19 de setembro de 2014

Tigana - A Lâmina na Alma por Guy Gravriel Kay

Livro I

Autora: Guy Gavriel Kay
Editora: Saída de Emergência
ISBN: 
9788567296067
Ano: 2014
Páginas: 368
Classificação: 

Tigana é uma obra rara e encantadora onde mito e magia se tornam reais e entram nas nossas vidas. Esta é a história de uma nação oprimida que luta para ser livre depois de cair nas mãos de conquistadores implacáveis. É a história de um povo tão amaldiçoado pelas negras feitiçarias do rei Brandin que o próprio nome da sua bela terra não pode ser lembrado ou pronunciado. Mas anos após a devastação da sua capital, um pequeno grupo de sobreviventes, liderado pelo príncipe Alessan, inicia uma cruzada perigosa para destronar os reis despóticos que governam a Península da Palma, numa tentativa de recuperar um nome banido: Tigana. Num mundo ricamente detalhado, onde impera a violência das paixões, este épico sublime sobre um povo determinado em alcançar os seus sonhos mudou para sempre as fronteiras da fantasia. 

Essa resenha foi uma das mais complicadas que já fiz. Tigana foi um livro que me fez mudar de opinião diversas vezes. Ainda não sei se ele vale quatro estrelas. Tinha momentos que eu queria favoritar o livro; e outros que eu queria tacar ele longe e botar fogo, pisar, chutar e etc!! Realmente uma confusão de sentimentos.... minha relação é amor (forçando muito) e ódio.

O autor dessa obra foi comparado com o mestre Tolkien. Na forma de escrita podemos até encontrar semelhanças, porém a grandiosidade e a complexidade que vemos no "Senhor dos Anéis" é infinitamente melhor que Tigana. Na minha humilde opinião, essa comparação foi muito equivocada e forçada!
Vamos então ao que interessa. O livro como já diz na sinopse, conta a história de um grupo de sobreviventes em busca de vingança. O Rei Brandin de Ygrath, numa época de guerra por território, mandou seu filho para ganhar uma guerra contra a cidade conhecida como Tigana. Os guerreiros de Tigana, eram liderados por seu príncipe (Valentim). O livro começa nos mostrando justo o dia que antecede essa guerra, mostrando um diálogo de Valentim com seu amigo, chamando a atenção para o tipo de relação que o príncipe tinha com seus guerreiros. A guerra em si não nos é mostrada. Apenas depois de muitas páginas, descobrimos que os guerreiros de Tigana ganharam a guerra, e por esse motivo, sofreram a terrível maldição lançada pelo Rei Brandin vingando a morte de seu filho. Não achem que eu estraguei o livro dando spoilers, essa enrolação toda é somente a introdução dessa obra. Tal maldição faz Tígana desaparecer do mapa, e faz com que todos esqueçam seu nome, sendo impossível por uma pessoa de fora até pronunciar a palavra.

O primeiro personagem que começamos a acompanhar na história é Devin, um jovem que saiu de casa para seguir carreira de músico, sempre se juntando a trupes para cantarem em bares e etc, para ganhar seu dinheiro de cada dia. Nas primeiras 100 páginas, só se fala da história de Devin; Alessan é muito pouco comentado no início, o que nos deixa meio apreensivos por que lemos na sinopse que a trama toda se envolve a este personagem e ele quase não dá as caras. 
O livro é EXTREMAMENTE detalhista, e leva quase uma página inteira para introduzir o personagem. Sério, somente o nome completo do personagem ocupa quase metade da página, o que dificulta e muito o seu interesse na leitura. Definitivamente é um livro que você precisa de muita paciência para ler, por esse motivo, eu sempre ficava de saco cheio da leitura.

Como eu disse na introdução dessa resenha, o livro ao mesmo tempo que me entediava com seus detalhes, conseguia segurar minha atenção com uma boa história, que tinha muito potencial de se tornar algo realmente bom! Eu confesso para vocês que estava realmente confiante, que eu ia no final amar esse livro, só que não foi bem assim. Em quase 200 páginas tem somente UMA cena de ação. Um livro de guerra, medieval, ser parado não rola né? Mas tudo bem, deixei passar, como eu disse ainda tinha esperança. O enredo consegue dar uma envolvida básica no leitor, por isso também não o julgo extremamente falho. Quando Alessan entra na trama de verdade e conta sua história para Devin, o livro ganha outra face e foi justamente essa conversa, que me fez pensar que algo bom estava por vir, por isso digo que gostei dele em algumas partes.

Após essa expectativa ter sido criada, eu vou lá e quebro a cara! Justo quando você pensa que tudo vai melhorar, ELES MUDAM O FOCO DA TRAMA, e ao invés de continuarmos seguindo Alessan para a conclusão de seu plano de vingança ao rei Brandin, eles introduzem uma nova personagem (Dionara). Sim, pois é!!!! Paramos de acompanhar a aventura que iria se iniciar com Alessan, e vamos para mais uma mega introdução de um novo personagem. Imaginem minha frustração ao descobrir isso, esse foi um momento que quase fiz o livro voar longe. 
Resumindo, tive mais decepções do que alegrias nessa leitura. Tiveram momentos que foram tão fáceis de ler enquanto outros foram torturantes. O final, até que faz com que você queria saber o que vai acontecer no segundo livro, só que o medo da decepção também é grande e confesso que talvez, seja tão grande a ponto de eu nem me aventurar nesse mundo fantástico novamente.

11 comentários

  1. Eu adoro tramas medievais, sejam elas de qualquer gênero. Tem esse ar medieval, eu leio.
    O grande problema aqui é essa narrativa muito detalhista. Não gosto, pois sou um pouco disperso, e se o autor começa a florear muito para falar alguma coisa, já perco o foco. E outra coisa: Livro de Guerra Medieval com pouquíssimas cenas de ação, já mostra que o autor não foi muito feliz nessa bagaça.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Olá,ganhei esse livro de vocês(no top comentarista),e ainda não comecei a ler.
    Será que terei os mesmos sentimentos que teve lendo o livro?
    Bem,não sei!
    Mas estou bem curiosa.rs

    ResponderExcluir
  3. bem... nunca tinha me interessado pelo livro mesmo, apesar de gostar bastante de fantasia...

    ResponderExcluir
  4. Oi Diego! Eu sempre tive vontade de ler esse livro, agora não sei mais se tenho. Eu sou uma pessoa extremamente sem paciencia e essas introduções gigantes de personagens com certeza iriam me tirar do sério. Espero que seja assim só por ser o primeiro livro, espero que o próximo tenha mais ação.

    ResponderExcluir
  5. eu também não gosto de livros muito detalhistas..
    acaba fazendo com que o leitor fique cansado e sem foco..
    ainda mais eu, de 7 meses, sem um pingo de paciência..

    ResponderExcluir
  6. Que pena Diego que não valeu tanto a pena. Eu ainda não li e espero gostar mais do que você do livro.
    Bjs, Roe

    ResponderExcluir
  7. Eu amo livros que envolvem fantasias, reis, guerreiros, mas geralmente a maioria é muito detalhista como Tigana, o que cansa mesmo. Ja abandonei outro livro por conta disso, quando eu achava que estava entendendo tinha que voltar algumas paginas para ter certeza se o personagem era mesmo o que eu imaginava.

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Nossa como esse livro fez vc passar por poucas e boas hein rsrsrs
    Eu também teria vontade de jogar ele longe se estivesse lendo!! Que sem noção começar a apresentar um personagem bem na hora mais interessante do livro!! Pontos negativos para ele!!
    Acho que nem vou ler então!!

    ResponderExcluir
  9. Não gosto quando fazem isso, pra que mudar o foco? af é muito ruim isso, não quero me decepcionar com ele, então nem vou ler.

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ter uma história bem interessante mesmo! ! Mas com esses pontos negativos nem vou me aventurar a ler!

    ResponderExcluir
  11. Ri alto do seu forçado amor e do seu ódio pelo livro hahaha. Mesmo sendo ruim, jamais teria vontade de atear fogo no bichinho, o máximo que eu faria seria trocar, doar ou qualquer coisa haha.
    Adorei a resenha sincera, agora se comparar com o rei da fantasia achei um pouco forçado, realmente.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥