20 de dezembro de 2014

Ao Meu Ídolo, Com Amor por Mariana Pereira

Autora: Mariana Pereira 
Editora: Universo dos Livros
ISBN: 9788582180655
Ano: 2014
Páginas: 332

Classificação: 
Ao meu ídolo, com amor conta a história eletrizante e apaixonante da investigação de um misterioso assassino em série. Bernardo Monteiro é um jovem ator queridinho de todas as meninas do país. Sua vida parecia perfeita, até que, misteriosamente, suas namoradas começam a ser assassinadas. A experiente investigadora de polícia Ana Maria Paviani, que já solucionou casos praticamente impossíveis, tem o desafio de desvendar esse mistério, que parece não ter solução! Esses assassinatos só não lhe tiravam mais o sono do que a necessidade de contato entre ela e Bernardo. Dizer que não se gostavam era pouco para duas pessoas que não tinham a menor vontade de passar mais de dois segundos no mesmo ambiente. Mas eles não terão muita escolha depois do plano que ela e sua equipe desenvolveram. Essa história envolvente vai abalar as estruturas da vida de Bernardo e Ana Maria, principalmente quando alguém começar a se apaixonar..

A sinopse já resume bem a história então vamos começar esta resenha falando sobre o convívio da investigadora Ana Maria Paviani com o ator Bernardo. A princípio os dois se odeiam. Ela acha que o ator é arrogante e a última "bolacha" (sotaque paulista para biscoito) do pacote. Ele por sua vez não vai nem um pouco com a cara da investigadora achando que ela não esta fazendo o trabalho dela direito quando mais uma namorada é encontrada morta.
A polícia investiga os assassinatos e a única coisa que as vítimas tem em comum é o fato de serem todas ex namoradas de Bernardo; de terem sido assassinadas em seus apartamentos e que a polícia encontrou no local do crime um bilhete com o seguinte recado: "Ao meu ídolo, com amor..."

Fica claro que Bernardo é a motivação dos crimes e pela vitimologia, tudo leva a crer que trata-se de uma fã maluca que não suporta ver o ator com outra mulher. Para conseguir descobrir quem é essa suposta fã raivosa, a investigadora precisará se passar pela novíssima namorada do galã e esperar que o raiva da suposta assassina se volte contra ela, dando-lhe a oportunidade de descobrir quem esta assassinando estas meninas servindo como isca.

Só que fingir ser a namorada do ator pode acabar mexendo com os sentimentos da investigadora... Podendo comprometer seriamente o caso e a barreira que ela construiu em volta de seu coração.

Essa é a história. Você tem uma investigação de assassinato em andamento, os dois se odeiam mas acabam descobrindo o amor. Meio clichê, né? Exatamente.
A história não é ruim. Muito pelo contrário, o leitura é tão fácil... tão fluida que quando você percebe o livro já esta acabando. Eu li metade do livro no trabalho (é gente... eu não trabalho... eu finjo que trabalho) e a outra metade na manhã seguinte, então, é uma leitura relativamente rápida apesar das quase 300 páginas. O problema é que pra quem esta acostumado a ler livros de "detetive" o desenrolar da história é muito previsível.

Mas até aí tudo bem, desde que o final fosse condizente. Só que o final deixou um pouco a desejar...
Vejam bem...
O assassino é perfeitamente plausível, porém eu senti falta de uma explicação para coisas que para algumas pessoas podem parecer supérfluas, mas que quem gosta de ler esse gênero de história é de vital importância saber todos os detalhes e todas as nuances que fizeram o assassino conseguir o objetivo dele. Você lê um livro de assassinato porque gosta de entender como a mente dessas pessoas funciona e montar quebra cabeças! Não porque você quer ver a mocinha pegar o bandido no final.
Eu tenho vários exemplos de personagens que eu tiro o chapéu para o vilão pela sagacidade dele e que são histórias maravilhosas! Por exemplo: Silêncio dos Inocentes.
Quem não acha o canibal Hannibal Lecter fantástico? Ele é o vilão, mas a psique dele é tão bem construída... que você gosta do vilão. Você quer entender como ele chegou naquele nível de loucura ou de maldade. Como ele conseguiu atrair as vítimas dele? Entenderam?

Esse livro, na minha opinião, peca neste fator. Ele mostra quem é o assassino, mas deixa pontas soltas, do tipo: como ele conseguiu ganhar a confiança da primeira vítima se eles não se conheciam?
De onde veio a ideia de deixar o bilhete? Era para o ator saber quem era o assassino ou foi só a cereja do bolo? Um toque de requinte e crueldade da mente "brilhante" do assassino?
Quando eu terminei a leitura eu pensei: "ok. O assassino era esse, mas cadê o modus operandis de como ele planejou tudo?"

Eu também tiraria uma parte do livro que achei desnecessária (páginas 313 a 319), pois não acrescenta em nada na história; é só um momento "cute" típico de final de livro que tende a deixar de ser um livro policial para se tornar um romance. Mas, mais uma vez, essa é a minha opinião como fã de livros policiais. A verdade é que a sinopse passa a impressão de ser um livro meio policial, mas a história é um romance.

Divertiu? Sim.

Você recomenda? Sim.

Mesmo para quem gosta de livros mais voltados para o policial? Sim, mas sabendo das ressalvas que comentei, portanto, não espere muito tiro e mistério. É um quebra cabeça leve.

E para quem gosta de romance? É um prato cheio. Vai fundo!

Divirtam-se!

4 comentários

  1. Ixi Natalia já vi que esse não é o livro pra mim, coleciono romances policiais inacabados ou em baixa conta porque descobri o assassino de cara kkkk sou o tipo de leitora que se consegue descobrir o "fim" da história no meio da trama acha o livro ruim. E não gosto quando misturam gêneros, em 90% dos casos o escritor não é bom o suficiente para segurar os dois e manter a harmonia entre eles. Se não sabe dosar ou for escrever por escrever melhor ficar com o que já se tem prática. Enfim, excelente resenha como sempre ;)

    ResponderExcluir
  2. Que louco, e o pior é que ferra pro cara não é? O cara parece um mala mesmo. E o pior é que com essa farsa dela, começa a nutrir sentimentos '-' Uma pena não ter sido tão explicado e bem que previsível, e também as partes e pontas soltas, poderia ter dado um fim e enredo bem melhor, faltou coisas :\ . Mas ainda quero ler, adoro crimes e romances.
    Abraços Natália,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bem... Gosto de livros policiais... Gosto de romance...Sendo assim ,fiquei com vontade de ler. :)
    Mas entendi um pouquinho da sua frustração.
    Saber o que se passa na cabeça de um assassino, e ficar sabendo de cada detalhe de como cometeu os crimes, é o que todos esperamos lendo livros investigativos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Natália,
    não conhecia esse livro ainda. Fiquei um pouco decepcionada que o final deixou a desejar, e por não ser taão policial assim. Mas por outro lado, eu gosto de romances, e você recomendou... Talvez juntando um pouco dos dois gêneros eu goste :)
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥