29 de maio de 2014

Um Amigo Romano por Luca Spaghetti

Autor: Luca Spaghetti
Editora: Rocco
ISBN: 9788532526649
Ano: 2011
Páginas: 192
Classificação: 
Entre raviólis, rigatonis e fettuccines, há uma leitura, literalmente, saborosa. É isso que se pode esperar de Um amigo romano. A história biográfica é da autoria de Luca Spaghetti, um sujeito italiano cujo sobrenome “causa apetite e humor nas pessoas”, em um país onde a gastronomia é mundialmente conhecida pelos tradicionais e variados tipos de massa. O autor é um dos personagens do bestseller norte-americano Comer, rezar, amar, que também foi sucesso de público no cinema, em filme homônimo estrelado por Julia Roberts. Luca, que desde pequeno carrega o “peso” de se chamar Spaghetti, divide os momentos da sua vida em três partes, enquanto vê seu sobrenome se transformar do que achava ser ridículo a algo consideravelmente simpático, e até famoso. O livro é preenchido de notas e anedotas sobre a vida cotidiana do italiano nascido e criado em um dos mais famosos destinos turísticos do mundo: Roma, a Cidade Eterna. Embalado pela música de artistas como James Taylor, Beatles e The Eagles, que permeia todos os momentos de sua vida, – e passando pela gastronomia, a língua, o futebol e um forte patrimônio histórico-cultural que traduz a imponência de Roma –, Spaghetti conta a sorte grande que é viver nesse lugar, tendo compartilhado – como guia turístico – com a escritora norte-americana Elizabeth Gilbert os grandes prazeres e riquezas da capital italiana. É a música também que serve de ponte para o “sonho americano do rapaz italiano” durante suas viagens aos Estados Unidos, que ele igualmente divide com os leitores:: “cada lugar me oferecia um presente musical; era como se eu estivesse seguindo um caminho já traçado pelas notas das canções que amava”, afirma. Já a atividade gastronômica, ícone da cultura italiana e comumente ligada à família e ao prazer de reuni-la, é outro ponto central do livro. Spaghetti relembra, por exemplo, a comemoração do Dia de Ação de Graças – tradição norte-americana –, em conjunto com a data de seu aniversário e a despedida de Elizabeth. A data virou uma grande celebração em meio a familiares e amigos e veio como um presente para os dois lados, consolidando os laços de união. No fim, Liz acaba por reiterar a conexão Roma-EUA, para Luca, sua cidade de origem e seu país de coração. As afinidades entre os dois vão além da comida e da música e renderam uma relação especial, com o toque de um “different kind of love”. O livro presta uma homenagem ao triunfo dessa amizade.

A única explicação que eu consigo achar para este livro ter sido publicado é o fato do autor ser mencionado no livro "Comer, Rezar, Amar". Só!

Este livro é uma mini biografia de Luca Spaghetti, um italiano que nasceu e vive na cidade de Roma, e que em dado momento da vida conhece Elizabeth, a escritora que deu vida ao livro citado anteriormente, e que foi adaptado para os cinemas com Julia Roberts no elenco.

O livro é dividido em três partes, onde na primeira parte ele conta como foi a infância dele, o que foi bem interessante, pois tive uma visão de como um italiano enxerga a própria cidade. É como fazer um passeio com um amigo que vive na cidade. Ao invés dele falar sobre os principais monumentos de Roma e os pontos turísticos que já estamos cansados de saber, ele começou a dissertar sobre locais que só um legítimo morador conheceria e que não deixam em nada a desejar com os lugares famosos. Outro ponto abordado foi a culinária, e preciso informar a você, caro leitor, que você não deve ler esta parte se estiver com fome.
Na verdade, é impossível ler esta parte e não ficar com fome!!!

Na segunda parte, ele viaja para os EUA e é a partir daí que o livro se perde totalmente. Ele começa a falar sobre o amor que ele tem pela música norte americana e o sonho de conhecer o país de costa a costa. Conta suas experiência na viagem, e é tudo muito chato. Eu dormi várias vezes nessa parte...

Na terceira parte ele (finalmente) encontra Elisabeth e uma amizade começa a crescer entre eles. Se bem, que dá maneira que ele descreve Liz (apelido dela), parece muitas vezes que algo mais surgiu entre eles. Pelo menos da parte dele... mas ele nega firmemente isso!
Enfim... temos a conclusão mostrando o que eles fizeram juntos enquanto ela estava em Roma e a publicação do livro, onde ele é mencionado.
Eu também fiquei com sono nessa parte. Acho que em parte porque já estava enjoada dele e seu complexo pelo sobrenome (vai procurar terapia!).

Ao terminar esta leitura, tive a sensação de que desperdicei minutos preciosos da minha vida, porque a leitura não me acrescentou absolutamente nada.

14 comentários

  1. Oi, Natália
    É tão ruim quando não gostamos de um livro. A primeira parte do livro parece ser bem interessante, pena que depois fica chato.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nat, tudo bem?

    Poxa, que penaaaaaaaa! Parecia uma promissa muito boa mesmo... Mas quero te parabenizar primeiramente por ter publicado a resenha e ter escrito sinceramente com suas palavras, e também por não ter abandonado a leitura pra vir contar pra gente o quão desgastante esse livro pode ser haha

    Beijos
    www.estantedasfadas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não gostei muito do livro. Me pareceu chato e sem graça. Quero algo que me prenda minha atenção. E não que me dê sono. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Li o livro Comer, Rezar, Amar e me lembrei que ele foi mencionado no livro.
    Eu leria esse livro ( Um Amigo Romano),só se eu ganhasse. ;)

    ResponderExcluir
  5. Tô fugindo de histórias que não acrescentem nada e só por ler essa sinopse, acho que sairia correndo dele. Mesmo se fosse uma leitura agradável possivelmente continuaria sem acrescentar nada (mas pelo menos teria sido agradável e não arrastada, né?). De qualquer forma, não perderia meu tempo com ele. E é uma tristeza quando livros só são publicados e ficam conhecidos por ter sido citado em livros famosos.

    ResponderExcluir
  6. Não quero ter a mesma sensação que você teve Natalia, então, passarei longe desse livro...
    Valeu pela dica!!!

    ResponderExcluir
  7. Não gosto de biografias, e essa não é uma exceção. :(

    ResponderExcluir
  8. Poxa que pena, pela capa e a sinopse parece ser uma leitura divertida. Ruim quando dá a sensação de tempo perdido :(

    ResponderExcluir
  9. Sendo assim, nem vou perder meu tempo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Parece um livro bem "vazio", sabes?
    Não me interessei muito por ele, acho que não leria.
    Apesar da sinopse chamar a atenção e a capa ser bem fofinha, ao saber de como é o desenvolvimento, não sinto vontade de ler.

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li come,rezar,amar... nem sabia que existia um Luca Spaghetti.... Se não me interessei pelo livro pela capa e nem na sinopse, a resenha me fez decidir não ler....

    ResponderExcluir
  12. Realmente foram bons minutos perdidos, rss. MAs pelo lado positivo, ficou conhecendo um pedacinho da Italia.

    ResponderExcluir
  13. Bah, que livro mais zZzZz...
    Nunca tinha ouvido falar dele em lugar nenhum e fico feliz por isso, acho que não o leria a menos que alguém me desse ele de presente :/

    ResponderExcluir
  14. Achei esse livro tão zZzzZ...
    Uma vez me indicaram ele por causa do filme com a Julia Roberts, mas eu já não curtia e agora curto ainda menos. Não vou ler tão cedo!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥