9 de julho de 2014

A Abominação por Jonathan Holt

Livro I - Série Carnivia

Autor: Jonathan Holt
Editora: Record
ISBN: 9788501402189
Ano: 2014
Páginas: 378
Classificação: 
Quando o corpo de uma mulher vestida em trajes sacerdotais é encontrado em Veneza, a capitã Kat Tapo é designada para o caso. Avançando na investigação, ela esbarra na pesquisa da segunda-tenente Holly Boland, sobre acontecimentos relativos a abusos cometidos na Guerra da Bósnia. Ao mesmo tempo, Daniele Barbo, dono do Carnivia — uma recriação virtual de Veneza —, é condenado por crimes na internet, mas desconfia da motivação da acusação. Os três buscam respostas, porém, ao verem suas suspeitas convergirem para o mesmo ponto, percebem estar envolvidos em algo muito maior. “Há algo realmente apavorante nos vislumbres desse misterioso mundo sombrio.” – The New York Times “Jonathan Holt escreve de forma hábil e envolvente.” – Chicago Tribune

Vocês gostam de livros sobre espiões e conspirações internacionais? Então, esse livro é perfeito para você. E você vai entender por quê.

Kat Tapo é uma carabinieri - polícia militar italiana - que acaba de ser designada para seu primeiro caso de homicídio, ao lado do coronello Aldo Piola. Porém, ao chegar ao local do crime, ela se depara com uma mulher, vestida de padre que teve seu corpo levado até a escadaria de uma igreja em Veneza pela acqua alta (inundação corriqueira que acontece em Veneza quando os canais transbordam e carregam tudo de podre do mar pra dentro da cidade literalmente), ou seja, apesar do corpo ser encontrado naquele local, a vítima não morreu ali.

De outro lado, nós temos a segunda tenente do exército dos Estados Unidos, Holly Boland, que foi transferida recentemente para uma "base avançada" na Itália, onde ela assumiria um cargo burocrático cuidando da comunicação e estreitamento de laços da comunidade local com os soldados da base.
Porém, ela recebe a solicitação de uma organização de mulheres que estão investigando crimes de guerra contra mulheres, cometidos por um general croata e que podem ter sido cometidos com o conhecimento do governo americano. O general em questão, esta aguardando julgamento no tribunal de Haia, e os documentos solicitados a Holly podem ajudar a comprovar os crimes e condena-lo definitivamente.

E ainda temos Danielle Barbo (Danielle é um nome masculino italiano), um dos maiores hackers que existem, criador de um site chamado Carnivia (tipo um The Sims/ Second Life) que recria com perfeição Veneza e onde seus participantes podem viver uma vida completamente diferente da que levam no mundo real. A principal diferença entre o Carnivia é que é impossível rastrear a conversa dos integrantes, ou seja, o que você fala em Carnivia, fica em Carnivia.
É claro que o governo não gosta nada disso, pois se você, por exemplo, quiser organizar uma ataque terrorista, a melhor maneira de se comunicar com as células da sua organização sem correr o risco de ter sua mensagem interceptada pelo governo é através do site.

Aparentemente eles não tem nenhuma ligação em comum, certo? Errado.
Pois o site de Barbo vem sendo usado por mulheres que se consideram sacerdotisas (assim como a vítima de Kat) para se comunicarem sem serem descobertas pela Igreja. E a vítima de Kat estava hospedada em um hotel com a mesma mulher que solicitou a Holly os documentos sobre o crime de guerra praticados na guerra da Bósnia. Ah! E essa mulher também foi morta.
Mas por que elas morreram? Por causa do que poderia estar escondido nos documentos? Ou seria um ato de represália por elas se considerarem sacerdotisas, o que é uma sacrilégio pelos olhos da Igreja e seus seguidores?

Apesar de ter um assassinato, uma rede de conspirações e vários detetives, esse não é um livro com grandes cenas de ação. Na verdade, trata-se de um livro com histórias intrincadas e com muito jogo de espionagem, a ponto de você não saber se deve ou não confiar nos próprios personagens principais. Quanto mais nas testemunhas e outros personagens que aparecem para tentar elucidar o caso. Na verdade, nada é o que parece...principalmente as pessoas.  A leitura começou bem lenta, mas depois foi melhorando com o desenvolver da história.

Aqui não existe aquele cara que é certinho, o clássico mocinho, sabe? Mesmo os mocinhos tem desvios de conduta como qualquer ser humano. Além disso, você se sente como se fosse o investigador, pois vai descobrindo as pistas e participando das discussões como se fosse parte da equipe de Kat Tapo e Aldo Piola.
A narração é feita pelos três personagens alternadamente, o que faz você ter uma visão bem ampla do caso e seguir as três linhas de investigação que são estabelecidas para este caso.

O livro até termina deixando uma deixa para um próximo volume, mas ele conclui a história, ou melhor, o caso. Se eu não descobrisse através dos agradecimentos da autora (e depois confirmado pelo skoob), eu não sentiria a menor falta de uma continuação.
Resumindo é assim: Você descobre quem é o responsável por todos os acontecimentos, mas ainda tem muita sujeira embaixo desse tapete e tudo leva a crer que eles não vão parar de procurar por mais...
Por isso, se você curte juntar as peças de um quebra cabeça e de jogos de espionagem, eis o seu livro!

Esse livro fez parte da  II maratona literária #eusoudoideira de 2014, e conforme as regras da maratona dizem, eu deveria associar uma música para este livro. 

Como toda a grande maioria da história se passa na Itália e esta ligada a Igreja, escolhi uma canção do grupo Era, que canta as músicas normalmente em latim e com um estilo gregoriano, assim como a Igreja que é tão abordada nesse livro.  

Aproveite. 
=)




12 comentários

  1. II maratona literária #eusoudoideira de 2014 e bem bacana pois achei a ideia otima . A musica que vc adicionou e otima , faz tempo queria sabe nome desta musica estou indo baixa ela agora . SERIO ! Sobre a resenha e tipo de livro que adoraria ler , alem de pontos positivos otimos que me desperta a curiosidade pra ler !

    ResponderExcluir
  2. Adorei o enredo desse livro. Gosto muito de livros assim, cheio de mistérios e conspirações, principalmente por envolver a cidade de Veneza. Adorei a escolha da música.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro.Adoro histórias que contenham um mistério e uma boa investigação.
    Amo uma espionagem! ;)

    ResponderExcluir
  4. Oiee
    Como uma grande fã de espionagem,me amarrei nesse livro mesmo ele não contendo aqueles "ápices" com muita ação achei bastante interessante a história por si só.
    E essa maratona está rendendo mesmo,adoro quando vocês dão uma trilha sonora ao livro.
    bjoos

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a ideia da Maratona... deve deixar a gente louca mesmo... rrsrs
    Quanto ao livro, ele parece ser bem legal... ainda não li nenhum livro sobre investigação e tudo mais... parece ser uma boa leitura

    ResponderExcluir
  6. uhmmm livros com casos criminais, adoro, sou apaixonada por livros desse tipo, com mistérios, crimes, assassinatos e coisas assim. Bom, eu adorei, pode ter certeza que vou TER que ler ele.
    Não consegui ouvir a música, infelizmente, mas quem sabe numa proxima ?!

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente adorei essa capa, é bem sombria ... O Enredo tbm é muito bom, espero poder ler em breve .

    ResponderExcluir
  8. Olha a gente vendo os frutos da Maratona Eu sou Doideira, rsss.
    Gostei do livro, adoro suspense e romances policiais. Mas eu simplesmente nunca consigo descobrir que é o assassino, nem nos desenhos do ScoobyDoo eu acerto.
    Fiquei pensando no nome do livro com o enredo, deve ser a tal sujeira no tapete que você menciona.

    ResponderExcluir
  9. Tinha visto a sinopse e me agradado bastante.
    Mas uma pena ele não estar surpreendendo todos, pois tem alguns pontos negativos...
    Amo o gênero de policial, um dos meus favoritos, por causa disso daria uma chance para essa leitura.

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros de espionagem, me deixam com a pulga atras da orelha tentando descobrir primeiro que o investigador.. rsrsr E ainda mais quando o cenário é diferente, na Italia no caso, fica melhor ainda, pois descobrimos muitos detalhes da cidade que ainda não conhecemos

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não curto muito a temática abordada, mas jamais posso dizer que nunca vou ler esse livro. Talvez um dia quem sabe!

    ResponderExcluir
  12. A história parece ser legal...a capa também é bem bonita, mas é uma série? Então não é a hora de ler...
    Pra mim esse autor é desconhecido mas pelo visto começou bem, apesar de você dar 3 estrelas pra ele creio que no futuro ele melhore cada vez mais.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥