3 de setembro de 2014

Estudo Independente por Joelle Charbonneau

Livro II

Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
ISBN: 9788567028347
Ano: 2014
Páginas: 320
Classificação: 
Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.Selecionado pelo USA Today no TOP TEN Summer Reads.Escolha dos livreiros independentes de 2013.

Eu tenho a tendência a achar que quando um livro de série começa de forma espetacular, ele tende a cair nos títulos seguintes. Foi assim com Divergente... com O Guia do Mochileiros das Galáxias... e com outras séries que eu já consegui ler.

Quando li O Teste eu realmente me surpreendi muito! O livro não só era uma distopia com um cenário possível, meio pós apocalíptico (que eu adoro) como tinha uma "pegada" de Jogos Vorazes que me conquistou. Eu simplesmente não conseguia para de ler! Era ação, aventura, tensão... o tempo todo. As páginas pareciam que viravam sozinhas!

E então, chegamos finalmente a faculdade...
Mas se você acha que a faculdade será menos perigosa, ou menos mortal do que os testes aplicados para se conseguir uma vaga nesta instituição, você esta enganado.

Este livro é muito mais voltado para as intrigas... saber em quem você pode confiar, mas isso não quer dizer que a autora perca o fôlego. Na verdade, ela acaba dando uma virada na história que acaba deixando o leitor desnorteado ao final deste livro. Se perguntando: "E agora?"

Mas eu comecei esta resenha pelo final... que coisa mais feia dona Natália...
Vamos tentar fazer a coisa direito agora.
Cia, ou melhor Malência Vale, conseguiu chegar na tão almejada faculdade de Tosu City. Porém, ela mantém uma inquietação em relação ao modo como ela conseguiu chegar até este lugar, visto que ela possui uma espécie de gravador onde ela gravou as suas memórias do Teste que todos os aspirantes a estudantes da faculdade, proveniente das colônias, passam para testar suas aptidões.
Só que os relatos contidos nesse gravador são bem alarmantes... e os alunos têm suas memórias apagadas após a finalização dos testes, ou seja, ela não sabe se pode confiar no que escuta ou não.

Porém, os testes ainda não acabaram. Ela ainda passará por um teste que definirá qual a carreira que ela irá seguir pelos próximos 5 anos de faculdade. Cia tem uma grande aptidão para Engenharia Mecânica, porém, para sua surpresa, os testes a enviam para o curso dedicado aos futuros gestores do Governo!!

Ao chegar à sua nova "fraternidade", se é que podemos chamar o grupo que integra o novo curso dela, ela logo percebe que a competição continua. É literalmente um tentando derrubar o outro e os testes para provar que você é o melhor não param. E, é claro, quem dá uma resposta errado é penalizado... com a morte! Mas, os outros alunos não sabem disso... óbvio. Só ela por causa do gravador!
Mui fraternos, non?

Com o tempo, Cia percebe que deveria dar mais atenção ao que a voz do gravador lhe alertou, pois sua ida para o curso de governo pode não ter sido aleatória, já que um grupo de resistência esta planejando derrubar o sistema de Testes definitivamente e pretendem contar com a ajuda de Cia nessa empreitada.
Porém, isso pode ser muito mais perigoso do que ela imagina, e pode colocar em perigo pessoas que ela se importa muito em grande perigo.
Vale à pena arriscar a segurança dos seus familiares e amigos hoje, para salvar as gerações futuras?

Quando eu comecei a ler esta série, a forma como a Joelle escreve chamou muito a minha atenção. Ela dá ritmo a leitura com capítulos dinâmicos, e uma personagem principal muito forte e prática. A autora não te enrola. O que é ótimo!

Você se envolve na leitura e fica torcendo para que Cia consiga se desvencilhar de todas as armadilhas que são colocadas em seu caminho, fazendo com que seja impossível largar este livro também.
Mas se é tão bom assim... por que só quatro estrelas?
Porque quando comparado ao primeiro livro da série, com toda a aventura, o desespero que ele provoca em você, que fica o tempo inteiro se questionando quem vai conseguir chegar vivo até o final do livro, este é inferior, pois tem muito mais a questão de descobrir a verdade, do que propriamente sobreviver a ela.
Só por isso...

Se você é fã de Jogos Vorazes e se sentiu órfão quando terminou a série, pensando que não encontraria outra história capaz de arrebatar a sua atenção... eu posso lhe informar com 1005 de certeza que seus problemas acabaram!
Eis o seu livro!

Boa leitura!



24 comentários

  1. Estou com O teste ali pra ler... nunca li nenhuma dessas novas distopias... meu começo será com essa serie.. espero que seja com o pé direito.
    ps: sobre o guia do mochileiro.. gostei bastante da serie, mas como você também achei que a serie caiu um pouco indo para o final... penso em poucas series que não teve essas quedas...

    ResponderExcluir
  2. Oi Nat, tudo bom?
    Faz um tempo que fiquei louca para ler essa série, tudo começou com algumas resenhas e depois o Edu, de perdidos no livro postou sobre ela, gosto muito da opinião dele, e não deu outra, você também me fez ficar com mais vontade de lê-los. Claro que voei muito na resenha, por que não li o primeiro, mas você deixou uma chama em mim quando falou que parecia com jogos vorazes, afinal quem não ama aquela série. E se o livro é desse jeito que você falou, a cada virada de página ele te deixa vidrada, eu quero ele e quero conhecer direito a historia da Cia Vale.
    Ótima resenha.
    Beijos
    Poliana Araújo
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  3. Oi Natália! A cada resenha que eu leio eu fico com mais vontade de começar a ler esses livros. Claro que eu já sei de algumas coias que acontecem depois de ler tanta coisa mas o livro parece ter tanta ação que eu tenho certeza que eu vou me surpreender e ficar sem fôlego. As continuações tendem a ser inferiores aos primeiros livros mesmo né? Mas alguns salvam pelo menos.

    ResponderExcluir
  4. Poxa vida!
    Não li Jogos Vorazes e nem mesmo O Teste.:-\
    Preciso ler algum livro do gênero,para ter uma ideia de como é.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que fiquei meio perdida, logo eu não li o primeiro livro e também ainda não li nenhuma resenha do mesmo, porém a série parece ser bem envolvente, livros que seguem essa pegada em sua maioria das vezes sempre dão certo..

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, eu acho que Divergente "caiu" quando chegou em Convergente acho que poderia ser melhor.
    Adoro livros que são cheios de reviravolta, mas eu cansei de sofrer e se eu for comprar alguma trilogia ou série vou esperar sair todos os livros. Então esse vai ter que esperar! Mas já entrou pra minha lista que só aumento, e isso sempre acontece quando entro no blog pra ver os posts! kkkkkkk

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  7. Oie...
    Ainda não li O teste, mas estou louca para ler!!
    Pelas sinopses que ando lendo, muita gente achou que o segundo livro foi muito bom também e talvez até tenha superado o primeiro!!
    Sou fã de livros assim, cheio de ação e tensão!! Faz com que a leitura flua rapidamente!!

    ResponderExcluir
  8. Realmente, Naty, Jogos Vorazes nos deixa assim e fiquei feliz em saber que esse livro nos sacia para não ficarmos a ver navios desse jeito rs.
    Eu não li o primeiro ainda, mas está na minha lista de leitura, sem dúvida, e o segundo não pode ficar de fora.

    ResponderExcluir
  9. não tinha lido nenhuma resenha do livro até o momento, e só conhecia ele pela sinopse...
    confesso que a trama não me agrada em nada. não me interesso por livros assim =/
    maaas, por outro lado, adoro filmes com este tipo de trama, e acho que este seria uma adaptação ótima para mim assistir! hahaha

    ResponderExcluir
  10. Eu me sinto um pouco órfão de boas distopias, pois, muitas das que estão sendo lançadas, estão focando muito no romance. Legal ver que essa veio com tudo. Um ponto interessante é que a série mesmo tendo caído um pouco nesse segundo volume, ainda conseguiu se manter em alta. Enfim, quero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Comprei o primeiro livro da trilogia (O Teste) numa promoção na Saraiva, estou esperando chegar, coisa que me conquistou de cara foi a capa e a sinopse, e também, as ótimas resenhas que lia, pelo que parece a trama não cai muito, estou muito ansioso para apreciar a escrita da autora.
    Ótima resenha.
    Beijos.
    www.marcasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Essa é a primeira resenha de Estudo Independente que me faz desejar ler essa série, a maioria apenas critica a diferença com o primeiro, já você soube enxergar as mudanças necessárias para o fluir da história, mas ainda tenho um pouco de receio com essas distopias mais novas, a sempre uma enorme semelhança com outras histórias e temo que ele siga o mesmo caminho. Mesmo assim a uma única coisa que não consigo engolir nessa série, o nome da protagonista, Malência, toda vez que vejo isso escrito leio Melancia, até mesmo o google oferece como correção para o nome melancia (isso se não usar o acento, se usa-lo a opção é falência).

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  13. Oii! Comprei O Teste 1 e o 2 na Bienal e estou super ansiosa para ler!
    Os descontos estava ótimos! Não resisti hahaha

    ResponderExcluir
  14. Oi Nat,

    Estou para começar a ler o Teste e o meu Estudo Independente deve chegar por estes dias tambem. Nao vejo a hora de começar pois só leio elogios aos livros. Fiquei meio com medo de ler a resenha e pegar Spoiler, mas, a própria sinopse ja é um spoiler, rss.
    Bom saber que Cia vai lutar para saber o que nao lembra mais.

    ResponderExcluir
  15. Confesso que não li sua resenha, pois ainda não li "O Teste" , e não quero spoilers, hahahaha.

    ResponderExcluir
  16. Eu estou um pouco na duvida se começo a ler o primeiro.. Me interessei no inicio mas depois com tanta resenha negativa, eu fiquei um pouco decepcionada, mas quem sabe um dia minha vontade volte e eu acabe gostando.

    ResponderExcluir
  17. Já vi tanto comentário positivo sobre essa série que tô que não me aguento de curiosidade para ler. Ainda mais sabendo que o último livro não cai de nível, já que isso é bom comum em algumas outras séries, né? Só tô tomando cuidado com os spoilers, porque ainda não sei muita coisa sobre ela e prefiro continuar assim kkkkkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. como eu ja disse anteriormente quero muito ler essa trilogia, ainda nao li o primeiro livro da serie mas se eu achei que o primeiro já era bom, o segundo eu ja nao tenho dúvidas, simplesmente incrivel, nao vejo a hora de começar a ler.

    ResponderExcluir
  19. Adoro distopia. As vezes sinto como se estivéssemos a um passo de uma revolução e uma "ditadura" destas. Interessei-me demais por causa das suas palavras. Fiquei com aquela pulga atrás da orelha para saber o que acontece, como é este mundo, o porquê deste mundo.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li o primeiro livro dessa série curto muito Distopia, parece ser ótima e cada resenha que leio dos livro me deixa ainda mais ansiosa em conferi isso tudo que estão dizendo.

    ResponderExcluir
  21. ainda nem li o primeiro livro dessa serie mas to doida para ler! a historia me parece ser mt boa e todos estao comentando sobre

    ResponderExcluir
  22. Não li o primeiro ainda, mas como gosto de livros de ação, vou colocar esse ao lado do primeiro em minha lista dos "quero ler". Não sou muito chegada em distopias, mas sua resenha me deixou muito curiosa.

    ResponderExcluir
  23. Eu também já li esse,como eu disse já estou no último,também amei.Dentre os três,com certeza foi o que eu mais demorei para ler por conta da falta de tempo,mas não fica de fora do meu coração.Eu amei sua resenha,como também amei a outra,você escreve muito bem,parabéns! :D

    ResponderExcluir
  24. Parece ser melhor que o primeiro, que ainda não li, quero muito ler a trilogia completa mas a falta de grana impossibilita. kkkkk É a vida!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥