4 de agosto de 2014

A Idade Decisiva por Meg Jay

Autora: Meg Jay 
Editora: Sextante 
ISBN: 9788543100227
Ano: 2014
Páginas: 240

Classificação: 
A vida adulta parece começar cada vez mais tarde. A dúvida sobre qual carreira seguir, o alto custo para se manter, a dificuldade em encontrar bons empregos e a condescendência dos pais são fatores que fazem com que os jovens sintam que têm o aval da sociedade para curtir a vida ao máximo e deixar as questões mais importantes para depois. Mas essa entrada atrasada no “mundo real” traz consequências sérias e problemas que nem sempre podem ser revertidos. É comum as pessoas chegarem aos 30 anos sentindo-se atrasadas profissional e afetivamente. Elas olham para trás e se percebem sem rumo, entendendo um tanto tarde que seu tempo foi mal aproveitado. A Dra. Meg Jay mostra em A idade decisiva que é possível prever – e agir para evitar – esse tipo de alienação. A partir de inúmeros estudos e de sua experiência como psicóloga, ela chama atenção para os perigos inerentes a uma postura descompromissada e um futuro não planejado. Organizado em três partes – trabalho, relacionamentos e saúde –, este livro discute as principais dúvidas e ansiedades da juventude e os motivos pelos quais os 20 anos não podem ser subestimados. Além disso, desconstrói alguns mitos que têm levado os jovens a tomar decisões que os distanciam da felicidade futura. Você vai aprender que: • São as pessoas que você mal conhece, e não seus amigos mais próximos, que mudarão para melhor sua vida aos 20 anos. • Morar junto pode não ser a melhor forma de testar um relacionamento. • Aos 20 anos, o cérebro proporciona sua melhor chance de mudar quem você é e será. • Participar do mundo do trabalho faz com que você se sinta melhor, e não pior. • A personalidade muda mais na faixa dos 20 anos do que em qualquer outra época anterior ou posterior. Ao ter a coragem de falar para os jovens coisas que eles talvez nunca tenham escutado, a autora toca em pontos essenciais para que tenham uma vida adulta plenamente satisfatória.

Quantos anos você tem? Esta entre 20 e 30 anos? Então preste muita atenção nessa resenha.
Antes de você começar a pensar que esse é mais um daqueles livros de autoajuda chatos, cheios de estatísticas e resumos de pesquisas que mostram isso e aquilo, eu já adianto que a narrativa é bem diferente disso.

Algumas pessoas acreditam que a fase dos 20 aos 30 é a época de curtir a vida e deixam para começar a planejar as coisas e a 'iniciar" as próprias vidas mais tarde.
Porém, isso é um erro. E Meg Jay prova através do relato das sessões que ela teve com os pacientes dela isso.

Vou me usar como exemplo para explicar os pontos que este livro deseja mostrar para você leitor.
Eu tenho 27 anos. Estou naquela fase em que terminei minha faculdade, porém não consegui ainda o emprego que sempre quis na minha área de formação. A única coisa que sei é que não quero estar fazendo o que faço hoje quando chegar aos 30 anos.
Sou "casada" com uma pessoa, pois em determinado momento nós decidimos ir morar juntos, mas filhos são uma coisa muito distante na minha cabeça. Pra ser sincera, nem sei se os quero. Provavelmente não.
Mas uma coisa eu sei... Não teria filhos antes de me estabilizar na minha carreira e financeiramente, o que, convenhamos, só acontece próximo aos 30 anos para a grande maioria das pessoas. Ou seja, eu só teria filhos aos 30 ou depois disso.
Você se identificou comigo? Então você realmente precisa ler esse livro.
Se você acha que os 30 são os novos 20, esta redondamente enganado.

Na primeira parte do livro, Jay reúne histórias relacionadas a decisões relativas a sua carreira. Porque ficamos tão ansiosos com nossa vida profissional conforme nos aproximamos dos 30 anos? Você já parou pra pensar o que estará fazendo quando chegar a essa idade? Você já falou alguma vez que não pretende continuar fazendo o que faz hoje quando estiver com 30? Provavelmente já. Mas o que você fez para tornar isso possível? O que você fez para mudar?

Na segunda parte do livro, ela aborda histórias de pacientes que precisavam organizar a vida amorosa.
Quando você tem 20 e poucos anos é relativamente normal você sair com várias pessoas diferentes. Mas será que isso é o melhor para garantir uma vida amorosa completa aos 30 anos? Pensem bem... Você gasta sua energia com várias pessoas erradas que não agregam valor, e quando chega próximo dos 30 anos você começa a olhar pros lados e ver que todas as suas amigas estão casadas ou com filhos e você começa a pensar: "Será que vou ficar encalhada?"
E ai ocorrem aquelas histórias em que a pessoa casa com o primeiro que aparece, só pra poder dizer que casou. Ou fica feito uma louca tentando engravidar, pois sente o relógio biológico pressionando. Fica bem mais difícil pra mulher engravidar depois dos 30...

Mas casamento é um passo muito grande. Precisa ter muito cuidado com quem você escolhe pra casar, por isso é melhor morar junto um tempo pra fazer o "Test Drive".
Meg Jay mostra que isso não influencia em nada. Casais que moraram juntos antes de casarem têm até mais chances de se separarem do que os que só foram morar juntos depois de casar.
O que vai definir se você terá um casamento duradouro é a forma como vocês lidam com um problema. Se as formas forem similares, o casamento tem chance de durar. Se vocês tiverem personalidades diferentes e lidarem de formas opostas (um fica calmo e racional, enquanto o outro se desespera, por exemplo), o casamento tende a fracassar.

E terceira parte deste livro irá abordar o seu corpo, lhe explicando por que o seu cérebro não esta plenamente desenvolvido para conseguir lidar com todas as decisões que você precisa tomar nessa fase da vida, mas que você pode tirar melhor proveito dele.

Esse livro mostra que essa é a fase mais importante de nossas vidas, pois as decisões que tomamos nessa época irão refletir significativamente no nosso futuro. É preciso planejamento e traçar uma linha do tempo bem coesa para que a sua carreira, seus relacionamentos e seus planos de construir uma família não sejam atropelados ou impedidos de acontecer.
Ou seja: Se voltarmos a minha história, que só planejo ter filhos depois de ter uma carreira estabilizada, eu precisava me planejar para ter essa estabilidade antes dos 30, para não correr o risco de ter complicações para engravidar.
A psicóloga traça um perfil do jovem que esta cada dia saindo mais tarde da casa dos pais; se casando mais tarde e consequentemente terá filhos mais tarde, e mostra que se esse jovem não perceber que a hora de começar a construir o futuro que ele quer é agora, ele terá sérios problemas mais à frente.

Por isso, caro leitor, se você se encontra nessa idade, eu sugiro fortemente que você leia esse livro. Ele é esclarecedor e abre a sua mente para pensar em coisas que até então você não vinha dando valor por pensar que ainda tinha muito tempo para pensar nisso...

Definitivamente os 30 não são os novos 20.

18 comentários

  1. não conhecia o livro, mas parece ser ótimo eim!
    as vezes me vejo com esses problemas e questionamentos ai...
    e olha que estou recém nos 20! hahaha
    adorei a resenha. acho que não é um livro totalmente apropriado para mim ler agora.... quem sabe daqui a alguns anos :P

    ResponderExcluir
  2. Eu já fiquei com vontade de ler esse livro só pela sua sinopse, e sua resenha me deixou com um medo terrível de chegar aos 30 sem ter meus projetos já realizados... E olha que eu só tenho 21 anos!!!!

    Com certeza vou ler esse livro, ver o que tenho feito de errado e começar a colocar ordem na bagunça agora!

    ResponderExcluir
  3. Queria muito ter lido este livro há uns anos atrás...
    Talvez até não teria errado tanto,tentando acertar.
    Mas para quem está nesta faixa etária,deve ser um excelente livro.

    ResponderExcluir
  4. Natália!
    O livro parece mesmo bem interessante para quem tem essa faixa etária.
    Lembro-me que comecei a organizar minha vida entre os 23/24 anos e aos 30, estava bem estruturada... por volta dos 35, minha vida sofreu uma guinada total, separei, perdi a casa própria, carro e tudo, além de sérios problemas de saúde. Mas... aos poucos, por causa da base que tive entre os 20 e 30 anos, consegui me reerguer e hoje, com quase 50, volto a estabilidade e posso curtir todas as conquistas feitas.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  5. Não gostei muito da capa, mas o conteúdo e bom, não o leria pois não e o meu gênero de literatura.
    Mas mesmo assim, gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  6. Estou com 18 ainda mas você já me deixou preocupada hahaha Desde cedo eu já tentei planejar minha vida pra antes do 30 já estar meio que sossegada, com tudo certo. Até agora deu tudo certo, vamos ver nos próximos anos kk beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Natália, este não me interessou, ainda mais que já passei desta fase.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Opa, opa, opa,...... acho que essa resenha veio em uma hora magnífica Nati.... estava precisando de algo para dar uma balançada daquelas bem forte. Tenho 23 e achava e minha mão que estava certa quando fez tudo quase aos 30, agora preciso desse livro mais do que nunca para reavaliar o que há de errado. Obrigada pela dica.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Não conhecia o livro, mas achei a capa bem bonitinha.
    O enredo do livro parece ser muito bom e eu talvez o leria para sair da minha zona de conforto. Estou um pouco enjoada dos livros de imortais rsrsrs
    Sem contar que estou na faixa etária descrita e estou tentando organizar minha vida, então parece se enquadrar bem rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Olha não sou fã de autoajuda mas gostei muito desse livro e mesmo não estando perto nem dos 20 acho que ele me ajudaria muito. Eu tenho 16 anos e já penso em 'tudo', desda faculdade, trabalhar, casar e ter filhos antes dos 25 anos, acho que as mães não devem ter uma diferença TÃO grande da idade do filho porque se elas forem mais novas tratam-o como amigos e não como filhos geralmente, é o que acontece comigo em casa e pretendo seguir o exemplo da minha mãe.

    Beijos, Blog Sopa de Letrinhas e Skoob

    ResponderExcluir
  11. Oi Natália,
    Não o leria por ser auto ajuda, mesmo quando você fala que não é mais um livro chato de auto ajuda =(, simplesmente não consigo, mas para quem gosta do gênero parece ser um bom livro.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  12. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Naaaaaaaat *-* Tudo bem, amorzinha? ♥ Hahaha, o título desse livro é bem interessante! A capa, por outro lado, não é tãoooo atrativa, hahahaha! :3 Nossa, eu nunca pensei que temos de começar a viver a partir dos 20 anos, hahaha! Quanto mais cedo, melhor! Concorda? Hahahaha! Mas vamos lá! Bom saber que este não é um livro de auto-ajuda chato, como você disse, hahahahaha! Poxa, 27 aninhos? Uau, Nat! Hahaha! Achei que fosse mais novinha, haha! Olha, eu tenho 14 anos e detesto crianças. Pode dizer que é porque eu ainda sou uma criança e tal... Mas sei e sinto que NUNCA vou gostar. Assim como você, não quero filhos. Eu gosto de animais, hahahaha! ♥ Huuuum, gostei dessa segunda parte do livro! A maioria dos adultos hoje em dia só querem curtir a vida, e curtem de maneira errada, hahahaha! Eu nunca que ia ficar namorando, transando ou sei lá o quê com várias pessoas aos 30 anos o.O Hahahahaha! E é verdade, fica bem difícil a mulher engravidar depois dos 30! Às vezes, a mesma nem sequer sente o desejo de ter um filho, só quer ter por ter. SUPER ERRADO, só acho. Ah, meus pais são assim: uma hora um está estressado enquanto o outro está calmo e vice-versa, uahshuashua! Mas estão juntos até hoje, se não me engano, faz 21 anos que estão juntos ♥ Interessante o que a psicóloga quis passar com esse livro. Só acho que sair tarde da casa dos pais e ter filhos mais tarde é totalmente certo, ao menos ao meu ver. Eu, por exemplo, não pretendo sair de casa tãoooo cedo, hahaha! Se meus pais me acolhem, por que raios irei me retirar? :/ Booooom, eu tenho somente 14 anos, mas até que seria interessante ler esse livro para saber o que se passa na cabeça das pessoas de 30, 20 anos, uhsahuashuashuasuh! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  13. Livros de autoajuda não me agradam muito. E, por já ter chegado aos 30, acho que já passou da validade pra mim. kkkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Por mais que o livro pareça ter um ótimo conteúdo, eu não me interessei .

    ResponderExcluir
  15. Caramba esse livro é bem o que preciso. Tudo o que você disse na resenha passa pela minha cabeça, tenho 25 quase 26 e sei que meu tempo está passando, sou formado, pós graduado e desempregado, sai da casa dos meus pais para morar com avó, retrocesso total, não tenho perspectiva de casamento, e se quer engato um namoro.
    Definitivamente, posso dizer hoje, que os 30 não são os novos 20. Sempre achei que aos 20 era muito cedo para estabelecer carreira, casamento e filhos, hoje vejo que se não me apressar logo será tarde demais para pensar nisso. Realmente esse livro é pra mim.


    http://dialeticaproposital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Nat, bom, esse ano fiz quarenta, então ja passei pela fase de ler este livro, mas, nao fui muito diferente do que você menciona. Estudei, terminei faculdade, casei, terminei pós, planejei meus dois filhos.
    MAs, mesmo que uma grande maioria não tenha paciência para livros de auto ajuda, acho que todos deveriam dar um crédito a esse.

    ResponderExcluir
  17. ''A vida adulta parece começar cada vez mais tarde.'' haha
    Acheii livro simplesmente maravilhosooo e sempre bacana sabe como realmente alguem
    pensa sobre a idade e cada ano de vida e isso o souberam colocar bem no livro

    ResponderExcluir
  18. Eu não concordo muito com essa ideia de morar junto para conhecer a pessoa e depois se casar com ela, Naty. Mas, de resto, gostei bastante do livro e lerei para tirar minhas conclusões. Inclusive por eu estar exatamente nessa faixa de idade rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥