19 de maio de 2014

Os Solteiros por Meredith Goldstein

Autora: Meredith Goldstein
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634814
Ano: 2014
Páginas: 256

Classificação: 
Hannah é diretora de elenco em Nova York e ainda chora pelo ex que a abandonou. Rob não é muito bom em assumir compromissos, mas nos tempos da faculdade quase namorou Hannah — e não se esquece disso... Vicki tem um trabalho lucrativo (embora tedioso) como designer de interiores de uma grande rede de supermercados, e é uma depressiva crônica. Nancy leva uma vida dupla, e Joe é um quarentão que adora namorar mulheres mais jovens... Não há como negar: juntos, eles podem comprometer seriamente os planos de Bee de ter o casamento mais elegante da cidade. Da união desses personagens apaixonados resulta um romance divertido e doce sobre vidas entrelaçadas, relações de amizade e o incontestável amor.

Nossa história começa com Elizabeth , ou melhor Bee, planejando o último detalhe para o casamento dela: os lugares de cada convidado nas mesas da recepção.
Só que ela tem um problema. Ou melhor, cinco. Onde colocar cinco pessoas solteiras de modo a não deixar elas deslocadas?

A partir do casamento de Bee, iremos conhecer a história de cada um desses solteiros.
Hannah é diretora de elenco em Nova York e uma das madrinhas de Bee. Ela esta ansiosa com a possível contratação de Natalie Portman para estrelar um filme que ela esta produzindo, o que alavancaria a carreira dela, e com a possível vinda do ex-namorado dela para o casamento de Bee com a nova namorada dele.

Rob é um grande amigo de Hannah, que ficou de ir ao casamento para dar apoio a amiga nesse momento de tensão, porém, ele desistiu de última hora para ficar em casa cuidando da cachorra epilética dele. No passado, ele e Hannah tiveram um caso, onde tudo era permitido, menos "chegar ao finalmente", se é que me entendem, pois Bee nutria uma "apaixonite" por Rob e eles não queriam magoar a amiga. Rob, é claro, nunca teve nada com Bee... bem lá no fundo ele sempre quis a Hannah... só nunca admitiu isso.

Vicky é designer de interiores de uma rede de supermercados e tem uma vida monótona. Ela é uma grande amiga de Hannah, Bee e Rob, porém, esta passando por uma fase de depressão, pois não fez nada do que planejou na época da faculdade e se sente frustada. Sabe quando você faz algo que não gosta porque você ganha muito dinheiro com isso, mas isso não te deixa feliz? Essa é exatamente a situação de Vicky.

Phil é filho de uma grande amiga da mãe do noivo, que por estar doente, empurrou o filho para o casamento de Bee afim de que ele fosse representar a família. Só que ele não conhece ninguém da família. Ele mal e porcamente se lembra de ter brincado com o noivo quando eles eram crianças e a família dele se mudou para a casa ao lado da dele e meses depois se mudou novamente. Mas, pelo menos ele vai ter comida e bebida de graça...

E por último temos Joe, o tio da noiva (Bee), que vive uma situação parecida com a de Vicky. Ele vive em Las vegas, ganha muito dinheiro, mas sua filha e ex esposa moram no Maine (é um pouquinho longe...) e com isso, ele não consegue ver a própria filha. Ele é o mais velho dos solteiros da festa e não mantém uma relação muito próxima com a mãe e o pai da noiva. Ele esta ali, apenas porque trata-se do casamento da sua sobrinha favorita.

Cada capítulo é narrado por um desses personagens, aonde eles irão nos contar como chegaram a este momento (o casamento da Bee), como eles se conheceram e os dramas de cada um (que eu já elucidei mais ou menos pra vocês nas descrições de cada um).

E então, chega a hora do casamento e todos eles (tirando Rob que esta com a cachorra) começam a interagir um com o outro. É nesse momento que o livro vira filme de sessão da tarde.
Sabe aqueles filmes que tem um casamento em que alguém sempre apronta alguma coisa constrangedora; o outro fica muito bêbado e vai armar um barraco no casamento; mas no final, mesmo o casamento sendo uma zona, tudo termina bem?

Esse livro parece um roteiro para esse tipo de filme. Na verdade, em certos momentos eu me vi assistindo ao filme ao invés de lendo um livro.
Até ai... tudo bem... afinal, vários filmes são adaptações de livros. Mas assim como acontece na maioria desses filmes, você sente que ficou faltando alguma coisa e que aquela história tinha apenas a pretensão de entreter você por algumas horas, ou seja, fica uma coisa meio superficial. Pelo menos pra mim...

Se você conhece esse tipo de filme, e for ler esse livro, já saberá o que irá acontecer assim que a cena começar a se desenrolar, pois é só seguir o roteiro de todos os filmes que você já viu do gênero.
Ex:. Uma das madrinhas esta passando mal e a amiga vai até o quarto onde elas se arrumaram antes do casamento para pegar as coisas da amiga e leva-la de volta ao hotel em que estão hospedadas. Já esta de noite, logo, o quarto esta escuro. Ela percebe a silhueta de um homem a espreita dela. O que vocês acham que vai acontecer?
a) Ela vai fazer sexo com o carinha e eles serão flagrados por alguém.
b) Ela será assassinada por um picador de gelo
c) Ela vai gritar e o príncipe chegará em cima de um cavalo branco para regata-la do homem mal.

Lembrem-se do estilo de livro/filme que vocês estão lendo...
Foi difícil deduzir a resposta? Pois é... por isso que é uma história previsível. Basta seguir o típico roteiro!!
Pela falta de originalidade, o que acaba deixando a história previsível, a nota foi 2.

16 comentários

  1. Oi, Natália
    Gostei da sua resenha. Queri ler esse livro, mas agora fiquei um pouco receosa por saber que ele é tão previsível.
    Acho a capa dele muito bonita.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tem cara de ser bem clichê, mas eu achei interessante o tanto de personagens que ele engloba numa mesma história e como interagem.
    Beijos ;*

    http://girlbeinggeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que rolo a minha xará ta passando, hein? A estória parece ser divertida e isso me deixa curiosa e ansiosa. Gosto de romances assim. São bons pra passar o tempo. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua resenha! Explicou bastante sobre o contexto do livro e sobre a sua opinião sobre ele. Vi alguns parceiros da Novo Conceito recebendo esse livro, mas ainda não sabia bem do que se tratava.
    Mesmo tendo esse aspecto falho da previsibilidade acho que deve ser um livro legal e divertido para passar o tempo. Estou errada?

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro nunca chamou minha atenção sei lá, essa capa na minha opinião é horrível não combina com um livro, é o enredo como vc disse parece daqueles filmes da sessão da tarde.

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha, deu pra ver bem o que esperar do livro.
    Já não tinha gostado muito da sinopse desse livro, agora com a resenha vi que não interessa mesmo, não gostei.

    ResponderExcluir
  7. Eu já havia lido algo sobre o livro e não me interessei muito. E agora lendo sua resenha tenho certeza disso.
    Ah! E não gostei da capa.:-\

    ResponderExcluir
  8. Oi Natália, não gostei dos personagens, principalmente do Phill e da Hanna, todo o enredo é sem graça, e também acho que a nota 2 está de bom tamanho.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Acho que ate leria esse livro na falta de outra coisa... não curto muito.

    ResponderExcluir
  10. Odeio livros muito previsíveis e esse não me chamou muita atenção. Esses romancezinhos cheio dos clichês eu deixo pra assistir na sessão da tarde. Mas adorei a resenha, bastante objetiva. Uma pena que nota 2 seja abaixo do esperado. :/

    ResponderExcluir
  11. Oi Natália.
    Depois de algum tempo sumida, estou de volta!
    Esse livro me chamou a atenção quando foi lançado pela Novo Conceito justamente pela sinopse, que nos fazia imaginar uma obra diferente e engraçada. Livros assim previsíveis acabam por perder a graça, e esse sentimento de faltar alguma coisa é desanimador, pois a história perde a chance de nos conquistar.
    Beijos ;*

    www.eterna-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Natália!
    Ainda não li e pelas resenhas que tenho acompanhado, inclusive a sua, vai demorar mais um pouquinho para que o leia.
    Valeu!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  13. OI Natália, sabe que quando o livro foi lançado eu imaginei que era um livro feito baseado num filme ? Sei la, podia jurar que ja tinha visto esse filme e depois da sua resenha pude concluir isso, rsss. Acho que só me atrai o fato do livro ser visto pelo ponto de visto de vários personagens.

    ResponderExcluir
  14. Muita falta de originalidade, com certeza.
    Mas tem tantos livros clichês, que ultimamente nem tenho ligado muito para isso. Claro que não quero ler esse livro hoje, mas como eu já tenho ele, lerei em breve... mas sem esperar que seja aqueleeeee livro.

    ResponderExcluir
  15. Gostei da sua resenha por ser direta, sem enrolação mesmo kkk Acho que esse livro é bem clichê e não me interesso pra ler, a não ser que alguém me dê de presente '-'

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥