8 de julho de 2014

Just Listen por Sarah Dessen

Autora: Sarah Dessen
Editora: Farol
ISBN: 9788536809007
Ano: 2010
Páginas: 308

Classificação: 
Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Greene começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.

Aos olhos de todos, Annabel tem uma vida perfeita: é amiga da menina mais popular da escola; tem uma carreira de modelo muito bem sucedida e uma família feliz. Porém, só ela sabe como as aparências enganam. No fundo, sabe que sua vida está longe de ser perfeita e que tem problemas como todo mundo, mas nunca teve coragem de dizer nada para tentar mudar sua situação com medo de magoar as pessoas ao seu redor.

Como se as coisas já não estivessem suficientemente ruins, após ser pega com o namorado de sua melhor amiga numa festa, sua vida dá uma reviravolta e Annabel se vê não só sem sua melhor amiga, mas sem todos os seus amigos que decidiram lhe dar as costas, mas só ela sabe o que realmente aconteceu. Com isso, toda a sua frustração vai se desencadeando até ela praticamente viver em seu mundo... Já acostumada a se sentir isolada de tudo e de todos.

Porém, Annabel sabe que os problemas não acontecem só com ela - que agora além de não ter amigos não tem coragem de contar para a sua mãe que não quer mais seguir com a carreira de modelo - mas também com sua família. Vendo sua mãe entrar numa depressão profunda após a morte de sua avó; sua irmã do meio, Whitney, com problemas de anorexia e como todos que sofrem da doença, não admitindo; sua irmã mais velha, Kristen, tomando um rumo que a família não esperava e seu pai no meio de tudo isso a deixa frustada, visto que ela não sabe o que fazer para melhorar as coisas.

Mas como a vida é cheia de surpresas, Annabel acaba conhecendo e se aproximando de Owen. O garoto de sua escola que todos têm medo por ser conhecido como brigão e ao mesmo tempo ficar muito na dele... Mas que com o tempo mostra à Annabel que não é nada disso que todos pensam dele, mas sim um cara incrível e sincero - até demais. E é com a ajuda dele e desta amizade tão improvável que Annabel vê sua vida mudar aos poucos mesmo que ela não acredite que as coisas possam realmente se resolver um dia, pois só ela sabe o quão difícil é sua vida e que segredo ela guarda com ela a sete chaves, mesmo que isso a sufoque por dentro.

Just Listen trás uma ótima mensagem sobre amizade e superação, além de nos mostrar a nossa incrível capacidade de achar que a "grama do vizinho é sempre mais verde" quando na verdade não é. Sarah Dessen consegue com maestria nos envolver de tal forma que é totalmente impossível não se sentir tocado com tudo o que se passa com Annabel e sua família, afinal, tudo o que é retratado em Just Listen pode sim acontecer na vida de qualquer jovem, numa família real e tudo fica ainda mais envolvente devido ao livro ser contado em primeira pessoa por ela.

Mesmo sendo uma personagem insegura, que se sacrifica para não machucar as pessoas ao seu redor... É impossível não sentir simpatia pela Annabel, pois só ela sabe o que ela passou e guarda com ela, além de ter que tentar superar e ajudar de alguma forma a sua família que também está passando por situações nada fáceis... E sendo ela a irmã mais nova é ainda mais justificável. Várias vezes me vi com o coração na mão por ela e até mesmo com um pouquinho de angústia torcendo para que ela finalmente conseguisse fazer a coisa certa.

Owen por sua vez é o contrário de Annabel, o que faz com que eles se completem de alguma forma e é impossível não se encantar por ele. No geral, todos os personagens têm características únicas e marcantes e a todo tempo você se vê torcendo para que as coisas terminem bem.

Com relação ao livro, a diagramação e a revisão estão impecáveis; o tamanho da letra é muito agradável para a leitura; a capa é linda e as folhas são brancas.

Com isso, encerro a resenha deste livro incrível com uma frase que mesmo pequena consegue ser realmente marcante e que define muito bem toda a história e a mensagem transmitida por ele:

"Don't think or judge. Just Listen."


13 comentários

  1. Olá, Laisy
    Adorei a sua resenha. Quero ler esse livro. Parece ser muito bonito e que nos ensina uma lição muito valiosa. Acho a capa linda.

    ResponderExcluir
  2. Oi Laisy!

    Toda vez que vejo uma resenha desse livro eu não me contenho: TENHO que comentar alguma coisa. Poucas autoras têm o dom de criar uma estória tão intensa como a de "Just Listen". Sarah Dessen resumiu em 308 páginas o medo, drama e amizade de forma incrível. Eu não tenho nem como descrever o quanto eu gosto desse livro... Só acho que todos deviam lê-lo, de tão fantástico.

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Caramba a vida esta garota nao e facil pois descobrir que mais ela não ajudar unem um pouco pois pois fica com namorado da melhor amiga nao e coisa que ser faz . E logo depois venho as consequencia que foi ser ignorada pelo resto da escola . Mas acho que tem algo por tras de tudo pois e o que fala na resenha e isso me chamou atenção agora fiquei curiosa pra sabe oque !

    ResponderExcluir
  4. Sempre leio comentários muito positivos sobre a autora Sarah Dessen.
    E tenho vontade de conhecer seus livros começando por esse.
    Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  5. Bem que dizem "Os opostos se atraem" , isso faz todo sentido para Anna e Owen.
    E que "amigos" eram esses que ela tinha que lhe viraram as costas heim.
    Quero muito descobrir como ela resolve todos esses problemas,não só dela,mas é ela quem segura a barra de todo mundo.E só acho que ela devia pensar um pouquinho mais nela e se doar menos ao resto das pessoas.
    bjoos

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante e gosto de livros que tragam uma mensagem... por isso acho que vou gostar de ler Just Listen

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, gostei demais tanto da sinopse, quando da sua resenha. Muito bom a forma que você falou sobre ele, acabei me envolvendo na leitura da resenha. Gostei muito mesmo, espero ter a oportunidade (e o dinheiro) de ler.

    ResponderExcluir
  8. Acho bem interessante o enredo desse livro, mas não consigo gostar dessa capa.

    ResponderExcluir
  9. Oi Laisy,

    Que livro intenso não é ?
    Fiquei sem entender se ela realmente ficou com o namorado da amiga. Pois entendi que na ofoi realmente isso e todos deram as costas a ela.
    E a amizade vem das pessoas mais improvaveis mesmo, no caso dela, de Owen.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é cheio dos dramas né?
    E eu já li muitas resenhas positivas, então sei que eles são bem desenvolvidos.
    A personagem apesar de todos os problemas, parece conquistar o leitor. E isso é bem legal.
    Quero ler e descobrir o final dessa história logo.

    ResponderExcluir
  11. Pela sinopse (e pela capa feia) eu não leria esse livro, mas depois da sua resenha ele ganhou uns pontinhos comigo. Achei interessante que ele não foca na briguinha de adolescentes e amores que vem e vão, e sim no drama familiar dela que pode acontecer com qualquer um.

    ResponderExcluir
  12. Essa é a minha leitura atual e estou amaaaaando esse livro. Não vejo a hora de terminá-lo :D

    ResponderExcluir
  13. 5 estrelas? Sério?
    Tipo...sou suspeito a falar pois não curto esse estilo, mas o enredo é legal e tals mas...é algo meu mesmo. Mas como sempre digo...se há quem curta quem sou eu pra falar mal?!?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥