resenha. Estou com muita vontade de ler esse livro. A capa é muito bonito. E o que mais me chamou a atenção, foi a obra tratar de uma espécie de continuação de Alice no país das maravilhas.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Também achei a capa um charme só, um convite à leitura para quem se deixa levar pela estética (quem nunca?). rs

    Hm, fiquei temerosa com esse lançamento da NC depois de ter me decepcionado horrores com Branca de Neve e o Caçador, mas pelo visto eu estava parcialmente certa... narrativas confusas cansam a leitura. :/

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, parece muito perfeito . A primeira vez que vi o livro achei que fosse uma releitura do clássico De Lewis Caroll, mas gostei mesmo não sendo.

    ResponderExcluir
  4. A capa deste livro é realmente muito linda. E a estória me deixou bastante curiosa. Sua resenha foi uma das que mais gostei até o momento e isso me faz desejar ler este romance logo. muito bom. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Laisy, tudo bem?
    Adorei sua resenha, está super completa! Vi que esse livro tem sido super bem falado na blogosfera. Muita gente que leu gostou bastante.
    Fiquei super interessada por esse livro pois adoro Alice <3.
    A capa dele está realmente muito linda e a editora NC está de parabéns!

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. otima resenha.... o meu livro ta ali na estante esperando a vez de ser lido. Acho que ele vai acabar pulando a fila.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro sempre chamou minha atenção pela capa que acho linda!
    Mas é a primeira resenha que leio sobre ele.Minha filha assim como vc,adora Alice no País das Maravilhas.
    Ela vái gostar de saber. :)

    ResponderExcluir
  8. Laisy!
    Realmente a capa é belíssima!
    Sou apaixonada por todas as versões e releituras de Alice no País das Maravilhas e como falou, talvez não seja uma releitura, entretanto o enredo é ainda mais interessante, porque a tataraneta de Alice retornará ao país das maravilhas e tentará salvar a mãe, muito bom.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Oie tudo bem? Este livro assim que vi na lista de lançamento da editora me encantei e ainda mais quando se tratava se uma "familiar" de Alice. Mas com um enredo bem bacana.

    O livro segue na minha listinha de próximas leituras. Amei o blog e a resenha, e já estou seguindo, se quiser nos conhecer tambem seá muito bem vinda.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal


    ResponderExcluir
  10. Oiee

    Belíssima mesmo a capa desse livro. Me interessei logo de cara e está nos meus super desejados.
    Adorei a resenha e fiquei mais ansiosa ainda por saber que pode ser visto como uma continuiação do conto como uma releitura de Alice nos País das Maravilhas. Fantástico!

    ResponderExcluir
  11. Ola,

    Eu sou uma das que ja quer ler o livro só olhando a capa e realmente esta capa nos ganha.
    Quando o livro foi lançado, eu nem de longe imaginei que teria algo haver com a Alice. Quem dira que fosse falar do lado Sombrio do Pais das Maravilhas. Morfeu era tipo "sua fada protetora" ? Fiquei curiosa pra saber quem levou o coração da Alyssa.

    ResponderExcluir
  12. Oi Laisy, que bom que no final das contas valeu a pena. Ei ainda não o li, só dei uma olhada básica no meu volume, e fiquei encantada assim como você com o capricho da editora. Agora espero gostar também quando for ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um livro interessante. Vou colocar na lista de livros a serem adquiridos!

    ResponderExcluir
  14. Oi,

    já li esse livro e amei! Os personagens são ótimos, os cenários lindos e a trama muito envolvente! Não tem como amar o País das Maravilhas "dark" que a autora criou!

    Beijos e Feliz Dia das Mães!

    ResponderExcluir
  15. Como não sou fã de fantasias e recontagens, esse livro não me chamou muita atenção de primeira. Mas depois dessa resenha tão positiva, acho que vou reconsiderar a ideia de dar uma chance a ele e quem sabe, me surpreender.

    ResponderExcluir
  16. Ahhhhhhhhhhhhhh que belezura.
    Parece ter muitas loucuras como Lewis sempre faz kkk enfim, já li várias coisas positivas sobre e é claro, estou querendo ler e esperando um universo todo cheio de fantasia e etc.
    Só a ideia do que o livro se trata já me faz desejar MUITO =)

    ResponderExcluir
  17. Que capa mais linda! Eu simplesmente estou in love por ela!
    A cada resenha que vejo desse livro, minha vontade de lê-lo só aumenta. Espero conseguir adquiri-lo em breve. :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥