16 de julho de 2014

Das páginas... Para as telas: A Culpa é das Estrelas

Olá gente, primeiramente quero pedir desculpas pela demora desse post, fiquei devendo o mês passado para vocês. Estava trabalhando inteiramente dedicado a Copa do Mundo, com uma carga horária de trabalho muito extensa, o que atrapalhou minha ajuda aqui no blog e nas minhas leituras. Mas a boa notícia é que tudo está voltando ao normal agora e para voltarmos com a bola toda, a adaptação escolhida desse mês é: "A Culpa é das Estrelas" 
























Então, vocês como bons leitores do blog sabem rs, eu resenhei esse livro aqui pois já sabia que quando o filme entrasse em cartaz eu teria que fazer essa coluna (confira a resenha clicando aqui); Confesso que fui com muito medo de me decepcionar e aconteceu exatamente o contrário, o livro entrou nos meus favoritos do gênero. 

E lá fui eu novamente ao cinema, no meu desespero de ver o filme antes da grande maioria, por que eu tenho um certo ódio a Spoilers!
E quando o filme acabou, a primeira coisa que veio a minha cabeça foi: "Melhor adaptação livro/filme que eu já vi". Não estou exagerando, se o livro é nota 10, o filme é 1000.
Durante o longa, é notório o leitor encontrar exatamente as mesmas falas e citações dos livros, uma que me lembro bem é do comentário de Hazel com seu pai sobre "beber" maconha. Foi hilário. 
Como eu falo aqui em todas as colunas obviamente mudanças acontecem, e elas são necessárias para ajudar no entendimento e no envolvimento daqueles que não leram o livro, com a história que está sendo contada.
Tanto nas páginas, quanto nas telas a história é contada em primeira pessoa. Hazel Grace nos conta sua primeira e única história de amor. Agradeço muito por ter sido desse jeito pois aumentou demais a fidelidade com o livro. 

O mais feliz de tudo para mim foi que, todas as principais características de cada personagem foi mantido para o filme. Qual seria a graça se tivessem mudado a personalidade de Gus? Graças a ele demos diversas gargalhadas no cinema. E tem também o Isaac, que dentro de sua pequena participação também nos divertiu e nos emocionou. 
Em questão de carga emocional, devo dizer que quem é meio chorão e tal, deve OBRIGATORIAMENTE levar uns litros de água quando for assistir esse filme.

Eu não conheço uma pessoa que assistiu esse filme e não derramou uma lágrima, desde crianças a idosos e homens e mulheres, A culpa é das Estrelas é um filme para todos os públicos, e não me envergonho de falar que eu me emocionei sim e já estou querendo ver o filme de novo! Afinal, só consigo pensar em acertos, se me perguntarem de alguma falha desse filme eu falarei que com certeza, não existe.
Desde a escolha do elenco, a brilhante trilha sonora, o roteiro, a fidelidade. Essa adaptação está de parabéns. 
Na trilha sonora dele encontramos nomes de peso também como: Ed Sheeran e Birdy. A música de Ed Sheeran se chama " All of the Stars" e a de Birdy, "Angels"

                  

Uma curiosidade muito engraçada sobre o filme, é que A culpa é das Estrelas é um sucesso ESTRONDOSO aqui no Brasil, enquanto nos Estados Unidos ele apenas foi aceitável. Aqui ele ainda continua em cartaz, levando cada vez mais pessoas as salas do cinema.

No site Box Office Mojo, vemos que ele já arrecadou somente no Brasil, quase 30 milhões de dólares, um número impressionantemente alto para o padrão Nacional; nenhum outro país do mundo chegou perto da marca Brasileira. E em território nacional A culpa é das Estrelas desbancou sucessos como "Em Chamas" e "Divergente". Sensacional né?

E outra, por 7 milhões de dólares ele também não ultrapassa "Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte II" Fiquei muito surpreso com isso!
livro A culpa é das Estrelas foi inspirado numa garota chamada Esther Earl, mas a personagem Hazel foi basicamente fruto da imaginação de John Green.
Existe uma explicação para o nome dos dois personagens principais e aqui vai ela:
Hazel“Hazel é uma cor de transição e a personagem está no meio de um monte de coisas: entre ser saudável e ser doente, entre a infância e a idade adulta (…). Então, isso pareceu uma maneira de comunicar a instabilidade e medo (mas também emoção) dessa parte da vida”.
Augustus é o nome de imperadores romanos, certo? É um grande nome associado a noções tradicionais de grandeza. Mas Gus é o nome de uma criança. É curto e fofo. No livro, ele vai da força à fraqueza, que é o oposto da jornada do herói habitual. Ele começa sendo um garoto confiante e pretensioso. E então ele se torna vulnerável. Para Gus, esse é um processo brutal. Mas a sua capacidade de estar naquilo com Hazel, e de se permitir amar e ser amado, apesar da perda de si mesmo que ele cuidadosamente cultiva, é o que na minha cabeça parece muito mais heroico do que as noções tradicionais”.

Ficamos por aqui com o post desse mês, espero que tenham gostado =D ! Abraços e até a próxima. 





14 comentários

  1. Bom, eu amei tanto o livro quanto o filme, ambos são perfeitos. Confesso que não chorei em nenhum dos dois *sou insensível* no filme quando tava faltando uns 40 minutos pra acabar comecei a passar mau e assim não consegui prestar muita atenção no final *triste neh* mas mesmo assim eu quase, QUASE, chorei.
    A história é muito linda, agora quero ler o livro sobre a vida da Ester, muitas pessoas falaram que choraram lendo ele.

    ResponderExcluir
  2. Oiee
    adorei esse post,já li a culpa é das estrelas (duas vezes) mas não tive a oportunidade de ver o filme ainda.
    É uma notícia ótima eles terem seguido o rumo do livro,é uma decepção para nos leitores quando vemos o filme e ele não tem absolutamente nada haver com o que limos.
    E como assim o filme foi simplesmente "Aceito" nos estados unidos?cadê os sentimentos desses americanos,haha
    Não sabia que ele já tinha arrecadado tanto aqui no Brasil,o Green está ficando cada vez mais rico por nossa causa,tá nos devendo uma visita.
    E não podia terminar esse comentário sem falar da maravilhosa trilha sonora,amo o Ed Sheeran e não conheço essa tal de Birdy ,mas a música que ela fez para o filme é maravilhosa.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. linda resenha!
    eu fui assistir ele logo na primeira sessão. estava muito curiosa para ver esta adaptação, e consequentemente, morrendo de medo em me decepcionar ;~~
    graças aos bons deuses, minha expectativa foi mais que atendida
    amei o filme, e você falou muito bem, a melhor adaptação ever!
    nunca vi uma que levasse o livro tão a risca!!!
    também não intendi quando vi que, aqui no brasil, o filme fez muito mais sucesso do que lá fora =/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a escolha da trilha sonora de ACEDE. Sem contar que sou grande fã da Shai *--*

    http://garotaezine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua postagem !
    Achei bem explicadinha e cheia de detalhes.
    Nunca tive curiosidade em ler o livro,mas agora estou pensando diferente...
    Quanto ao filme ainda vou assistir.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não assisti o filma, mas pretendo . Já li o livro e gostei muito.
    Achei interessante o Brasil ter o maior público que o Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  7. Li o livro e assisti ao filme. Achei também que a adaptação ao cinema foi bem fiel ao livro. Uma unica coisa que achei que ficou faltando foi que ela não chamou seu tubo de oxigênio de Felipe igual no livro rsrsrsrs
    É um livro/filme que pretendo ler/assistir novamente e sinto lhe informar, mas não chorei no filme, somente no livro rsrsrs acho que é pq já sabia o que iria acontecer.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post ♥♥♥

    Acredita que ainda nem li o livro? E estou adiando para assistir o filme por conta disso. Quando o filme foi lançado eu estava com a ideia de assistir o filme primeiro para não me decepcionar, mas falaram que o filme é tão fiel que isso não vai acontecer, então vou ler o livro primeiro ú.ú

    ResponderExcluir
  9. Olha, nao tive coragem de assistir o filme sozinha, pois meu marido nao quis ir junto. Só em ler o livro ja chorei horrores.
    Num primeiro momento, achei que sentiria faslta dos olhos azuis de Gus, mas todo mundo falou tão bem do ator que os olhos azuis é o de menos.
    Não vejo a hora de ser lançado em dvd.

    ResponderExcluir
  10. BIRDYYYYYYYYYYYYY <3
    Sério, amo essa voz tão doce e suave.... enfim, assisti o filme duas vezes no cinema até, gostei bastante. Não esperava tanto assim... mas é bem emocionante e amei o elenco.

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei do filme, em alguns momentos não pude esconder as pequenas lágrimas, mas confesso que não chorei de precisar de lenço ou de um tempo pra me recuperar, foi algo ''normal''. Mas eu gostei das adaptação, achei que os personagens se enquadraram bem nos papeis (apesar de ter visto Divergente um dia antes e ter ficado meio confusa com os dois).

    ResponderExcluir
  12. Chorei muiiiiiiiiito tanto no livro como no filme. A adaptação foi perfeita! Sou apaixonada pela Hazel e pelo Gus (quem não é afinal!) e a trilha sonora do livro é muito incrível também. Ainda mais por terem Ed Sheeran e a Birdy <3

    ResponderExcluir
  13. Eu li o livro e não achei grande coisa...to com medo de ver o filme e ter uma decepção maior ainda (apesar do que todo mundo fala)...

    ResponderExcluir
  14. Minha cidade nn tem cinema entaoooook .... Mas fiquei feliz por livrovira filme e ter musica do ed o musica que amo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥