17 de junho de 2014

Como falhamos "miseravelmente" na maratona #eusoudoideira

Então...
No início deste mês, o Diego e eu decidimos participar da nossa primeira maratona literária, na esperança (ledo engano) de que com essa motivação extra nós conseguiríamos desencalhar aqueles livros que sempre deixamos de lado por não serem livros de parceria (no meu caso) e dar um gás na leitura dos livros de parceria que estavam atrasados (no caso do Diego).
Porém, numa bela manhã de sol, nós nos demos conta de uma coisa... ao contrário da maioria das pessoas (pessoas que têm empregos normais, sabem... que trabalham de segunda à sábado... que folgam nos feriados... que assistem os jogos da Copa em casa com a família ou no bar com os amigos, que estão de férias na faculdade... esse tipo de pessoa, sabem?) nós, teríamos que trabalhar em média 10 horas por dia, sem folga até o fim da Copa do Mundo. A Laisy foi a única pessoa sensata do grupo que logo de cara percebeu que não iria conseguir dar conta da maratona e desistiu antes mesmo de começar. Ela é esperta...porque os livros dela podem estar encalhados, mas pelo menos ao fracassar (o que inevitavelmente iria acontecer com ela também...) ela não se sentiu frustada.
Pois é...

Com um ritmo tão frenético de trabalho, não é de se espantar que tenhamos falhado miseravelmente na nossa tarefa, mas pelo menos tiramos algumas lições de tudo isso...
1° Lição: Não importa se não conseguimos ler os 7 livros propostos. Qualquer livro que conseguimos já é lucro. Convenhamos... eles estavam encalhados, né?
Eu consegui ler 4 livros dos 7 propostos; já o Diego conseguiu ler 1... é.. .ele não lucrou muito.... rsrsrs

2° Lição: Nós temos tantos livros para ler, que em determinado momento nós acabamos perdendo o prazer por ler os livros. Isso é sério!
Ficamos tão desesperados com o fato de que precisamos finalizar logo aquela leitura para pegar o próximo livro, pois tem uma fila enorme de outros livros esperando para serem lidos e resenhados, que às vezes, queremos muito ler um livro que chegou, ou que eu comprei, mas não posso pois tenho que ler outro livro.
O que isso me ensinou? Que primeiro, eu tenho muitooooos livros para ler (culpa das promoções do submarino!). Segundo, que eu preciso aprender a ler sem pressa, para poder aproveitar a história. Ler dois livros ao mesmo tempo pode até ser bom para a memória, conforme algumas pesquisas científicas afirmam, mas será que é o melhor mesmo? Será que você se envolve com a história dessa forma? Ou simplesmente vai devorando as páginas para aumentar o número de livros lidos no skoob no final do ano?

3° Lição: Alterne livros de parceria com os livros que você quer ler. Sim! Nós recebemos de parceria os livros que queremos ler, mas existem outros livros que às vezes queremos e que não conseguimos ler por causa da grande demanda de livros que temos de parceria.
Por exemplo: Eu comprei a coleção inteira de A Seleção da editora Seguinte, estava louca para ler essa série, mas ainda não consegui nem desembrulhar os livros da embalagem do submarino.
Qual é a solução? Alternar a leitura desses livros com os de parceria. Assim não fico frustada e ainda dou conta das parcerias.

Com essas lições, posso afirmar que a maratona não foi um desastre total, e que, pelo menos eu, pretendo participar de outras maratonas. Porém, espero que a próxima aconteça quando eu estiver de férias no trabalho... rsrsrsrs

Quer saber quais livros nós conseguimos desencalhar nessa maratona? Então clique nas resenhas abaixo:
- Belo Casamento
- Desastre Iminente
- Por que não pediram a Evans?
- A Extravagância do Morto
- A Culpa é das Estrelas

12 comentários

  1. Até que a ideia era legal...
    Mas acho que a ânsia de ler tantos livros em pouco tempo,acaba com o prazer da leitura.
    Devagarinho se chega lá. ;)

    ResponderExcluir
  2. Entendo a pressão para ler os livros e tudo mais...
    Sem contar que o stress do dia a dia, todos os outros compromissos às vezes nos deixam tão cansados que nem ler queremos!
    Sofri isso no final desse semestre...
    Gostei das lições que vocês tiraram, guardarei-as comigo!

    A Rainha, Ana P. Maia ♛ - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, mais essa maratona realmente foi uma doideira né? Ler 7 livros em 15 dias, dá uma média de praticamente 1 livro a cada 2 dias, as vezes isso é dificil mesmo pra quem não trabalha fora, que dirá pra quem trabalha. E não fique tão frustrada, 4 livros é uma quantidade boa.
    Quanto ao que você aprendeu, eu já tentei ler 2 livros ao mesmo tempo e consegui misturar as duas histórias... rsrs
    Acho que o melhor realmente é ler 1 livro de cada vez e com calma para apreciar a leitura.

    Bjok

    ResponderExcluir
  4. Oi, Natália
    Fica sempre uma lição de tudo. Você conseguiu ler bastante livros. Não quis participar dessa maratona, pois sabia que não iria conseguir ler quase nada.

    ResponderExcluir
  5. Oi Natália, uma pena que não deu certo para vocês. Eu não costumo entrar em maratonas que tem um número alto de livros para pouco tempo de leitura pois acho que isso tira mesmo prazer do enredo. Minhas maratonas são mais light, digamos assim. Mas como você disse, pelo menos desencalhou alguns,
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Eu nem participei da maratona Pq sabia que não conseguiria ler tantos livros, em não pouco tempo, mas acabo que eu fiquei sem internet e li uns 5 livros, hahahaha e isso a partir do dia 5 ou seja li esses livros em 10 dias, hahahaha, tudo bem que a maioria foi e-book, mas ainda assim li bastante.

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkk eu nessa maratona seria fracasso eminente! Não gosto de ler livros assim, na pressa. Ler fica chato e parece uma obrigação! Ler deve ser um prazer, sem demora, com calma...

    De qualquer maneira, valeu a experiencia e o aprendizado!

    Um beijo,
    Lê.

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre acho uma loucura essas maratonas. Nao consigo ler rapido demais, nao consigo sentir prazer nisso e nao faço nada que nao me de prazer. MAs de tudo se tira uma lição e vocês souberam tirar a lição de vocês. Outra lição, bloqueia a pagina da submarino até ler uma boa parte dos livros encalhados, rss

    ResponderExcluir
  9. Eu nem me arrisco a participar dessas maratonas, pois também iria fracassar. Gosto de ler com calma, aproveitando bem a leitura. Mas que bom que você conseguiu tirar lições valiosas e ainda desencalhou alguns livros.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Eu não participo de maratonas...já é complicado ler pra mim com faculdade, trabalho e tals. Bem, mas pelo menos vocês aprenderam algo nessa maratona...

    ResponderExcluir
  11. Realmente foi uma pena acontecer isso, mas valeu pela experiência. Pra mim também fica muito difícil de participar por causa do trabalho. E gosto de ter uma hora pré estabelecida pra ler com calma. Mais assim mesmo gostei de ler sobre os livros que você conseguiu resenhar. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Eu particulamente não gosto muito de maratonas não... prefiro ler meus livros no ritmo que minhas obrigaçoes deixam e o livro pede... pra absorver cada gostinho da história...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥