15 de setembro de 2014

O Artífice por Tony Ferraz

Autor: Tony Ferraz 
Editora: Universo dos Livros
ISBN: 9788579307133
Ano: 2014
Páginas: 240

Classificação: 
Em dias de tempestade, um assassino que mata através de armadilhas extremamente elaboradas, um artista da morte, vem enganando a polícia londrina numa série de crimes únicos. A cada assassinato, o maníaco pinta um quadro de uma de suas vítimas. Deixando propositalmente pistas esotéricas que informam seu paradeiro, ele obriga o policial responsável pelo caso a procurar um monge, mestre em uma corrente esotérica oriental para tentar decifrá-las. Isso o leva a conhecer coisas, não só sobre o assassino, mas sobre si mesmo. 

Neste livro iremos acompanhar o detetive Haryel numa tentativa de desvendar o mistério que vem tomando conta da cinzenta Londres.
Todas as noites quando chove, um assassino conhecido como Artífice mata uma pessoa através de armadilhas muito bem elaboradas. Porém, ele não se limita a deixar as armadilhas fazerem a função delas... Ele precisa ter certeza que a pessoa morreu, por isso ele muitas vezes associa mais de uma arma, ou seja, ele pode colocar uma armadilha na porta da casa da vítima, mas esta já terá sido envenenada através da bebida que tomou antes de sair de casa. O cara não deixa furos... evidências... e não existe nada que estabeleça por que essas pessoas foram escolhidas. Pelo menos à principio... A única coisa certa é que ele vai voltar a matar na próxima chuva, o que convenhamos... Ocorre com certa frequência na Inglaterra inteira.

No meio da investigação, o detetive encontra uma jóia com design taoista próximo a um dos corpos, e ele acaba sendo guiado até um mestre Ch' an, uma espécie de vertente do Taoismo, que é especialista nesse tipo de joia.
O mestre não esta interessado em ajudar o detetive no início, mas quando fica claro que tanto a filosofia quanto a história de vida do mestre estão interligados a filosofia e a história do assassino, os dois unem forças (cada uma a sua forma, mas unem) para conseguir deter o Artífice.
Porém, isso não vai ser nada fácil e pode custar muito caro ao detetive.

Confesso que este livro deu um nó no meu cérebro. Quando eu terminei a leitura, eu fiquei ainda processando a informação durante pelo menos mais uma meia hora e depois de decorrida essa meia hora eu pensei: "Esse autor foi genial!"

Ao longo do livro você vai sendo introduzido ao taoismo, a filosofia que o assassino segue e que permeia toda a natureza dos crimes dele. Ou seja, para você entender por que ele mata, você precisa entender como ele vive.
Tentar entender o taoismo foi o que deu um nó no meu cérebro. Porém, depois de passar 200 páginas tentando incorporar os ensinamentos que o mestre transmitia a Haryel, eu até que consegui entender a essência do negócio... Eu acho... rs.
O final é surpreendente, pois apesar de ser de certa forma previsível (pelo menos pra mim foi, afinal eu fui treinada pela Agatha Christie... Eu sei como funciona a mente de autores de suspense policial... hehehe), quando você entende que mesmo sendo previsível existe um sentido mais profundo por trás de tudo aquilo, e que você só consegue entender se tiver prestado atenção na filosofia taoista que foi sendo explicada ao longo do livro, você provavelmente passará uns 30 minutos como eu pensando se é realmente isso que o autor quis transmitir ou se você tá vendo coisa aonde não existe. É sério.

Ou vocês acharam que eu passei meia hora tentando entender o final do livro? Eu passei meia hora tentando aceitar que existia uma explicação mais profunda, e que eu não estava imaginando coisas.
Vocês estão achando que eu estou louca? Então façam o seguinte... Leiam o livro e quando terminarem, venham debater o final comigo. Vamos ver se vocês conseguem pegar a "essência" do negócio da mesma forma que aconteceu comigo.
Está lançado o desafio!! Rs...



14 comentários

  1. Fiquei curiosa em ler o livro.
    Adoro histórias investigativas,cheias de enigmas e mistério.
    Quero saber qual é essa "essência" Natalia. rs

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito curiosa por conta da sua resenha. Também sou treinada pela Agatha Christie, e entendo o que você está falando.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Ixe! Parece bom esse livro hein... quanto mais nó eles não dão na nossa cabeça e nos faz questionar as coisas, melhor é, não!? O autor é brasileiro?

    http://lapiselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aceito o desafio, haha, chamou bastante atenção a resenha

    ResponderExcluir
  5. Natália!
    O título já induz a um assassino bem diferente dos comuns como encontramos por aí.
    Achei fantástico o enredo trazer a seita taoísta para fundamentar as atitudes e assassinatos do Artífice. Gosto muito de estudar as seitas orientais e fiquei profundamente instigada à leitura desse livro.
    Pode deixar que se conseguir ler esse livro, venho sim debater contigo.
    Boa semana!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. São poucos os suspenses policiais que conseguem deixar seus leitores com essa pulga atrás da orelha, hein?!?! Muitos conseguem nos deixar perplexos pelo final genial (vide a nossa diva Agatha Christie). Já esse, apesar de um final previsível, conseguiu te impressionar pelo desenrolar dos temas abordados na trama. Gosto disso. E, se tiver oportunidade, vou dar uma conferida e vir aqui debater contigo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Que capa linda, a sinopse também chama muita atenção.
    Quero muito esse livro, amei sua resenha.
    Beijos.
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adoro suspenses policias mas esse não me interessou muito, acho que por eu ser uma pessoa totalmente impaciente não ia me dar muito bem com essa coisa de ficar prestando total atenção na explicação do taoismo e tal. Mas que bom que você gostou tanto Natália!

    ResponderExcluir
  9. suspense policial.. adoro..!!
    a emoção que eu sinto ao tentar descobrir antes do final não tem preço..
    pela sua resenha parece ser um ótimo livro..

    ResponderExcluir
  10. Tambem fui treinada por Agatha, mas, reprovei nos estudos, rsss. Eu sou muito devagar para descobrir as coisas em romances policiais. tambem quero ficar uma hora e meia pensando no final do livro e tentando assimilar as informações, isso que faz do livro um sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Gosto bastante de livros com suspense e investigação!
    Fiquei mais curiosa ainda para ler depois da sua resenha lançando o desafio de captar a tal da essência!!

    ResponderExcluir
  12. Fiquei curiosa, o livro parece ser muito bom.
    E sua resenha me deixou interessada, vou colocar ele em minha lista. rs

    ResponderExcluir
  13. Adoro a capa desse livro, apesar da sinopse não chamar minha atenção a princípio, sua resenha me deixou bem curiosa, hahahaha.

    ResponderExcluir
  14. Você não é fácil, Naty. E que desafio hahaha.
    Para quem é treinada com Agatha Christie, tenho até medo de competir com você e estou ainda assimilando o enredo desse livro que, por sinal, foi incrível e me deixou paralisada.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥