3 de junho de 2014

O Oceano no Fim do Caminho por Neil Gaiman

Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573688
Ano: 2013
Páginas: 208

Classificação: 
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Esse é o segundo livro que leio de Neil Gaiman.
Comecei a me interessar pela obra de Neil depois que vi uma reportagem na Superinteressante sobre os 10 autores nerds que todo mundo deveria conhecer. E eu sou nerd de carteirinha, então...
Pois bem... o primeiro livro que li dele foi Os Filhos de Anansi, e eu não gostei. Não conseguia ver uma lógica na narrativa dele, e olha que depois de ler O Guia dos Mochileiros da Galáxia, de Douglas Adams, eu achava que conseguiria ver lógica em qualquer história...

Só que eu sou teimosa. Eu não abandono uma leitura. NUNCA! E também não formo uma opinião sobre um autor apenas com um livro. Eu SEMPRE tento ler pelo menos dois livros do autor que eu não gostei.
Fiz isso com Machado de Assis (odiei "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e amei "Dom Casmurro" e "O Alienista"), com Paulo Coelho (odiei "O Alquimista", mas curti "Brida") e com Luis Fernando Verríssimo (amei "As Mentiras que os Homens Contam" e odiei todos os outros 3 livros que li dele).
Portanto, com Neil não seria diferente...

Eis que caiu no meu colo esse livro.
Comecei a ler sem muitas expectativas, mas conforme a história foi se desenvolvendo e eu consegui me envolver com os personagens, comecei a curtir a narrativa no estilo literatura fantástica, que é a marca registrada de Neil.

Tudo começa quando a família de George, de 7 anos, começa a passar dificuldades financeiras, e com isso, passam a alugar um quarto da casa onde vivem. O quarto é alugado para um minerador de opala, que mais tarde é encontrado morto dentro do carro da família no fim da estrada.
No fim dessa estrada vive Lettie, uma menina muito sabida, com a mãe dela e a avó.
Lettie convida George para ficar na casa dela enquanto os policiais e o pai de George decidem o que fazer com o cadáver, e ele logo se aproxima da menina. Afinal, ele não esta acostumado a ter amigos.

Lettie e a família dela contam a George que a "coisa" que matou o minerador precisa ser enviada de volta ao lugar dela, e cabe a Lettie despacha-la para lá. George então, acompanha Lettie nessa missão, prometendo que não irá se afastar dela e não haverá problemas.

Porém, quando eles encontram a "coisa", George involuntariamente agarra um objeto que é arremassado contra eles e sente uma picada no pé no mesmo momento.
A princípio isso não seria motivo para preocupação. Nada mais que uma farpa, com certeza...
Só que quando George volta pra casa, ele arranca um bicho do buraquinho que foi feito no seu pé, e no dia seguinte, esse "bichinho" aparece na casa dele na forma de uma mulher muito atraente que acaba envolvendo toda a família de George em uma rede de mentiras e usando a família dele para conseguir o que ela quer.

A única maneira de George derrotar essa mulher é com a ajuda de Lettie e seu estranho mundo de mágica e seres que não conhecemos, mas que sempre estiveram aqui.

A princípio, pode parecer ser uma fábula infantil, mas ela esta muito longe disso. Apesar do personagem principal ter 7 anos, a história é bem complexa e tem o objetivo de trazer o leitor para o lado da nostalgia. Isso acontece porque no início da narrativa temos George já adulto, e ele começa a história ao sentar para admirar O Oceano de Lettie, e começa a se lembrar de tudo que aconteceu com eles.

Eu gostei bastante dessa história. Nesse livro eu consegui ver uma lógica e torcer pelos personagens. Eles são muito bem construídos e a história é cativante e envolvente. Sem contar a capa que é linda!
Se não é a obra prima desse autor, eu acredito que chega bem perto disso...
Definitivamente, Neil Gaiman se redimiu comigo. Agora vou procurar outro livro dele para tomar uma posição sobre se eu realmente gosto, ou não dele.
Boa leitura!


18 comentários

  1. Bom dia Flor, tudo bem?!
    Ganhei esse livro ano passado mas ainda não tive oportunidade de lê-lo. Todo mundo fala super bem dos livros de Neil, mas assim como você, também prefiro conhecer mais do leque de obras de um autor antes de decidir se realmente gosto dele. Fico muito feliz em saber que o livro mexeu com você e que pode ter influência nas suas decisões sobre o autor. A história chama bastante minha atenção, e completando o que eu disse no inicio, não me sinto preparada para conhecê-la. Bizarro, né?! haha!

    Beijinhos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Gostei de sua resenha do livro. Achei bem detalhada. Só não gostei muito da história. Sei lá, simplesmente não faz o meu gênero!

    ResponderExcluir
  3. Natália!
    Gosto de livros de ficção/fantasia.
    Estou com esse livro aqui para leitura e já estava motivada para lê-lo por ser ficção e por causa da capa, belíssima!
    Agora depois de saber o que acontece no enredo do livro, quero saber direitinho como George consegue se livrar da 'coisa' e como tudo aconteceu.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Oie, eu comprei esse livro em fevereiro, enrolei, enrolei, e li, a leitura acabou sendo rápida - mesmo com a minha atual condição de vestibulanda - no começo, achei chato, mas depois a história vai se tornando tão envolvente, que eu me segurava para não ler durante a aula.
    Maaaaaas, o desfecho não me agradou e até hoje não sei o que são - na verdade - as Hempstock. Mas achei ESPETACULAR a escrita do autor, foi o primeiro livro que li dele e tô muito ansiosa para ler outros.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Fiquei interessada nesse livro, pois parece ser um livro de fantasia diferente. Estou curiosa para saber quem são esses seres e como George consegue derrotá-los.

    ResponderExcluir
  6. Eu ouvi falar que a narrativa desse autor é um pouco diferente.
    Quanto ao livro, parece ser bem interessante, e realmente lendo a sinopse parece um livro bem infantil, mas eu leria de qualquer forma pois me apaixonei pela capa.

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada do autor, apesar de ouvir ótimos comentários sobre seus livros.
    Adorei a resenha e fiquei muito curiosa pra conhecer mais seres fantásticos da história. Adoro essas fantasias, e além de tudo, parece que George e Lettie desenvolveram uma relação de amizade. Quero muito ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  8. Oi Natália, tenho interesse neste livro desde seu lançamento, mas infelizmente ainda não consegui ler. Espero ler em breve,
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que o autor possuía outro livro publicado. Fiquei bastante curiosa com esse livro desde que ele foi lançado, mas com tantos lançamentos e tantos livros na pilha de leitura a gente acaba meio que esquecendo.
    Também não consigo desistir de uma leitura e nem de um autor.
    Que bom que você gostou desse livro. Isso mostra que vale a pena dar uma nova chance a um autor.

    ResponderExcluir
  10. A capa desse livro é linda e eu também tenho curiosidade de ler algo do Neil, já ouvi falar muito bem dele! ehehe Achei interessante a premissa e noossa quando comecei a ler sua resenha fiquei imaginando, esse livro está mais uma aventura infantil, mas depois percebi que não! Acho bacana as personagens serem bem construídas, isso conta muito em um livro|!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  11. Já eu sou fã incondicional de Neil Gaiman, tenho Coraline, Os filhos de Anansi, O livro do cemitério, Sandman edição definitiva volume 1 e por aí vai! Só não li ainda esse, mas já sei que vou amar, pois me identifico demais com as narrativas dele!

    ResponderExcluir
  12. Agora sim gostei , lembro da sua outra resenha do filhos da aranha e achei meio sem conexão. Gosto de livros de adultos que contam o que aconteceu quando eram crianças, de seres inimagináveis. Achei tres estrelas ainda pouco, mas ja da pra se empolgar para ler.

    ResponderExcluir
  13. Eu li esse livro ano passado , e achei incrível a maneira como Neil criou essa história , ela é realmente envolvente e genial , mas eu daria mais do que três estrelas , acho que o livro merece 5 :)
    Amei a resenha !

    ResponderExcluir
  14. Nostalgia não é algo que me prenda em um livro, mas acho que vou dar uma chance para esse livro porque as recomendações estão sendo as melhores e a parte que parece "fábula" conseguiu me encantar.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  15. Eu amo a capa desse livro, é realmente muito linda. Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler o livro. Achei a história muito interessante e fiquei curiosa para saber mais sobre George e Lettie e o mundo de seres mágicos dela.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Esse foi o meu primeiro livro do Neil que eu li e posso dizer que de cara adorei ele...a maneira que ele conta a história é incrível, desde então passei a procurar outras obras dele para ver se é tudo isso.
    O engraçado desse livro é que ele fala dele mesmo de uma maneira mais fantasiosa...outra coisa legal que fiquei sabendo é que ele conversou muito com o Stephen King ao escrever esse livro.

    ResponderExcluir
  17. O autor está sempre nos surpreendendo com suas histórias. E este pra mim foi perfeito. Envolvente e super apaixonante. Adorei cada momento de minha leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Estou lendo esse livro atualmente e estou adorando... Um romance tão memorialista e com terror... tenho certeza que irei ficar com resaca quando acabar de ler.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥