28 de maio de 2014

Quem Sabe Um Dia por Lauren Graham

Autora: Lauren Graham
Editora: Record
ISBN: 9788501404473
Ano: 2014
Páginas: 368
Classificação: 
Franny Banks é uma atriz lutando em Nova York, com apenas seis meses para o prazo de três anos que deu a si mesma para ser bem sucedida. Mas até agora, tudo o que ela tem para mostrar por seus esforços é uma única linha em um anúncio de camisolas feias de Natal e um emprego de garçonete degradante. Ela vive no Brooklyn, com duas companheiras de quarto, Jane - sua melhor amiga de faculdade, e Dan, um escritor de ficção-científica, que é muito, definitivamente não namorável. E está lutando por seus sentimentos por um cara suspeitamente charmoso de sua aula de atuação, tudo isso enquanto tenta encontrar um shampoo para seus cabelos que realmente funcione. Enquanto isso, ela sonha em fazer um trabalho "importante", mas parece que ela só consegue audições para propagandas de detergente líquido e comerciais de manteiga de amendoim. É díficil dizer o que vai acontecer primeiro: ela vai ficar sem tempo ou sem dinheiro, mas de qualquer forma, o fracasso significaria enfrentar o fato de que ela não tem absolutamente nenhum habilidade para sobreviver no mundo real. Seu pai quer que ela volte para casa e vire professora, seu agente não vai chamá-la de volta, e sua colega de aulas, Penelope, que parece incentivadora, pode só tornar a competição ainda mais difícil. Quem Sabe Um Dia é uma estreia engraçada e encantadora sobre encontrar a si mesmo, um amor e o mais difícil de tudo, encontrar um trabalho como atriz.

Este livro não é uma biografia, mas bem que poderia ser.
A autora, Lauren Graham, pra quem não conhece, interpretou a Lorelai da série Gilmore Girls (ou se você assistia no SBT, Tal mãe, tal filha).
Mas por que você diz que poderia ser um biografia, mas não é?

Bem...
Frances é uma garota cujo o sonho é tornar-se uma atriz de sucesso em Nova York. Para isso, ela divide um apartamento com uma amiga dos tempos da faculdade (Jane) e um colega (Dan) que chegou depois para ajudar a rachar o aluguel do local quando uma outra companheira enlouqueceu (literalmente) devido ao stress e foi levada embora pelos pais. Dan sonha em ser roteirista e Jane é produtora. Ou seja, é uma casa de aspirantes ao mundo do cinema, tv e teatro.

Frances trabalha em bares e bufês para ajudar a pagar as contas, já que ela ainda não conseguiu um trabalho na dramaturgia e ainda paga aulas de teatro. Mas ela tem um prazo. Se depois de 3 anos morando em Nova York e tentando entrar nesse mercado super restrito ela não conseguir nada, ela irá desistir, voltar para a casa do pai dela, arrumar um emprego normal e se casar com um namoradinho da faculdade, ou seja, o plano B dela é ter uma vida como a maioria das pessoas tem.
Será que ela terá que voltar pra casa?

O livro segue a fórmula que tantos outros livros já utilizaram: jovem sonhadora sai de casa em busca de um sonho, passa por dificuldades para conseguir alcançar o objetivo e ainda se envolve com o cara errado, mesmo o cara certo estando bem embaixo do nariz dela. Típico de filme sessão da tarde, né?

A diferença esta na personagem. Ela consegue fazer piada com tudo. A vida dela pode estar de cabeça pra baixo, mas ela sempre consegue fazer alguma piada sobre a própria desgraça, ou seja, o livro é bem leve e divertido.

Os personagens secundários são cativantes e fofos e a narrativa é muito boa. Você realmente consegue imaginar Frances passando pelas situações que ela passa e consegue se colocar no lugar dela. É realmente como se você estivesse vendo um filme.

O roteiro, é claro, foi retirado das experiências que Lauren Graham passou para conseguir chegar ao estrelato. Portanto, apesar de não ter isso escrito em lugar nenhum, eu não me surpreenderia se a Frances fosse na verdade a Lauren. Afinal, alguém duvida que a história de Lauren Graham até conseguir conquistar o sucesso não foi complicada, assim como a da personagem que ela escreveu para este livro?

A diagramação esta muito boa, com letras no tamanho certo para não cansar durante a leitura, e apesar do livro, à primeira vista, parecer grossinho, a leitura flui com tranquilidade.
Nós ainda temos durante o livro, páginas da agenda de Frances, onde podemos saber o que a personagem pensou ao longo da semana, os compromissos dela... uma espécie de diário que ajuda você a se conectar mais com a personagem. Não pulem essas partes, pois elas contém informações que ajudarão vocês a entenderem o texto que virá a seguir.


Resumindo, é um bom livro, que diverte. Porém, eu não consegui me sentir próxima da personagem, pois como eu disse anteriormente, o enredo é típico de filme sessão da tarde. Ou seja, você já sabe mais ou menos o que irá acontecer no final. Você só não sabe como a autora irá chegar até lá. Por ter me divertido, mas por não ter me surpreendido, a nota é 3.

Se você procura uma história leve, um romance gostoso de acompanhar e uma personagem que fará você se divertir, eis o seu livro!


13 comentários

  1. Oi, Natália
    Não conhecia esse livro, mas gostei do roteiro.Gosto muito de livros tipo filme de Sessão da Tarde, leves e divertidos, para passar o tempo. Fiquei curiosa, será que ela conseguiu? Só lendo, né?

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser interessante. Parabéns pela resenha Natalia.

    ResponderExcluir
  3. Que bom o livro ser assim. Adoro romances leves e divertidos. Gostei de conhecer a personagem. Ela parece ser uma garota decidida e alto astral e adorei saber que mesmo tendo dificuldades ela encontra motivos pra rir e fazer piada. Vou tentar ler este livro. Prometo. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito interessada no livro.
    Gosto de leituras leves e divertidas,como você nos explicou.
    E vou te contar um segredo:Adoro os filmes da sessão da tarde! :-)

    ResponderExcluir
  5. Romance leve tipo sessão da tarde as vezes é bom tambem. Realmente Lauren deve ter passado sua experiencia a Frances. E se a autora consegue ser tão engraçada quanto era no papel de atriz, combinação perfeita. Parabens pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oi Natália, não sabia do detalhe da autora, adorava esta série. Eu já tinha interesse neste livro, apesar de ter diminuído minha expectativa em relação a ele.
    bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Acho que no fim leria esse livro pra distrair a cabeça.... as vezes é bom uma aguinha com açucar.

    ResponderExcluir
  8. Como sou aspirante a atriz, me identifiquei de cara com a protagonista. Mas não acho que seria uma leitura que eu faria, por estar evitando o previsível. Minhas leituras esse ano estão focadas em assuntos que me acrescentem conteúdos significativos intelectualmente.

    ResponderExcluir
  9. Acho muito fofa essa capa, mas não me interessei muito pelo enredo não.

    ResponderExcluir
  10. Nati eu adoro livro de sessão da tarde, principalmente depois de ler um drama carregado.
    Quem sabe um dia parecer ser daquela livros que te coloca para cima com as situações que a personagem, a capa também e bem chamativa.

    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto o livro, mas não sabia o detalhe da autora.
    Não vou dizer que fiquei super ansiosa pra ler, mas um livro tipo Sessão da Tarde é legal pra descontrair depois de uma leitura mais tensa. Gostei.

    ResponderExcluir
  12. Apesar de alguns pontos negativos que tenho lido sobre a obra, realmente me chamou a atenção. Todo essa história parece muito empolgante e envolvente, não sei... posso me decepcionar, mas eu quero ler =)

    ResponderExcluir
  13. Pela capa eu lembrei de Roleta Russa, mas acho que as semelhanças param por aí mesmo. Parece ser um romance leve e agradável que às vezes é necessário pra distrair a mente dos problemas do dia a dia, não é mesmo?
    Achei bacaninha, talvez leia, "quem sabe um dia" hahaha

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥