26 de setembro de 2014

Chaves - A História Oficial Ilustrada por Maurício Tamboni

Autor/Tradutor: Mauricio Tamboni
Editora: Universo dos Livros 
ISBN: 9788579303333
Ano: 2012
Páginas: 208
Classificação: 
Roberto Gómez Bolaños, o humorista que deu vida a 'Chaves' e 'Chapolin Colorado', ganha uma homenagem nesta obra. O leitor poderá ter contato com uma biografia que resume alguns dos episódios mais marcantes da vida e dos anos de carreira do escritor, roteirista, ator, diretor, dramaturgo, comediante e compositor mexicano.




Primeiramente, gostaria de deixar uma coisa clara: eu não sou fã de Chaves. Comprei esta biografia para meu marido, pois ele é louco por Chaves. Ele é aquele tipo de cara que assiste Chaves até hoje, no auge dos seus 30 anos. 

Quando comprei este livro a ideia era que ele pudesse descobrir curiosidades e informações extras sobre o seriado que ele tanto gosta (para o meu desespero!), já que essa é a função de uma biografia, não é? Porém, isso não existe neste livro. 

Pra quem é fã, não encontrará nada que já não soubesse; pra quem não é fã, as informações são superficiais e inúteis. Na boa! Quem não sabe quem é o Kiko? E a Chiquinha? Até eu que não gosto sei quem são os personagens. Afinal, não sou uma alienada!

Eu não sei vocês, mas quando eu compro uma biografia eu espero informações sobre o ser humano, e não sobre o profissional. Se eu quisesse saber a trajetória da carreira de Roberto Bolanõs, bastaria eu digitar no Google. O que eu quero são declarações exclusivas; histórias da infância que marcaram a criação dele; e isso, eu não encontrei neste livro. Até existe uma declaração ou outra, mas o foco é mesmo te dar as datas dos filmes; dos esquetes e das músicas que ele produziu ao longo da carreira. 
Resumindo: O ponto positivo dessa biografia são realmente as imagens. 

Quando a biografia passa por uma parte da história do Roberto Bolanõs que merecia ser mais detalhada, como por exemplo, o envolvimento dele com a "Dona Florinda", o autor passa quase que batido sobre o fato. 

Eu me arrependi de comprar esse livro para o meu marido, mas pelo menos vai servir para enfeitar a mesa de centro da sala para os nossos amigos pensarem que somos um casal cult. 

14 comentários

  1. Quando eu era criança (faz muito tempo! :-X ) ,gostava de ver de vez em quando um episódio. Mas assim como você,nunca fui muito fã.
    Assim sendo,esse livro não me interessaria. :-\

    ResponderExcluir
  2. Oi Natália, nunca gostei do Chaves e não tive e nem tenho o menor interesse neste livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou mega apaixonado pelo chaves, do ponto de chorar quando vejo entrevistas ou homenagens a algum ator... quando vi que tinha uma resenha sobre uma biografia do Roberto chega me empolguei... no final da resenha estava extremamente abatido.....ah... mas que coisa....

    ResponderExcluir
  4. Ai gente, adorei esse lance de casal cult. kkkkkk
    Apesar de não ser uma fã, eu gostava bastante de Chaves quando criança, mas é realmente meio inútil uma biografia que não cumpre aquilo o que promete.
    Uma pena, porque poderia ter sido muito bem feita!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca gostei especificamente do personagem Chaves, gostava mais do Kiko, do Seu Madruga e tal, mas sempre achei um seriado interessante, na falta de ter o que ver é até legal. Acharia muito louca conhecer mais detalhes da obra, curiosidades dos episódios, da vida pessoal dos personagens e não a sequencia da carreira do Bolaños, acho que eles pecaram nisso, podiam ter feito uma coisa que ia atrais muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Gosto de Chaves, mas não a ponto de comprar o livro..
    bom que eu já sei que as informações que contém no mesmo
    também não são de grande importância..

    ResponderExcluir
  7. Sério que essa biografia não agrega nada ? Eu sou doida por Chaves e olha que estou no auge dos quarenta, kkkk. Até hoje dou gargalhadas. Achei mesmo que iria saber um pouco mais de como tudo aconteceu. Pena a decepção.

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Gostava de assistir Chaves, mas não gosto de biografias, ainda mais quando só fala do que já sabemos do ator, como é o caso aqui citado!
    Parece ser muito ruim e uma pena que vc tenha gastado com ele!

    ResponderExcluir
  9. Natália!
    Também não sou fã do Chaves e de sua turma e realmente uma biografia deve reportar à vida pessoal de quem está se revelando no livro.
    Não compraria ou leria, fato.
    Agora também entendo que como milhares de fãs pelo mundo, a editora não perderia uma boa venda...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto do chaves, meu pai é fã.
    Mas não gosto de livros assim, talvez eu compre pra ele. Ele gosta muito de ler, acho que puxei isso dele. rs

    ResponderExcluir
  11. Eu também faço parte desse imenso grupo que assiste "Chaves e Chapolim" até hoje. E já estou com 31 anos, hein?!?! kkkkkkk
    Não sou fã de Biografias, mas confesso que, quando vi essa, meus olhos saltaram. Afinal, sou fã dos atores que deram vida a essas personagens tão amadas por muitos. Mas, depois que vi que ela é muito superficial, me desencantei. Talvez compre pela questão de ser fã mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Até gosto de Chaves, mas não me considero fã e não compraria esse livro, e sua nota reforçou essa convicção .

    ResponderExcluir
  13. Xará, diferente de você, super adoro Chaves hahaha. Eu li o livro: Chaves - Foi sem querer querendo? E achei um livro excelente. Descobri cada coisa... Não sabia que o Kiko teve um caso com Dona Florinda (atores) e que ela teve um caso com Bolaños. Fiquei tipo assim: Whaaaaaaat? Ele traiu a mulher dele com a atriz que faz Dona Florinda. Enfim, aprendi muita, muita coisa mesmo que não conhecia. Acho que seu esposo gostará desse livro. Se quiser ler mais sobre ele, te passo o link da resenha. Achei fascinante.

    ResponderExcluir
  14. Xará, diferente de você, super adoro Chaves hahaha. Eu li o livro: Chaves - Foi sem querer querendo? E achei um livro excelente. Descobri cada coisa... Não sabia que o Kiko teve um caso com Dona Florinda (atores) e que ela teve um caso com Bolaños. Fiquei tipo assim: Whaaaaaaat? Ele traiu a mulher dele com a atriz que faz Dona Florinda. Enfim, aprendi muita, muita coisa mesmo que não conhecia. Acho que seu esposo gostará desse livro. Se quiser ler mais sobre ele, te passo o link da resenha. Achei fascinante.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥