10 de novembro de 2014

Gênesis por Bernard Beckett

Autor: Bernard Beckett
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788598078571
Ano: 2009
Páginas: 176

Classificação:  
Na ocasião em que a Terra foi arrasada pela Peste, os sobreviventes reuniram-se em uma nova sociedade. Separados do mundo exterior por uma cerca em pleno oceano, vivem em absoluto isolamento – aviões que se aproximam são abatidos; refugiados, executados. Até que um soldado escolhe romper com as regras e, em vez de disparar, resgata das águas uma menina. Seu nome é Adam Forde. Ele muda para sempre o curso da História. Anaximandra, uma jovem de 14 anos, estudou a fundo esses dados históricos. Numa sala com pouca luz ela está sentada diante de três Examinadores para uma exaustiva prova de quatro horas. Adam Forde, seu herói, morto há bastante tempo, é o tema do exame. Se aprovada, ela será admitida na Academia – a instituição de elite que governa aquela sociedade utópica. Anax, porém, está prestes a descobrir que nem tudo consta dos registros acadêmicos. Há fatos, imagens, arquivos a que nem todos têm acesso. Antes que a avaliação termine, virão à tona o obscuro segredo da Academia e a realidade assustadora daquele admirável mundo novo. Inquietante e de uma ingenuidade encantadora, Gênesis conduz a um futuro em que antigas – e eternas – questões filosóficas se chocam com o avanço tecnológico – quando o significado de ser humano, ter consciência e ter alma tornam-se questões centrais.

A sinopse já diz muito sobre o livro, por isso não vou tentar resumir ainda mais a história. Basta que vocês saibam que a narrativa é toda feita pela perspectiva de Anaximandra (que nome é esse senhor?!) durante a apresentação do teste dela à Academia. Ela escolhe como objeto de estudo a vida de Adam Forde, o soldado que tomou a decisão de salvar a passageira do barco que estava além das fronteiras da comunidade e que acaba sendo preso e colocado para conviver com uma inteligência artificial. Essa convivência causou grande repercussão no mundo em que Ana (vamos resumir o nome dela e sempre chamar de Ana, ok?) vive atualmente.

Durante a defesa da tese de Ana perante a Academia, diversas questões filosóficas sobre o que faz você ser humano são levantadas, pois o debate que surge entre Adam e o ser de inteligência artificial leva a esse debate, já que Adam se recusa a aceitar que o outro possa ser um ser vivo.
A narrativa do livro é toda baseada na defesa da tese de Ana, porém, conforme os acontecimentos vão se desenrolando, percebemos que aquela não é apenas uma apresentação para garantir que Ana entre na Academia.
Na verdade, a Academia guarda muitos segredos e Ana corre sério risco...

Eu vou ser bem sincera...
Quando vi este livro no estande da Intrínseca na Bienal deste ano pelo preço irrisório de 5 reais eu já tinha decidido compra-lo. Quando li sua sinopse, pensei que fosse mais uma distopia que iria me encantar no mesmo estilo de O Teste. Porém, não foi o que aconteceu.
Apesar das poucas páginas, a leitura foi arrastada pra mim, pois não existe ação no livro. Como eu disse é a narração da apresentação de Ana para o ingresso da Academia, por isso, trata-se mais de um suspense psicológico.

Mas então não é uma distopia Natália? 
É, pois os elementos que definem uma distopia estão lá - governo autoritário, um mundo pós apocalíptico, etc - mas não espere algo parecido com o que você esta acostumado a ler do gênero por ai. Este livro é beeeemmmmm diferenteeeee!!
E o final guarda uma enorme surpresa, que fez com que a leitura valesse chegar até o fim. Mas eu não vou te enganar... teve momentos no meio do livro que eu quis desistir...

Se você quer ler algo bem diferente, mas gosta desse cenário distópico, você pode gostar deste livro. Porém, se você, assim como eu, esperava algo mais animado, este livro não é feito para você.

Eu gostei muito do debate que esse livro levantou sobre o tema de o que faz você ser considerado um ser humano, por isso, se você gosta de livros que levem você a refletir sobre esse tipo de tema, pode ler que não irá se decepcionar.

Apesar de um pouco frustada por ter comprado o livro pensando ser uma coisa e descobrir que era outra, eu não achei o livro ruim e recomendo se você se enquadra em uma das categorias citadas acima.





9 comentários

  1. Baixei esse livro recentemente para fazer a leitura dele, porém, você disse que a leitura é arrastada, então é preferível comprar o físico, para não perder tempo lendo em ebook. Acho que com o físico consigo me adaptar mais. A capa desse livro é bem estranha, não gostei muito. Adorei a resenha e seus pontos críticos, Natalia.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Lendo a sinopse e a resenha,tenho certeza absoluta que não leria esse livro.
    Parece ser um livro bem monótono. Chato mesmo! rs

    Esse eu passo. :)

    ResponderExcluir
  3. Os argumentos parecem mesmo com uma distopia, achei bem baratinho o livro e pela nota não estar ruim até compensa eu gosto das coisas animadas, e se esse livro não é não sei se iria gostar. E mesmo pela resenha deu pra ver que o livro parece arrastado, este tipo de tema também não gosto muito, e sempre que penso em distopia lembro de o teste também.
    Beijos Natalia, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  4. pela sinopse a gente pensa as mil maravilhas do livro, porém leitura um pouco arrastada me mata sabe. tipo eu até me interessei um pouco, mas como n tem muita ação durante a leitura acho que passo esse livro no momento.

    ResponderExcluir
  5. Aparentemente gostei da sinopse, mas o nome da personagem é um tanto estranho, parece até algo que eu criaria nas minhas fics! ahaha Acho que posso gostar do livro, já que sei que não posso entrar com mil e uma expectativas nele. Coloquei na minha lista do Skoob e espero que consiga comprar ainda esse mês para ver realmente se eu me encaixo na categoria ou não, já que li poucos do gênero. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Natália, comprei este livro na Bienal por conta da sinopse, espero não me decepcionar como você, ou pelo menos gostar tanto ou mais que você da leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Com a sinopse imaginei uma historia, mais depois da resenha esse livro não é adequado para mim, acho que abandonaria a leitura...
    *-*

    ResponderExcluir
  8. Ai não me interessei. Não me enquadro em nenhuma das categorias. Seria só pra ficar frustrada tbm.

    ResponderExcluir
  9. Em partes o livro parece ser bom mas em outras não...eu sinceramente fiquei confuso com algumas coisas (como é ou não é uma distopia?)...não sei se o leria, a capa também não é muito atrativa.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥