24 de setembro de 2014

Assassinato no Campo de Golfe por Agatha Christie


Autora: Agatha Christie
Editora: Record
Ano: 1923
Páginas: 176
ISBN: não tem
Classificação: 

Aos campos de golfe normalmente se vai para praticar o esporte. Mas em um romance de Agatha Christie, a dama do crime, o gramado também pode se transformar no lugar onde acontece o assassinato de um jogador desavisado.




 

Sabe o que mais me fascina nas histórias da Agatha Christie? A incrível capacidade que ela tem de me iludir. 
Eu me considero uma expert em Agatha, visto que tenho quase todos os livros dela, e tenho como meta ler todos eles; logo, já estou acostumada aos métodos de "Dame Agatha" ao conduzir o leitor pelos detalhes de um crime. Ela não esconde nada de você. Se você prestar atenção aos detalhes, e quando digo detalhes, são detalhes mesmo, você conseguirá descobrir a verdade. 

De tanto treinar, já estou ficando boa no negócio, e confesso que descobri o enredo deste livro e o assassino que é apresentado até o penúltimo capítulo da obra. Estava toda orgulhosa de mim mesma, quando entra Papa Poirot para me dizer que eu esqueci de um pequeno detalhe (sempre eles!!) e que a minha teoria, que era a mesma dele até o prezado momento, estava errada. 


Sim... a Agatha faz isso com a gente... Mas vamos ao enredo....
O nosso querido detetive belga é convocado para mais um caso. Desta vez, na França. Ao chegar na casa de seu contratante, eis que ele descobre que o homem foi assassinado naquela manhã. A mulher dele foi encontrada amarrada e amordaçada na cama do casal e relata que dois homens, provavelmente provenientes de Santiago, no Chile, onde o morto passou parte de sua vida.
O mais surpreendente esta por vir. O morto foi encontrado com uma espátula cravada nas costas, dentro de uma cova aberta em um campo de golfe vizinho a casa dele. Tudo isso já daria um grande mistério, se não fosse o fato de que no meio do livro ocorre outro assassinato, com a mesma espátula que matou o primeiro homem, mas o segundo cadáver morreu 48 horas antes do primeiro!!!!

Outro ponto legal deste livro é que ficamos sabendo como o Capitão Hastings, fiel companheiro de Hercule Poirot conhece a mulher que mais tarde tornaria-se sua esposa (mas isso é outra história...)

Querem uma dica para desvendarem o mistério? O segredo esta na espátula. Como eu disse anteriormente, eu descobri o segredo do primeiro cadáver, mas no segundo... a Agatha me pegou.


14 comentários

  1. Agatha e uma fanfarrona.... devo dizer que não tenho talento em descobrir nada.... ela sempre me deixa confuso... chego perto... mas sempre perco um detalhe...

    ResponderExcluir
  2. aaah, li poucos livros da autora, mas amo a escrita dela e a forma de, sempre que eu acredito ter desvendado o mistério, ela vai e me mostra os detalhes que eu esqueci de cuidar... hahaha
    acho que tenho este livro em casa, mas não li ele ainda...
    comprei um box com 3 livros, mas como as folhas são brancas não consegui ler (tenho problema de visão, e folhas brancas me cansam bem mais rápido...) e acho que este ai está entre os 3 :P

    ResponderExcluir
  3. Também gosto dos livros da autora. Eu,diferente de você,nunca chego nem perto do porque e quem foi o assassino de algum personagem.
    Esse livro ainda não li,mas já estou curiosa. :)

    ResponderExcluir
  4. A Agatha é um caso a parte. A pessoa precisa ser muito Poirot, ou Miss Maple pra conseguir descobrir o que a Agatha nos reserva. Fico sempre impressionado com o poder que ela tem de nos envolver em suas tramas. E o pior é que em pouquíssimos casos (ou nenhum), conseguimos desvenda-los. Enfim, meu sonho é poder ler todos os livros dessa dama do crime.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Natália, a esposa amordaçada na cama relata que dois homens o que? você parou no meio da frase e começou outra UAHSAUH Gosto muito dos livros da Agatha também, acho fascinante o jeito como ela escreve, as tramas que ela inventa, é sem noção!

    ResponderExcluir
  6. Faz tanto tempo que não leio um livro da Agatha, bateu saudades! Este eu já tive o prazer de ler, e também gostei muito. Não acertei quem era o culpado na época. Você conseguiu acertar?
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Sou Apaixonada pelos livros de Agatha.. não li todos, mas já li alguns..
    adoro tentar descobrir o mistério antes do final.. e diferente de você ainda não
    conheço tanto os truques dela..
    fiquei super xatiada.. com uma propoção no Sub..
    um box lindíssimo.. com um frete que eu pagava até uma casa com um valor..

    ResponderExcluir
  8. Sempre Agatha né ? Nunca havera outra igual, por mais que tentem. Eu nunca consegui descobrir cem por cento os mistérios dela. O bigodudo Hercule Poirot sempre me mostrava que eu estava errada, rss.
    MAs faz decadas que nao leio nada de Agatha, preciso voltar a ler urgentemente.

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas só ouço elogios sobre os trabalhos dela!!
    Gosto muito de livros com uma pitada de bom suspense e acho que iria gostar das obras dela!
    Preciso tomar vergonha na cara e ler algum livro dela!
    Adorei a resenha e só me deu mais vontade de ler algo da autora!

    ResponderExcluir
  10. Natália!
    Sou fã há mais de 30 anos da Agatha e cada vez que leio ou releio os livros dela, sempre fico fascinada.
    Acredito que aprendi a gostar dos detalhes por causa de seus livros. No meu dia a dia tenho a mania de ficar observando os detalhes e acabo percebendo as 'mentiras' do cotidiano por causa disso.
    Já li Assassinato no campo de golfe e é uma leitura surpreendente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Os livros da Agatha Christie são maravilhosos! Eu ainda não tive a chance de ler esse, mas quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  12. Adoro autores que mesmo seus enredos sendo meio parecidos e bem conhecidos conseguem inovar e nos surpreender! !

    Nunca li nada da autora, mas esse livro é o que mais chama minha atenção!

    ResponderExcluir
  13. li o livro e amei! Agatha Christie surpreende em todos os livros!

    ResponderExcluir
  14. Acho que ela faz isso com todo mundo, xará. Incrível a capacidade que ela tem de nos deixar embasbacados com um siiiiiiiiiiiiiiimples detalhe.
    Adoro os livros dela. Eu não li esse ainda, mas estou desejando, claro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥