8 de junho de 2014

A Culpa é Das Estrelas por John Green

Autor: John Green
ISBN: 
9788580572261
Editora: Intrínseca 
Ano: 2012
Páginas: 288
Classificação: 
     
A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Com o filme chegando, não tinha para onde escapar. Eu teria que ler A Culpa é Das Estrelas, e confesso que julguei esse livro mal; falei que ia ser mais um romance chato, com a personagem principal sem sal e que iria virar febre entre os jovens. Pelo menos uma coisa eu acertei; virou uma febre entre os jovens (merecidamente).

Eu achava que esse livro ia ser uma daquelas histórias clichês chatas, que iam me dar sono durante a leitura e que eu iria odiar no final. Mas logo no início ele já provou ser o contrário de tudo o que eu pensei.
John Green criou personagens únicos que é impossível você não gostar.
Hazel, é uma jovem menina com câncer terminal, que não tem uma expectativa de vida muito longa, mas se apresenta como uma jovem extremamente inteligente e até divertida (mesmo com sua doença ela não é depressiva).
E o outro: Augustus Waters; Um jovem descrito como muito bonito, olhos azuis, corpo atlético e sem uma perna, por ter sido necessário a amputação da mesma para ele ser curado do câncer.
Após a amputação Gus estava sem presença de câncer.

A mãe de Hazel, com medo da filha estar entrando em depressão, a convence a frequentar um grupo de apoio para pessoas com câncer que Hazel já havia frequentado antes, mas tinha parado de ir porque ela não achava que a ajudava a enfrentar nada. No dia em que Hazel decide voltar ao grupo, encontra Augustus Waters lá e a química entre eles logo é percebida. Augustus não tira o olho de Hazel a reunião toda, o que a deixa muito incomodada e meio surpresa, porque ela se achava muito feia para um homem notar algo nela. Augustus foi a reunião por que seu amigo Isaac pediu a ele para acompanhá-lo, e Isaac é a única pessoa do grupo com quem Hazel simpatiza.
O romance dos dois começa a partir dali, Gus (Augustus) é o tipo de adolescente irônico que tira piada de tudo, mas é muito inteligente; Ex-jogador de basquete, amante de videogames e de livros sanguinários, cheio de mortes e zumbis.
John Green soube muito bem como dar um ótimo ritmo para seu livro, apesar de ser uma história de amor, a diversão é garantida graças a personalidade dos personagens principais e também a história de amor trágica de Isaac, o que confirma a seguinte frase dita por Markus Suzak (autor de A Menina que roubava livros):

- "Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais" - Markus Suzak

Logo após conhecer Gus, Hazel é convidada para ir na casa dele assistir um filme e a partir desse momento a relação deles começa. Conversando sobre suas histórias de vida, eles vão se conhecendo e percebendo que quase não têm nada em comum, mas mesmo assim gostavam muito um do outro, até que eles percebem que são essenciais na vida um de outro. É muito engraçado acompanhar esse romance sem nenhum beijo ou declaração de namoro, enquanto Hazel era muito cuidadosa em expressar seus sentimentos, Augustus desde o início mostrava que estava se apaixonando por ela.

Vamos agora a uma explicação. No livro, Hazel é apaixonada por Peter Van Houden. Peter é o autor de "Uma aflição imperial", um livro sobre uma menina que tem leucemia que acaba sem final, o livro literalmente termina no meio de uma frase, o que faz com que Hazel se apaixonasse pela obra e pelo autor. Ela empresta esse livro para Gus que logo também vira fã do autor e consegue contatar o autor por e-mail em busca do final que nunca ninguém soube. Durante essa conversa por e-mail, Peter acaba convidando Hazel e Gus para irem a sua casa em Amsterdã e depois de umas reviravoltas a viagem acaba acontecendo por intermédio dos Gênios (Instituição que realiza sonhos de jovens com câncer). A viagem não podia ser mais romântica, eles dão o primeiro beijo, fazem amor pela primeira vez e declaram seu amor um pelo outro. Por outro lado, o que foi ruim na viagem: Peter é um bêbado que só decepcionou os dois e o Gus conta para Hazel (ALERTA DE SPOILER FATAL; ALERTA DE SPOILER FATAL; ALERTA DE SPOILER FATAL; ALERTA DE SPOILER FATAL; ALERTA DE SPOILER FATAL; ALERTA DE SPOILER FATAL; ALERTA DE SPOILER FATAL; ALERTA DE SPOILER FATAL;ALERTA DE SPOILER FATAL;) voltando....Gus conta para Hazel que voltou a sentir dores no corpo, foi no médico e o câncer dominou seu corpo. Pronto, acabou a parte romance e começou a parte drama, não um drama qualquer, mas sim um drama pesado, triste e genial.

O livro é cheio de citações, frases e metáforas da vida. Eu lembro de ter visto Shailene Woodley numa entrevista falando que antes de ser contratada para ser a atriz que interpretaria Hazel, o livro não saía de sua mesa de cabeceira, mas o motivo era por que mesmo o livro contando a história de amor entre duas pessoas com câncer, ele focava no amor e na vida e não no câncer. E eu concordo plenamente com isso. Você só se toca que o livro é um drama quando as coisas ruins começam a acontecer, a carga emocional no final é absurda, algo que nunca vi em outro livro. Adorei a forma como John Green escreveu esse livro, fez ele parecer real, sua escrita convida o leitor a mergulhar na história completamente e não largar mais até ler a última página.

Esse livro fez parte da maratona literária #eusoudoideira de 2014, e conforme as regras da maratona dizem, eu deveria associar uma música para este livro. 
Bom, pensando em história de câncer, como não lembrar da música Love By Grace, música da trilha da cena mais marcante da TV Brasileira, na cena da Carolina Dieckamn raspando a cabeça na novela Laços de Família, só que não achei a tradução muito boa com a história do livro. Logo, pesquisei e achei essa ótima: The One That Got Away- Katy Perry.
Vou explicar porquê escolhi essa música, lembrando o que eu disse acima, o livro foca no amor e não no câncer, e essa música fala de um amor que a menina quis ter o prazer de ter vivido antes de uma tragédia acontecer e interromper esse amor. E a música ainda fala de amor adolescente, ou seja, PERFEITA!



17 comentários

  1. Eu também não li o livro ,porque o julgava chato.
    Já li tantos comentários sobre ele que dá a impressão que o li.
    Talvez eu ainda o leia.
    Quanto a música de Katy Perry achei perfeita!

    ResponderExcluir
  2. Mais um que se rendeu a este enredo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Olá Diego!
    Sou apaixonada pelo John Green, e confesso que o ACEDE não é o meu favorito dele... Mas é maravilhoso <3
    Amei a música que você escolheu para o livro, combina muito!
    Ótima resenha :D
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Me sinto até de outro mundo quando penso que até hoje não li esse livro. A história parece ser mais que perfeita e a sua resenha mostra isso perfeitamente. Apesar de ser um livro com bastante drama por causa da doença, o que parece se destacar é o romance. Estou super curiosa com o livro e o filme.

    Bjok

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha foi perfeita. Quando eu li o livro pensei: nossa, por que tanta gente chora, é só mais um romance, mas no final, ah no final, eu chorei de soluçar. Coisa que nunca tinha feito num livro. Claro, ja me rolaram lagrimas, como em Querida Sue, mas de soluçar foi a primeira vez. Ainda nao vi o filme, pretendo ir essa semana, mas ja estou me preparando psicologicamente. A sua trilha sonora foi perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Katia ! =)
      Esse livro costuma provocar esse efeito nas pessoas rs...

      Excluir
  6. Já ouvi falarem tão bem desse livro que não sei como ainda consigo me segurar pra não comprar esse livro , mas não porque eu não queira e sim porque eu não posso no momento , problemas financeiros e tal , mas voltando a falar dessa história , acho que diferente de você eu vou ter que conhecer através das telonas :(

    ResponderExcluir
  7. Oi, Natália
    Gostei muito de ACEDE. É um livro emocionante, mas que ao mesmo tempo tem um pouco de humor. Adorei os personagens. Agora preciso assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  8. Diego!
    Li outro livro do autor: Cidades de papel e gostei muito.
    A culpa é das estrelas é muito badalado e teve o lançamento do filme nacionalmente no início do mês o que deu ainda mais destaque.
    É um drama triste e envolvente ao mesmo tempo e nos faz refletir como estamos conduzindo nossas vidas... Devemos é aproveitar mais que ficar reclamando.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, quero ler outros títulos do autor tbm !
      Sim, ACEDE é ótimo para reflexão da nossa vida !
      bjs

      Excluir
  9. Ownt *---* amei a escolha da música, é muito a cara do livro ^^
    Recomendo o livro, ele é divo. Agora vou ler Quem é você Alasca? espero amar a história também.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li o livro, mas quero muito ler, e obrigada pelo alertar de spoilers hahahaha .
    Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a música, super combinou com o livro. A Culpa é das Estrelas é um romance lindo, eu amei a história e me emocionei muito com os personagens. Uma pena que os outros livros do autor não sejam tão bons quanto esse.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. é muito difícil falar de ACEDE, não porque ele seja um livro cheio de sentimentalismo ou coisas desse tipo, mas porque acredito que não tenham mais palavras que não tenham sido ditas ainda sobre ele. Gostei pela simplicidade da leitura e pela sua fluidez. Se eu falar mais cairei no abismo daqueles que babam o livro! hihihi

    ResponderExcluir
  13. 5 estrelas? Sério? Acho que eu não tenho sentimentos viu...dei 1 estrela pra esse livro, achei ele muito sem graça, não vi todo sentimentalismo que tantos falaram...não chorei, não sorri e não pedi mais também (desculpa ae senhor Suzak). Inclusive eu achei todos os livros do senhor Green fracos...o mais legal mesmo foi O Teorema Katherine (ao menos o que mais gostei, dei 3 estrelas). Mas enfim, acho que tem histórias mais comoventes por aí...mas como ele fez sucesso e agora com o filme (que também não vi e não sinto vontade de ver) é claro que ia ser sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Acho que foi uma das histórias mais emocionantes que li. Chorei muito e fiquei com raiva também, pois achei muito triste o fim de Hazel. Sei que foi inevitável mas achei injusto. Ela merecia uma cota maior de felicidade. Mais assim mesmo foi perfeito, porque com a história dela , ela nos mostra que independente do que nos aguarda; a vida vale ser vivida. Amei muito este livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. O que mais me apegou em ACDE foi querer saber o que acontece depois do fim de "uma aflição imperial.".

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥