4 de junho de 2014

Morte na Rua Hickory por Agatha Christie


Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520911624
Ano: 1978
Páginas: 150
Classificação: 
Em mais essa aventura de Agatha Christie, o detetive particular Hercule Poirot está às voltas com sua assistente, srta. Lemon, para tentar descobrir a causa de incidentes muito estranhos ocorridos em uma pensão freqüentada por jovens estudantes. 






Hercule Poirot, nosso adorado detetive belga, possui uma secretária que é pura eficiência: srta Lemon. 
Quando sua secretária começa a cometer pequenos erros de datilografia e a chegar atrasada no trabalho, fato que nunca havia ocorrido, Poirot se vê na obrigação de resolver o problema que vem pertubando a serenidade da srta. Lemon. 

A srta. Lemom começa a relatar, que numa pensão onde vivem alguns estudantes e a irmã dela, vem ocorrendo uma série de pequenos furtos de objetos sem nenhuma ligação aparente ( uma mochila foi encontrada destruída; um pó compacto; um frasco de ácido bórico; um anel de diamantes; algumas lâmpadas do hall da pensão; entre outros). 

Poirot fica interessado no caso e parte para a pensão a fim de tentar elucidar os roubos. Porém, quando tudo parecia resolvido e o ladrão parecia ter sido revelado, eis que ocorreu um assassinato; e o pior, o ladrão é o morto. 
Quem matou? Será vingança pelos roubos? Ou será que temos um mistério mais profundo envolvendo esses objetos? 

De todos os livros da Agatha Christie que li até o momento, este foi o que achei mais fraco.  Mais uma vez, eu descobri o assassino apenas por uma frase que Hercule Poirot fala no livro. O método do assassíno e o por quê do assassinato, eu confesso, que não consegui decifrar. 
O problema é que não consegui me envolver nesta trama. Temos muitos personagens envolvidos, pois o cenário é uma pensão de estudantes, logo, temos dezenas de suspeitos; dezenas de nomes e depoimentos; o que acaba te deixando meio perdida na leitura, tentando lembrar quem é quem.

Eu já dei a dica, mas vou repetir: preste atenção nas palavras de Poirot.

17 comentários

  1. Olá
    Ainda não li nenhum livro da Agatha Christie, pois não leio muitos livros de romance policial, mas quero começar a ler, pois parece ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Não curti esse livro, sei lá, não tem aquela coisa de 'eu quero ler' , nem mesmo a capa me agradou.

    ResponderExcluir
  3. Já li o livro e também o achei um pouco fraco.
    Mas mesmo assim, acho que vale a pena conferir. ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu também acho bem confusas essas histórias que tem muitos personagens, ainda mais quando é suspense policial, todo mundo vira suspeito e fica dificil a gente tentar descobrir que é o real culpado. Adoro os livros da Agatha, principalmente os com o detetive Poirot. Ainda não li esse, mas lembrarei da dica quando for ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  5. Natália!
    Sou fã da Agatha Crhistie e acredito já ter lido 85% da sua obra e tem alguns poucos livros que realmente são mais fraquinhos, como é o caso desse.
    Também achei o livro sem muita dinâmica, os motivos que ele vai em busca do ladrão e por final o assassinato, tudo sem muita 'liga'.
    De qualquer forma é um livro da Agatha e tem muitos méritos.
    Gostei da sua análise.
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi Natália, este eu ainda não li, e olha que eu já li vários da AC, sou fã dela.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Adoro policiais e sou louca para ler algum livro da Agatha. Tenho "Assassinato no Beco" em e-book, mas nunca criei coragem para ler. Não curto muito e-books, então vou atrasar a leitura ao máximo possível, ou até comprá-lo físico.
    Não gosto quando decifro o culpado, gosto de ser surpreendida e é ruim quando isso não acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia então, quando puder: "A Casa Torta" (muito bom)... tenho certeza que você não vai acertar quem é o assassino. "O Caso dos Dez Negrinhos" na minha opinião é o melhor de todos! rs
      Abraços,
      Alice

      Excluir
  8. Acredita que ainda não li nada da Agatha??!!! Mas pela sua resenha deu pra perceber que esse livro é bem fraco mesmo!!! Quero muito ler um livro dela, mas acho que não vai se esse! hehehe

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus, acho que sou de outro mundo, pois sou uma das únicas pessoas no mundo que já leram Agatha Christie e deixaram de ler, não sei abusei a escrita dela! Li tantos que não tenho mais saco! Juro que queria gostar como outras pessoas mas não dá!

    ResponderExcluir
  10. Eu como boa quarentona que sou, faço no dia quinze, rsss, ja li muitos livros de Agatha no passado, mas, nunca mais peguei um na mão. Que saudade de Hercule Poirot. Eu nunca, nunca, consegui desvendar um mistério dele. Mas, no passado, era o auge do romance policial, era o top dos tops não é ? Vou ver se acho algum em algum sebo na cidade.

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada da Agatha mas já ouvi falar que seus mistérios são sempre bons . Um autor que eu gostei muito por causa da maneira que ele constrói suas tramas foi Harlan Coben , você já leu Cilada , é muito bom :)

    ResponderExcluir
  12. Nossa, comparado com os outros livros da diva, este parece de longe o mais fraco, mas mesmo assim gostaria de conferir.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  13. Já li esse livro há muito tempo atrás e me lembro que não curti muito ele na época. Realmente de todos que li dela até hoje esse é o mais fraco, mas ainda assim vale a leitura.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Livro curto e apesar de não ser um dos melhores dela parece ter uma história muito rápida e inteligente. Também procurarei ele por aqui.

    ResponderExcluir
  15. Mais uma história de Agatha christie. Este já li e sou viciada na história. rsrsrs Cada livro de Agatha é uma linda surpresa e este foi um dos melhores até o momento. Pelo menos pra mim. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Mesmo sendo fraco ontinua sendo Agatha... e tem muitor de suspense por ai sonhando em atingir o fraco dela... quando for ele ficarei de olho nas palavras de Poirot. Obrigado pela dica Natalia.rs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥