26 de junho de 2014

O Teste por Joelle Charbonneau

Livro I

Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
ISBN: 9788567028231
Ano: 2014
Páginas: 320
Classificação: 
No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

Se você é fã de Jogos Vorazes e/ou Divergente, prepare-se para ficar viciado em mais uma distopia sensacional! O Teste segue a mesma fórmula já consagrada dessas séries: muita ação; um lugar devastado; e um casal que tem que enfrentar tudo e todos para conseguir sobreviver.
Porém, mesmo tendo um roteiro aparentemente já batido, ele consegue prender a sua atenção do início ao fim.

O mundo não é mais o mesmo. Você aprendeu na escola que a Segunda Guerra Mundial dividiu o mundo em dois eixos: de um lado nós tínhamos os nazistas e do outro a coalização formada por Inglaterra, Estados Unidos, França e cia que lutavam contra o avanço nazista com a ajuda de outros aliados, como por exemplo, o Brasil. Certo? Lembrou?

Pois é... Imagine agora que houve uma Terceira Guerra Mundial. Só que agora nós temos muitas bombas atômicas, e os países que participaram dessa nova guerra decidiram utiliza-las. Conclusão: milhares de cidades foram devastadas e o planeta foi envenenado com a química dessas bombas, o que causou um colapso. Florestas foram dizimadas; os rios contaminados; os animais sofreram mutações genéticas; ou seja, virou o pandemônio.

Os poucos sobreviventes dessa calamidade passaram a tentar reconstruir algumas cidades específicas e a recuperar o planeta, porém, isso não é nada fácil. Para recuperar a terra e produzir alimento, por exemplo, você precisa modificar geneticamente as plantas para que elas consigam se fixar no solo; para conseguir água potável, você precisa de uma série de processos químicos para descobrir que tipo de contaminação ela sofreu e a partir dessa verificação colocar um produto químico que neutralize o veneno da água.

Para você aprender todas essas técnicas e poder ajudar a sua comunidade, todos os anos o governo central recruta os melhores alunos de cada cidade para fazerem um teste. Esse teste garante a sua entrada na universidade, onde você se tornará um oficial do governo e será enviado a uma comunidade que precise dos seus serviços. Por exemplo, se uma comunidade esta tendo problemas para restaurar a terra para o plantio, você é enviado para lá para ajudar na criação de plantas mais resistentes àquele tipo de solo ou inventar uma nova forma de cultivar. Não preciso informar que todas as crianças querem ir para faculdade, né?

Quando a turma de Malencia, que vive na comunidade Cinco Lagos se forma, quatro alunos são selecionados para o teste. Malencia sempre sonhou com isso, e estudou muito para conseguir ter essa convocação, porém, o pai dela não fica muito feliz com a notícia. Ele passou pela faculdade e deveria estar exultante pela conquista da filha, mas ele sabe que existe muita coisa por trás dessa história de universidade. Ele, por exemplo, não lembra de como foi o Teste dele, mas tem pesadelos com pessoas que ele não reconhece sendo explodidas na frente dele em uma cidade destruída. Memórias reprimidas? Apenas um sonho? Os candidatos tem sua memória apagada depois do teste, para não dizerem aos cidadães comuns como funciona e assim não vazar a informação, mas será que é apenas para confidencialidade do teste? Ou será que é para esconder algo muito pior?
Ele dá um conselho para a filha: "Não confie em ninguém".

E quando Malencia chega no Centro de Provas, ela irá entender o que aconteceu com o pai; pois nos testes ou você passa, ou você morre... Literalmente.

A narrativa desse livro torna impossível parar de ler. Primeiro porque você precisa saber se Malencia irá conseguir passar pelos testes ilesa; e acredite, nem sempre isso acontece. Sem falar nos amigos que ela forma no caminho, que nem sempre escapam também.

Segundo porque o livro é um grande jogo de xadrez. Você precisa o tempo todo decidir se confia em alguém ou não e pensar em qual vai ser o próximo passo. Malencia esta sendo vigiada e testada o tempo todo! Então, qualquer passo em falso pode ser o último.

E por fim, temos as reviravoltas. Sabe aquele carinha que você acha que é o bonzinho? Esqueça. Ele também tem podres. Alguns são simplesmente maus; outros estão tentando sobreviver e farão qualquer coisa para alcançar esse objetivo.

Eu não conseguia parar de ler esse livro. A autora, além de conseguir envolver o leitor na história fazendo com que você se sinta no lugar de Malencia fazendo as provas, consegue trazer um debate muito sério.
O  que faz de uma pessoa um grande líder? Quais são as habilidades necessárias para ser um líder?
Além é claro de debater a questão ambiental, pois você percebe o quanto é importante conservar os recursos naturais e como seria horrível viver em um mundo sem eles, como vive Malencia.

Eu esperava um final mais impactante, mas imagino que o segundo livro trará muitas surpresas e mais intrigas, porém confesso que não tenho ideia dos rumos que essa história irá tomar. É aguardar o segundo livro - Estudo Independente - para saber.

Se você é fã de Jogos Vorazes e Divergente, não tem como não curtir esse livro!!!!




20 comentários

  1. Adoro distopias. O Teste me chamou a atenção desde seu lançamento. Quero ler para descobrir como é realizado esse teste. A capa é linda.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo distopias, nunca me canso delas!! E acredito que a história de O Teste vai me conquistar. Sua resenha me deixou com ainda mais vontade conhecer o teste e a verdade por trás dele.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler O Teste urgentemente.
    Não lembro de ter lido nenhum comentário negativo sobre ele.
    E sua resenha só me fez querer ler o livro ainda mais.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou mais uma fã das distopias e não vejo a hora de ler O Teste. Imagina, viver num mundo onde tudo é modificado para poder ser consumido. E participar do teste então. Nao saber em quem pode confiar, os amigos viram inimigos, inimigos que podem te ajudar. Eu só queria saber como fazem pra informar as familias que a pessoa morreu no teste, se apagam a memoria para ninguem lembrar da pessoa, pois se nao fazem isso, todo mundo sabe que quem nao passa morre, nao é ?

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito esse livro, mas eu acho que vou esperar até lançarem todos os livros, pra mim começar a ler ")

    ResponderExcluir
  6. A sinopse de O teste é bem interessante e a sua resenha só aumentou minha vontade de ler o livro. Adoro distopias.

    Bjok

    ResponderExcluir
  7. Já li JV e tals mas não sou fã...ultimamente tem saído um monte de livros do gênero depois que JV ganhou destaque, como você mesmo disse a formula já consagrada desse gênero faz com que tenhamos mais do mesmo...não curti não.

    ResponderExcluir
  8. Estou bastante curiosa com a história. Parece ser bem emocionante. Este tópico distópico sempre me chamou atenção. Vou tentar ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Esse é dos livros que esta na minha lista desejados... preciso ler mais distopias... to gostando bastante, porem li poucos ate agora.

    ResponderExcluir
  10. Não li Jogos Vorazes e nem Divergentes, mas junto com O teste, são livros que me interessam, tenho gostado muito do gênero distópico.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Distopia não era o meu forte, mas de uns tempos para cá tem saído tantos livros desse gênero que fica difícil não se render a eles. Já está na minha lista porque a minha curiosidade anda falando mais alto. Adorei a resenha! Beijos.

    ResponderExcluir
  12. caramba adorei, fiquei sbendo a pouco tempo dessa triologia e fiquei encantada com a resenha, adoro distopias jpa li divergente e jogos vorazes e amei espero gostar dessa tanto quanto eu gostei das outras.

    ResponderExcluir
  13. Não ia ler essa resenha, pois não li o primeiro livro, mas fui dar uma olhada no início e quando vi já estava na metade rs. Fiquei super curiosa. É realmente tão bom assim? rs Vou dar uma olhada e ver se consigo o primeiro livro, fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler a trilogia O Teste, a cada resenha que leio só fico com as expectavas mais altas, eu amo Jogos Vorazes e Divergente e vejo muitas pessoas comentando que se você gosta dessas duas trilogias, vai adorar O Teste também e como sou fascinada por distopias, penso que será uma leitura muito agradável.
    Já to vendo que vou desconfiar de todo mundo e sobre as reviravoltas, já estou mega curiosa antes mesmo de ter começado a ler, af!!! hahaha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Curto muito Distopia, o livro parece ser ótimo e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi a série

    ResponderExcluir
  16. Isso é o que gosto em distopia: A crítica social. Confesso que sempre prefiro as distopias que focam mais nesses problemas, e esquecem um pouco os romances que os autores sempre nos empurram goela abaixo. Claro que, sabendo que a autora seguiu essa linha mais "pesada", vou correr atrás dessa trilogia pra ler o mais rápido possível.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. As distopias ainda estão entrando devagar na minha lista de leituras. É um gênero que eu to começando a conhecer. Eu gostei dos filmes Divergente e Jogos Vorazes... ainda não li muitos livros assim, mas pretendo ler...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Mais um livro impactante para minha lista. Livros de ação é tudo de bom. Como já disse em outra resenha, vou começar minhas leituras de distopias por essa série. Mais um na lista...

    ResponderExcluir
  19. Eu já li o livro e amei,estou lendo o último e estou muito animada para saber qual será o final.Só não terminei ainda porque estou sem tempo,mas sempre que acho quero terminar rápido de tão ansiosa que estou.Amei sua resenha,parabéns! :D

    ResponderExcluir
  20. Nuss que livro foda! To louco pra ler, assim que tiver uma oportunidade vou comprar o livro!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥