29 de julho de 2014

Hoje é dia de falar sobre: Incesto

A Editora Valentina esta lançando um livro que promete dar o que falar...

Proibido, da autora Tabitha Suzuma abordará o relacionamento amoroso entre irmãos, e a autora decidiu publicar um vídeo no youtube, onde ela fala um pouco sobre a sua obra. E nós, do Perdidas na Biblioteca resolvemos abrir a discussão sobre o assunto.
Vocês acham que um casal deve ficar junto, mesmo que eles sejam parentes? O amor passa por cima de tudo?

Bem...
Primeiramente devemos esclarecer que não se trata apenas de um tabu da sociedade. O incesto é condenado por uma questão biológica.
As probabilidades de uma criança, fruto do incesto, nascer com uma má formação são maiores, já que os progenitores possuem a mesma carga genética, logo, possuem os mesmos "defeitos" genéticos.
É claro que quanto mais próximo for o parentesco, maiores as chances de isso acontecer.
Isso não quer dizer que você não pode "ficar" com a sua irmã, mas pode "pegar" a prima...

Porém, mas do que uma questão biológica, o incesto é uma questão cultural, visto que existe o incesto até entre os animais.
Confiram o que a revista Superinteressante publicou falando sobre o assunto.

Evitar o incesto não é resultado de tendências biológicas ou genéticas do ser humano. É uma invenção humana, cultural.
Portanto, se o tabu caísse, isso não seria o fim da espécie humana. É preciso lembrar que, embora exista uma regra parecida entre algumas espécies animais, ele não aparece na maioria delas. Nem entre humanos essa condição é universal. Há povos indígenas em que, embora haja tabus sexuais, eles não se referem às relações entre parentes.
Se o tabu do incesto não tivesse sido criado, uma possível conseqüência seria o isolamento das comunidades. Um dos motivos que levaram aldeias e vilarejos a estreitar relações era a necessidade de cônjuges desimpedidos. Aliás, segundo o antropólogo Claude Lévi-Strauss, a origem do tabu seria a descoberta, pelos homens, de que podiam melhorar seus negócios e estabelecer acordos políticos vantajosos com outras tribos a partir de casamentos entre aldeias.
Hoje em dia, é provável que algumas famílias ricas se fechassem em relações endogâmicas, como em alguns momentos da história. Na Idade Média, reis e rainhas europeus casavam-se com primos e irmãos para manter unidos seus reinos e fortunas. É possível que surgisse gente disposta a casar os filhos entre si, ou com os primos. Um pai viúvo poderia colocar a filha no lugar da esposa.
Os laços de parentesco iriam para o espaço. Se o pai casasse com a filha, ele seria pai ou avô da criança que nascesse dessa união? E os irmãos da mulher, seriam cunhados ou filhos? Para os psicólogos, um dos motivos da criação do tabu do incesto foi justamente o de colocar ordem nessa confusão de parentesco.
Mas há quem diga que a vida em sociedade não seria possível. Um dos mais famosos defensores dessa tese foi o médico austríaco Sigmund Freud, em sua teoria sobre o complexo de Édipo, criada sobre uma tragédia grega escrita por Sófocles no ano 450 a.C. Na história original, Édipo mata o pai e se casa com a mãe sem saber de quem se tratam e causa, com isso, uma maldição que só desaparece quando ele descobre a verdade e fura os próprios olhos. Segundo Freud, mães e filhos têm o impulso natural de manter a intimidade que desenvolvem desde o nascimento. Surge aí a figura do pai, responsável pela quebra desse vínculo que, no fim das contas, vai permitir que o novo indivíduo ande com suas próprias pernas.
Se o tabu do incesto deixasse de existir, a sociedade tenderia a se desorganizar e voltar à barbárie, ou seja, ao domínio pela força. Mas a antropóloga Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, da USP, acredita que logo a sociedade se reorganizaria em torno de uma nova proibição. “O homem elegeria outro tabu sexual, de igual peso, em torno do qual a sociedade voltaria a se organizar.” A vida dos animais reforça essa tese. O tabu do incesto é mais comum em espécies que vivem em sociedades estáveis. As fêmeas dos chimpanzés, quando chegam à adolescência, procuram outros grupos.
Isso degeneraria a espécie humana? O risco de doenças congênitas, de fato, existe. Sabe-se que sexo com indivíduos fora do grupo elimina genes recessivos e evita doenças. Não por acaso, muitas lendas ligam o incesto a maldição. O lobisomem, por exemplo, seria fruto de uma relação incestuosa. Só que a natureza nem sempre confirma essa idéia. Em uma espécie de alce canadense, o macho cruza com todo o harém, inclusive suas filhas. E a espécie sobrevive."

Pois é... Tem muita coisa para se discutir sobre esse tema, né? E acredito que o novo livro da Valentina venha tocar justamente nessas questões, então... Se você ainda não conhece o livro, dá uma conferida na sinopse abaixo, e claro, no recado da autora. Beijos
=)

Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.



E ai? Vocês ficaram curiosos em conferir essa história?


17 comentários

  1. Oi Natalia!

    Poucos temas são tão polêmicos quanto o incesto, realmente... Mas, na minha opinião, é claro, nada mais é que um tabu. Como o próprio texto da Superinteressante diz, em tempos remotos isso era normal... Seja para acumular riquezas ou simplesmente para manter a linhagem. Mas é claro que não podemos negar que uma condição dessas na sociedade que a gente vive atualmente é, sem sombra de dúvidas, impossível. Ninguém vai ligar o caso com amor, e sim com abuso.

    Fiquei com muita vontade de ler o livro, principalmente porque pela sinopse já dá para perceber que vai ser uma leitura pesada e dolorida.

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro ta dando o que falar né? Em todo lugar que eu olho tem ao menos um post sobre ...
    Quanto se eu leria, realmente não sei, é um tema bem pesado né, então realmente não sei.

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Adoro assuntos polêmicos e não tenho preconceitos ou tabus com nenhum deles e nem fico retraída ao comenta-los mas para muitas pessoas a ideia de incesto é uma coisa a punir com morte.Eu não posso dizer quais são os verdadeiros motivos que levam as pessoas a praticar tal ato mas portanto que seja de mutua vontade não vejo tantos problemas.Mas é justamente ai que entra toda a questão religiosa e moral,imagina você em um relacionamento com seu irmão,como os outros iam encarar isso,será que eles suportariam o desprezo e nojo da maioria.É como a Tabitha disse,ninguém acorda de manhã já com esse plano "vou se apaixonar pelo meu irmão,pai etc" é uma coisa que acontece mesmo muitos tentando evitar.
    De qualquer forma eu não conseguiria manter tal ato com meus familiares e é muito estranho pensar nessa possibilidade mas não julgo as pessoas por suas decisões tomadas.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha leticia parabens em primeiro lugar em saber que vc e uma pessoa de mente evoluida e aberta leticia sou um parapsicologo espiritual e trabalho com pessoas que vivem o incesto ou estao a viver e o que posso te falar por enquanto e que isso vem de vidas passadas tbem viu se quiser falar sobre depois me add em meu face pois la tem alguns que pratican e ai vc iria saber tudo sobre incesto abracos

      Excluir
  4. Vai ser um livro bem polêmico, hein. Lembro de alguns blogs terem faldo dela logo quando lançou em inglês e gerou muitas opiniões controversas. Vamos aguardar. Pretendo ler.
    Bjs
    Aline Lima
    Sempre Nerd (http://alinenerd.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  5. Não ligo para essas coisas de parente, por mim tudo bem, mas o problema são os filhos que vão ser gerados que podem nascer com problemas e isso é muito ruim infelizmente. Se não fosse por isso eu não ligaria nem um pouco, que se dane que é parente, irmão, tio, avó, se a amor qual o problema ?! Mas esse assunto é bem polêmico mesmo e por ser assim eu fiquei muito curiosa com livro e ele acabou indo no topo dos desejados. Preciso M-U-I-T-O ler esse livro, pra ontem rsrsrs ele deve ser bom de verdade e não posso deixar uma leitura dessa para lá.

    Blog Sopa de Letrinhas
    Skoob

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Assuntos polêmicos sempre são cercados de preconceitos e tabus e incesto é um tema bem complicado, assim como outros. E realmente é um relacionamento que não é bem visto pela sociedade. Sem contar os riscos para a saúde como foi mencionado. Não tenho preconceito e nem nada contra, mas não acho correto e não sei o que passa pela cabeça de uma pessoa que pratica o ato.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro realmente trata de um assunto muito polêmico.
    E claro,realmente estou muito curiosa para ler e ficar sabendo da história.
    Quanto ao incesto,acho inconcebível em sequer pensar em viver isso. Talvez seja algo cultural... Não sei! Mas simplesmente é impensável imaginar isso.

    ResponderExcluir
  8. Ahhhhhhhhhhhhhhhh eu nem li muito sobre o livro (sorry) pois quero ler ele sem saber muito do que se trata. Mas agora meio que já sei (sacoooo kkkkk). Enfim, estou curiosa para ler.

    Não apoio esse tipo de relacionamento, só para deixar clara minha opinião. =)

    ResponderExcluir
  9. Eu vi o vídeo da autora comentando sobre o livro, acredito que esteja rolando muito bafafá com isso de incesto entre irmãos, mas pensa, em Game of Thrones tem isso o tempo todo e o povo não fala nada :P
    Mas sei que o assunto é polêmico, ainda mais nos termos da história que eles cuidam dos irmãos, então na teoria os irmãos vão crescer achando que isso é certo também.
    Quero muito ler pra ver se é todo esse bafafá mesmo.. hahahha

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Esse livro está causando a maior polêmica! Já li resenhas muito boas a respeito da história e pretendo ler o mais rápido possível. Por isso não posso julgar a história, mas em prévia, não apoio esse tipo de relacionamento também.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Olha, vi o video da autora e nao sei o que dizer. Ela pede para deixar a mente aberta e que podemos nao concordar com os adolescentes, mas vamos entende-los e sinceramente não sei. Não sei nem se darei uma oportunidade ao livro, ja me imagino vomitando ao ler.
    Quando eu era adolescente minha cabeça era diferente, mas agora tenho filhos e nem de longe posso imaginar e aceitar algo assim e olhe que sou a ultima das maes moderninhas.
    Vou esperar algumas resenhas e decidir, mas num primeiro momento, não consigo ter estomago para ler.

    ResponderExcluir
  12. Eu fujo desse livro já deve ter uns dois anos. Já enfrentei outros romances que discutem tabus diferentes como síndrome de Estocolmo, tráfico humano e por ai vai... Mas incesto é um assunto muito complicado. Especialmente se vc tb tiver um irmão. Ai que se torna mais dificil ainda de digerir. Mas eu vou ler esse livro e alguns outros sobre esse assunto tb. Mas não é uma parada que eu concorde não e nem acho q deva ser estimulado socialmente. Pq com isso vc perde o conceito de família.

    ResponderExcluir
  13. Bem, não é o primeiro livro que fala sobre incesto...talvez seja o primeiro que fale diretamente sobre ele.
    As pessoas são livres para fazerem o que bem quiserem, não? Digo, certas coisas são consideradas erradas mas não são crimes....não to muito curioso pra ler o livro pois o assunto pra mim não é interessante, não vejo nada demais nele por sinal. E as pessoas falam de amor mas...isso é mais nos livros mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Eu vi a resenha em varios blogs a maioria sempre com comentario positivos e isso me chamou atençao pra ter breve leitura futuramente ... Mesmo os blogs falar do mesmo livro as pessoas tem opinioes diferente mas menos assim foram otimas crticas .

    ResponderExcluir
  15. Tenho certo nojo de incesto!
    Nem primos que se pegam eu acho certo, acho muito bizarro. Com tantas pessoas no mundo, tem que pegar alguém da família? fazer sexo com parente é muito coisa de animal que não sabe controlar impulsos sexuais.
    Esse livro deve me deixar chocado, com nojo, e meio transtornado, mas certeza deve ser bom mesmo assim.

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Prevejo muuuuuuuuuita polemica com esse livro! Incesto é assunto ainda muito delicado na nossa sociedade e acho muito difícil julgar se é ou não errado. Eu verdadeiramente acredito que as pessoas são livres e que devem ficar com quem elas quiserem, mas na sociedade em que vivemos, o relacionamento entre parentes é visto é como errado e, para mim, é estranho ver isso como normal. Mas quem sabe se com a leitura desse livro minha visão não mudasse?

    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥