16 de julho de 2014

O Nobre Deputado por Marlon Reis

Autor: Marlon Reis
Editora: Leya
ISBN: 9788544100455
Ano: 2014
Páginas: 120

Classificação: 
A política é movida a dinheiro e poder. Dinheiro compra poder, e poder é uma ferramenta poderosa para se obter dinheiro. É disso que se trata as eleições - o poder arrecada o dinheiro que vai alçar os candidatos ao poder. Saiba que você não faz diferença alguma quando aperta o botão verde da urna eletrônica para apoiar aquele candidato oposicionista que, quem sabe, possa virar o jogo. No Brasil, não importa o Estado, a única coisa que vira o jogo é uma avalanche de dinheiro. O jogo é comprado, vence quem paga mais. Sempre foi assim e sempre será, pois os novatos que ingressam com ilusões de mudança são cooptados ou cuspidos pelo sistema.

Desde pequeno você escuta seus pais e familiares afirmarem que políticos não valem nada e que tudo que eles fazem é roubar dinheiro dos cofres públicos, certo? Quando você chegou a adolescência e obteve o direito de votar, você tinha esperanças que conseguiria mudar os rumos do país, mas conforme os anos foram passando, você percebeu que não adianta... são sempre as mesmas pessoas que vencem as eleições (mesmo que você e todos os seus amigos afirmem que vão votar no candidato X, o candidato Y sempre consegue se manter no poder. E vocês não entendem como isso pode acontecer...).

Você esteve empolgado com as manifestações que aconteceram em 2013 pedindo mudanças na política brasileira, e espera sinceramente que o povo vote com consciência nas eleições deste ano.
Sinto lhe informar que isso muito provavelmente não irá acontecer, e esse livro explica exatamente o por quê...

Como já dizia Platão, "não há nada de errado com aqueles que não gostam de política. Simplesmente serão governados por aqueles que gostam". E por que a população não gosta de política? Simples. Porque não entende.

Política é uma coisa meio complicada mesmo... e tem que ser. De outra forma, as pessoas ficariam de olho e seria mais difícil roubar o dinheiro do contribuinte. Quando você liga na TV Senado e vê aqueles homens falando de forma pomposa e entediante, aquilo é de propósito! É para fazer você dormir na frente da tv ou mudar de canal e deixar que eles façam o que bem entendem. Transmitir pela tv é apenas uma forma de dizer que eles estão sendo transparentes, mas de que adianta se ninguém vê?! E assim a máquina da corrupção continua feliz e próspera...

Esse livro é simplesmente sensacional. Sabe por quê?
Primeiro porque ele foi escrito a partir do depoimento que diversos políticos deram ao jornalista Marlon Reis, ou seja, o que esta contido nessas páginas é a mais pura verdade de como funciona a máquina política do nosso país. As estratégias empregadas para a compra de votos, para o desvio de verba, para garantir o resultado em uma eleição... esta tudo aqui! É claro, que os nomes do políticos foram alterados, pois o jornalista não poderia nunca expor sua fonte, mas este livro traz a verdade nua e crua sobre a política brasileira. 

Segundo porque o jornalista decide dar voz a esses depoimentos criando um deputado, que é divertidíssimo, pois ele vai explicando as coisas que ele e outros políticos fazem de forma irônica, como por exemplo quando ele vai receber a propina:

"- Esta tudo aqui, conforme combinamos. Separei seus 20% e coloquei no pacote. Conferi pessoalmente, mas se quiser contar de novo, fique à vontade.
Pedi ao Vicente que conferisse. E disfarcei:
- É só pra não ter risco de levar dinheiro a mais do que o combinado." - pag. 33

E finalizando, ele consegue explicar a política de forma fácil e sucinta. O deputado segue lhe dando uma aula ao longo do livro de como os políticos fazem para roubar nosso dinheiro, mas conta algumas histórias para exemplificar o que ele esta lhe explicando, ou seja, você esta lendo um livro comum, com uma história e não um livro chato, cheio de números, documentos que comprovem o que ele esta dizendo... você se envolve na narrativa e acaba assimilando perfeitamente o que o "deputado fictício" esta lhe explicando. E o livro é fino. Ele tem apenas 120 páginas, ou seja, não é uma leitura que fica te enrolando, mas nem por isso eu li rapidamente. Eu queria prestar atenção aos mínimos detalhes. Eu realmente fiquei interessada em entender como as coisas funcionam e levei 2 dias para ler este livro por causa disso. Poderia ter terminado em um dia? Poderia. Mas preferi ler devagar para assimilar o máximo possível.

Eu sinceramente acho que TODOS os brasileiros deveriam ler este livro, para talvez abrir os olhos de algumas pessoas sobre o que esta acontecendo ao nosso redor. Ainda mais com as eleições batendo a nossa porta.

Eu realmente aprendi muito sobre o tema e separei várias partes para vocês entenderem o que o autor quis passar para nós eleitores.

"O resultado de qualquer eleição brasileira já estava definido muito antes do encerramento da votação. Muito antes da abertura das urnas. A vontade do eleitor individual não vale nada no processo. O que conta é a quantidade de dinheiro arrecadado para a campanha vencedora, que usa a verba num infalível esquema de compra de votos" - pag 13/14

"Não é exagero dizer que as empreiteiras são as maiores aliadas dos políticos. São elas as grandes doadoras, pois ninguém mais tem tanto dinheiro para gastar. E, pela via do financiamento das campanhas, elas acabam participando da administração pública." - pag 55/56

"O financiamento de campanha representa o namoro que precede o casamento do político com o empresário: a relação se estenderá ao longo de todo o mandato. Você não pode se separar, declarar independência. Como nas relações sentimentais, o rompimento gera mágoa. Por isso somos fiéis, na saúde e na doença." - pag 57

"O caixa dois acontece quando alguém transfere o dinheiro para o deputado sem contabilização. Esse é o padrão na política, todo mundo faz. O caixa três é mais engenhoso. Nele, o dinheiro sequer passa pela conta do deputado ou de alguém ligado a ele. O caixa três é um serviço prestado sem pagamento como se fosse uma cortesia" - pag 61

"Na prática foro privilegiado significa o seguinte: ser julgado pelas pessoas que frequentam as mesmas festas que a gente." - pag 72

Pra quem não sabe, esse livro foi que deu origem a reportagem exibida no mês passado pelo Fantástico sobre a compra de votos e a corrupção. Se você não viu a reportagem, ou viu mas não deu a devida atenção, veja aqui.

Resumindo é o seguinte: todas as eleições já estão compradas. Todos os políticos tem rabo preso com algum empresário que usará isso para se beneficiar e gerir o país de acordo com os interesses deles.
Qual é a solução então Natália?!

Eu não posso dizer o que vocês devem fazer, mas posso dizer o que eu vou fazer. Nas próximas eleições, eu vou votar em quem estiver em último nas pesquisas.
Por que?
Porque esse cara é o que não teve, ou pelo menos tem menos, rabo preso com empresários. É o cara que não teve a sua campanha financiada por ninguém. Do contrário ele estaria mais acima nas pesquisas, e portanto, não faz parte do esquema de corrupção. Pelo menos não ainda...

Aprendam de uma vez por todas!!! Não adianta anular o voto galera! 
Nas eleições são contabilizados os votos válidos! Logo, para a nossa presidente, por exemplo, se reeleger, ela precisa de 50% mais 1 dos votos válidos. 

Se toda a população do Brasil resolver anular o voto, mas eu, SÓ EU, resolver votar nela, ela será eleita com 100% dos votos válidos. Entenderam? 


Se você quer mudar o governo, vote em outro candidato, mas NÃO ANULE SEU VOTO!!! Você só esta dando mais chance pra quem esta na frente das pesquisas vencer.


E lembrem-se das palavras de Gandhi: "Seja a mudança que você quer ver no mundo", então pega esse livro e vai ler!
Bota a sua família e seus amigos para lerem isso! E para de perder tempo e vá na livraria mais próxima da sua casa logo!!!






14 comentários

  1. Nossa, quando bati o olho no titulo pensei que coisa idiota é essa ? Não quero nem ler a resenha, mas vou ler pra poder concorrer ao Top Comentarista. Mas é totalmente diferente de como pensei, achei até que interessante pelo assunto, e acho que seria bom eu ler esse livro porque esse ano será a primeira vez que irei votar *se tudo der certo* e adivinha o que eu ia fazer ? Isso mesmo, ia votar nulo, tava pouco me lixando pra quem vai ganhar ou não, mas com isso acabei refletindo e vou pesquisar sim e ver quem esta em último lugar, quanto no brasil, quanto na minha cidadezinha.

    ResponderExcluir
  2. adorei, parece ser um livro bom!
    eu não gosto de política, mas precisamos conviver com ela né... eu achava que votar nulo era uma coisa boa, até que, quando tirei o meu título e fui votar pela primeira vez, meu pai me explicou exatamente isso: votar nulo não muda nada...
    acho que a política brasileira só continua com gente corrupta e mal caráter porque nós permitimos. penso que, enquanto o povo não acordar, nada vai mudar. e, sinceramente, não são manifestações iguais as que aconteceram esses tempos atrás que vão mudar alguma coisa. aquela quebradeira toda por um acaso mudou alguma coisinha??

    ResponderExcluir
  3. Natália, estava aqui navegando pela internet e me deparei com essa sua resenha sobre meu livro. Tomei a liberdade de lhe dirigir estas rápidas palavras para lhe dizer que você captou perfeitamente minhas intenções ao redigir "O Nobre Deputado". Cândido Peçanha é o herói às avessas que tem a missão de revelar o lado sujo da política. Coloquei em seus lábios - para falar em primeira pessoa - frases que ouvi em entrevistas realizadas entre 2007 e 2014 com pessoas que colocam em prática as ações descritas no livro. A linguagem e até a extensão da obra foram pensadas para alcançar o maior número possível de pessoas. Mas o melhor de tudo foi ver que você compreendeu o que eu mais queria suscitar: não se pode desistir ou descrer da política. Essas pessoas pessoas não fazem política, ela a usurpam. Temos que adotar posturas e fazer o que está a nosso alcance para mudá-la. Afinal, não queremos entregar a República a Cândidos Peçanhas. Receba meu grande abraço.
    P.S.: Não sou jornalista. Sou juiz de direito no Estado do Maranhão. Fiz a pesquisa para minha tese de doutorado, mas resolvi escrever esse livro por achar que tinha em mãos algo não poderia ficar arquivado em uma prateleira na Academia.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece nos mostrar tudo que há de errado por trás da política.
    Todos nós temos sempre a esperança que "aquele" político mudará tudo para melhor,mas infelismente não é assim que funciona.
    Gostei da ideia do livro. Quem sabe lendo aprendemos o que é falso ou verdadeiro!?

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    Adorei esse livro,eu tento ficar por dentro da política mas sinceramente não levo muito a sério.
    Aquilo que você disse sobre as transmissões pela tv é bem verdade,nunca vi ninguém assistindo pelo fato de ser tedioso,mas o certo deveria ser nos darmos uma checada na política da nossa cidade,estado sempre que pudêssemos,não apenas pela televisão mas de outros modos.
    Na minha cidade sempre tem votações na câmara dos vereadores,mas você acha que vai alguém assistir para saber no que eles estão realmente votando,se não é só de benefícios deles próprios,aparece por lá meia dúzia de pessoas que nem ficam até o termino.
    Eu ainda não voto mas tenho uma plena consciência de escolher bem pra quem vou dar meu voto,depois não ainda ficar reclamando que tal pessoa não faz isso,não faz aquilo mas foi você quem botou ela ela.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Achei super interessante esse livro. Quero ler e na próxima eleição votar corretamente.

    ResponderExcluir
  7. Por mais que essa conscientização seja importante e tudo mais sobre votação e política, não consigo ter paciência com isso de jeito nenhum.
    Então o livro não me soa interessante e nem chamou minha atenção.
    Não assisto ao horário eleitoral e não faço a mínima ideia ainda em quem votar esse ano rsrs

    ResponderExcluir
  8. Achei bem interessante o livro, apesar de não curti muito livros assim "/
    Acho que leria, por mais que eu não tenha idade pra votar, sei que esse dia vai chegar, e é melhor se prepara né ...

    ResponderExcluir
  9. Num primeiro momento, ia te falar que esse livro não faz minha cabeça, mas depois de ler bem sua resenha, cheguei a mesma conclusão que você: todos devem ler esse livro.
    Deveriamos participar mais, buscar conhecimentos, saber da sujeira por baixo dos panos, enfim, a maioria mesmo vota de acordo com as pesquisas, porque ninguem quer votar em quem nao ganha, não é ?

    ResponderExcluir
  10. O tema é mega interessante, fala sério... assuntos assim são bem intensos se bem tratados.
    Claro que não faz meu tipo de leitura, mas gostei do assunto e a maneira que é tratado, acho que daria uma chance.

    ResponderExcluir
  11. Não achei interessante o livro, tá que é a verdade, que é sobre os políticos e que todos deveriam ler para saber mais sobre o que acontece, mas já vejo tanta política no meu dia, no jornal, revista, na rua, que é um assunto super saturado pra mim. mas, para os que gostam de política, vale a pena

    ResponderExcluir
  12. Para muitos, a política é o último assunto que elas gostariam de comentar a respeito. Nem sabem elas que é um assunto imprescindível para o meio social no qual somos pertencentes. Quero muito ler esse livro. Já haviam me dito algo interessante sobre ele e você me fez querê-lo já!

    ResponderExcluir
  13. 5 Estrelas e em ano eleitoral esse livro tem tudo pra entrar na minha lista...fora que é bem curtinho.
    E parabéns pelas resenhas e pelas palavras finais dela...

    ResponderExcluir
  14. N e um livro que leria porque nao me chamou atencao de nenhum modo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥